• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Bruno de Castro Ferreira dá aula aberta a alunos de Ciências da Comunicação20 Maio, 2026
    • DCC marca presença no congresso da SOPCOM23 Fevereiro, 2026
    • Isabel Nery publica grande reportagem no PÚBLICO27 Janeiro, 2026
    • DCC organiza conferência ADN Autónoma16 Janeiro, 2026
  • Reportagens
    • Zungueiras: “O dinheiro não chega”15 Maio, 2026
    • “O nosso partido é o Estoril”8 Maio, 2026
    • Ucranianos em Portugal: a união como refúgio1 Abril, 2026
    • O silêncio das lojas que fecham: a última geração do comércio tradicional em Ponte de Lima11 Março, 2026
  • Entrevistas
      • Taís Pina: “Não importa de onde vens. Consegues sempre fazer a diferença se tiveres um objetivo ou um sonho”1 Maio, 2026
      • Marta Gabriel: “O escrutínio sobre a mulher é maior e não é preciso fazer muito. Basta estarmos fardadas”23 Abril, 2026
      • Maria João Faustino: “Há uma nova caixa de pandora”16 Abril, 2026
      • Jordan van der Gaag: “Acho que estou numa das melhores fases da carreira”9 Abril, 2026
  • Opinião
      • Opinião
        • O verniz que pintou o ódio de azul celesteGabriel Narciso
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
      • Crónicas
        • A segunda vida da torradaGabriel Narciso
        • O verniz que pintou o ódio de azul celesteGabriel Narciso
        • O clássico como um livro: Farioli escreve o capítulo que Mourinho não conseguiuAntónio Barrocas
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • PontoCom
          • Poesia
          • Passaporte Académico
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Confiança
          • Conferências
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • As “100 Mais” de 2025
        • Rádio no Banco Alimentar
        • Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Too Spicy
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Ponto de Vista
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Frente & Verso
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Dois à Deriva
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Calma
          • Café & Crime
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • Bruno de Castro Ferreira dá aula aberta a alunos de Ciências da Comunicação   |   20 Mai 2026

  • Zungueiras: “O dinheiro não chega”   |   15 Mai 2026

  • “O nosso partido é o Estoril”   |   08 Mai 2026

  • Taís Pina: “Não importa de onde vens. Consegues sempre fazer a diferença se tiveres um objetivo ou um sonho”   |   01 Mai 2026

  • Marta Gabriel: “O escrutínio sobre a mulher é maior e não é preciso fazer muito. Basta estarmos fardadas”   |   23 Abr 2026

  • Maria João Faustino: “Há uma nova caixa de pandora”   |   16 Abr 2026

 
-Início»Entrevistas»Luís Marques Mendes: “A sociedade está a melhorar, os políticos estão a piorar”
Fotografia de Miguel Vilela.

Luís Marques Mendes: “A sociedade está a melhorar, os políticos estão a piorar”

Inês Sofia 31 Out 2022 Entrevistas, Entrevistas

Advogado, conselheiro de Estado e ex-presidente do PSD, Luís Marques Mendes lança um olhar preocupado sobre a falta de competência dos políticos. Aos 64 anos, é líder de audiências no comentário político: “saí da política, mas a política não saiu de mim”.

Enquanto comentador, olha de forma atenta e crítica para os assuntos que marcam a semana. Sente que os seus comentários influenciam a opinião do público?

Modestamente, admito que sim. Se influenciam mais ou menos, não sei! O meu objetivo é sobretudo informar, esclarecer, ajudar as pessoas a formarem a sua opinião. Espero que a influência que possa, eventualmente, ter seja positiva e construtiva.

Considera que os portugueses têm uma opinião pública informada?

Claro que têm. De modo geral, dão mais atenção às questões internas e menos às questões externas. Se forem temas menos apaixonantes, ainda que sejam importantes em termos internacionais, ficam um bocadinho pela rama. Mas há temas internacionais que suscitam um grande interesse, como é o caso da guerra [na Ucrânia].

“Exigência é uma palavra-chave”

Independentemente da natureza do meio de comunicação, a formação da opinião pública é um serviço público?

É uma matéria de inegável interesse público: informar as pessoas, esclarecê-las, contribuir para a formação de uma opinião que seja crítica e fundamentada. Exigência é uma palavra-chave. Para termos uma opinião pública exigente, as pessoas têm de estar bem informadas. E alguém tem de ajudar a cultivar este espírito de interesse público.

Optou por um estilo assertivo de comunicação para se aproximar dos portugueses?

Tenho um estilo de comentário relativamente assertivo, não para agradar ou para desagradar, mas porque uma pessoa deve ser igual a si própria. Atuo dessa maneira porque é a minha maneira de ser. Não se pode dizer que estou ali a fazer uma representação, não, eu sou assim. Quem me está a ouvir pode até ter uma posição oposta, mas quando o comentador tem uma opinião sobre o assunto, ajuda o espectador a pensar. Só não sei se isso gera mais ou menos empatia.

“Estou mais sujeito à fiscalização e ao escrutínio”

É possível separar o trabalho de fazedor de opinião da militância partidária que já praticou?

Claro que é! Pratiquei e pratico! Nunca escondo a verdade. Tento fazer comentários com o máximo possível de independência, pois independência total ninguém tem. Antes, as pessoas ficavam um pouco surpreendidas por várias críticas que fazia ao meu próprio partido. Fazia e faço. Mas ser comentador é isso mesmo. As pessoas que me estão a ver e ouvir sabem que sou do Partido Social Democrata e, à partida, já há “preconceito”. Estou mais sujeito à fiscalização e ao escrutínio.

No seu livro O Estado em que Estamos, publicado em 2011, refere que Portugal se encontrava num pântano político, social e financeiro. Essas crises são cíclicas?

Infelizmente são, à escala global. São é de uma natureza completamente diferente. 2011 foi um ano de tempestade perfeita. Aconteceu em Portugal uma crise financeira, económica, social e política. Só não tivemos uma pandemia. As crises não têm um timing predefinido. O mais preocupante é se, periodicamente, estivermos na iminência da bancarrota, pois isto significa que não nos sabemos governar! E Portugal já esteve três vezes na bancarrota pelo que, nesta matéria, somos uns levianos. Quem não aprende com o passado, não tem perdão possível. Há crises que podemos evitar e que devemos evitar? Com certeza.

“Há deputados na Assembleia da República, da direita à esquerda, que nunca lá deviam ter posto os pés”

Como olha para o Parlamento hoje?

Com dois sentimentos: saudade e preocupação. Saudade porque gostei de ser líder parlamentar e deputado. Gosto da parte do combate político, de debater ideias. Não é saudade de exercer. Preocupação porque, de eleição para eleição, baixa a qualidade [dos políticos], da direita à esquerda. Acontece em todos os partidos sem exceção. Isto é confrangedor e muito preocupante. Há deputados na Assembleia da República, da direita à esquerda, que nunca lá deviam ter posto os pés, não têm qualidade para isso. Não sendo pessoas de grande qualidade, não têm intervenções de qualidade e não ajudam a fazer leis com muita mestria. Isto é muito mau. Andamos em contraciclo. A sociedade está a melhorar, os políticos estão a piorar.

O desinteresse pela política é reflexo dessa falta de qualidade?

Também, mas não só. Há algum afastamento em relação à vida política por diferentes razões. Porque se considera que os políticos têm pouco mérito, pouca competência, pouca qualidade. Existe a sensação de que na política se promete uma coisa e se faz o seu contrário.

A ascensão de alguns partidos políticos surge do voto de protesto?

Sim. O que foi o voto no Chega nas eleições legislativas? As pessoas protestam por considerarem que algumas coisas não estão bem, que a corrupção tem aumentado, por exemplo. Há sempre votos e partidos de protesto. O importante é que o voto não seja apenas de protesto pelo protesto, mas a via para encontrar soluções para os problemas que justificam o protesto. 

Desempenhou vários cargos políticos e foi presidente do PSD entre 2005 e 2007. Saiu da política sem a política ter saído de si?

Essa expressão é feliz [Risos]! Saí da vida política porque nunca mais tive cargos, nem está nos meus propósitos atuais ter. Mas a política, de facto, não saiu de mim, porque gosto da política. Gosto do comentário político, que faço de forma desinteressada. Tem toda a razão. Saí da política, mas a política não saiu de mim!

    
Assembleia da República Luís Marques Mendes política 2022-10-31
Jaime Lourenço
Tags Assembleia da República Luís Marques Mendes política
Artigo anterior :

Jornalismo de Política em debate na Autónoma

Artigo seguinte :

Autónoma promove empreendedorismo jovem

Artigos relacionados

João Manzarra: “O meu pai foi a pessoa que mais me inspirou na vida”

João Manzarra: “O meu pai foi a pessoa que mais me inspirou na vida”

Catarina Aguiar 16 Nov 2020
Clara Azevedo: “Separo tudo o que vejo por imagens”

Clara Azevedo: “Separo tudo o que vejo por imagens”

Cátia Valente 06 Dez 2018
Fábio Januário: “Se não fosse a minha própria fonte de inspiração, não conseguia chegar tão longe”

Fábio Januário: “Se não fosse a minha própria fonte de inspiração, não conseguia chegar tão longe”

Raquel Farinha 04 Set 2015

Veja também

Estudantes de Jornalismo de Especialidade visitam Parlamento

Estudantes de Jornalismo de Especialidade visitam Parlamento

A visita começou no Átrio Principal para que os estudantes percebessem a história do edifício centenário e, em seguida, o grupo teve a oportunidade de

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Bruno de Castro Ferreira dá aula aberta a alunos de Ciências da Comunicação

    Bruno de Castro Ferreira dá aula aberta a alunos de Ciências da Comunicação

    UALMedia 20 Mai 2026
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • 25 Abril

    25 Abril

    25 Abr 2014
  • Bruno de Castro Ferreira dá aula aberta a alunos de Ciências da Comunicação

    Bruno de Castro Ferreira dá aula aberta a alunos de Ciências da Comunicação

    UALMedia 20 Mai 2026
  • Zungueiras: “O dinheiro não chega”

    Zungueiras: “O dinheiro não chega”

    Daniela Mateus 15 Mai 2026
  • “O nosso partido é o Estoril”

    “O nosso partido é o Estoril”

    Afonso Seguro 08 Mai 2026
  • Taís Pina: “Não importa de onde vens. Consegues sempre fazer a diferença se tiveres um objetivo ou um sonho”

    Taís Pina: “Não importa de onde vens. Consegues sempre fazer a diferença se tiveres um objetivo ou um sonho”

    Rânia Mauricío 01 Mai 2026
  • Marta Gabriel: “O escrutínio sobre a mulher é maior e não é preciso fazer muito. Basta estarmos fardadas”

    Marta Gabriel: “O escrutínio sobre a mulher é maior e não é preciso fazer muito. Basta estarmos fardadas”

    Mariana Pires 23 Abr 2026
  • Maria João Faustino: “Há uma nova caixa de pandora”

    Maria João Faustino: “Há uma nova caixa de pandora”

    Ariana Romão 16 Abr 2026
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista aula mariana rebocho poesia pontocom joao santareno de sousa academy prática disco academycamente futebol Leonor Noronha Lídia Belourico António Bernardino cristina patrício
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

Bruno de Castro Ferreira dá aula aberta a alunos de Ciências da Comunicação
Zungueiras: “O dinheiro não chega”
“O nosso partido é o Estoril”
Taís Pina: “Não importa de onde vens. Consegues sempre fazer a diferença se tiveres um objetivo ou um sonho”
Marta Gabriel: “O escrutínio sobre a mulher é maior e não é preciso fazer muito. Basta estarmos fardadas”
Maria João Faustino: “Há uma nova caixa de pandora”
Jordan van der Gaag: “Acho que estou numa das melhores fases da carreira”
Ucranianos em Portugal: a união como refúgio
Alexandre Poço: “Ser primeiro-ministro seria um sonho”
Cifrão: “A dança deu-me tudo o que tenho”
O silêncio das lojas que fecham: a última geração do comércio tradicional em Ponte de Lima
Estudantes de Ciências da Comunicação visitam agência F5C – First Five Consulting
Paulo Paulino: “O que mais quero é não desiludir os alcoutenejos”
Catarina Carvalho: “Somos todos iguais perante a cidade”
Vera Fernandes: “Acho que qualquer pessoa que hoje faça rádio quer pertencer à Comercial”
Clara Não: “O ativismo não pode começar e acabar num clique”
A segunda vida da torrada
Nuno Dias: “A pressão é um privilégio”
Mário Lopes: “A cultura é determinante para o funcionamento de uma sociedade e para compreendermos o que ela é”
Maria da Graça Carvalho: “Ser ministra do Ambiente e Energia é um dos momentos mais marcantes da minha vida profissional”
Vasco Palmeirim: “As audiências e o dinheiro não são tudo”
Mantas de Minde: uma tradição por um fio
DCC marca presença no congresso da SOPCOM
Carolina Steffensen: “A televisão não é a minha vida”

Últimos Podcasts

  • Academycamente: O que está a mudar na pesquisa on-line das marcas?
  • Não temos Paciência: Atitudes (parte 3)
  • Academycamente: De que forma os dados e a IA podem ajudar a redefinir a estratégia de negócio?
  • Não temos paciência: Rotina
  • Passagem de Turno: Rui Grande
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem