• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma15 Julho, 2025
    • “O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M7 Julho, 2025
    • Maria do Carmo Piçarra eleita vice-coordenadora do ICNOVA7 Julho, 2025
    • Ana Paula Lourenço coordena simpósio de Direitos Humanos das crianças e adolescentes na era digital7 Julho, 2025
  • Reportagens
    • Cidade FM: descontraída, mas profissional9 Julho, 2025
    • BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop18 Junho, 2025
    • Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar11 Junho, 2025
    • A brincar, a brincar, se mantém a tradição16 Abril, 2025
  • Entrevistas
      • Filipe La Féria: “Em Portugal, a arte faz-se muito para uma elite”14 Julho, 2025
      • Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”4 Julho, 2025
      • António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”26 Junho, 2025
      • Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”20 Junho, 2025
  • Opinião
      • Opinião
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
        • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mentalMariana Rebocho
      • Crónicas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Os jovens, afinal, gostam de política  Henrique Gussul
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • Cábulas
    • Erasmus+16 Outubro, 2018
    • O que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Rubricas
    • César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Too Spicy
          • PontoCom
          • Ponto de Vista
          • Poesia
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Frente & Verso
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Dois à Deriva
          • Confiança
          • Conferências
          • Calma
          • Café & Crime
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!
        • Voluntários para animar uma causa
        • As “100 Mais” de 2024
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma   |   15 Jul 2025

  • Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!   |   15 Jul 2025

  • Filipe La Féria: “Em Portugal, a arte faz-se muito para uma elite”   |   14 Jul 2025

  • Cidade FM: descontraída, mas profissional   |   09 Jul 2025

  • “O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M   |   07 Jul 2025

  • Maria do Carmo Piçarra eleita vice-coordenadora do ICNOVA   |   07 Jul 2025

 
-Início»Rubricas»CineUAL: Cisne Negro (2010)

CineUAL: Cisne Negro (2010)

José Moreira 01 Fev 2019 Rubricas, Rubricas, Críticas, Criticas

Realizado por Darren Aronofsky, “Cisne Negro” é um thriller psicossexual com uma mensagem metafórica acerca da busca pela perfeição e das consequências que acarreta, mergulhando na sanidade e na sexualidade de uma bailarina. Com cerca de 93 prémios conquistados, segundo dados do Imdb, esta é a quinta obra do realizador norte-americano.

Nina (Natalie Portman), uma dedicada bailarina que pertence a uma conceituada companhia de ballet de Nova Iorque, ambiciona conseguir ter um papel mais importante no seio da companhia. A sua mãe, Erica (Barbara Hershey), uma ex-bailarina que abandonou a profissão aquando do nascimento de Nina, controla a sua carreira almejando na filha o sucesso que nunca teve. Quando o diretor artístico da companhia, Thomas Leroy (Vincent Cassel), decide reinventar o famoso “O Lago dos Cisnes”, este precisa de uma nova Rainha dos Cisnes para substituir a sua antiga intérprete, Beth Macintyre (Winona Ryder). Nina aparece como uma das melhores candidatas a assumir o papel, conseguindo na perfeição interpretar o Cisne Branco — uma das duas facetas necessárias – , mas tendo dificuldades em interpretar o Cisne Negro, faceta que a bailarina Lily (Mila Kunis), uma recém-chegada à companhia, demonstra conseguir encarnar. Eventualmente, Nina acaba por ter a confiança do diretor artístico e conseguir o papel, sendo que o seu desafio agora será conseguir encarnar esta faceta negra, algo que a levará a perder a sua sanidade e a quebrar tabus acerca da sexualidade.

Darren Aronofsky traz-nos um perturbante filme baseado num bom argumento co-escrito por Mark Heyman, Andres Heinz e John McLaughlin. O realizador consegue sempre trabalhar de forma genial este género cinematográfico. Já em “A Vida Não É Um Sonho” se viu a sua visão ao contar este tipo de histórias de forma chocante e em “The Wrestler” a forma como consegue transmitir a tragédia. Uma visão que passa muito por saber conjugar os momentos de suspense com sons e jogos de imagens, e que consegue passar esta sensação perturbadora o que, em certa medida, consegue transcender e ser muito mais intenso que certos filmes de terror, mas de uma forma artística e muito bem articulada. Saber ter uma equipa técnica que consiga fazer passar esta visão é também muito importante e percebe-se que o realizador sabe escolher bem com quem trabalha. O filme tem tantos elementos bons que chega a ser arte, desde a fotografia ao trabalho de som.

Outro elemento fundamental que pode determinar tanto o sucesso como o fracasso é ter (ou não) um bom elenco de atores que consigam replicar o trabalho da equipa técnica – e  isto é algo que está presente no filme.

Natalie Portman, no grande papel da sua vida (vencedora do Óscar de Melhor Atriz), consegue descodificar na perfeição a frágil Nina que, devido a uma devota vida ao ballet, almeja conseguir a perfeição e, por isso, todos os seus movimentos artísticos são calculados com o intuito de alcançar esse objetivo. Nina é uma criança num corpo de mulher, o seu quarto ainda é de menina com uma decoração cor-de-rosa e vários peluches, e a sexualidade um tabu.

Isto em certa medida chega a ser um grande problema quando lhe é pedido que consiga encarnar o Cisne Negro — uma faceta que no conto é a sedutora e manipuladora irmã gémea do Cisne Branco, algo que chega a ser um paradoxo de personalidades. Esta consequência advém da sua mãe (papel que Barbara Hershey consegue transmitir muito bem), que exerce um grande controlo sobre ela, tanto fisicamente como psicologicamente, em frases como “sweet girl”, chegando ao ponto de ser obsessiva e protetora, talvez por ver em Nina o talento que nunca teve e, assim, querer administrar a sua carreira da melhor forma, de maneira a que esta não cometa os seus erros.

Mila Kunis, no seu papel de Lily, é uma personagem determinante no processo da transformação negra de Nina, bem como Vincent Cassel, no papel do diretor artístico Thomas Leroy, no processo da quebra do tabu da sexualidade.

Nina ao longo do filme vai-se transformando, deixando de ser a menina submissa, dócil, fraca… vai, no fundo, tornar-se mulher, mas a um preço demasiado alto. Demonstrando ter sinais de esquizofrenia, vemos este transtorno mental a agravar-se no meio deste processo, de tal maneira que Nina começa a perder a sua sanidade e em diversos momentos no filme é percetível o deterioramento do seu estado.

A personagem queria almejar a perfeição e, no final, o preço a pagar foi demasiado. “The only person standing in your way is you” é dito por Thomas Leroy numa cena do filme e, no fundo, representa a maior inimiga de Nina… não a sua mãe, nem Lily, nem mesmo Thomas Leroy, mas sim a própria Nina.

“Cisne Negro” é um filme sobre a busca da perfeição e como esta se pode tornar prejudicial a um artista. A perfeição é vista como algo inatingível e tentar querê-la é ousadia. É a transformação gradual de Nina no meio deste processo e a sua trágica decadência. É, no fundo, uma metáfora. É arte cinematográfica apoiada na visão de Aronofsky e, sobretudo, uma maravilha de se ver pela atuação de alma e coração de Natalie Portman.

Veja o trailer do filme ‘Cisne Negro (2010)’

 

4   
2019-02-01
Ana Cabeças
Artigo anterior :

Ambiente: lutar contra o excesso de plástico

Artigo seguinte :

As voragens da “correcção” ou a gramática prometida

Artigos relacionados

CineUAL: Este País Não é para Velhos (2007)

CineUAL: Este País Não é para Velhos (2007)

José Moreira 20 Dez 2018
Raio-X ao Futebol: Benfica empata em casa e perde a oportunidade de passar para a frente

Raio-X ao Futebol: Benfica empata em casa e perde a oportunidade de passar para a frente

Jaime Silva 05 Jun 2020
Boarding Gate: Tamila Holub

Boarding Gate: Tamila Holub

Diogo Carapinha 04 Abr 2019

Veja também

Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!

Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!

Voltamos em setembro, mas até é procurar no podcast, no UALMedia, no Spotify ou no Apple Podcasts. Para abrir o apetite, deixamos-te a lista dos

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma

    Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma

    UALMedia 15 Jul 2025
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma

    Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma

    UALMedia 15 Jul 2025
  • Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!

    Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!

    15 Jul 2025
  • Filipe La Féria: “Em Portugal, a arte faz-se muito para uma elite”

    Filipe La Féria: “Em Portugal, a arte faz-se muito para uma elite”

    Marina Schmidt 14 Jul 2025
  • Cidade FM: descontraída, mas profissional

    Cidade FM: descontraída, mas profissional

    Francisco Fernandes  09 Jul 2025
  • “O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M

    “O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M

    UALMedia 07 Jul 2025
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista mariana rebocho aula poesia pontocom prática disco futebol academy cristina patrício joao santareno de sousa academycamente natal Jornalismo Leonor Noronha
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

Filipe La Féria: “Em Portugal, a arte faz-se muito para uma elite”
Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma
Cidade FM: descontraída, mas profissional
Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”
“O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M
Maria do Carmo Piçarra eleita vice-coordenadora do ICNOVA
Ana Paula Lourenço coordena simpósio de Direitos Humanos das crianças e adolescentes na era digital
António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”
Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL
Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet
Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”
BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop
Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”
Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar
Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas
“Precisamos sempre de ter pensamento crítico e não há máquina que nos substitua”
Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho
Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”
Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 
Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”
Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”
Jaime Lourenço participa em simpósio sobre jornalismo
Pedro Henriques: “Por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”
Maria do Carmo Piçarra participa em sessão sobre literacia fílmica na Cinemateca Portuguesa

Últimos Podcasts

  • PontoCom: Hot Air Balloon – “A música que nasce da cumplicidade e da vontade de experimentar”
  • Academycamente: Que impacto tem a formação superior na gestão desportiva?
  • PontoCom: Libra – “O álbum é sobre mim, mas é sobre todas nós, sobre tudo aquilo que temos de lidar pelo simples facto de termos vindo ao mundo mulheres”
  • Academycamente: O que é a Programação Neuro-Linguística?
  • Taïs Reganelli: “O artista trabalha com sonhos e a gente precisa de continuar sonhando”
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem
BESbswyBESbswyBESbswyBESbswy