A Universidade Autónoma de Lisboa e a Universidad Complutense de Madrid organizam, em parceria, o II Congresso Internacional de Comunicação e Redes Sociais na Sociedade de Informação (COMRED). O evento online decorrerá no dia 31 de março.
Este evento procura reunir profissionais, investigadores e estudantes de forma a contribuir com os seus trabalhos para um melhor entendimento da influência e alcance das redes sociais em diferentes áreas da sociedade de informação.
Bruno Reis, professor do Departamento de Ciências da Comunicação da Autónoma (DCC), integra – com Javier Sierra Sánchez – a Direção do congresso e refere que “é prestigiante para a universidade receber um congresso internacional diferenciador pela sua multidisciplinaridade e abraçar investigadores tanto do espaço ibérico, como da América do Sul”. O docente acredita que “esta é uma excelente oportunidade para estreitar laços, fomentar relações e abrir portas para um debate mais profícuo”.
Integram o Comité Científico Ibérico os docentes da UAL Brígida Brito, Hélder Prior, Luís Lima, Luís Tomé e Paula Lopes. No Comité Científico Internacional encontram-se nomes como Elísio Macamo, Patrício Langa, João Miguel ou Vera Chaia, também eles docentes no doutoramento em Ciências da Comunicação da Autónoma.
Entre as mais de 150 comunicações aprovadas no congresso, destaque para “Metodologias, redes sociais online e avaliação de competências mediáticas e digitais”, de Paula Lopes em coautoria com Armanda Matos (Universidade de Coimbra) e Sara Pereira (Universidade do Minho), e “Redes Sociais online, exposição digital e cyberbullying: Perfis de vulnerabilidade de universitários de Cabo Verde”, coautoria de Paula Lopes com João Carlos Sousa (ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa). Carlos Pedro Dias e Jaime Lourenço apresentarão a comunicação “Redes sociais e media alternativos: jornalistas, redatores ou criadores de conteúdos?”.
No final do congresso algumas destas comunicações serão publicadas na revista do Departamento de Relações Internacionais da Autónoma Janus ou nos livros “Digital Media. El Papel de las Redes Sociales em el Ecossistema Educomunicativo en Tiempos de Covid-19” e “Cosmovisión de la Comunicaión em Redes Sociales em la Era Postdigital”, editados pela McGrawHill.