• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Luís Bernardino publica artigo sobre Brasil e a CPLP18 Novembro, 2025
    • Cármen Monereo participa no Djar Fogo International Film Festival3 Novembro, 2025
    • Luís Bernardino participa em colóquio sobre Angola17 Outubro, 2025
    • ALICE e Autónoma publicam “Polarización política, emociones y campañas electorales”10 Setembro, 2025
  • Reportagens
    • Foram manifestamente exageradas as notícias sobre a morte do vinil27 Outubro, 2025
    • A economia circular chega às estantes: as livrarias em segunda mão conquistam Lisboa24 Setembro, 2025
    • Veganismo: “Não é preciso mudar tudo de uma vez”3 Setembro, 2025
    • Cidade FM: descontraída, mas profissional9 Julho, 2025
  • Entrevistas
      • Renata Belo: “Comecei a fazer dobragens quando tinha três anos”10 Novembro, 2025
      • Manuel Damásio: “O Benfica toda a vida foi um clube do povo. Eu também sou do povo”21 Outubro, 2025
      • Pedro Fernandes: “Gosto de fazer coisas que me divirtam”10 Outubro, 2025
      • Patrícia Tavares: “Aos 16 anos, já tinha ouvido muitos nãos”3 Outubro, 2025
  • Opinião
      • Opinião
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
        • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mentalMariana Rebocho
      • Crónicas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Os jovens, afinal, gostam de política  Henrique Gussul
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • Cábulas
    • Erasmus+16 Outubro, 2018
    • O que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Rubricas
    • César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Too Spicy
          • PontoCom
          • Ponto de Vista
          • Poesia
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Frente & Verso
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Dois à Deriva
          • Confiança
          • Conferências
          • Calma
          • Café & Crime
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!
        • Voluntários para animar uma causa
        • As “100 Mais” de 2024
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • UAL em destaque na Conferência Internacional sobre Reclusão   |   18 Nov 2025

  • Luís Bernardino publica artigo sobre Brasil e a CPLP   |   18 Nov 2025

  • Renata Belo: “Comecei a fazer dobragens quando tinha três anos”   |   10 Nov 2025

  • Cármen Monereo participa no Djar Fogo International Film Festival   |   03 Nov 2025

  • Foram manifestamente exageradas as notícias sobre a morte do vinil   |   27 Out 2025

  • Manuel Damásio: “O Benfica toda a vida foi um clube do povo. Eu também sou do povo”   |   21 Out 2025

 
-Início»Reportagens»Reportagens»A arte de afinar e restaurar pianos

A arte de afinar e restaurar pianos

Raphael Vieira 24 Jan 2025 Reportagens, Reportagens

Na Cruz Quebrada, concelho de Oeiras, encontra-se uma das poucas lojas do país especializada na venda, afinação e restauro de pianos. Uma espécie de território sagrado onde instrumentos há muito esquecidos ou silenciados ganham o seu brilho e som original.

Logo à entrada, somos surpreendidos pelo cheiro intenso a madeira envernizada e damos de caras com duas das pessoas responsáveis por tudo o que aqui se passa. Édgar Fontes é técnico da área sonora. Noemi Erika trata da parte mais estética dos instrumentos. Com três salas espaçosas no piso térreo e uma oficina com várias bancadas no andar cimeiro, a Fernando Rosado Pianos, loja localizada na Rua Bento de Jesus Caraça, é um nome incontornável para quem pretende comprar, afinar ou restaurar um piano.  

Edgar fala sobre o seu trabalho nesta loja “única” fundada em 1989. “Gosto do que faço. Desde criança que sempre adorei música e o meu trabalho aqui é reflexo disso.” O afinador assegura que cada piano tem a sua história. “Temos pianos que passam por aqui regularmente e outros que estavam há anos sem que ninguém lhes toque. O nosso trabalho passa por garantir que os instrumentos ganhem vida.” 

Restaurar um piano não é, contudo, uma tarefa simples. Cada instrumento requer uma abordagem personalizada. Uma combinação de ciência, arte e paciência, como explica Erika. “Quando um piano chega à loja, a primeira coisa que temos de fazer é avaliá-lo de forma completa.” É preciso ver como se encontra a parte interior, as cordas, o teclado e a parte externa. “Em alguns casos, o restauro não é muito complexo, mas eu diria que, na maioria deles, fazemos quase um piano novo.” 

