• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • DCC marca presença no congresso da SOPCOM23 Fevereiro, 2026
    • Isabel Nery publica grande reportagem no PÚBLICO27 Janeiro, 2026
    • DCC organiza conferência ADN Autónoma16 Janeiro, 2026
    • Paula Lopes eleita presidente do Conselho Científico da Autónoma4 Dezembro, 2025
  • Reportagens
    • Ucranianos em Portugal: a união como refúgio1 Abril, 2026
    • O silêncio das lojas que fecham: a última geração do comércio tradicional em Ponte de Lima11 Março, 2026
    • Mantas de Minde: uma tradição por um fio10 Fevereiro, 2026
    • Quando a redação deixa de ser um lugar: a resistência da Visão20 Janeiro, 2026
  • Entrevistas
      • Taís Pina: “Não importa de onde vens. Consegues sempre fazer a diferença se tiveres um objetivo ou um sonho”1 Maio, 2026
      • Marta Gabriel: “O escrutínio sobre a mulher é maior e não é preciso fazer muito. Basta estarmos fardadas”23 Abril, 2026
      • Maria João Faustino: “Há uma nova caixa de pandora”16 Abril, 2026
      • Jordan van der Gaag: “Acho que estou numa das melhores fases da carreira”9 Abril, 2026
  • Opinião
      • Opinião
        • O verniz que pintou o ódio de azul celesteGabriel Narciso
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
      • Crónicas
        • A segunda vida da torradaGabriel Narciso
        • O verniz que pintou o ódio de azul celesteGabriel Narciso
        • O clássico como um livro: Farioli escreve o capítulo que Mourinho não conseguiuAntónio Barrocas
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • PontoCom
          • Poesia
          • Passaporte Académico
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Confiança
          • Conferências
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • As “100 Mais” de 2025
        • Rádio no Banco Alimentar
        • Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Too Spicy
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Ponto de Vista
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Frente & Verso
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Dois à Deriva
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Calma
          • Café & Crime
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • “O nosso partido é o Estoril”   |   08 Mai 2026

  • Taís Pina: “Não importa de onde vens. Consegues sempre fazer a diferença se tiveres um objetivo ou um sonho”   |   01 Mai 2026

  • Marta Gabriel: “O escrutínio sobre a mulher é maior e não é preciso fazer muito. Basta estarmos fardadas”   |   23 Abr 2026

  • Maria João Faustino: “Há uma nova caixa de pandora”   |   16 Abr 2026

  • Jordan van der Gaag: “Acho que estou numa das melhores fases da carreira”   |   09 Abr 2026

  • Ucranianos em Portugal: a união como refúgio   |   01 Abr 2026

 
-Início»Rubricas»TUaLer: “Will e Will: Um Nome, Um Destino”, uma parceria inesperada

TUaLer: “Will e Will: Um Nome, Um Destino”, uma parceria inesperada

Beatriz Rosa 21 Fev 2019 Rubricas, Rubricas, Críticas, Criticas

Sinopse:

“Evanston não fica muito longe de Naperville nos subúrbios de Chicago, mas os jovens Will Grayson e Will Grayson bem que podiam viver em planetas diferentes. Quando o destino os leva à mesma encruzilhada, os Will Graysons veem as suas vidas a sobreporem-se e a seguirem novas e inesperadas direções. Com um empurrão de amigos novos e velhos – incluindo o enorme e enormemente fabuloso Tiny Cooper, jogador ofensivo na equipa de futebol americano da escola e autor de musicais – Will e Will embarcam nas suas respetivas aventuras românticas e na produção épica do musical mais extraordinário da história.”

Crítica:

“Will e Will”, escrito por David Levithan e John Green, conta a história de dois rapazes que partilham o mesmo nome, mas veem a vida de maneira completamente diferente. Will Grayson 1, cujos capítulos são escritos por Green, pretende passar o seu secundário despercebido, fugindo das luzes da ribalta (algo difícil, visto que o seu melhor amigo, Tiny, adora ser o centro das atenções) e Will Grayson 2, escrito por Levithan, é um jovem homossexual que sofre de depressão, cuja única felicidade durante o dia é falar com a sua paixoneta online, Isaac.

Inicialmente, parece que estamos a ler dois livros completamente diferentes. Nos capítulos ímpares, dedicados a Will Grayson 1, vemos claramente o estilo de Green: um romance jovem no qual o personagem principal possui um conjunto de características que o fazem diferente dos outros, mas que ao mesmo tempo fazem com que nos identifiquemos com ele; um melhor amigo que serve para dar um lado cómico à história; um interesse romântico que motiva a personagem principal. Nos capítulos pares, dedicados a Will Grayson 2, Levithan escreve a sua personagem de uma maneira mais subtil e criativa: Não existe capitalização, e a história é contada maioritariamente por mensagens e diálogo, para além de existir uma tentativa de tocar em assuntos importantes, como a homossexualidade e a depressão.

Lemos sobre o dia a dia de cada um, algo que apesar de ser inicialmente interessante e de nos permitir conhecer melhor as personagens, rapidamente se torna aborrecido pelo facto de não acontecer nada em concreto: não há conflito, não há objetivo final para nenhum dos Will Grayson, estão ambos apenas a viver. Quando finalmente os dois Will se conhecem, a história ganha maior interesse, mais exatamente na vida de Will Grayson 2, que acaba por ser mais afetada por Tiny do que por Will Grayson 1, acabando os Will por não afetarem a vida um do outro em grande escala.

Há que admitir: os capítulos de Will Grayson 2 são muito melhor conseguidos do que os de Will Grayson 1. Levithan não só apresenta a história num formato diferente (sempre em minúsculas e dependendo maioritariamente de diálogo para contar a sua história) como tenta tocar em assuntos atuais, de uma maneira bastante subtil, mas eficaz, algo que nos faz desejar que existissem mais capítulos sobre este Will Grayson. Vemos o mundo pelos olhos de uma personagem com depressão, algo tratado como uma doença e não como uma característica da personalidade da personagem. Seguimos também Will 2 enquanto este aceita a sua homossexualidade e tenta descobrir-se a si mesmo. Os capítulos de Will Grayson 2 mexem com o nosso lado emocional, conseguem-nos até comover nalgumas partes.

Comparado com Will Grayson 2, Will Grayson 1 acaba por ser uma personagem algo aborrecida. O seu “romance” com Jane é fraco e as duas personagens não têm muita química. A personalidade de Will Grayson 1 também é pouco desenvolvida, não passando das suas duas regras de vida, “não queiras saber muito” e “cala-te”, o que faz dele um pouco antissocial, uma característica partilhada por Will Grayson 2. No entanto, esta faceta de Will 1 não é tão bem conseguida como em Will 2, chegando Will 1 a parecer antipático em vez de apenas relutante a falar com outras pessoas. As suas interações com o seu melhor amigo, Tiny, é que acabam por dar à personagem alguma amabilidade. De facto, Tiny acaba por ser a personagem que faz a história desenvolver-se.

Tiny, escrito por John Green, é um estereotipo homossexual andante. É descrito logo na primeira página como “muito, muito gay”, e poucas outras características tem para além da sua orientação sexual. Tiny é grande, emocional, apaixona-se por um rapaz novo todas as semanas, gosta de cantar e dançar, consequentemente gosta de musicais e de ser o centro das atenções –  tanto que um dos focos principais da história é o facto de ele querer escrever um musical acerca de si mesmo. Ele é o humor na história, o melhor amigo de Will 1 e o eventual interesse romântico de Will 2, ajudando-o a aceitar a sua homossexualidade. O contraste entre Will 2 e Tiny está bem escrito, no entanto, no que toca a personagens LGBTI, Will 2 está melhor conseguido (algo que era de esperar, visto que Levithan já tinha escrito alguns romances LGBTI antes deste, ao contrário de Green), sendo uma personagem complexa e bastante humana, enquanto que Tiny acaba por ser uma grande piada utilizada para avançar a narrativa. É também apresentada a relação platónica entre Will 1 e Tiny. Apesar de tanto Tiny como Will 1 serem personagens pouco complexas, a amizade deles está muito bem narrada. Percebemos o porquê de serem amigos e o amor platónico entre os dois. No entanto, a personagem de Tiny acaba por ofuscar um pouco a de Will 1, e a certo momento a história passa a ser “Tiny e Will” em vez de “Will e Will”, ou seja, os autores acabam por fugir um pouco à sua ideia inicial de dois rapazes com o mesmo nome que, eventualmente, se encontram e afetam a vida um do outro, passando a ser Tiny o foco principal dos capítulos de Green, deixando Will 1 para trás.

Sente-se que os dois autores não concordam no que querem que seja a história. Green escreve um romance jovem normal e com algum sentido de humor (se bem que à custa de Tiny) e Levithan escreve algo mais dramático e cru, os conflitos interiores de um adolescente que ainda se está a descobrir. Por esta razão, quando tentam juntar as duas histórias, estas acabam por chocar um pouco. Separadamente, tanto Green como Levithan conseguem fazer romances jovens apelativos, no entanto, esta tentativa de junção dos dois acabou por falhar devido a estilos e temáticas diferentes. Até o final do livro parece um pouco “e viveram felizes para sempre”, resolvendo de uma maneira bastante leviana questões que deviam ter sido aprofundadas.

Este livro tinha potencial para ser muito bom. Tanto Green como Levithan são escritores experientes e cada um deixa a sua marca no respetivo Will. Apesar de ter uma história parada, é uma tentativa de retratar temas importantes como a depressão, a homossexualidade, o amor e a amizade. É uma leitura rápida e leve para quem procura algo simples, mas tocante.

Se gostaste de “Will e Will: Um Nome, Um Destino” também gostarás de “A Cada Dia” de David Levithan.

1   
2019-02-21
Ana Cabeças
Artigo anterior :

Histórias com H: Kerri Strug

Artigo seguinte :

CineUAL: A Rede Social (2010)

Artigos relacionados

Boarding Gate: Diogo Neves

Boarding Gate: Diogo Neves

Diogo Carapinha 21 Mar 2019
Rosa Parks: O dia em que ela ousou e arriscou

Rosa Parks: O dia em que ela ousou e arriscou

Solange Salvaterra Pinto 12 Nov 2019
Boarding Gate: João Freitas Pinto

Boarding Gate: João Freitas Pinto

Diogo Carapinha 26 Abr 2019

Veja também

“O nosso partido é o Estoril”

“O nosso partido é o Estoril”

A tarde na Amoreira estava cinzenta, espelhando a tensão típica de uma eliminatória da Taça de Portugal. No relvado, o Estoril Praia e o Famalicão

Rádio em direto.

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • “O nosso partido é o Estoril”

    “O nosso partido é o Estoril”

    Afonso Seguro 08 Mai 2026
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • “O nosso partido é o Estoril”

    “O nosso partido é o Estoril”

    Afonso Seguro 08 Mai 2026
  • Taís Pina: “Não importa de onde vens. Consegues sempre fazer a diferença se tiveres um objetivo ou um sonho”

    Taís Pina: “Não importa de onde vens. Consegues sempre fazer a diferença se tiveres um objetivo ou um sonho”

    Rânia Mauricío 01 Mai 2026
  • Marta Gabriel: “O escrutínio sobre a mulher é maior e não é preciso fazer muito. Basta estarmos fardadas”

    Marta Gabriel: “O escrutínio sobre a mulher é maior e não é preciso fazer muito. Basta estarmos fardadas”

    Mariana Pires 23 Abr 2026
  • Maria João Faustino: “Há uma nova caixa de pandora”

    Maria João Faustino: “Há uma nova caixa de pandora”

    Ariana Romão 16 Abr 2026
  • Jordan van der Gaag: “Acho que estou numa das melhores fases da carreira”

    Jordan van der Gaag: “Acho que estou numa das melhores fases da carreira”

    Gabriel Narciso 09 Abr 2026
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista aula mariana rebocho poesia pontocom joao santareno de sousa academy prática disco academycamente futebol Leonor Noronha Lídia Belourico António Bernardino cristina patrício
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

“O nosso partido é o Estoril”
Taís Pina: “Não importa de onde vens. Consegues sempre fazer a diferença se tiveres um objetivo ou um sonho”
Marta Gabriel: “O escrutínio sobre a mulher é maior e não é preciso fazer muito. Basta estarmos fardadas”
Maria João Faustino: “Há uma nova caixa de pandora”
Jordan van der Gaag: “Acho que estou numa das melhores fases da carreira”
Ucranianos em Portugal: a união como refúgio
Alexandre Poço: “Ser primeiro-ministro seria um sonho”
Cifrão: “A dança deu-me tudo o que tenho”
O silêncio das lojas que fecham: a última geração do comércio tradicional em Ponte de Lima
Estudantes de Ciências da Comunicação visitam agência F5C – First Five Consulting
Paulo Paulino: “O que mais quero é não desiludir os alcoutenejos”
Catarina Carvalho: “Somos todos iguais perante a cidade”
Vera Fernandes: “Acho que qualquer pessoa que hoje faça rádio quer pertencer à Comercial”
Clara Não: “O ativismo não pode começar e acabar num clique”
A segunda vida da torrada
Nuno Dias: “A pressão é um privilégio”
Mário Lopes: “A cultura é determinante para o funcionamento de uma sociedade e para compreendermos o que ela é”
Maria da Graça Carvalho: “Ser ministra do Ambiente e Energia é um dos momentos mais marcantes da minha vida profissional”
Vasco Palmeirim: “As audiências e o dinheiro não são tudo”
Mantas de Minde: uma tradição por um fio
DCC marca presença no congresso da SOPCOM
Carolina Steffensen: “A televisão não é a minha vida”
O verniz que pintou o ódio de azul celeste
Manuel Pureza: “O humor serviu-me para desarmar murros”

Últimos Podcasts

  • Academycamente: De que forma os dados e a IA podem ajudar a redefinir a estratégia de negócio?
  • Não temos paciência: Rotina
  • Passagem de Turno: Rui Grande
  • Academycamente: Uma memória viva
  • Não temos paciência: ASMR
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem