• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas6 Junho, 2025
    • Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 23 Maio, 2025
    • Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho30 Maio, 2025
    • Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”19 Maio, 2025
  • Reportagens
    • Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar11 Junho, 2025
    • A brincar, a brincar, se mantém a tradição16 Abril, 2025
    • Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português4 Abril, 2025
    • As Passarinhas: mais do que uma adega, uma marca cultural18 Março, 2025
  • Entrevistas
      • Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”20 Junho, 2025
      • Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”13 Junho, 2025
      • “Precisamos sempre de ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua”3 Junho, 2025
      • Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”28 Maio, 2025
  • Opinião
      • Opinião
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
        • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mentalMariana Rebocho
      • Crónicas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Os jovens, afinal, gostam de política  Henrique Gussul
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • Cábulas
    • Erasmus+16 Outubro, 2018
    • O que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Rubricas
    • César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Too Spicy
          • PontoCom
          • Ponto de Vista
          • Poesia
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Frente & Verso
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Dois à Deriva
          • Confiança
          • Conferências
          • Calma
          • Café & Crime
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • Voluntários para animar uma causa
        • As “100 Mais” de 2024
        • Locutores por uma causa
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”   |   20 Jun 2025

  • BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop   |   18 Jun 2025

  • Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”   |   13 Jun 2025

  • Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar   |   11 Jun 2025

  • Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas   |   06 Jun 2025

  • “Precisamos sempre de ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua”   |   03 Jun 2025

 
-Início»Entrevistas»Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”

Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”

Sahil Ayoob 28 Mai 2025 Entrevistas, Entrevistas

Ex-diretora da ELLE Portugal, Sandra Gato é um exemplo de resiliência e inovação no jornalismo de moda e na comunicação estratégica. Durante quase uma década à frente da revista, abordou temas como sustentabilidade, diversidade e o novo feminismo, ajudando a transformar a ELLE num reflexo das mudanças sociais do seu tempo. Hoje, aplica a sua paixão pelo storytelling na Lemon Zest. 

Num espaço acolhedor e carregado de memórias, Sandra mostra-se acessível e franca, partilhando momentos marcantes da sua carreira e oferecendo um olhar sobre o futuro da moda e da comunicação. Entre recordações das suas experiências na direção da ELLE e os desafios de manter a relevância num mercado editorial em constante mudança, a “ex-jornalista” revela como o storytelling continua a ser a essência do seu trabalho, mesmo no universo empresarial. Atualmente, ajuda marcas a construir narrativas, unindo criatividade e estratégia para comunicar de forma autêntica e eficaz. Uma entrevista concedida em casa dos seus pais, o ambiente ideal para uma conversa descontraída, mas repleta de reflexões inspiradoras. 

O público associa-a à ELLE, mas atualmente quem é Sandra Gato?

[Risos] Ainda sou jornalista. Acho que ser jornalista é algo que fica connosco para sempre. Mas, agora, sou também uma consultora de comunicação, o que me permite continuar a fazer o que sempre adorei: contar histórias. A minha ligação ao mundo editorial e à ELLE foi única e definiu grande parte do que sou profissionalmente, mas atualmente estou numa fase mais focada na comunicação estratégica, especialmente no setor do lifestyle.

Dirigir a ELLE foi um marco na sua carreira. O que a motivou a aceitar o cargo?

Dirigir a ELLE foi um desafio impossível de recusar. Trabalhar naquela revista desde os 22 anos fez com que a conhecesse em todos os detalhes. Quando surgiu o convite, senti que era o próximo passo natural, embora nunca tenha sonhado com essa posição. Foi uma experiência incrível, mas cheia de responsabilidades, especialmente numa fase em que o mercado enfrentava transformações profundas.

A antiga responsável pela revista Elle trabalha agora como consultora de comunicação

A liderança na ELLE: desafios e aprendizagens

Quais foram os maiores desafios que enfrentou durante a sua direção?

A pandemia foi um dos maiores desafios. Fazer uma revista inteira em teletrabalho foi algo sem precedentes. Além disso, enfrentar a ascensão dos influenciadores e a mudança das prioridades das marcas trouxe complicações económicas para revistas como a ELLE. Adaptei-me sempre, mas ver o mercado editorial encolher foi difícil.

Entre os muitos projetos que liderou, há algum que considere inesquecível?

Sem dúvida, a edição comemorativa dos 25 anos, com a Sara Sampaio. Fizemos quatro capas diferentes, algo inovador na altura. Além disso, temas como sustentabilidade, diversidade e o novo feminismo marcaram a minha direção e mostraram que a ELLE era mais do que moda – era um reflexo da sociedade.

Que impacto acredita que a ELLE teve no panorama editorial em Portugal?

A ELLE foi uma referência durante décadas, não só na moda, mas também como promotora de discussões relevantes sobre feminismo, sustentabilidade e diversidade. Era uma revista que desafiava normas e apresentava um conteúdo sofisticado, tanto em termos visuais como editoriais. Tenho orgulho de ter contribuído para esse legado.

A transição para a comunicação estratégica

Como foi a transição para a Lemon Zest, após tantos anos no jornalismo?

Foi uma transição muito natural, mas desafiadora. Já tinha afinidade com áreas como lifestyle e gastronomia, o que facilitou a adaptação. Contudo, sair de uma posição de liderança para um papel mais colaborativo foi uma mudança grande. Encontrei novas formas de trabalhar e continuei a aprender todos os dias. O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma. 

Quais as diferenças mais marcantes entre liderar uma redação e trabalhar numa agência de comunicação?

Na ELLE, o trabalho era muito colaborativo, e as redações tinham uma energia única. Agora, na Lemon Zest, o trabalho é mais focado e individualizado, mas igualmente exigente. Sinto falta do momento em que recebíamos a revista pronta, com o trabalho de um mês materializado num objeto físico.

O que aprendeu com a experiência de liderar equipas na ELLE que aplica agora na Lemon Zest?

A gestão de pessoas foi uma das lições mais importantes. Na ELLE, aprendi a lidar com diferentes personalidades e a motivar a equipa para superar desafios, desde cumprir prazos apertados até criar conteúdo inovador. Hoje, uso essas competências para colaborar melhor e compreender as necessidades dos clientes na Lemon Zest.

A moda e a comunicação digital

A moda e a comunicação são mundos que exigem constante inovação. Como encara esse desafio?

Sempre com curiosidade e vontade de aprender. A moda mudou muito com a entrada dos influenciadores e a era digital, e a comunicação também. Na Lemon Zest, aplico a minha experiência no jornalismo para criar conteúdos autênticos e relevantes, mas adaptados ao que o público procura hoje.

Como vê a relação entre marcas de luxo e influenciadores digitais?

É uma relação que trouxe muitas mudanças. Na ELLE, percebi que os influenciadores se tornaram uma peça importante para as marcas, mas é fundamental manter o equilíbrio entre a promoção e o conteúdo editorial. O desafio está em garantir que a autenticidade não se perca nesse processo.

Que conselhos deixaria aos jovens que desejam seguir uma carreira no jornalismo ou na comunicação?

Mantenham-se curiosos e resilientes. O mundo muda rapidamente, mas a paixão por contar histórias é atemporal. Invistam em aprender, experimentem novas ferramentas e não tenham medo de falhar – cada recomeço é uma oportunidade de crescer. 

A última Elle, em fevereiro de 2021
A primeira edição da Elle Portugal, em outubro de 1988
    
2025-05-28
João Ferreira Oliveira
Artigo anterior :

Voluntários para animar uma causa

Artigo seguinte :

“Precisamos sempre de ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua”

Artigos relacionados

Conceição Queiroz: “Sou muito conhecida pela minha resiliência”

Conceição Queiroz: “Sou muito conhecida pela minha resiliência”

Margarida Gaidão 10 Jan 2019
Susana Claudino: “Só tínhamos uma máscara para um turno inteiro”

Susana Claudino: “Só tínhamos uma máscara para um turno inteiro”

Estela Vargas 30 Jul 2020
Óscar Daniel: “A rádio vai sempre surpreender as pessoas”

Óscar Daniel: “A rádio vai sempre surpreender as pessoas”

Daniela Rodrigues 25 Mar 2019

Veja também

Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”

Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”

Conquistou muita notoriedade em Portugal após a participação no Big Brother. Para muitos, foi através deste programa que conheceram a sua personalidade. Como foi a

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”

    Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”

    Bruna Maia 20 Jun 2025
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • 25 Abril

    25 Abril

    25 Abr 2014
  • Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”

    Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”

    Bruna Maia 20 Jun 2025
  • BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop

    BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop

    Maria Leonor Cunha 18 Jun 2025
  • Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”

    Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”

    Ana Margarida Marques de Oliveira 13 Jun 2025
  • Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar

    Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar

    Ricardo Magalhães 11 Jun 2025
  • Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas

    Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas

    UALMedia 06 Jun 2025
  • “Precisamos sempre de ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua”

    “Precisamos sempre de ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua”

    Carolina Gageiro 03 Jun 2025
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista mariana rebocho aula poesia pontocom prática disco futebol cristina patrício academy academycamente joao santareno de sousa natal Jornalismo cinema
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”
BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop
Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”
Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar
“Precisamos sempre de ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua”
Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”
Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”
Pedro Henriques: “Por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”
André Penim: “Estejam sempre insatisfeitos”
Zé Vida: “Tenho descoberto uma nova versão minha, que é o Zé Morning Person”
Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas
Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 
Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho
Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”
Jaime Lourenço participa em simpósio sobre jornalismo
Maria do Carmo Piçarra participa em sessão sobre literacia fílmica na Cinemateca Portuguesa
Autónoma assina protocolo com o canal público
A brincar, a brincar, se mantém a tradição
Sandra Felgueiras: “Para mim, o jornalismo de investigação é a pedra mais preciosa de todo o jornalismo”
Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português
José Alberto Carvalho: “O jornalismo é a única força que pode travar o desvario coletivo”
Margarida Davim: “O jornalismo deixou-se contaminar por lógicas imediatistas e perdeu pé”
Filipa Fonseca Silva: “Tenho várias vozes na minha cabeça que não me largam”
O regresso nostálgico de Angry Odd Kids

Últimos Podcasts

  • Não temos paciência: Temas tabu
  • Escrito por linhas tortas: A carreira de José Luís Peixoto
  • Academycamente: Um conflito entre Liga e Federação?
  • Calma: A viagem de finalistas é um sim ou um não?
  • Não temos paciência: Santos populares e festas da terrinha
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem