• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Maria do Carmo Piçarra participa em sessão sobre literacia fílmica na Cinemateca Portuguesa7 Maio, 2025
    • Autónoma assina protocolo com o canal público23 Abril, 2025
    • Professores da UAL entre os vencedores do Programa Lisboa, Cultura e Media27 Fevereiro, 2025
    • Mestrado em Comunicação Aplicada com inscrições abertas27 Janeiro, 2025
  • Reportagens
    • A brincar, a brincar, se mantém a tradição16 Abril, 2025
    • Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português4 Abril, 2025
    • As Passarinhas: mais do que uma adega, uma marca cultural18 Março, 2025
    • A arte como meio de crescimento pessoal: “O teatro obriga-nos a ser mais empáticos”7 Março, 2025
  • Entrevistas
      • Pedro Henriques: “As pessoas não compreendem que, por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”11 Maio, 2025
      • Zé Vida: “Tenho descoberto uma nova versão minha, que é o Zé Morning Person”28 Abril, 2025
      • Sandra Felgueiras: “Para mim, o jornalismo de investigação é a pedra mais preciosa de todo o jornalismo”9 Abril, 2025
      • José Alberto Carvalho: “O jornalismo é a única força que pode travar o desvario coletivo”1 Abril, 2025
  • Opinião
      • Opinião
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
        • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mentalMariana Rebocho
      • Crónicas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Os jovens, afinal, gostam de política  Henrique Gussul
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • Cábulas
    • Erasmus+16 Outubro, 2018
    • O que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Rubricas
    • César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Too Spicy
          • PontoCom
          • Ponto de Vista
          • Poesia
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Frente & Verso
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Dois à Deriva
          • Confiança
          • Conferências
          • Calma
          • Café & Crime
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • As “100 Mais” de 2024
        • Locutores por uma causa
        • 4 lados Bs, um café e um bagaço
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • Pedro Henriques: “As pessoas não compreendem que, por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”   |   11 Mai 2025

  • Maria do Carmo Piçarra participa em sessão sobre literacia fílmica na Cinemateca Portuguesa   |   07 Mai 2025

  • André Penim: “Estejam sempre insatisfeitos”   |   02 Mai 2025

  • Zé Vida: “Tenho descoberto uma nova versão minha, que é o Zé Morning Person”   |   28 Abr 2025

  • Autónoma assina protocolo com o canal público   |   23 Abr 2025

  • A brincar, a brincar, se mantém a tradição   |   16 Abr 2025

 
-Início»Rubricas»CineUAL: A Rede Social (2010)

CineUAL: A Rede Social (2010)

José Moreira 01 Mar 2019 Rubricas, Rubricas, Críticas, Criticas

Realizado por David Fincher, “A Rede Social” é um dramático filme baseado no livro “Milionários Acidentais”, de Ben Mezrich. Adaptado ao cinema por Aaron Sorkin, este filme conta a história da criação do Facebook e a sua polémica. Vencedor de 170 prémios, segundo dados do Imdb, esta obra é, sem sombra de dúvida, dos mais bem realizados filmes de Fincher.

Harvard,Outono de 2003. Após o final de um relacionamento amoroso, Mark Zuckenberg (Jesse Eisenberg), angustiado, insulta e ridiculiza a sua ex-namorada Erica Albright (Rooney Mara) num blogue. Entre bebidas alcoólicas e no meio desta angústia, após ouvir uma ideia do seu companheiro de quarto, decide criar o site “FaceMash” que compara raparigas pela sua aparência e poder de atração. O site torna-se viral e leva a que o servidor da internet da universidade vá abaixo. Este facto motiva uma ida à administração, com base em dois assuntos: a criação deste polémico projeto e o roubo de dados para utilização no mesmo. Apesar da subsequente suspensão académica e da sua má fama junto do universo feminino, a malfeitora (mas habilidosa) ação leva a que seja abordado pelos irmãos Tyler e Cameron Winklevoss (Armie Hammer) e por Divya Narendra (Max Minghella), que lhe pedem para ser programador de uma rede social exclusiva para estudantes de Harvard, a “Harvard Connection”. Mark inicialmente aceita fazer parte do projecto, mas opta mais tarde e com o financiamento do seu melhor amigo, Eduardo Saverin (Andrew Garfield), por tomar vantagem e aproveitar a ideia: concebe, então, o “Thefacebook”. Envolto em polémica, a criação do hoje conhecido simplesmente como Facebook viria a ser alvo de um processo em tribunal, de Mark contra os irmãos Winklevoss e Narendra. Em causa estava a propriedade intelectual da ideia e um caso de traição, que opõe Mark ao seu melhor amigo, Eduardo Saverin.

Com uma realização de excelência que poucos conseguem alcançar, David Fincher oferece-nos mais uma vez uma grande obra, muito por conta do grande argumento (vencedor do Óscar de Melhor Argumento Adaptado) que Aaron Sorkin lhe fornece. Os diálogos (principalmente o primeiro) são sempre precisos e nunca aborrecidos, a narrativa alternando entre os planos da conceção do Facebook e os depoimentos dos casos judiciais muito eficaz; a banda sonora e o trabalho de som a marcarem o ritmo e a criarem bem o ambiente; a fotografia de Cronenweth fiel à estética escura de Fincher e com bons enquadramentos e movimentos de câmera; a montagem muito bem conseguida. Tecnicamente, é um filme bem conseguido ao potencializar a história e vê-se bem o reflexo da colaboração entre os diversos profissionais neste processo. É um filme à Fincher e que espelha bem que é da sua autoria.

As atuações também são boas. Jesse Eisenberg consegue dar carisma à sua personagem (Mark) e faz passar o que, na base, é a sua imagem de marca. O traço identificativo do ator (o falar rápido), ao contrário do que acontece em outros projectos menos bem conseguidos, neste filme consegue ser importante na imagem da personagem: a imagem de uma pessoa sarcástica, arrogante e, mais do que tudo, um autêntico “cretino”, engraçado de se ver por toda essa pretensão. Mark é, sobretudo, alguém que não se importa de destruir uma amizade em prol da criação do Facebook e isto leva a que questionemos o seu caratér – por exemplo quando uma associada da advogada representante de Mark (Rashida Jones), hipoteticamente, revela uma pergunta que podia levar aos jurados (caso fosse a tribunal) de forma a criar dúvidas. Este diálogo consegue, de facto, criar um efeito de dúvida no espectador: será que Mark está (ou não) por detrás dessas ações, dúvida que apenas acontece porque conhecemos o seu caráter.

Andrew Garfield também consegue representar bem a sua personagem, Eduardo, alguém que, por entre toda a dificuldade que é lidar com Mark, consegue, ainda assim, ser o seu melhor amigo (ou, aliás, ex-melhor amigo). Esta relação de amizade é destruída em parte pela entrada em cena do “paranóico” e “imprevisível” Sean Parker (Justin Timberlake), que agita em muito a divergência dos dois, e pela inveja que Mark tem de Eduardo, por este ter entrado num clube social universitário. A machadada final na relação é o clímax da imagem de Mark criada ao longo do filme e a última frase um grande reflexo disso.

Armie Hammer também consegue ter uma boa atuação no papel dos irmãos Winklevoss (ressalva para o CGI utilizado), personagens que processam Mark por roubo e usurpação de ideias. O diálogo entre os Winklevoss e o reitor da universidade, acerca da conduta de Mark e do potencial da ideia, é também muito preciso. As atrizes Rooney Mara e Rashida Jones também conseguem cumprir o trabalho que lhes é dado, tão bem como os restantes atores.

“A Rede Social” conta a história de como o Facebook se tornou uma das mais revolucionárias ideias da nossa (pós)modernidade. Mas, mais do que isso, é a dramatização da polémica em torno da sua criação, e que passa por uma amizade destruída e pela emergência de inimigos. É um filme que é bem conseguido pelo grande cineasta que é David Fincher, que sabe adaptar da forma certa o que está no papel para o ecrã. Será a sua melhor obra? É dificil de dizer, depois da realização de grandes filmes como “Sete Pecados Mortais”, “Clube de Combate”, “Zodiac” ou “Em Parte Incerta”. Talvez o mais adequado seja dizer que este é mais um grande filme no conjunto da (enorme) filmografia do realizador.

Veja o trailer do filme ‘A Rede Social (2010)’

2   
2019-03-01
Ana Cabeças
Artigo anterior :

TUaLer: “Will e Will: Um Nome, Um Destino”, uma parceria inesperada

Artigo seguinte :

Clube da minha terra: União Desportiva Recreativa Santa Maria

Artigos relacionados

Histórias com H: Dinamarca de 92

Histórias com H: Dinamarca de 92

Pedro Andrade 25 Out 2018
CineUAL: Este País Não é para Velhos (2007)

CineUAL: Este País Não é para Velhos (2007)

José Moreira 20 Dez 2018
Boarding Gate: Joana Soeiro

Boarding Gate: Joana Soeiro

Carolina Camacho 21 Nov 2018

Veja também

Pedro Henriques: “As pessoas não compreendem que, por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”

Pedro Henriques: “As pessoas não compreendem que, por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”

Antes de ser árbitro, já era militar. O que o levou a seguir a carreira militar? A parte militar, como algumas coisas da minha vida,

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Pedro Henriques: “As pessoas não compreendem que, por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”

    Pedro Henriques: “As pessoas não compreendem que, por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”

    Iris Cancelinha 11 Mai 2025
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • Pedro Henriques: “As pessoas não compreendem que, por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”

    Pedro Henriques: “As pessoas não compreendem que, por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”

    Iris Cancelinha 11 Mai 2025
  • Maria do Carmo Piçarra participa em sessão sobre literacia fílmica na Cinemateca Portuguesa

    Maria do Carmo Piçarra participa em sessão sobre literacia fílmica na Cinemateca Portuguesa

    UALMedia 07 Mai 2025
  • André Penim: “Estejam sempre insatisfeitos”

    André Penim: “Estejam sempre insatisfeitos”

    Marina Schmidt 02 Mai 2025
  • Zé Vida: “Tenho descoberto uma nova versão minha, que é o Zé Morning Person”

    Zé Vida: “Tenho descoberto uma nova versão minha, que é o Zé Morning Person”

    Francisco Fernandes 28 Abr 2025
  • Autónoma assina protocolo com o canal público

    Autónoma assina protocolo com o canal público

    UALMedia 23 Abr 2025
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista mariana rebocho aula poesia pontocom prática disco futebol cristina patrício natal academy academycamente Jornalismo cinema joao santareno de sousa
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

Pedro Henriques: “As pessoas não compreendem que, por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”
André Penim: “Estejam sempre insatisfeitos”
Zé Vida: “Tenho descoberto uma nova versão minha, que é o Zé Morning Person”
Maria do Carmo Piçarra participa em sessão sobre literacia fílmica na Cinemateca Portuguesa
Autónoma assina protocolo com o canal público
A brincar, a brincar, se mantém a tradição
Sandra Felgueiras: “Para mim, o jornalismo de investigação é a pedra mais preciosa de todo o jornalismo”
Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português
José Alberto Carvalho: “O jornalismo é a única força que pode travar o desvario coletivo”
Margarida Davim: “O jornalismo deixou-se contaminar por lógicas imediatistas e perdeu pé”
Filipa Fonseca Silva: “Tenho várias vozes na minha cabeça que não me largam”
O regresso nostálgico de Angry Odd Kids
As Passarinhas: mais do que uma adega, uma marca cultural
José Morgado: “Portugal não tem cultura desportiva de modalidades”
A arte como meio de crescimento pessoal: “O teatro obriga-nos a ser mais empáticos”
Filipa Martins: “Tento ser honesta em cada página que escrevo”
Professores da UAL entre os vencedores do Programa Lisboa, Cultura e Media
João Mira Gomes: “A Europa não será um ator global se se fechar sobre si própria”
José Pedro Aguiar-Branco: “Um Governo sem jornais, isso nunca”
Sport Queijas e Benfica: “Somos muito mais do que um pequeno clube de formação, somos uma família”
Tiago Monteiro: “Tenho muitos objetivos em mente, mas a chama de competir continua”
Filipe Santa Bárbara: “O jornalismo deveria estar a gritar mais do que está”
O estaleiro do mestre Jaime
Adélio Cândido: “Não sei como seria a minha vida se o Rúben não tivesse aparecido na minha carreira…”

Últimos Podcasts

  • Não temos paciência: Internet e redes sociais
  • Escrito por linhas tortas – Os livros mais estranhos do mundo
  • Café & Crime: 3096 dias em cativeiro
  • Café & Crime: Apresentação
  • Academycamente: O que faz um bom museu?
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem