A Autónoma recebeu o jornalista da RTP para uma aula aberta onde partilhou a sua experiência em zonas de conflito, desde logo, a Ucrânia.
Casa cheia no dia 28 de maio para receber António Mateus, numa aula aberta cujo mote foi o jornalismo de guerra: Jornalismo de guerra ou jornalismo sobre guerra? Diferença ou apenas uma questão de semântica?
O jornalista da RTP, de 64 anos, tem uma carreira com cerca de quatro décadas, grande parte dela como repórter em zonas de conflito. É também autor de sete livros, entre eles Zona de Impacto, lançado em 2023, um retrato dos cem dias que viveu em território ucraniano, no qual percorreu mais de 40.000 quilómetros.
Sempre num tom leve e descontraído, António Mateus fez questão de distinguir entre o jornalismo de guerra e o jornalismo sobre guerra, deixando claro que pratica o primeiro. Um jornalismo de proximidade, para o qual deveria ser “exigida formação específica e background profundos”.
“Não tenho medo de morrer” foi uma das afirmações mais fortes proferidas pelo experiente jornalista. A sua coragem foi, aliás, notória ao longo da palestra.
Não querer morrer, não significa que não faça tudo para evitá-lo. O jornalista fez questão de realçar a preparação física e psicológica necessárias para que os jornalistas se movimentem convenientemente neste tipo de cenários.
Filho de militar e, também ele, com formação militar, admitiu com algum embaraço que corre vários quilómetros com o seu colete à prova de bala antes de partir para qualquer cenário de conflito — de forma a estar preparado, caso tenha que fazer o mesmo em reportagem. “Corro com um casaco por cima, naturalmente, para os meus vizinhos não pensarem que sou maluco”, disse com um sorriso. Revelou ainda que o colete pesa cerca de 15 kg.
Embora tenha dado uma entrevista ao UALMedia em fevereiro deste ano, o jornalista mostrou-se aberto a responder a várias questões e curiosidades dos alunos da Universidade Autónoma de Lisboa — sobretudo da licenciatura em Ciências da Comunicação.
Vídeo publicado no canal YouTube do jornalista.