• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • caboverde2Carmen Zita Monereo oradora em Cabo Verde28 Novembro, 2023
    • WhatsApp Image 2023-11-24 at 18.10.36Alunos da Autónoma visitam Grupo BertrandCírculo28 Novembro, 2023
    • Free_Book_Mockup_2“Turismo Digital” é o novo livro da coleção Livros NIP-C@M17 Outubro, 2023
    • 3 Books_MockupJaime Lourenço publica “Jornalismo de Cinema em Portugal”17 Outubro, 2023
  • Reportagens
    • Banca de Carlos CarmoMercado do Livramento: o dia a dia num dos melhores mercados de peixe do mundo23 Novembro, 2023
    • Comer fruta, sim, mas com regras e moderação10 Novembro, 2023
    • mi-pham-xtd3zYWxEs4-unsplashEducação sem fronteiras: O papel das escolas na integração de alunos estrangeiros27 Outubro, 2023
    • IMG_5323-cópiaSíndrome de Rett: a raridade que pode estar estar próxima de qualquer um de nós18 Outubro, 2023
  • Entrevistas
      • tatanka3Tatanka: “Quero provar que os portugueses também conseguem ter sucesso lá fora a fazer música anglo-saxónica”25 Novembro, 2023
      • Elisa 3Elisa: “Temos de estar no sítio certo à hora certa, mas também temos que fazer por isso”8 Novembro, 2023
      • 12006440_10206117695396055_2571458758845948764_oJoão Cunha: “O que me enchia o olho era poder contar uma história sem a ajuda de imagens”16 Novembro, 2023
      • IMG-20231031-WA0015João Kopke: “Às vezes aparecia com uma prancha no Conservatório de Música”1 Novembro, 2023
  • Opinião
      • Opinião
        • 60A8E3F8-0A30-428B-8878-CCAD497FE53DA Criada: A magia de Freida McfaddenMariana Rebocho
        • WhatsApp-Image-2021-07-05-at-16.25.04-1020×600Eu, mulher. Eu, mulher, tenho vozCarolina Mendes
        • Elliot-PageO nome dele é Elliot. Um guia sobre pessoas transgénero para os jornais portuguesesBeatriz Rosa
        • fotoAlice no País das TecnologiasAntónio Jorge
      • Crónicas
        • bandeiras-de-israel-e-da-palestina-nas-paredes-cópiaIsrael e Palestina: A Humanidade paga o preço da discórdiaCheila Lafayette
        • IMG_4298“Amo-te”Lourenço Catarino
        • thumbnail_IMG_3796“Ah…”Lourenço Catarino
      • Críticas
        • cabanaTUaLER: “A Cabana”. Deus é uma mulher?Magda Coelho
        • banqueiroTUaLER: “O Banqueiro Anarquista”, um conto de raciocínio!Magda Coelho
        • ruapassarosTUaLER: “A Ilha na Rua dos Pássaros”, ou como fugir aos nazisMagda Coelho
  • Dossiers
    • IMG_1503Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Sem TítuloConferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • DSC_0056-1024×683Projetos TVUALMedia
    • pro-photography-equipment_1426-1771Fotogalerias da Autónoma
  • Cábulas
    • team-of-students-completing-task_23-2147666610Erasmus+16 Outubro, 2018
    • literaciaO que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • codigodeontologico_20180320O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • computador_20160222Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • 1542110Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Imagem1Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
    • laptop-g65699b9ad_1920Viver com perturbação obsessivo-compulsiva: o caso português9 Fevereiro, 2022
    • imageGrão a grão, em prol da sustentabilidade4 Abril, 2021
  • Rubricas
    • Imagem1César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Imagem1Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Imagem1Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Imagem1Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Palavra Certa
          • Bola ao centro
          • Academycamente
          • Lá na zona
          • Malucos na Uni
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Girls Like Sports 2
          • Amargo & Doce
          • Poddemos Descomplicar
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Frente & Verso
          • Pessoas e Pessoas
          • Confiança
          • RitUAL
          • Falando Claramente
          • Trepadeira
          • Conferências
          • Lusofonia
          • No Ar
          • Psicologia Para Todos
          • Laboratório
          • Poesia
          • PontoCom
          • Vinil
          • Histórias Com Sons
      • Notícias
        • ba 2023 dez notíciaUma rádio por uma causa
        • vinil q ROLLING STONES – Let ir bleedVinil: Rolling Stones – Gimmie Shelter
        • ra horizontal mais do ano 2022bAs mais rodadas em 2022
      • Podcasts Antigos
          • Educadores
          • Reflexões da Ana
          • Triângulo com quatro lados
          • Duas à Sexta
          • 2000 Watts
          • Sundown
          • As quatro da vida airada
          • Cão com pulgas
          • Conversas de café
          • eTalks
          • Pensar nas expressões
          • Dance
          • Top 10
          • Êxitos de Sempre
          • ´Tàs à vontade
          • Trendy News
          • Ready. Gap. Go!
          • Thursday´s Vibez
          • Jazz and Blues
          • Rapresentação
          • Escolhe Tu
          • Incrível
          • Entre Linhas
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Crónicas & Murais
          • Cá vai disco
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mental   |   30 Nov 2023

