• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Autónoma recebe IV edição do seminário Pan-africanismo: Ontem e Hoje29 Maio, 2026
    • Bruno de Castro Ferreira dá aula aberta a alunos de Ciências da Comunicação20 Maio, 2026
    • DCC marca presença no congresso da SOPCOM23 Fevereiro, 2026
    • Isabel Nery publica grande reportagem no PÚBLICO27 Janeiro, 2026
  • Reportagens
    • Zungueiras: “O dinheiro não chega”15 Maio, 2026
    • “O nosso partido é o Estoril”8 Maio, 2026
    • Ucranianos em Portugal: a união como refúgio1 Abril, 2026
    • O silêncio das lojas que fecham: a última geração do comércio tradicional em Ponte de Lima11 Março, 2026
  • Entrevistas
      • Fernando Orge: “Nunca me passou pela cabeça que o Alverca não chegasse lá”22 Maio, 2026
      • Taís Pina: “Não importa de onde vens. Consegues sempre fazer a diferença se tiveres um objetivo ou um sonho”1 Maio, 2026
      • Marta Gabriel: “O escrutínio sobre a mulher é maior e não é preciso fazer muito. Basta estarmos fardadas”23 Abril, 2026
      • Maria João Faustino: “Há uma nova caixa de pandora”16 Abril, 2026
  • Opinião
      • Opinião
        • O verniz que pintou o ódio de azul celesteGabriel Narciso
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
      • Crónicas
        • “Coita de Amor” enquanto pilar televisivoManuel de Beja
        • A segunda vida da torradaGabriel Narciso
        • O verniz que pintou o ódio de azul celesteGabriel Narciso
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • PontoCom
          • Poesia
          • Passaporte Académico
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Muda aos cinco, acaba aos dez
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Confiança
          • Conferências
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • Voltamos a dar voz à solidariedade na campanha de maio do Banco Alimentar
        • As “100 Mais” de 2025
        • Rádio no Banco Alimentar
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Too Spicy
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Ponto de Vista
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Frente & Verso
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Dois à Deriva
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Calma
          • Café & Crime
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • Isabel Nery no Festival Literário de Alcanena   |   05 Jun 2026

  • Heartbeat Project: o DJ que voltou à sua terra para dar voz a quem raramente é ouvido   |   01 Jun 2026

  • Autónoma recebe IV edição do seminário Pan-africanismo: Ontem e Hoje   |   29 Mai 2026

  • Voltamos a dar voz à solidariedade na campanha de maio do Banco Alimentar   |   26 Mai 2026

  • “Coita de Amor” enquanto pilar televisivo   |   25 Mai 2026

  • Fernando Orge: “Nunca me passou pela cabeça que o Alverca não chegasse lá”   |   22 Mai 2026

 
-Início»Rubricas»Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo

Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo

Jaime Silva 02 Out 2020 Rubricas, Rubricas

Depois da surpreendente eliminação da Champions perante o Paok, de Abel Ferreira, os encarnados deslocaram-se a Famalicão para derrotar a equipa da casa por 1-5, com uma exibição de gala.

Os dois conjuntos entravam para o jogo em contextos semelhantes. A equipa famalicense começava o campeonato com muito poucos jogadores que transitaram da época passada, dificultando a tarefa de João Pedro Sousa para 2020/21. O vice-campeão nacional vinha de uma derrota em Salónica, e consequente eliminação precoce da Champions League, e com quatro reforços no onze, o que aumentava a atenção dos adeptos para a resposta da equipa e de Jorge Jesus.

A partida começou com um claro domínio da posse de bola das ‘águias’, com a equipa da casa posicionada em bloco baixo e a permitir a iniciativa de jogo ao conjunto encarnado. Depois de 20 minutos com poucas oportunidades, o reforço Luca Waldschmidt, a passe da contratação mais cara da história do clube, Darwin Nuñez, isola-se na área famalicense e, com muita classe, pica a bola por cima de Ivan Zlobin, inaugurando o marcador no Estádio Municipal de Famalicão.

A equipa orientada por Jorge Jesus galvanizou-se e, passados apenas dois minutos, André Almeida efetua um cruzamento rasteiro para a entrada da área, surgindo Everton “Cebolinha”, que desfere um remate sublime, alargando a vantagem benfiquista para 0-2.

A equipa visitante estava bem encaminhada para descansar um pouco a sua massa associativa. O conjunto da casa continuou remetido ao seu meio campo defensivo e a qualidade de jogos das ‘águias’ ia aumentando: boa e rápida circulação da posse de bola, boas dinâmicas e trocas posicionais, solidez defensiva e muita paciência. Apesar disso, Jorge Jesus mostrou-se sempre muito apreensivo e interventivo no posicionamento dos jogadores. Do outro lado, João Pedro Sousa parecia mais calmo, um pouco impotente em relação ao domínio benfiquista. Um domínio que, aos 40 minutos, tornou-se ainda mais claro. De livre, junto à grande área, Grimaldo efetua um excelente golo e faz o 0-3 para os encarnados. O SL Benfica entusiasmava e já mostrava bastantes “retoques” do seu novo treinador. O Famalicão mostrava-se mais frágil em relação à época anterior.

O conjunto da casa entrou para o segundo tempo com duas mudanças, o benfiquista manteve o mesmo ‘onze’ que começou o jogo. Contudo, a partida permaneceu com as mesmas características: domínio claro da posse de bola do SL Benfica, qualidade na circulação, velocidade e pragmatismo no último terço, inteligência no posicionamento defensivo.

Esta qualidade de jogo acabaria por, inevitavelmente, resultar em golo. Com apenas sete minutos jogados no segundo tempo, depois de uma excelente jogada coletiva em espaços muito curtos, Everton assiste Rafa no coração da área, e o internacional português faz o quarto golo do jogo. O ataque benfiquista continuava a encantar, enquanto o Famalicão parecia não ter capacidade de reação e de “desmontar” a estratégia de Jorge Jesus.

Os encarnados continuaram a controlar o jogo através de uma posse de bola paciente e acabou por chegar ao quinto tento da partida. Luca Waldschmidt lança Darwin nas costas da defesa famalicense, efetua um sprint até ao centro da área, e o avançado uruguaio serve o colega alemão da melhor maneira, não perdoando e efetuando o quinto golo dos encarnados. Soberba combinação entre a dupla de avançados. As ‘águias´ continuavam a mandar no jogo. Porém, o conjunto famalicense conseguiu, finalmente, reagir a este golo e, apenas dois minutos depois, chega ao golo de honra. Grande jogada de Ruben Lameiras no corredor direito, oferecendo a Guga, que no coração da área não perdoa. Muita fragilidade (mais uma vez) de Grimaldo no 1vs1 defensivo. Até ao final, os encarnados souberam gerir a vantagem, a fadiga e até sobrou tempo para falhar alguns golos e realizar jogadas coletivas bastante interessantes. O conjunto famalicense ainda atirou ao poste.

Depois da desilusão europeia, a equipa de Jorge Jesus já conseguiu sorrir e prevenir uma possível crise. A formação de João Pedro Sousa apresentou um nível muito abaixo da época passada. O campeonato 2020/2021 está lançado.

Homem do jogo – Luca Waldschmidt – 5

O avançado alemão estreou-se em jogos oficiais pelo SL Benfica (e que estreia!). Dois golos de muita qualidade e grande capacidade de jogar atrás do ponta de lança: forte em espaços curtos, boa mobilidade e muita iniciativa defensiva.  Terá o Benfica encontrado o seu próximo nº10?

    
Desporto futebol 2020-10-02
Jaime Lourenço
Tags Desporto futebol
Artigo anterior :

Lagos: um deserto quente no barlavento algarvio

Artigo seguinte :

Jorge Fernando: “Antes de pensar na renovação da minha carreira, pensei na renovação do Fado”

Artigos relacionados

CineUAL: As Vidas dos Outros (2006)

CineUAL: As Vidas dos Outros (2006)

José Moreira 05 Dez 2018
Histórias com H: Jesse Owens

Histórias com H: Jesse Owens

Pedro Andrade 02 Nov 2018
Histórias com H: A tragédia do Toro

Histórias com H: A tragédia do Toro

Pedro Andrade 08 Nov 2018

Veja também

André Horta: “A renovação foi uma prova de amor pelo clube e do meu compromisso com o clube”

André Horta: “A renovação foi uma prova de amor pelo clube e do meu compromisso com o clube”

Costumava jogar futebol em miúdo? Como é que o futebol apareceu na sua vida? Claro que sim. O futebol apareceu naturalmente através do meu avô

Rádio em direto.

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Isabel Nery no Festival Literário de Alcanena

    Isabel Nery no Festival Literário de Alcanena

    UALMedia 05 Jun 2026
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • Isabel Nery no Festival Literário de Alcanena

    Isabel Nery no Festival Literário de Alcanena

    UALMedia 05 Jun 2026
  • Heartbeat Project: o DJ que voltou à sua terra para dar voz a quem raramente é ouvido

    Heartbeat Project: o DJ que voltou à sua terra para dar voz a quem raramente é ouvido

    Joana Silva 01 Jun 2026
  • Autónoma recebe IV edição do seminário Pan-africanismo: Ontem e Hoje

    Autónoma recebe IV edição do seminário Pan-africanismo: Ontem e Hoje

    UALMedia 29 Mai 2026
  • Voltamos a dar voz à solidariedade na campanha de maio do Banco Alimentar

    Voltamos a dar voz à solidariedade na campanha de maio do Banco Alimentar

    26 Mai 2026
  • “Coita de Amor” enquanto pilar televisivo

    “Coita de Amor” enquanto pilar televisivo

    Manuel de Beja 25 Mai 2026
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista aula mariana rebocho poesia pontocom joao santareno de sousa academy prática academycamente disco futebol Leonor Noronha Lídia Belourico António Bernardino cristina patrício
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

Heartbeat Project: o DJ que voltou à sua terra para dar voz a quem raramente é ouvido
Autónoma recebe IV edição do seminário Pan-africanismo: Ontem e Hoje
“Coita de Amor” enquanto pilar televisivo
Fernando Orge: “Nunca me passou pela cabeça que o Alverca não chegasse lá”
Isabel Nery no Festival Literário de Alcanena
Bruno de Castro Ferreira dá aula aberta a alunos de Ciências da Comunicação
Zungueiras: “O dinheiro não chega”
“O nosso partido é o Estoril”
Taís Pina: “Não importa de onde vens. Consegues sempre fazer a diferença se tiveres um objetivo ou um sonho”
Marta Gabriel: “O escrutínio sobre a mulher é maior e não é preciso fazer muito. Basta estarmos fardadas”
Maria João Faustino: “Há uma nova caixa de pandora”
Jordan van der Gaag: “Acho que estou numa das melhores fases da carreira”
Ucranianos em Portugal: a união como refúgio
Alexandre Poço: “Ser primeiro-ministro seria um sonho”
Cifrão: “A dança deu-me tudo o que tenho”
O silêncio das lojas que fecham: a última geração do comércio tradicional em Ponte de Lima
Estudantes de Ciências da Comunicação visitam agência F5C – First Five Consulting
Paulo Paulino: “O que mais quero é não desiludir os alcoutenejos”
Catarina Carvalho: “Somos todos iguais perante a cidade”
Vera Fernandes: “Acho que qualquer pessoa que hoje faça rádio quer pertencer à Comercial”
Clara Não: “O ativismo não pode começar e acabar num clique”
A segunda vida da torrada
Nuno Dias: “A pressão é um privilégio”
Mário Lopes: “A cultura é determinante para o funcionamento de uma sociedade e para compreendermos o que ela é”

Últimos Podcasts

  • Muda aos cinco, acaba aos dez: Filipe Çelikkaya – “Acho que pode ser muito tático este Mundial”
  • PontoCom: João Cotrim de Figueiredo – “Não tenho dúvidas nenhumas que seria mais feliz a ser Primeiro-Ministro” 
  • Muda aos cinco, acaba aos dez: Pedro Santos – “Se há Seleção com qualidade para ganhar o Mundial, é esta”
  • Muda aos cinco, acaba aos dez: Um novo podcast
  • Academycamente: Contar histórias com vídeo recorrendo à IA
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem