• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Fms-UXQX0AAkpQXAutónoma assina protocolo de cooperação com a Assembleia da República23 Janeiro, 2023
    • MacBook Pro MockupPaula Lopes e Carlos Pedro Dias no TPA Ciência12 Janeiro, 2023
    • image.jpgFotojornalismo e narrativas transmedia em análise na Autónoma12 Janeiro, 2023
    • aula TV (10)Aula aberta com João Póvoa Marinheiro12 Janeiro, 2023
  • Reportagens
    • Imagem1Educação Sexual: Portugal ainda é pequeno26 Janeiro, 2023
    • Imagem1RARET: A Guerra Fria em pleno Ribatejo24 Janeiro, 2023
    • Imagem1Guardiões da Fonte da Telha24 Janeiro, 2023
    • IMG_0569Jovens, Jornalismo e Política em debate na Autónoma30 Junho, 2022
  • Entrevistas
      • Imagem1Pedro Miguel Costa: “Todos tiveram uma experiência diferente do que é a guerra”26 Janeiro, 2023
      • Imagem1Miguel Costa Matos: “Existe falta de literacia política na nossa sociedade”24 Janeiro, 2023
      • fernando-mendesFernando Mendes: “Se o Putin não rebentar com isto tudo, a gente ainda estará cá mais uns tempos”4 Dezembro, 2022
      • IMG_7809Luís Marques Mendes: “A sociedade está a melhorar, os políticos estão a piorar”31 Outubro, 2022
  • Opinião
      • Opinião
        • WhatsApp-Image-2021-07-05-at-16.25.04-1020×600Eu, mulher. Eu, mulher, tenho vozCarolina Mendes
        • Elliot-PageO nome dele é Elliot. Um guia sobre pessoas transgénero para os jornais portuguesesBeatriz Rosa
        • fotoAlice no País das TecnologiasAntónio Jorge
        • restore_your_faith_in_politics_1200x627A avó Emília e a política. 20 anos e 16 campanhas depois, continua-se a ouvir o padreMónica Costa
      • Crónicas
        • IMG_4298“Amo-te”Lourenço Catarino
        • thumbnail_IMG_3796“Ah…”Lourenço Catarino
        • retrato-Alfredo-Cunha1-Uma despedidaLuís Carmelo
      • Críticas
        • cabanaTUaLER: “A Cabana”. Deus é uma mulher?Magda Coelho
        • banqueiroTUaLER: “O Banqueiro Anarquista”, um conto de raciocínio!Magda Coelho
        • ruapassarosTUaLER: “A Ilha na Rua dos Pássaros”, ou como fugir aos nazisMagda Coelho
  • Dossiers
    • Sem TítuloConferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • DSC_0056-1024×683Projetos TVUALMedia
    • pro-photography-equipment_1426-1771Fotogalerias da Autónoma
    • 221d0cdb3179b4b239b33987813eedb343131686df9432c0fa786aa073a8040f-rimg-w600-h276-gmirIV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
  • Cábulas
    • team-of-students-completing-task_23-2147666610Erasmus+16 Outubro, 2018
    • literaciaO que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • codigodeontologico_20180320O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • computador_20160222Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • laptop-g65699b9ad_1920Viver com perturbação obsessivo-compulsiva: o caso português9 Fevereiro, 2022
    • imageGrão a grão, em prol da sustentabilidade4 Abril, 2021
    • abdominal-pain-2821941_1920Intolerância alimentar: conhecer a causa para resolver o problema9 Fevereiro, 2021
    • Artigo de fundo_foto 1Pandemia de quatro patas: das adoções por impulso ao abandono por falta de condições23 Novembro, 2020
  • Rubricas
    • Imagem1César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Imagem1Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Imagem1Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Imagem1Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • Rádio Autónoma
      • Podcasts
          • Girls Like Sports 2
          • Amargo & Doce
          • Poddemos Descomplicar
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Frente & Verso
          • Pessoas e Pessoas
          • Confiança
          • eTalks
          • RitUAL
          • Falando Claramente
          • Trepadeira
          • Conferências
          • Lusofonia
          • No Ar
          • Psicologia Para Todos
          • Laboratório
          • Poesia
          • PontoCom
          • Histórias Com Sons
      • Notícias
        • ra horizontal mais do ano 2022bAs mais rodadas em 2022
        • Substance, de Demi LovaroSubstance entra para as “apostas”
        • ra horizontalChegámos à adolescência
      • Podcasts Antigos
          • Educadores
          • Reflexões da Ana
          • Triângulo com quatro lados
          • Duas à Sexta
          • 2000 Watts
          • Sundown
          • As quatro da vida airada
          • Cão com pulgas
          • Conversas de café
          • Pensar nas expressões
          • Dance
          • Top 10
          • Êxitos de Sempre
          • ´Tàs à vontade
          • Trendy News
          • Ready. Gap. Go!
          • Thursday´s Vibez
          • Jazz and Blues
          • Rapresentação
          • Escolhe Tu
          • Incrível
          • Entre Linhas
          • Disco Por Inteiro
          • Vinil
          • Dinosaur Cataclysm
          • Crónicas & Murais
          • Cá vai disco
Últimas
  • Educação Sexual: Portugal ainda é pequeno   |   26 Jan 2023

  • Pedro Miguel Costa: “Todos tiveram uma experiência diferente do que é a guerra”   |   26 Jan 2023

  • Guardiões da Fonte da Telha   |   24 Jan 2023

  • Miguel Costa Matos: “Existe falta de literacia política na nossa sociedade”   |   24 Jan 2023

  • RARET: A Guerra Fria em pleno Ribatejo   |   24 Jan 2023

  • Autónoma assina protocolo de cooperação com a Assembleia da República   |   23 Jan 2023

 
-Início»Entrevistas»Fábio Godinho: “É preciso ter visão estratégica sobre a Covid-19”

Fábio Godinho: “É preciso ter visão estratégica sobre a Covid-19”

Andreia Ventura 05 Nov 2020 Entrevistas, Entrevistas

Tem um olho treinado para blind spots e outro para números. Fábio Godinho é estratega na Universal McCann e sente um gosto especial em fazer de advogado do diabo no seu dia a dia. Acredita que no mundo dos media já não basta comprar impressões. Este é o momento de as criar.

O modo de construir e pensar campanhas de marketing alterou-se nos últimos meses. Antevês que seja uma mudança que veio para ficar?

Parte da comunicação das marcas deixou de fazer sentido e a maioria dos profissionais está a fazer alterações a curto prazo. As mudanças drásticas ocorreram nos hábitos de consumo de media. A televisão vive um momento alto (chegou a ter 8:00 horas de consumo diário). O que veio para ficar são ferramentas martech (novas tecnologias aliadas ao marketing digital), os serviços de entregas (que ganharam ainda mais protagonismo), assim como a “vida na nuvem” e as aplicações de teletrabalho. Mas cuidado sempre com quem afirma prever o futuro!

Uma das marcas que trabalhas é a Iberdrola. Qual deve ser, na tua opinião, a sua postura neste momento?

Há uma verdade imutável em tempos adversos, comprovada por crises anteriores: as marcas que sobrevivem são as que conseguem manter o seu potencial de comunicação para aumentar a notoriedade. O setor da energia é um bem essencial, sendo esta uma grande oportunidade para apelar à confiança, à sustentabilidade e à relação qualidade/preço. A marca tem de agir.

“Acredito que se há altura para pensar em todos os P’s do marketing, é esta!”

Um dos últimos desafios que tiveste foi desenvolver um Media Playbook para a Glovo. Se a oportunidade tivesse surgido apenas neste momento, o conceito teria de ser pensado de uma outra perspetiva?

Qualquer análise que fizesse tinha de ter AC e DC: antes e depois da Covid. Teria de abordar o impacto das tendências que vieram para ficar. Quem é que queria saber de lives no Instagram até agora? Terá havido melhor mês para testar a Netflix? Se antes eu já adorava real-time marketing (uma marca reagir em função do que se passa), nesta altura então faz todo o sentido.

Com o surgimento da Covid-19, assistimos a muitas marcas que se reinventaram e reposicionaram. Acreditas que, do ponto de vista da responsabilidade social, esta é uma oportunidade para as marcas?

Acredito que se há altura para pensar em todos os P’s do marketing, é esta! A responsabilidade social já devia fazer parte antes e não gostaria de descobrir que uma marca apenas tentou apanhar boleia. As boas ações serão acarinhadas e mesmo comunicar algo pequeno será melhor do que apenas desaparecer do radar.

É o momento de ser pró-ativo? Enquanto estratega, de que forma pensas ser possível inovar e marcar a diferença?

Já tentava ser pró-ativo antes, agora é sem dúvida importante. Isso e saber mais do que o próximo! A diferenciação de uma agência de meios tem de estar no valor acrescentado que traz à equação. Pessoalmente, gosto de trazer o que o cliente realmente quer, mas recheado de extras surpreendentes!

De todas as marcas que já trabalhaste, houve alguma com a qual te tenhas identificado mais? 

Tive o espírito ideal de Fanta, dado o meu mindset teen cheio de ideias low cost e onde “com pouco, faço a festa”! Axe também foi um desafio enorme quando a marca aspirou a um target mais maduro que prefere abdicar de todas (as miúdas) para ficar com a “the one”, algo com que me identifiquei.

“Profissionalmente, o português sempre arranjou forma de se adaptar. Os media são das áreas mais ágeis com provas dadas e que se sabe reinventar”

Em 2018, tiveste a oportunidade, através do grupo IPG do qual faz parte a Universal McCann, de durante três meses trabalhares numa das suas filiais em Budapeste. Sentes que essa experiência te mudou, de alguma forma?

Comprovei que sou capaz de me desenrascar sozinho – se não contarmos com o Google! A vida era mais calma, não havia aquela azáfama diária – eles esperam tranquilamente pelo verde para atravessar. Foi uma oportunidade única na vida de absorver uma cultura totalmente diferente. Já para não falar nas skills culinárias desenvolvidas a fazer caldo verde para 50 colegas ou nas técnicas de apresentação obtidas após fazer Stand-Up Comedy em bares lotados.

Como foi regressar a Portugal? Sentes que trouxeste contigo novas ideias e processos de trabalho?

Quantos de nós nos questionamos se a forma como fazemos as coisas é a certa? Para mim, foi extremamente útil experienciar novas visões de negócio e aperfeiçoar técnicas de comunicação e relações interpessoais. Aprendi formas mais inteligentes de pensar e fazer as coisas, bem como partilhei o que de bom se faz por cá.

Qual é a maior lição, pessoal e profissional, a tirar deste momento que estamos a viver?

Profissionalmente, o português sempre arranjou forma de se adaptar. Os media são das áreas mais ágeis com provas dadas e que se sabe reinventar. Adoro sermos todos apenas uns quadrados nas reuniões e ninguém comentar que trago as mesmas calças há três semanas! Sabe bem ter horários flexíveis. A hora mais produtiva de cada um varia, mas há o risco de se tornar demasiado flexível e perturbar o relacionamento familiar. Espero é que, seja para ver amigos ou regressar ao escritório, voltemos mais elétricos que nunca!

Perfil do entrevistado

O estratega apaixonado por palcos

“Olá, ligou para o Fábio. Ele de momento, está a encontrar relações improváveis em tudo ou a resolver algum enigma, já que não lhes resiste! Tem um olho para encontrar padrões, especialmente em números, mas também tem outro olho, senão era zarolho. Adora fazer rir, especialmente com piadas secas.” É assim que Fábio Godinho se apresenta quando desafiado a fazê-lo da forma mais original possível.

Head of Strategy na Universal McCann, com apenas 34 anos vê nas suas funções a obrigação de descrever situações com precisão e sobretudo imaginação. Licenciado em Audiovisual e Multimédia na ESCS, encontrou nas cadeiras de Publicidade e Marketing um amor para a vida toda e daí saltou para o mundo do trabalho em agências de media. As boas relações com parceiros e clientes ajudaram-no a fazer ações fora da caixa tanto na Universal McCann como na Initiative, por onde também passou.

Recebeu de braços abertos a TAP e num verdadeiro “Com pouco, faço a festa” (slogan da marca Fanta) ajudou a caravana Fanta a acampar no Sudoeste sem ser patrocinador. Tentou pôr “mudasti” no dicionário e acabou a trabalhar a marca Lipton. Aproveitou os museus e as bolas de ouro do Melhor do Mundo para Linic fazer real-time marketing. Fez Chupa Chups entrar nos eSports e juntou a Bumba na Fofinha e o Por Falar Noutra Coisa a enumerar mitos da reciclagem para a Sociedade Ponto Verde. Foi planeador de meios até Portugal ser campeão do Euro, mergulhando de seguida na área de Estratégia Digital, que sempre preferiu.

Aventureiro e ambicioso, em 2012 conquistou o 3º lugar nos Young Lions em Cannes, trazendo para casa um belo bronze. Por outros palcos e em festivais nacionais já arrecadou, sempre em equipa, 11 Ouros, nove Pratas e dois Bronzes.

Em 2018, passou três meses nos escritórios Mediabrands em Budapeste, onde teve a possibilidade de alargar os seus horizontes profissionais e desafiar os seus limites pessoais. Partilhou novas formas de abordagem a estratégias, casos de sucesso e boas práticas na submissão de casos em festivais. Mais que isso, fez do Google o seu novo melhor amigo, ainda assim uma língua com 44 letras, incluindo 14 vogais, também não é fácil de decifrar…

Recentemente, desistiu de esperar que o metro chegasse a Loures e há três anos optou por ares mais puros e torneiras que ligam diretamente à fábrica da Sagres: Vialonga. Vive com a sua namorada Marta e juntos têm uma gata: a Jenny. Consideram-se uns verdadeiros sortudos por ela os deixar lá morar.

       
covid-19 Entrevista saúde 2020-11-05
Ana Cabeças
Tags covid-19 Entrevista saúde
Artigo anterior :

Docentes do DCC participam em Congresso Internacional de Comunicação Especializada

Artigo seguinte :

Arrancou a primeira edição do Doutoramento em Ciências da Comunicação

Artigos relacionados

João Baião: “Desde muito novo que a minha imaginação era sempre o espetáculo”

João Baião: “Desde muito novo que a minha imaginação era sempre o espetáculo”

15 Ago 2018
Filipe Melo: “Estudava piano durante o dia, à noite via filmes de terror”

Filipe Melo: “Estudava piano durante o dia, à noite via filmes de terror”

Paulo Teixeira 20 Jun 2017
José Manuel Esteves: “Macau converteu-se num oásis de tranquilidade no mar revolto da epidemia”

José Manuel Esteves: “Macau converteu-se num oásis de tranquilidade no mar revolto da epidemia”

Sandra Rijo 08 Set 2020

Veja também

João Rodrigues: “Não acredito que a estratégia da saúde para pessoas trans da DGS tenha sido aplicada”

João Rodrigues: “Não acredito que a estratégia da saúde para pessoas trans da DGS tenha sido aplicada”

No curso de Medicina existe uma ampla diversidade de temáticas a serem trabalhadas e focadas. Porque escolheu a temática “saúde trans” para o mestrado? Sempre

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Educação Sexual: Portugal ainda é pequeno

    Educação Sexual: Portugal ainda é pequeno

    Jéssica Oliveira 26 Jan 2023
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • 25 Abril

    25 Abril

    25 Abr 2014
  • Educação Sexual: Portugal ainda é pequeno

    Educação Sexual: Portugal ainda é pequeno

    Jéssica Oliveira 26 Jan 2023
  • Pedro Miguel Costa: “Todos tiveram uma experiência diferente do que é a guerra”

    Pedro Miguel Costa: “Todos tiveram uma experiência diferente do que é a guerra”

    Tomás Pereira 26 Jan 2023
  • Guardiões da Fonte da Telha

    Guardiões da Fonte da Telha

    Verónica Silva 24 Jan 2023
  • Miguel Costa Matos: “Existe falta de literacia política na nossa sociedade”

    Miguel Costa Matos: “Existe falta de literacia política na nossa sociedade”

    Frederico Boavida Romano 24 Jan 2023
  • RARET: A Guerra Fria em pleno Ribatejo

    RARET: A Guerra Fria em pleno Ribatejo

    Vasco Oliveira 24 Jan 2023
  • Autónoma assina protocolo de cooperação com a Assembleia da República

    Autónoma assina protocolo de cooperação com a Assembleia da República

    UALMedia 23 Jan 2023
  • Rádio Autónoma podcast no ar vinil animação Entrevista atelier Universidade pontocom disco aula poesia prática natal cinema Jornalismo êxitos 2000 watts psicologia companhia nacional ca vai joão de sousa futebol ual
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas noticias

Educação Sexual: Portugal ainda é pequeno
Pedro Miguel Costa: “Todos tiveram uma experiência diferente do que é a guerra”
RARET: A Guerra Fria em pleno Ribatejo
Guardiões da Fonte da Telha
Miguel Costa Matos: “Existe falta de literacia política na nossa sociedade”
Autónoma assina protocolo de cooperação com a Assembleia da República
Paula Lopes e Carlos Pedro Dias no TPA Ciência
Fotojornalismo e narrativas transmedia em análise na Autónoma
Aula aberta com João Póvoa Marinheiro
UALMedia edita revista AUTÓNOMA
Media e fluxos migratórios em análise na Autónoma
Luís Lima coordena “A Cidade do Depois”
Fernando Mendes: “Se o Putin não rebentar com isto tudo, a gente ainda estará cá mais uns tempos”
Docentes do DCC participam no II Seminário de História da Comunicação
Jornalistas de Desporto na Autónoma
Docentes do DCC nos Prémios PODES 2022
Evandro Oliveira cocoordena “The Routledge Handbook of Nonprofit Communication”
Ruben Martins no programa “A minha Geração”
Alunos de Psicologia da Autónoma participam em ação solidária
Corpo docente do DCC reforçado
Autónoma promove empreendedorismo jovem
Luís Marques Mendes: “A sociedade está a melhorar, os políticos estão a piorar”
Jornalismo de Política em debate na Autónoma
Estudos de Mercado apoiam a criação de novos negócios

Últimos Podcasts

  • No Ar: 2023-01-29 18h
  • Frente & Verso: Raquel Serejo Martins – Respiro
  • No Ar: 2023-01-26 18h
  • Amargo & Doce: Redes sociais
  • No Ar: 2023-01-24 18h
© Copyright 2022, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem