• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Livro coordenado por Jaime Lourenço apresentado na Assembleia da República23 Julho, 2026
    • Bruno Carriço Reis cocoordena livro de Sociologia da Comunicação29 Julho, 2026
    • NIP-C@M publica “Comunicação e Política: desafios contemporâneos”29 Julho, 2026
    • “Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” é o novo livro NIP-C@M7 Julho, 2026
  • Reportagens
    • São José da Lamarosa: quando o sossego (nem sempre) é casa17 Setembro, 2026
    • Taça de Portugal: O Jamor é de todos3 Setembro, 2026
    • Aldeia-Museu José Franco: memórias moldadas em barro21 Julho, 2026
    • Lisboa é do Santo António13 Julho, 2026
  • Entrevistas
      • Marco Fresco: “As pessoas querem, cada vez mais, dopamina rápida”2 Outubro, 2026
      • Miguel Garcia: “O futebol foi um ciclo vitorioso que terminou. Agora corro atrás de outros sonhos”15 Setembro, 2026
      • Angélique da Teresa: “Algumas das mensagens mais agressivas que já recebi foram de mulheres”8 Setembro, 2026
      • Tânia Laranjo: “[CMTV] não é sensacionalista, senão não era líder”1 Setembro, 2026
  • Opinião
      • Opinião
        • O verniz que pintou o ódio de azul celesteGabriel Narciso
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
      • Crónicas
        • Reflexão sobre Ljubomir e outros chefsManuel de Beja
        • “Coita de Amor” enquanto pilar televisivoManuel de Beja
        • A segunda vida da torradaGabriel Narciso
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • PontoCom
          • Poesia
          • Passaporte Académico
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Muda aos cinco, acaba aos dez
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Conversa em dia
          • Conferências
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • UALMedia Rádio reforça apoio no ano letivo 2025/26 da Autónoma
        • Voltamos a dar voz à solidariedade na campanha de maio do Banco Alimentar
        • As “100 Mais” de 2025
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Too Spicy
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Ponto de Vista
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Frente & Verso
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Dois à Deriva
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Confiança
          • Cão com pulgas
          • Calma
          • Café & Crime
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • (100)DeadLines
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • Marco Fresco: “As pessoas querem, cada vez mais, dopamina rápida”   |   02 Out 2026

  • Nuno Matos: “Sou um profissional completamente realizado”   |   23 Set 2026

  • São José da Lamarosa: quando o sossego (nem sempre) é casa   |   17 Set 2026

  • Miguel Garcia: “O futebol foi um ciclo vitorioso que terminou. Agora corro atrás de outros sonhos”   |   15 Set 2026

  • Quinta Pedagógica de Lisboa: o campo que resiste à cidade   |   10 Set 2026

  • Angélique da Teresa: “Algumas das mensagens mais agressivas que já recebi foram de mulheres”   |   08 Set 2026

 
-Início»Rubricas»Boarding Gate: Carolina Gonçalves

Boarding Gate: Carolina Gonçalves

Carolina Camacho 20 Out 2018 Rubricas, Rubricas

Lançou-se com 14 anos na modalidade de basquetebol, no Sport Algés e Dafundo. Lá, Carolina Gonçalves venceu três campeonatos nacionais, dois campeonatos distritais e dois campeonatos nacionais pela Associação de Basquetebol de Lisboa. Aos 18 anos abraçou um novo desafio na Quinta dos Lombos, alcançando o título de campeã distrital e vice campeã nacional. Desde sub-16 que joga pela seleção, sendo considerada um membro indispensável para a equipa. Em 2017, com apenas 20 anos foi desafiada a abandonar o país para jogar na University Regina, no Canadá. Conseguiu conquistar a taça de primeiro lugar na conferência Canadá West e, ainda, obter a medalha de bronze nos nacionais.

Porta de embarque

A procura por melhores condições para jogar e estudar em simultâneo foi crucial na decisão de abandonar o país. Sente que precisa de competir numa liga mais forte para conseguir crescer enquanto jogadora e, sente igualmente, que a universidade onde estuda lhe proporciona “todas as condições para estudar, treinar e jogar”. Diz não ser uma tarefa fácil pelo grau de exigência ser bastante elevado relativamente ao de Portugal, com seis treinos semanais, onde lhe é exigido muito esforço físico e dois jogos por fim-de-semana.

Cultura

O clima, a diferença de hábitos e os comportamentos foram os primeiros choques culturais que a jogadora sentiu. Admite que, “o regime alimentar é bem diferente do que estava habituada em Portugal, onde a riqueza e diversidade abundam” e que as pessoas se relacionam de uma forma bastante diferente, sendo mais frontais e objetivas. Já o clima classifica-o como bastante frio, “começa a nevar em outubro e só acaba nos finais de abril”, e de difícil adaptação, “ quando cheguei afetou-me um pouco estar seis meses sem praticamente conseguir sair à rua. O facto de olhar pela janela da minha residência universitária e ver tudo branco lá fora foi complicado”, conta. Contudo, o passar do tempo ajudou nesta adaptação, bem como o facto do “ginásio e o pavilhão” serem aquecidos.

Uma das coisas que mais sente saudade é de poder sair à rua, ver o sol, estar ao pé do mar e “sentir aquela luminosidade única do nosso Portugal”, assume. Abandonar a família foi complicado por estar habituada a conviver diariamente com a família e amigos, mas o processo de conhecer novas pessoas na comunidade académica e desportiva ajudou-a bastante, acrescenta que “existe muita gente boa em toda a parte do mundo”. Carolina procura, acima de tudo, ver este novo desafio como um investimento em si própria que espera trazer frutos mais imediatos e a médio prazo no campo desportivo.

Momento mais marcante

Carolina revela que um dos momentos mais marcantes da sua vida aconteceu no ano passado quando “os jogos eram transmitidos pela televisão com pavilhões cheios de pessoas a aplaudir e com amplo destaque na imprensa. Senti que estava a contribuir para um espetáculo desportivo, mas também para um momento de diversão e de emoções a milhares de adeptos do basquete. Enquanto jogadora, senti-me ainda mais motivada para continuar a treinar”.

Realça também outro momento muito importante quando foi destacada para receber o prémio de rookie do ano, em todo o Canadá.

Desporto Português

Enquanto o continente americano aposta mais no físico do atleta e na defesa, promovendo o contacto e a alta velocidade, no continente europeu a aposta recai sobre um jogo mais elaborado e menos físico. Sente que no país natal o desporto devia ser encarado como uma via de preparação aos jovens para o futuro, “é onde aprendemos a trabalhar em grupo, a conquistar objetivos, ganhamos dedicação, disciplina e espírito de sacrifício, aperfeiçoando, assim, diversos valores muito importantes para a vida”, explica. Considera que o fair-play, o respeito pelo próximo e a amizade são fundamentais para uma pessoa bem formada.

Sugere que as condições do desporto escolar deveriam ser melhoradas para que todos os jovens tenham oportunidade de praticar o que mais gostarem, para posteriormente se integrarem em clubes. O investimento na formação de bons treinadores e na sua educação é igualmente importante, pelo facto dos mesmos incutirem os valores adquiridos. Acredita que “dar visibilidade a todas as modalidades e não só ao futebol” deve estar em conta no futuro dos media.

Voltar a Portugal é um objetivo que a move, “estou certa de que voltarei a jogar numa equipa portuguesa”, contudo assume que está totalmente focada na carreira como basquetebolista e na conclusão dos seus estudos no Canadá.

Esta rubrica é da responsabilidade do projeto “O Desportista” e as opiniões devem ser atribuídas aos autores devidamente identificados. O UALMedia e a UAL não se responsabilizam pelos conteúdos aqui publicados.
2   
2018-10-20
Diogo Carapinha
Artigo anterior :

Boarding Gate: Carlos Vaz Pinto

Artigo seguinte :

Histórias com H: Jesse Owens

Artigos relacionados

Boarding Gate: Tamila Holub

Boarding Gate: Tamila Holub

Diogo Carapinha 04 Abr 2019
Boarding Gate: Carlos Vaz Pinto

Boarding Gate: Carlos Vaz Pinto

Carolina Camacho 20 Out 2018
Clube da minha terra: Atlético Clube de Porto Salvo

Clube da minha terra: Atlético Clube de Porto Salvo

Maurício José 13 Jun 2019

Veja também

Marco Fresco: “As pessoas querem, cada vez mais, dopamina rápida”

Marco Fresco: “As pessoas querem, cada vez mais, dopamina rápida”

Em entrevista à Magazine HD, referiu-se a grandes nomes da indústria e a colegas de profissão com enorme respeito. Tem figuras de referência que moldaram

Rádio em direto.

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Marco Fresco: “As pessoas querem, cada vez mais, dopamina rápida”

    Marco Fresco: “As pessoas querem, cada vez mais, dopamina rápida”

    Afonso Seguro 02 Out 2026
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • Marco Fresco: “As pessoas querem, cada vez mais, dopamina rápida”

    Marco Fresco: “As pessoas querem, cada vez mais, dopamina rápida”

    Afonso Seguro 02 Out 2026
  • Nuno Matos: “Sou um profissional completamente realizado”

    Nuno Matos: “Sou um profissional completamente realizado”

    Bruna Coelho 23 Set 2026
  • São José da Lamarosa: quando o sossego (nem sempre) é casa

    São José da Lamarosa: quando o sossego (nem sempre) é casa

    Maria Carolina Nunes 17 Set 2026
  • Miguel Garcia: “O futebol foi um ciclo vitorioso que terminou. Agora corro atrás de outros sonhos”

    Miguel Garcia: “O futebol foi um ciclo vitorioso que terminou. Agora corro atrás de outros sonhos”

    Rodrigo Freitas 15 Set 2026
  • Quinta Pedagógica de Lisboa: o campo que resiste à cidade

    Quinta Pedagógica de Lisboa: o campo que resiste à cidade

    Anna Chepak 10 Set 2026
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa atelier Universidade Entrevista aula pontocom mariana rebocho joao santareno de sousa poesia futebol academy prática disco academycamente Leonor Noronha Lídia Belourico António Bernardino cristina patrício
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

Marco Fresco: “As pessoas querem, cada vez mais, dopamina rápida”
Nuno Matos: “Sou um profissional completamente realizado”
Miguel Garcia: “O futebol foi um ciclo vitorioso que terminou. Agora corro atrás de outros sonhos”
Quinta Pedagógica de Lisboa: o campo que resiste à cidade
Angélique da Teresa: “Algumas das mensagens mais agressivas que já recebi foram de mulheres”
São José da Lamarosa: quando o sossego (nem sempre) é casa
Taça de Portugal: O Jamor é de todos
Tânia Laranjo: “[CMTV] não é sensacionalista, senão não era líder”
Livro coordenado por Jaime Lourenço apresentado na Assembleia da República
Bruno Carriço Reis cocoordena livro de Sociologia da Comunicação
NIP-C@M publica “Comunicação e Política: desafios contemporâneos”
Júlia Lavezzo: “Quando a vida está complicada e tudo parece um caos, sento-me à mesa, começo a escrever ou a desenhar e sinto que tudo acalma”
Aldeia-Museu José Franco: memórias moldadas em barro
Luís Filipe Gaspar: “Para a maioria das pessoas, viajar é simpático, mas é uma vida sacrificante”
Lisboa é do Santo António
“Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” é o novo livro NIP-C@M
Reflexão sobre Ljubomir e outros chefs
Luís Castro: “Cobrir conflitos é viver constantemente entre o medo e a obrigação de contar o que se passa”
Nimas: um espaço de resistência no coração de Lisboa
José Raposo: “O ator só desiste quando desaparece fisicamente. Quando morre”
Autónoma acolhe debate sobre cinema
Jaime Lourenço participa no ENTR, projeto da RTP apoiado pela Comissão Europeia
Isabel Nery no Festival Literário de Alcanena
Heartbeat Project: o DJ que voltou à sua terra para dar voz a quem raramente é ouvido

Últimos Podcasts

  • Não temos paciência: A pouquíssima paciência que nos resta
  • PontoCom: Filipa Fonseca Silva – “Estamos a viver numa época de retrocesso”
  • Laboratório: Seduções
  • PontoCom: António Botelho – “Não vou trabalhar, vou fazer aquilo que gosto, é como se estivesse de férias”
  • Laboratório: Wrestling Slam
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem