Beatriz Pereira e André Moreno, alunos finalistas da licenciatura em Ciências da Comunicação da Autónoma, participaram no projeto REC – Repórteres em Construção com o trabalho “Viralizar a verdade: o desafio do século XXI”.
Neste artigo, os alunos propuseram-se a olhar para a emergência da desinformação e das “fake news”, tentando perceber as consequências que advêm destes fenómenos. Com base em depoimentos de vários especialistas, como Paulo Pena, jornalista e fundador do Investigate Europe, Miguel Poiares Maduro, presidente do Observatório Europeu dos Media Digitais e ex-ministro adjunto do Desenvolvimento Regional de Portugal, ou Vítor Tomé, jornalista, investigador e professor na Autónoma Vítor Tomé, o texto encontra respostas para questões tão prementes como a origem da desinformação, os “deepfakes”, o “fact-cheking”, a relação entre a legislação e a desinformação, com foco na literacia mediática .
O REC – Repórteres em Construção é um projeto colaborativo entre estudantes e professores de Jornalismo de várias instituições de ensino superior, do qual a Autónoma é parceira. Pretende promover e apoiar a formação dos estudantes de Jornalismo e Comunicação de forma complementar à Academia. Os trabalhos desenvolvidos neste âmbito são publicados na página online ou podem integrar o programa de rádio “Repórteres em Construção”, emitido na Rádio Renascença.
O episódio mais recente, com o tema “Europa, mas quem sou eu?”, também contou com a colaboração destes alunos da Autónoma. A locução esteve a cargo de Beatriz Pereira.
Todo o processo foi orientado pelo professor Miguel van-der Kellen, que acompanha de perto a participação da Autónoma no projeto.