Erika fala também sobre a solidão associada a este trabalho. “Trabalhar como restauradora de pianos envolve muito silêncio e solidão. Passo cinco ou seis dias por semana maioritariamente sozinha, porque muitas vezes o Edgar está a afinar os pianos lá em baixo e eu aqui em cima na bancada a acabar restauros.” O que a salva é a música. “Trago os meus auscultadores, que dão uma certa ajuda. Quando não os tenho só ouço as ferramentas. É um trabalho solitário que exige um certo gosto e uma certa adaptação.”

O projeto Fernando Rosado – Pianos foi criado em 1989, por Fernando Rosado, afinador, técnico especializado, formador, gestor e criativo. Na loja, além dos serviços de afinação e restauro, é possível também comprar pianos novos e usados

Entre a tradição e a modernidade 

Com o crescente uso de pianos digitais, menos dispendiosos e com menor manutenção, lojas como Fernando Rosado Pianos enfrentam grandes desafios para preservar a tradição do piano acústico. Ainda assim, tanto Édgar quanto Erika acreditam que o piano tradicional nunca perderá o seu valor. “O som de um piano acústico é algo único. O piano digital até pode ser mais conveniente, mas nunca será a mesma coisa”, afirma Édgar. “Ainda existem muitos músicos que preferem restaurar um bom piano a investir em um digital.” 

Enquanto houver música, haverá pianos e espaço para a arte do restauro. “Não reparamos apenas pianos, damos vida a algo mais profundo, porque a música não é barulho só em si. É arte. Arte que molda a nossa sociedade”, refere Erika.

A loja adaptou-se aos tempos modernos dispondo de um site, redes sociais e oferece também serviços online. Segundo Erika, a pandemia acelerou este processo, permitindo com que se conectasse ainda mais com os clientes. “Começámos a fazer avaliações por video e até oferecemos dicas de manutenção aos nossos clientes. Esse período trouxe uma dinâmica diferente, mas ainda assim, conseguimos manter a proximidade com os clientes, algo que procurávamos que não se perdesse com a pandemia.” 

 

Histórias que ficarão para sempre

Entre os muitos pianos que passaram pela loja, há histórias que ficam na memória do staff. Um dos casos mais marcantes para Édgar envolveu um piano que estava em péssimo estado. “Era um piano antigo, mas de grande qualidade. O dono, um senhor já idoso, trouxe-o para restaurar porque tinha sido o piano do seu avô e ele, visto que a neta estava a aprender a tocar, gostaria que ainda tivesse o privilégio de a ver a tocar nele.” Um piano com muita ferrugem, as cordas quase todas partidas e a madeira bastante riscada. “Foi um trabalho demorado, mas quando terminamos foi fantástico. Foi um dos trabalhos que mais me marcou.” 

Erika partilha também uma lembrança que guardou com carinho. “Era um piano de uma escola de música e já estava bastante desgastado. Quando o recebemos, estava cheio de marcas e riscos, mas a mecânica ainda estava relativamente boa.” Após o restauro, conseguiram devolver o piano à escola, onde ainda hoje é usado pelas crianças. “A sensação de saber que o nosso trabalho ajudou e ajuda novas gerações de músicos é algo gratificante para mim.” 

Uma história ainda mais significativa para Erika aconteceu quando teve a oportunidade de acompanhar Fernando Rosado, o fundador e proprietário, para afinar um piano de Maria João Pires. “Foi uma experiência única. O piano era muito valioso, dos mais bonitos que já tive oportunidade de ver e a Maria João Pires tratava-o como se fosse um filho. Ela própria estava interessada no processo de afinação, fazendo questão de ver os ajustes que realizávamos. Foi marcante ver como uma pianista reconhecida internacionalmente se importa tanto com cada detalhe do instrumento.”

Três conselhos para conservar o (seu) piano 

Para terminar, Edgar e Erika deixam três conselhos para quem deseja manter o seu piano em bom estado. Desde logo, a afinação regular. “Um piano deve ser afinado pelo menos uma vez por ano, mesmo que não seja tocado com frequência.” A proteção contra a humidade é igualmente obrigatória. “A humidade é o pior inimigo. O piano deve estar numa sala com temperatura controlada, longe de fontes de calor e janelas.” Para terminar, a manutenção mecânica: “se perceber que as teclas estão duras ou o som está estranho, chame um técnico. Problemas pequenos tornam-se graves se não forem corrigidos a tempo.”

À saída da loja, conseguimos ouvir as teclas de um piano que acaba de ser afinado, lembrando-nos o poder da música. Fernando Rosado Pianos não é apenas uma loja: é um lugar onde a arte e a tradição se cruzam, onde cada piano conta uma história.

    
2025-01-24
João Ferreira Oliveira
Artigo anterior :

Rita da Nova: “O processo de escrita do primeiro livro foi ter a perfeita noção de que estava a cumprir um sonho”

Artigo seguinte :

Miguel van-der Kellen é o novo presidente do REC

Artigos relacionados

Desconfinar uma fé suspensa

Desconfinar uma fé suspensa

Ricardo Costa 06 Jul 2020
Mudar de vida. Do desemprego para o empreendedorismo

Mudar de vida. Do desemprego para o empreendedorismo

Ricardo Sá 01 Jun 2022
O “pêche” de Alcochete

O “pêche” de Alcochete

Diogo Pires 16 Jan 2020

Veja também

UAL em destaque na Conferência Internacional sobre Reclusão

UAL em destaque na Conferência Internacional sobre Reclusão

Criar um espaço de reflexão crítica e interdisciplinar sobre a reclusão, é este o principal tema do Congresso Internacional Perspectivas Alternativas Sobre a Reclusão, que

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • UAL em destaque na Conferência Internacional sobre Reclusão

    UAL em destaque na Conferência Internacional sobre Reclusão

    18 Nov 2025
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • UAL em destaque na Conferência Internacional sobre Reclusão

    UAL em destaque na Conferência Internacional sobre Reclusão

    18 Nov 2025
  • Luís Bernardino publica artigo sobre Brasil e a CPLP

    Luís Bernardino publica artigo sobre Brasil e a CPLP

    UALMedia 18 Nov 2025
  • Renata Belo: “Comecei a fazer dobragens quando tinha três anos”

    Renata Belo: “Comecei a fazer dobragens quando tinha três anos”

    Ana Beatriz Anunciação 10 Nov 2025
  • Cármen Monereo participa no Djar Fogo International Film Festival

    Cármen Monereo participa no Djar Fogo International Film Festival

    UALMedia 03 Nov 2025
  • Foram manifestamente exageradas as notícias sobre a morte do vinil

    Foram manifestamente exageradas as notícias sobre a morte do vinil

    Maria Leonor Cunha 27 Out 2025
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista aula mariana rebocho poesia pontocom joao santareno de sousa prática disco futebol academy academycamente cristina patrício Leonor Noronha Lídia Belourico natal
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

UAL em destaque na Conferência Internacional sobre Reclusão
Renata Belo: “Comecei a fazer dobragens quando tinha três anos”
Luís Bernardino publica artigo sobre Brasil e a CPLP
Cármen Monereo participa no Djar Fogo International Film Festival
Foram manifestamente exageradas as notícias sobre a morte do vinil
Manuel Damásio: “O Benfica toda a vida foi um clube do povo. Eu também sou do povo”
Pedro Fernandes: “Gosto de fazer coisas que me divirtam”
Patrícia Tavares: “Aos 16 anos, já tinha ouvido muitos nãos”
A economia circular chega às estantes: as livrarias em segunda mão conquistam Lisboa
Sahima Hajat: “O meu sonho é ter um restaurante com estrela Michelin”
Teresa Faria: “Nunca meti nenhuma cunha, não sei o que é isso”
Rodrigo Saraiva: “Acredito que Portugal e os portugueses podem muito mais”
Luís Bernardino participa em colóquio sobre Angola
ALICE e Autónoma publicam “Polarización política, emociones y campañas electorales”
Sónia Sénica publica “Ordem Tripolar”
Catarina Reis: “Uma história nunca é pequena demais para ser contada”
Veganismo: “Não é preciso mudar tudo de uma vez”
Carmo Lico: “Aceito que não gostem, mas não aceito que digam que não sei fazer”
André Paulo: “Quando o Ruben me ligou, pensava que estava a brincar”
Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”
Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”
Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma
Filipe La Féria: “Em Portugal, a arte faz-se muito para uma elite”
Cidade FM: descontraída, mas profissional

Últimos Podcasts

  • Passagem de Turno: Maria Helena Valentim
  • PontoCom: Rui Sinel de Cordes “Há conversas que precisam de existir”
  • Não temos paciência: A falta de paciência
  • No Ar: 2025-11-13 18h
  • Achas é bonito ser feio? #Ep. 95
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem