Maria do Carmo Piçarra, professora do Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) e investigadora especializada na área, é uma das organizadoras.
Organizada por Maria do Carmo Piçarra, professora da Autónoma e investigadora do ICNOVA, e Giulia Strippoli, investigadora do Instituto de História Contemporânea, a conferência O Nascimento (em Imagens) das Nações Africanas: Media e Descolonizações decorre entre 7 e 11 de outubro.
Um programa extenso, com vários convidados nacionais e internacionais, dividido entre o Colégio Almada Negreiros, da Universidade Nova de Lisboa (Campus de Campolide), e a Escola das Artes da Autónoma. O dia 11 será passado na Escola das Artes, no nº 207 da Rua Fernando Assis Pacheco, em Campo de Ourique.
Paralelamente à conferência foi também realizada uma mostra de filmes na Cinemateca Portuguesa (a partir das representações das independências nos arquivos italianos) e ainda uma série de encontros artísticos sobre Artivismo e descolonizações. Estes últimos, terão lugar a 17 de outubro, no Hangar – Centro de Investigação Artística, na Rua Damasceno Monteiro.
Programa dia 11, Escola das Artes
9h30-10h30 – Mariano Mestman: Estados Generales del Tercer Cine. A 50 anos após os Rencontres… de Montreal
10h45-11h30 – Billy Woodberry: A Story from Africa and Mario: Engagement with archival materials (Story from Africa e Mario: Interação com os materiais de arquivo)
11h30–12h15 – Luciana Fina: Todas as televisões e os mundos possíveis. Pasolini na casa do diabo
12h15-13h – Maria Emília Tavares: As imagens na revolução das ideias. Fotografia portuguesa e italiana no 25 de abril 1974
15h00-16h30 – Rui Simões e José Manuel Costa em diálogo sobre cinema político português pós-25 de Abril no contexto do Internacionalismo. Moderação por Maria do Carmo Piçarra