Hélder Prior, docente do Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) da Autónoma, é um dos investigadores nomeados ao prémio internacional Bob Franklin Journal Article Award com o artigo “Framing political populism: the role of media in framing the election of Jair Bolsonaro”, que escreveu em coautoria com Bruno Araújo.
O artigo “Framing political populism: the role of media in framing the election of Jair Bolsonaro” apresenta uma análise aos editoriais da imprensa brasileira e internacional a propósito da vitória de Jair Bolsonaro nas presidenciais do Brasil.
O prémio Bob Franklin Journal Article Award resulta da colaboração entre as revistas científicas Digital Journalism, Journalism Practice e Journalism Studies, e procura reconhecer o artigo que melhor contribui para o conhecimento e reflexão das ligações entre as práticas culturais e jornalísticas, estudos do jornalismo ou media digitais e novas tecnologias.
Para o prémio de 2021/22, os conselhos editoriais das três revistas selecionaram uma lista de nomeados, entre os quais se encontra Hélder Prior. Todos os artigos nomeados a este prémio encontram-se disponíveis para consulta em acesso livre durante os meses de março e abril.
Hélder Prior integra o Departamento de Ciências da Comunicação da Autónoma e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no Brasil. Na UAL, é responsável pelas unidades curriculares Comunicação Política e Media no Brasil, no Doutoramento Media e Sociedade no Contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, e Espaço Público e Comunicação Digital, no Mestrado em Comunicação Aplicada da Autónoma. Ministra ainda a unidade curricular Cidadania, Comunicação e Espaço Público, na pós-graduação em Assessoria Política e Comunicação Estratégica, na Autónoma Academy.
Hélder Prior é também autor de obras como Mediacracia, Esfera Pública e Escândalo Político, bem como coorganizador do livro Diálogos Lusófonos em Comunicação e Política.