• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma15 Julho, 2025
    • “O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M7 Julho, 2025
    • Maria do Carmo Piçarra eleita vice-coordenadora do ICNOVA7 Julho, 2025
    • Ana Paula Lourenço coordena simpósio de Direitos Humanos das crianças e adolescentes na era digital7 Julho, 2025
  • Reportagens
    • Cidade FM: descontraída, mas profissional9 Julho, 2025
    • BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop18 Junho, 2025
    • Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar11 Junho, 2025
    • A brincar, a brincar, se mantém a tradição16 Abril, 2025
  • Entrevistas
      • André Paulo: “Quando o Ruben me ligou, pensava que estava a brincar”29 Julho, 2025
      • Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”23 Julho, 2025
      • Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”18 Julho, 2025
      • Filipe La Féria: “Em Portugal, a arte faz-se muito para uma elite”14 Julho, 2025
  • Opinião
      • Opinião
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
        • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mentalMariana Rebocho
      • Crónicas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Os jovens, afinal, gostam de política  Henrique Gussul
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • Cábulas
    • Erasmus+16 Outubro, 2018
    • O que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Rubricas
    • César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Too Spicy
          • PontoCom
          • Ponto de Vista
          • Poesia
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Frente & Verso
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Dois à Deriva
          • Confiança
          • Conferências
          • Calma
          • Café & Crime
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!
        • Voluntários para animar uma causa
        • As “100 Mais” de 2024
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • André Paulo: “Quando o Ruben me ligou, pensava que estava a brincar”   |   29 Jul 2025

  • Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”   |   23 Jul 2025

  • Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”   |   18 Jul 2025

  • Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma   |   15 Jul 2025

  • Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!   |   15 Jul 2025

  • Filipe La Féria: “Em Portugal, a arte faz-se muito para uma elite”   |   14 Jul 2025

 
-Início»Reportagens»É duro, mas quem experimenta não quer outra coisa

É duro, mas quem experimenta não quer outra coisa

Crossfit

João Alves 31 Jul 2015 Reportagens

Criado nos Estados Unidos por Greg Glassman, para preparar polícias e bombeiros para as dificuldades da profissão, o crossfit conta hoje com uma legião de fãs por todo o mundo. Em Portugal, já existem mais de 50 boxes. O UALMedia foi visitar uma.

Pouco mais de 20 metros de comprimento e cinco metros de largura é o espaço suficiente para se praticar crossfit na box do Oniria, no Areeiro. O chão é todo em borracha, a parede tem uma ardósia com metade do tamanho da sala. O cronómetro está pronto, os exercícios do dia estão escritos, só falta a música para marcar o ritmo.

Os treinos começam à hora certa e é “sempre a abrir”, diz Marco, na casa dos 30 anos, que é praticante de crossfit há cerca de dois meses. Os treinos são intensos e os alunos só têm tempo para descansar quando o coach lhes dá novos exercícios para fazer.
Maria, praticante de crossfit há um ano, assume que gosta “mais de fazer crossfit, do que de ir para um ginásio normal. Aqui, os exercícios não são tão monótonos”. Já Paulo diz que gosta mais deste desporto pois “nunca sabe o que vai treinar no dia, por causa da rotatividade de treinos que existe no crossfit, ao contrário do que acontece no ginásio”.

“Todos os que experimentam o crossfit já não querem praticar outra modalidade (…) O objectivo é superares-te a ti mesmo”

Todos os que experimentam o crossfit já não querem praticar outra modalidade. Pedro conta que, há um ano e meio, andava no ginásio e os exercícios estavam a tornar-se enfadonhos. “Então procurei algo que me desse uma certa competitividade em termos de exercícios”. Continua desde então no crossfit. Sara, ex-praticante de musculação, faz crossfit porque, “quando experimentei, gostei. Combina a musculação como gosto, mas é mais desafiante e todos os dias fazemos coisas diferentes. O objectivo é superares-te a ti mesmo”. João, também praticante de crossfit, partilha da mesma opinião: “É um desporto muito bem executado, combina muitos desportos, nunca se sabe muito bem o que se vai treinar, é muito divertido e é uma comunidade.”

Qualquer pessoa pode fazer crossfit desde que tenha vontade, mesmo que tenha problemas de mobilidade e de peso.

No crossfit não há limites

Miguel Tereno, coach de crossfit há três anos – com um teste final de 98%, tirado nos Estados Unidos – explica: “O crossfit assenta em três fundamentos principais: movimentos funcionais, intensidade e a variedade de exercícios. Ao longo de uma semana ou mês, variamos esses movimentos funcionais.” Os treinos são variados para que o corpo não se habitue à repetição de exercícios e se desenvolva todo de igual forma, contrariamente ao que acontece na musculação.

Um dos grandes objectivos é ganhar força e tentar desenvolver de igual forma as dez capacidades físicas, importantes para o quotidiano: coordenação, força, resistência, flexibilidade, energia, velocidade, agilidade, equilíbrio, exactidão e vigor. Estas são as palavras de ordem que estão escritas ao longo das paredes da box.

“Mesmo sendo um desporto para todas as idades, não se começa logo a praticar com grandes pesos”

Apesar de aparentar ser um desporto difícil de praticar, Miguel afirma que “qualquer pessoa pode fazer crossfit. Mesmo aparentando ser um desporto muito forte e direcionado para atletas de elite – que são uma percentagem ínfima – deve ser adaptado para qualquer idade e qualquer pessoa”. Mesmo sendo um desporto para todas as idades, não se começa logo a praticar com grandes pesos: O coach diz que “a curva de aprendizagem é relativamente longa e requer algum tempo de evolução, mas todos conseguem aprender, desde que os exercícios e movimentos sejam adaptados a cada um”.

O mau crossfit, “mal executado claro que sim, vai causar lesões como qualquer outro desporto”, explica Miguel. Contrariamente ao que se possa pensar, mesmo sendo um desporto de grande intensidade, o crossfit não é um desporto que provoque muitas lesões. “Até costumo dizer aos meus alunos que o crossfit pode ser fisioterapia se for executado com cargas leves e muito bem controlado”, diz Miguel Tereno.

A certificação para se ser coach de crossfit

Para se ser um coach de crossfit, numa box afiliada, é necessário tirar um curso, com a marca Crossfit Inc. As formações ocorrem por todo o mundo e são dadas geralmente nos dias de fim-de-semana nos ginásios afiliados.

Em Portugal, os cursos costumam realizar-se em Sintra, na box Crossfit 2725. Actualmente, não existe nenhuma data prevista para a realização de qualquer curso em Portugal. Apesar de os cursos custarem cerca de 800€, as vagas esgotam muito rapidamente. Mesmo ficando habilitado para ensinar crossfit, todos os coachs têm que renovar os cursos ao fim de cinco anos, reduzindo para metade o valor pago.

Trabalho realizado no âmbito da unidade curricular “Técnicas Redactoriais”, no ano letivo 2014-2015, na Universidade Autónoma de Lisboa.

    
2015-07-31
Autor UALMedia
Artigo anterior :

Um negócio de risco

Artigo seguinte :

Catarina Carvalho: “Ajudar é tão fácil”

Artigos relacionados

Famílias monoparentais: educar sem ajuda

Famílias monoparentais: educar sem ajuda

Carolina Nascimento 26 Jul 2020
Julgar o livro pela capa: a normalização dos livros para maiores de 18

Julgar o livro pela capa: a normalização dos livros para maiores de 18

Mariana Rebocho 18 Mar 2024
Fátima: religião ou negócio?

Fátima: religião ou negócio?

Catarina Carvalho 12 Set 2014

Veja também

André Paulo: “Quando o Ruben me ligou, pensava que estava a brincar”

André Paulo: “Quando o Ruben me ligou, pensava que estava a brincar”

André Filipe Eusébio Paulo, nascido a 18 de Dezembro de 1996 em Albufeira, faz toda a formação no Algarve, praticamente sempre no Imortal, exceto o

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • André Paulo: “Quando o Ruben me ligou, pensava que estava a brincar”

    André Paulo: “Quando o Ruben me ligou, pensava que estava a brincar”

    Rodrigo Pronto 29 Jul 2025
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • André Paulo: “Quando o Ruben me ligou, pensava que estava a brincar”

    André Paulo: “Quando o Ruben me ligou, pensava que estava a brincar”

    Rodrigo Pronto 29 Jul 2025
  • Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”

    Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”

    Matilde da Silva 23 Jul 2025
  • Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”

    Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”

    Inês Mendes 18 Jul 2025
  • Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma

    Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma

    UALMedia 15 Jul 2025
  • Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!

    Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!

    15 Jul 2025
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista mariana rebocho aula poesia pontocom prática disco futebol academy cristina patrício joao santareno de sousa academycamente natal Leonor Noronha Lídia Belourico
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

André Paulo: “Quando o Ruben me ligou, pensava que estava a brincar”
Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”
Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”
Filipe La Féria: “Em Portugal, a arte faz-se muito para uma elite”
Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma
Cidade FM: descontraída, mas profissional
Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”
“O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M
Maria do Carmo Piçarra eleita vice-coordenadora do ICNOVA
Ana Paula Lourenço coordena simpósio de Direitos Humanos das crianças e adolescentes na era digital
António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”
Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL
Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet
Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”
BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop
Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”
Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar
Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas
“Precisamos sempre de ter pensamento crítico e não há máquina que nos substitua”
Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho
Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”
Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 
Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”
Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”

Últimos Podcasts

  • PontoCom: Capicua – “A proposta do disco é limparmos as lentes com que olhamos o mundo”
  • Achas é bonito ser feio? #Ep. 91
  • Dois à Deriva: Apagão, Feira Festa e IAVE Summerfest
  • PontoCom: Hot Air Balloon – “A música que nasce da cumplicidade e da vontade de experimentar”
  • Achas é bonito ser feio? #Ep. 90
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem