• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Livro coordenado por Jaime Lourenço apresentado na Assembleia da República23 Julho, 2026
    • Bruno Carriço Reis cocoordena livro de Sociologia da Comunicação29 Julho, 2026
    • NIP-C@M publica “Comunicação e Política: desafios contemporâneos”29 Julho, 2026
    • “Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” é o novo livro NIP-C@M7 Julho, 2026
  • Reportagens
    • Quinta Pedagógica de Lisboa: o campo que resiste à cidade10 Setembro, 2026
    • Taça de Portugal: O Jamor é de todos3 Setembro, 2026
    • Aldeia-Museu José Franco: memórias moldadas em barro21 Julho, 2026
    • Lisboa é do Santo António13 Julho, 2026
  • Entrevistas
      • Angélique da Teresa: “Algumas das mensagens mais agressivas que já recebi foram de mulheres”8 Setembro, 2026
      • Tânia Laranjo: “[CMTV] não é sensacionalista, senão não era líder”1 Setembro, 2026
      • Júlia Lavezzo: “Quando a vida está complicada e tudo parece um caos, sento-me à mesa, começo a escrever ou a desenhar e sinto que tudo acalma”28 Julho, 2026
      • Luís Filipe Gaspar: “Para a maioria das pessoas, viajar é simpático, mas é uma vida sacrificante”17 Julho, 2026
  • Opinião
      • Opinião
        • O verniz que pintou o ódio de azul celesteGabriel Narciso
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
      • Crónicas
        • Reflexão sobre Ljubomir e outros chefsManuel de Beja
        • “Coita de Amor” enquanto pilar televisivoManuel de Beja
        • A segunda vida da torradaGabriel Narciso
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • PontoCom
          • Poesia
          • Passaporte Académico
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Muda aos cinco, acaba aos dez
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Conversa em dia
          • Conferências
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • UALMedia Rádio reforça apoio no ano letivo 2025/26 da Autónoma
        • Voltamos a dar voz à solidariedade na campanha de maio do Banco Alimentar
        • As “100 Mais” de 2025
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Too Spicy
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Ponto de Vista
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Frente & Verso
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Dois à Deriva
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Confiança
          • Cão com pulgas
          • Calma
          • Café & Crime
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • (100)DeadLines
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • Miguel Garcia: “O futebol foi um ciclo vitorioso que terminou. Agora corro atrás de outros sonhos”   |   15 Set 2026

  • Quinta Pedagógica de Lisboa: o campo que resiste à cidade   |   10 Set 2026

  • Angélique da Teresa: “Algumas das mensagens mais agressivas que já recebi foram de mulheres”   |   08 Set 2026

  • Taça de Portugal: O Jamor é de todos   |   03 Set 2026

  • Tânia Laranjo: “[CMTV] não é sensacionalista, senão não era líder”   |   01 Set 2026

  • UALMedia Rádio reforça apoio no ano letivo 2025/26 da Autónoma   |   31 Jul 2026

 
-Início»Rubricas»Raio-X ao Futevol: Leoninos voltam a vencer sob o comando de Ruben Amorim e mantêm o terceiro lugar
Dedicatória especial a Jeremy Mathieu, obrigado a terminar a carreira por lesão no treino.

Raio-X ao Futevol: Leoninos voltam a vencer sob o comando de Ruben Amorim e mantêm o terceiro lugar

Jaime Silva 29 Jun 2020 Rubricas, Rubricas

O Sporting vence em visita ao Belenenses SAD por 1-3 e volta a ultrapassar o Braga no terceiro lugar. Os leões continuam sem perder com Ruben Amorim no banco.

Quem entrou melhor foi mesmo o Belenenses SAD. Velocidade na circulação, jogo eficaz entrelinhas e pressão alta com muita intensidade. O Sporting ressentiu a boa entrada do Belenenses e começou o jogo muito mal. Dificuldades na primeira fase de construção, muito espaço entre setores e dificuldades em manter a posse de bola a meio campo. Esta entrada forte do Belenenses surgiu efeito e, aos 9 minutos, depois de uma perda de bola de Eduardo Quaresma perto da grande área, Nilton Varela cruza para a pequena área e Licá só teve de encostar. Estava feito o primeiro, prevendo-se um jogo bastante difícil para os verdes e brancos.

O conjunto de Ruben Amorim continuou a acusar as mesmas dificuldades depois do golo sofrido. Contra a corrente do jogo, surge o golo do Sporting através de um canto. Cruzamento de Plata, saída em falso de Koffi, cabeceamento de Coates junto ao poste direito. Golo do empate com dedicatória especial a Mathieu.

Depois deste golo, o jogo ficou mais equilibrado, apesar de a equipa de Petit continuar ligeiramente por cima do jogo. Numa primeira parte com muitas poucas situações de golo seguidas de bola corrida, quem voltou a marcar foi a equipa de Alvalade. Uma incursão de Ristovski na direita, cruzamento para o coração da área e, o suspeito do costume, Jovane Cabral desfere um grande remate colocadíssimo, sem hipóteses para Koffi. Estava consumada a reviravolta, um resultado bastante inglório para a equipa da casa.

O Belenenses tentou reagir e, apenas cinco minutos depois, perante bastante passividade da defesa leonina, Licá faz o empate, prontamente anulado (e bem) por fora de jogo. O Sporting continuava a mostrar bastantes dificuldades em conter um conjunto tão bem organizado como o Belém SAD. Apesar disso, a equipa de Ruben Amorim volta a marcar contra a corrente do jogo. Em cima do intervalo, depois de uma combinação entre Jovane e Sporar, o avançado esloveno é rasteirado dentro de área por Ruben Lima. Chamado a cobrar, Jovane Cabral permite a defesa de Koffi. Para grande frustração do guarda-redes burquinense, Hélder Malheiro manda repetir o penálti por Koffi ter os dois pés fora da linha, antes de Jovane bater o penálti. Com uma segunda oportunidade, o extremo cabo-verdiano não volta a perdoar. O Sporting ia para um intervalo com uma vantagem mais confortável, apesar das muitas dificuldades.

O segundo tempo foi completamente diferente. A equipa de Petit parecia ter perdido a capacidade de pressionar alto, o que permitiu ao Sporting gerir a posse de bola e a vantagem de dois golos. Para isto, contribuiu bastante a entrada de Francisco Geraldes. O seu jogo entrelinhas foi essencial para o Sporting juntar mais um médio à sua construção, permitindo uma melhor ligação entre o meio campo e o ataque. Apesar de uma quebra física do Belenenses e uma gestão mais cuidadosa do Sporting, o segundo tempo teve mais oportunidades de golo de parte a parte, apesar de menor eficácia. A partir dos 70 minutos, o Belenenses entregou-se um pouco ao resultado e os leoninos foram gerindo a posse de bola, sem arriscar muito. O 1-3 confirmou-se até ao apito final.

Um resultado um pouco injusto para o conjunto de Petit, mas uma segunda parte bastante inteligente por parte da equipa de Ruben Amorim. Ainda assim, um jogo taticamente bastante interessante. Com esta vitória, os leões regressam ao terceiro lugar, enquanto o Belenenses SAD mantém o 14º lugar, com seis pontos de vantagem da “linha de água”.

Belenenses SAD:

Koffi (3) – Efetuou duas defesas bastante difíceis, mas tem uma saída desastrosa no golo de Coates.

Phete (2) – Teve muitas dificuldades nos duelos com Jovane Cabral e Nuno Mendes.

Nuno Coelho (3) – O jogador mais seguro na defesa a três. Inteligente com a bola e a neutralizar a profundidade de Sporar.

Ruben Lima (2) – Mostrou dificuldades em manter a bola nos pés, perdendo-a muitas vezes. Comete uma grande penalidade desnecessária.

Nilton Varela (4) – Foi dos jogadores mais perigosos dos azuis. Faz a assistência para o golo de Licá e foi fundamental na pressão a E. Quaresma e Ristovski.

André Santos (3) – Esteve mal defensivamente, ganhando poucos duelos, mas muito forte com bola. Efetuou passes muitos bons no último terço, muitas vezes mal aproveitados pelos colegas.

Show (3) – Defendeu bem, mas esteve infeliz ofensivamente. Jogo bastante esforçado.

Tiago Esgaio (2) – Ganhou 1 duelo em 10. Perdeu 20 vezes a posse de bola e só efetuou com sucesso um passe longo em nove tentados. Jogo para esquecer.

Licá (3) – Esteve um pouco desaparecido, mas concretizou o único golo da equipa. Golo anulado com o resultado em 1-2.

Marco Matias (3) – Foi um perigo constante, ultrapassando com facilidade Eduardo Quaresma. Apesar disso, apresentou muitas dificuldades na definição.

Cassierra (4) – O melhor em campo da equipa da casa. Muito inteligente a oferecer linhas de passe entre o meio campo e a defesa leonina, a jogar de costas para a baliza, e muito perigoso no remate. Jogador interessante.

Sporting CP:

Luís Maximiano (3) – Efetuou uma defesa complicada, mas podia e devia ter estado mais ativo no golo de Licá.

Eduardo Quaresma (2) – Péssimo jogo do jovem central. Dificuldades na construção (perde a bola que dá o golo do Belenenses), nos duelos e a controlar as investidas de Marco Matias.

Coates (4) – Marcou um golo e foi essencial para corrigir os erros de Quaresma e Borja. Excelente jogo.

Borja (3) – Ganhou a maior parte dos duelos que disputou, mas deixou muito espaço nas suas costas e teve dificuldades (habituais) com a bola no pé. Ainda assim, foi o seu melhor jogo a central.

Nuno Mendes (3) – O jovem lateral esteve bem mais uma vez, mas continua a pecar no último passe.

Wendel (3) – Habitualmente, fundamental com bola, mas ontem esteve bastante apagado, o que explica muito a primeira parte da equipa.

Matheus Nunes (3) – Apesar de continuar a cumprir, continua a ter algumas dificuldades, principalmente a defender, deixando muito espaço nas suas costas. Com bola, esteve muito bem.

Ristovski (3) – Jogo bastante positivo do lateral. Faz uma bela assistência para o primeiro golo de Jovane e oferece o golo a Geraldes. Algumas dificuldades na primeira parte a defender.

Jovane Cabral (4) – Mais uma vez o melhor em campo. Marcou um excelente jogo de primeira e cobrou a grande penalidade.

Sporar (3) – Foi importante na manobra ofensiva da equipa, ganhando um penálti e jogando de costas para a baliza adversária. Desfere um remate perigosíssimo na segunda parte.

Gonzalo Plata (3) – Esteve bastante desaparecido do jogo. Perdeu várias situações de perigo, agarrando-se bastante à bola. Fez a assistência de canto para o golo de Coates.

Geraldes (4) – Entrou muito bem ao intervalo. Foi essencial para gerir a vantagem leonina e podia ter concretizado uma bela jogada de equipa a passe de Ristovski.

 

    
Desporto futebol 2020-06-29
Jaime Lourenço
Tags Desporto futebol
Artigo anterior :

Raio-X ao Futebol: Liverpool, de volta à glória

Artigo seguinte :

Alejandro Grimaldo: “Grimaldo e Benfica são agora uma união”

Artigos relacionados

CineUAL: Parasitas (2019)

CineUAL: Parasitas (2019)

José Moreira 12 Dez 2019
Boarding Gate: Carlos Vaz Pinto

Boarding Gate: Carlos Vaz Pinto

Carolina Camacho 20 Out 2018
Raio-X ao Futebol: Porto volta a vencer e está cada vez mais perto do título

Raio-X ao Futebol: Porto volta a vencer e está cada vez mais perto do título

Jaime Silva 01 Jul 2020

Veja também

André Horta: “A renovação foi uma prova de amor pelo clube e do meu compromisso com o clube”

André Horta: “A renovação foi uma prova de amor pelo clube e do meu compromisso com o clube”

Costumava jogar futebol em miúdo? Como é que o futebol apareceu na sua vida? Claro que sim. O futebol apareceu naturalmente através do meu avô

Rádio em direto.

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Miguel Garcia: “O futebol foi um ciclo vitorioso que terminou. Agora corro atrás de outros sonhos”

    Miguel Garcia: “O futebol foi um ciclo vitorioso que terminou. Agora corro atrás de outros sonhos”

    Rodrigo Freitas 15 Set 2026
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • Miguel Garcia: “O futebol foi um ciclo vitorioso que terminou. Agora corro atrás de outros sonhos”

    Miguel Garcia: “O futebol foi um ciclo vitorioso que terminou. Agora corro atrás de outros sonhos”

    Rodrigo Freitas 15 Set 2026
  • Quinta Pedagógica de Lisboa: o campo que resiste à cidade

    Quinta Pedagógica de Lisboa: o campo que resiste à cidade

    Anna Chepak 10 Set 2026
  • Angélique da Teresa: “Algumas das mensagens mais agressivas que já recebi foram de mulheres”

    Angélique da Teresa: “Algumas das mensagens mais agressivas que já recebi foram de mulheres”

    Joana Silva 08 Set 2026
  • Taça de Portugal: O Jamor é de todos

    Taça de Portugal: O Jamor é de todos

    Tomás Vinhas 03 Set 2026
  • Tânia Laranjo: “[CMTV] não é sensacionalista, senão não era líder”

    Tânia Laranjo: “[CMTV] não é sensacionalista, senão não era líder”

    Rute Leonor Gomes 01 Set 2026
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista aula pontocom mariana rebocho joao santareno de sousa poesia futebol academy prática disco academycamente Leonor Noronha Lídia Belourico António Bernardino cristina patrício
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

Miguel Garcia: “O futebol foi um ciclo vitorioso que terminou. Agora corro atrás de outros sonhos”
Quinta Pedagógica de Lisboa: o campo que resiste à cidade
Angélique da Teresa: “Algumas das mensagens mais agressivas que já recebi foram de mulheres”
Taça de Portugal: O Jamor é de todos
Tânia Laranjo: “[CMTV] não é sensacionalista, senão não era líder”
Livro coordenado por Jaime Lourenço apresentado na Assembleia da República
Bruno Carriço Reis cocoordena livro de Sociologia da Comunicação
NIP-C@M publica “Comunicação e Política: desafios contemporâneos”
Júlia Lavezzo: “Quando a vida está complicada e tudo parece um caos, sento-me à mesa, começo a escrever ou a desenhar e sinto que tudo acalma”
Aldeia-Museu José Franco: memórias moldadas em barro
Luís Filipe Gaspar: “Para a maioria das pessoas, viajar é simpático, mas é uma vida sacrificante”
Lisboa é do Santo António
“Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” é o novo livro NIP-C@M
Reflexão sobre Ljubomir e outros chefs
Luís Castro: “Cobrir conflitos é viver constantemente entre o medo e a obrigação de contar o que se passa”
Nimas: um espaço de resistência no coração de Lisboa
José Raposo: “O ator só desiste quando desaparece fisicamente. Quando morre”
Autónoma acolhe debate sobre cinema
Jaime Lourenço participa no ENTR, projeto da RTP apoiado pela Comissão Europeia
Isabel Nery no Festival Literário de Alcanena
Heartbeat Project: o DJ que voltou à sua terra para dar voz a quem raramente é ouvido
Arons de Carvalho assina testemunho em livro comemorativo dos 50 anos da Constituição
Autónoma recebe IV edição do seminário Pan-africanismo: Ontem e Hoje
“Coita de Amor” enquanto pilar televisivo

Últimos Podcasts

  • Laboratório: Wrestling Slam
  • PontoCom: João Pedro Silva – “Se não tens dedicação, não consegues evoluir no Gran Turismo”
  • Laboratório: Vibrasons
  • PontoCom: Hélia Ruivo – “O objetivo é fazer mais com menos”
  • Laboratório: Bairros
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem