O que é o programa Erasmus+?
O programa Erasmus+, que durará até 2020, oferece a mais de quatro milhões de europeus a oportunidade de estudar, formar-se, fazer estágios laborais e realizar atividades de voluntariado no estrangeiro, durante alguns meses.
Quais os passos que devo seguir para me candidatar?
O processo de participação no programa Erasmus+ passa pelo preenchimento e entrega de um Formulário de Candidatura, de um Plano de Estudos e do documento Estágios ERASMUS+. Para consulta e ajuda ao preenchimento, os alunos podem recorrer ao Regulamento do Candidato e Estudante Erasmus+ e à Lista das universidades parceiras de cada universidade.
Nesta experiência, os alunos podem contar com o apoio da UAL e da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação (Erasmus EF). O apoio inclui uma bolsa mensal, cujo valor varia consoante o país escolhido (mínimo 200 Euros/mês), a isenção de propinas nas universidades de acolhimento e a obtenção da redução de 25% nas propinas na universidade a que pertencem em Portugal. No caso dos alunos que vão para o Brasil ou outros países fora da Europa, não recebem bolsa por se tratar de uma mobilidade extra Erasmus, mas têm uma redução de 50% no pagamento de propinas na universidade a que pertencem.
Quais as vantagens?
Participar no programa Erasmus+ é uma excelente oportunidade de crescimento pessoal e de desenvolvimento da maturidade do estudante. Ao participar no programa Erasmus+, os alunos têm a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes nacionalidades, ou seja, de estar num ambiente multicultural. Para além do país escolhido, os alunos têm, ainda, a possibilidade de conhecer outras cidades e ter contato com outras línguas. Para além disso, é uma ótima referência no currículo e algo que os empregadores valorizam nos dias de hoje.
Fonte: Site da Universidade Autónoma de Lisboa