  • Uma rádio por uma causa   |   30 Nov 2023

  • Carmen Zita Monereo oradora em Cabo Verde   |   28 Nov 2023

  • Alunos da Autónoma visitam Grupo BertrandCírculo   |   28 Nov 2023

  • Tatanka: “Quero provar que os portugueses também conseguem ter sucesso lá fora a fazer música anglo-saxónica”   |   25 Nov 2023

  • Mercado do Livramento: o dia a dia num dos melhores mercados de peixe do mundo   |   23 Nov 2023

 
-Início»Entrevistas»Alejandro Grimaldo: “Grimaldo e Benfica são agora uma união”
Fotografia de Woody Rankin.

Alejandro Grimaldo: “Grimaldo e Benfica são agora uma união”

Sónia Cardoso 01 Jul 2020 Entrevistas, Entrevistas

Alejandro Grimaldo García nasceu a 20 de setembro de 1995 em Valência. Formado no Futebol Clube Barcelona, chegou ao Sport Lisboa e Benfica a 29 de dezembro de 2015 e atua como lateral-esquerdo. Grimaldo relembra os seus tempos de formação, a chegada ao clube da 2º Circular e o desejo de voltar a jogar depois da paragem dos jogos devido à covid-19.

Começou a dar os seus primeiros toques no Paterna. O Valência contratou-o depois de um jogo amigável e, em 2008, com 12 anos chegou ao Barcelona. Qual foi a sensação de ter chegado a um clube tão grande e com tanta história como o Barcelona?

Bem, no princípio foi muito difícil. Era muito novo e o facto de ter que me separar da minha família e dos meus amigos foi difícil de gerir. Foi uma decisão, por um lado, muito boa porque ia para o FC Barcelona, que era o clube em que tinha o desejo de jogar, mas, por outro lado, foi uma decisão muito difícil porque, como já referi, era muito novo e não queria separar-me das pessoas de quem mais gostava. Mas a decisão que tomei, que foi a decisão de ir, foi bastante boa.

Tornou-se, aos 15 anos, o jogador mais novo na Segunda Divisão Espanhola. Sendo o mais jovem, foi fácil integrar-se e lidar com a pressão que a Segunda Liga exige?

Quando estás a jogar nas categorias inferiores, estás a jogar futebol, mas não deixa de ser um pouco uma “diversão”. É muito diferente de jogar na Segunda Divisão porque já é futebol profissional e, sendo profissional, todos os jogadores têm que jogar e esforçarem-se bastante. Ao fim e ao cabo, há muita pressão num clube como o Barcelona. Temos que ganhar cada jogo, tentar melhorar o que temos a melhorar e, claro, que havia pressão, mas felizmente melhorei bastante. Era muito jovem, mas receberam-me muito bem.

 

“Queria dar um passo à frente”

Dia 29 de dezembro de 2015, com 20 anos, foi oficializado como jogador do Sport Lisboa e Benfica. Como é que surgiu esta proposta?

Estava na equipa B do Barcelona, não sabia se ia continuar ou não. Por isso, quando me apresentaram a proposta do Sport Lisboa e Benfica percebi, logo desde o primeiro momento, que queria dar um passo em frente diante de um clube tão grande como o Benfica. Por isso mesmo, foi uma decisão muito fácil para mim. Foi a decisão mais acertada e, obviamente, que estou muito feliz por a ter tomado.

O facto de Espanha ser um país perto de Portugal e a língua ser idêntica ajudou na mudança do Barcelona para o Benfica?

Sim, afinal Portugal está muito perto de Espanha, o tempo dos dois países são muito parecidos e come-se muito bem também em Portugal. Sobre o idioma, consegui entender praticamente desde o primeiro dia porque são línguas muito idênticas. A equipa é, para mim, uma família e desde o princípio que me acolheram como um deles e isso ajudou-me bastante na mudança. São condições que fazem com que a adaptação se torne muito mais fácil.

Veio sozinho?

No princípio, vim com os meus pais que ficaram comigo durante uns meses. Depois, voltaram para Espanha e fiquei sozinho. Na verdade, foi tudo bastante fácil.

“Celebrar o título no Marquês de Pombal foi o dia que mais me marcou”

No início da época de 2016-2017, tornou-se titular indiscutível e marcou o primeiro golo pelos ‘encarnados’ para o campeonato frente ao Feirense. Foi uma sensação de objetivo cumprido?

Era muito difícil entrar numa equipa que estava a ganhar muitos jogos. Sabia que tinha que trabalhar e dar o máximo para, na seguinte temporada, tentar jogar o máximo de jogos possível. Quando chegou o início da pré-temporada, encontrei-me muito bem, estava muito confortável com a equipa e com o mister e fiquei bastante contente por me terem dado a oportunidade de ser titular e, assim, poder somar muitos jogos com esta camisola.

Renovou em novembro do ano passado o contrato, tendo já cinco anos de ligação ao clube. Sente que foi um sinal de confiança dado pelo Benfica?

Sim, creio que isso foi um sinal de confiança, tanto por parte do Benfica, como também pela minha parte. Ambos queremos estar onde estamos e é muito importante que continuemos assim, havendo sempre confiança tanto num como no outro. Grimaldo e Benfica são agora uma união.

Já foi campeão pelo Benfica três vezes, uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga, três supertaças e foi campeão europeu sub-19. Que momentos lhe ficaram mais marcados?

Posso dizer que todos os momentos foram muito bonitos, mas o primeiro dia que fui celebrar o título no Marquês de Pombal foi o dia que mais me marcou. Toda a gente falava no quão incrível era, mas eu não sabia até chegar a esse dia e celebrar o título.

 

“Queremos jogar e ganhar o campeonato”

O coronavírus afetou bastante o setor do desporto, alterando a rotina de todos como nunca antes visto. Sente falta da competitividade que os jogos transmitem?

Sinto falta de tudo um pouco. A rotina de ir treinar com os meus colegas de equipa é, praticamente, desde que tenho cinco anos, o que mais gosto de fazer. Estivemos parados muito tempo e sei que vai ser muito duro voltar. Mas é o que todos temos que fazer. É um problema grave para todo o Mundo, mas acredito que todos sabemos o que temos que fazer para conseguirmos melhorar e voltar a jogar.

Concorda com o retorno da época?

Eu quero jogar! Estou, há muito tempo, sem jogar e o que um futebolista quer é jogar. Queremos todos jogar e ganhar o campeonato. Por isso, sim, concordo que voltemos aos jogos, mas evidentemente com segurança.

Para terminar, em praticamente todas as entrevistas que dá é bastante notória a vontade de jogar pela Seleção Espanhola. É, de facto, o seu “grande” objetivo a nível profissional?

Tenho muitos sonhos e, felizmente, já consegui cumprir muitos deles. Para mim, ir à Seleção Espanhola é um sonho que tenho, praticamente, desde miúdo e desejo muito conseguir jogar um Europeu ou um Mundial com a camisola da Seleção Espanhola.

    
Desporto futebol Grimaldo Sport Lisboa e Benfica 2020-07-01
Jaime Lourenço
Tags Desporto futebol Grimaldo Sport Lisboa e Benfica
Artigo anterior :

Raio-X ao Futevol: Leoninos voltam a vencer sob o comando de Ruben Amorim e mantêm o terceiro lugar

Artigo seguinte :

Raio-X ao Futebol: Encarnados voltam a perder e Bruno Lage apresenta demissão

Artigos relacionados

Hernâni Carvalho: “Tenho que conseguir desligar para manter a sanidade mental”

Hernâni Carvalho: “Tenho que conseguir desligar para manter a sanidade mental”

Cátia Ferreira 08 Jan 2018
Diana Nicolau: “Várias vezes, tivemos de ser escoltados de sítios. Era completamente absurdo”

Diana Nicolau: “Várias vezes, tivemos de ser escoltados de sítios. Era completamente absurdo”

Susana Amador 08 Jul 2020
António Camelier: “Se há um papel que podemos e devemos desempenhar na perfeição é o papel social”

António Camelier: “Se há um papel que podemos e devemos desempenhar na perfeição é o papel social”

Margarida Baptista 16 Jul 2018

Veja também

André Horta: “A renovação foi uma prova de amor pelo clube e do meu compromisso com o clube”

André Horta: “A renovação foi uma prova de amor pelo clube e do meu compromisso com o clube”

Costumava jogar futebol em miúdo? Como é que o futebol apareceu na sua vida? Claro que sim. O futebol apareceu naturalmente através do meu avô

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mental

    A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mental

    Mariana Rebocho 30 Nov 2023
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • 25 Abril

    25 Abril

    25 Abr 2014
  • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mental

    A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mental

    Mariana Rebocho 30 Nov 2023
  • Uma rádio por uma causa

    Uma rádio por uma causa

    João de Sousa 30 Nov 2023
  • Carmen Zita Monereo oradora em Cabo Verde

    Carmen Zita Monereo oradora em Cabo Verde

    28 Nov 2023
  • Alunos da Autónoma visitam Grupo BertrandCírculo

    Alunos da Autónoma visitam Grupo BertrandCírculo

    UALMedia 28 Nov 2023
  • Tatanka: “Quero provar que os portugueses também conseguem ter sucesso lá fora a fazer música anglo-saxónica”

    Tatanka: “Quero provar que os portugueses também conseguem ter sucesso lá fora a fazer música anglo-saxónica”

    Adriana Paulo 25 Nov 2023
  • Mercado do Livramento: o dia a dia num dos melhores mercados de peixe do mundo

    Mercado do Livramento: o dia a dia num dos melhores mercados de peixe do mundo

    Filipa Caires 23 Nov 2023
  • Rádio Autónoma podcast no ar vinil animação joão de sousa Universidade Entrevista ualmedia atelier poesia pontocom aula disco prática natal cinema futebol Jornalismo cristina patrício companhia nacional psicologia êxitos 2000 watts
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas noticias

A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mental
Tatanka: “Quero provar que os portugueses também conseguem ter sucesso lá fora a fazer música anglo-saxónica”
Carmen Zita Monereo oradora em Cabo Verde
Alunos da Autónoma visitam Grupo BertrandCírculo
Mercado do Livramento: o dia a dia num dos melhores mercados de peixe do mundo
A Criada: A magia de Freida Mcfadden
Comer fruta, sim, mas com regras e moderação
Elisa: “Temos de estar no sítio certo à hora certa, mas também temos que fazer por isso”
João Cunha: “O que me enchia o olho era poder contar uma história sem a ajuda de imagens”
Israel e Palestina: A Humanidade paga o preço da discórdia
João Kopke: “Às vezes aparecia com uma prancha no Conservatório de Música”
Educação sem fronteiras: O papel das escolas na integração de alunos estrangeiros
Síndrome de Rett: a raridade que pode estar estar próxima de qualquer um de nós
Vicente Valentim: “Investir na Educação torna-se a melhor forma de garantir a qualidade da democracia”
José Diogo Quintela: “O humor nasce da deformação da realidade”
“Turismo Digital” é o novo livro da coleção Livros NIP-C@M
Jaime Lourenço publica “Jornalismo de Cinema em Portugal”
Sem-abrigo: “Às vezes, as pessoas só precisam de não se sentirem invisíveis”
Daniel Rodrigues: “As pessoas falam-me todas do World Press, mas sou o primeiro a dizer que foi sorte”
Bastidores da Emissão de TV
André Horta: “A renovação foi uma prova de amor pelo clube e do meu compromisso com o clube”
Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão
Coronel Raúl Folques: “A guerra é a coisa mais horrível e mais desnecessária que há”
Docentes do DCC marcam presença na Feira do Livro de Lisboa 2023

Últimos Podcasts

  • No Ar: 2023-11-30 18h
  • No Ar: 2023-11-30 16h
  • No Ar: 2023-11-30 11h
  • No Ar: 2023-11-30 18h
  • Vinil: INXS – Need you tonight
© Copyright 2022, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem