• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 23 Maio, 2025
    • Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”19 Maio, 2025
    • Maria do Carmo Piçarra participa em sessão sobre literacia fílmica na Cinemateca Portuguesa7 Maio, 2025
    • Autónoma assina protocolo com o canal público23 Abril, 2025
  • Reportagens
    • A brincar, a brincar, se mantém a tradição16 Abril, 2025
    • Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português4 Abril, 2025
    • As Passarinhas: mais do que uma adega, uma marca cultural18 Março, 2025
    • A arte como meio de crescimento pessoal: “O teatro obriga-nos a ser mais empáticos”7 Março, 2025
  • Entrevistas
      • Pedro Henriques: “Por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”11 Maio, 2025
      • André Penim: “Estejam sempre insatisfeitos”2 Maio, 2025
      • Zé Vida: “Tenho descoberto uma nova versão minha, que é o Zé Morning Person”28 Abril, 2025
      • Sandra Felgueiras: “Para mim, o jornalismo de investigação é a pedra mais preciosa de todo o jornalismo”9 Abril, 2025
  • Opinião
      • Opinião
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
        • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mentalMariana Rebocho
      • Crónicas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Os jovens, afinal, gostam de política  Henrique Gussul
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • Cábulas
    • Erasmus+16 Outubro, 2018
    • O que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Rubricas
    • César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Too Spicy
          • PontoCom
          • Ponto de Vista
          • Poesia
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Frente & Verso
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Dois à Deriva
          • Confiança
          • Conferências
          • Calma
          • Café & Crime
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • Voluntários para animar uma causa
        • As “100 Mais” de 2024
        • Locutores por uma causa
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • Voluntários para animar uma causa   |   23 Mai 2025

  • Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional    |   23 Mai 2025

  • Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar.”   |   20 Mai 2025

  • Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”   |   19 Mai 2025

  • Jaime Lourenço participa em simpósio sobre jornalismo   |   15 Mai 2025

  • Pedro Henriques: “Por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”   |   11 Mai 2025

 
-Início»Artigos»Estimular contra a indiferença

Estimular contra a indiferença

Crianças e jovens com necessidades educativas especiais

Beatriz Oliveira 25 Set 2018 Artigos

Têm direito a aprender com qualidade, mas os responsáveis pela sua educação em ambiente escolar consideram que o Ministério da Educação não tem investido o suficiente nestas crianças. Apoiados por professores e auxiliares, que se desdobram em esforços para responder às suas necessidades cognitivas, os alunos com necessidades educativas especiais precisam de mudanças urgentes para potencializar o seu desenvolvimento cognitivo.

Ser professor e lidar com crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE) é uma realidade em todas as escolas do país e, de acordo com os dados da Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), o número destes alunos aumentou, a partir do momento em que a escolaridade obrigatória foi definida até aos 18 anos. As tentativas de ajuda e apoio a jovens que, no seu tempo escolar, necessitam de uma atenção especial por parte do meio escolar envolvente são diversas e envolvem uma equipa multidisciplinar que inclui professores, auxiliares, técnicos de apoio psicológico e motor.

O termo “Necessidades Educativas Especiais” inclui, como divulga a European Agency for Special Needs and Inclusive Education, crianças e adolescentes que, durante o percurso escolar, necessitam de uma educação destinada a facilitar a aprendizagem feita por profissionais. Necessitam de apoio adicional e métodos pedagógicos que se adaptem à sua aprendizagem de forma a atingir os seus objetivos no programa educativo. Cada vez são mais, segundo as estatísticas da DGEEC, o número de alunos do ensino básico e secundário com estas condições tem vindo a aumentar. A subida foi notória do ano letivo 2016/2017 de 81.672 para 87.081, no ano letivo em curso. Por consequência, o número de professores com a formação indicada para acompanhar estes alunos aumentou. No entanto, o mesmo não aconteceu com os técnicos que acompanham dia após dia a evolução destas crianças e jovens, que diminuiu.

Sem os apoios necessários

Atualmente, os alunos com NEE de carácter permanente têm direito (Dec. Lei 3/2008) a estar integrados numa turma com um número de alunos reduzido. No máximo, mantém-se os 20 alunos e, nas matrículas, o Ministério da Educação possibilita aos encarregados de educação de alunos com necessidades educativas especiais, a inscrição dos filhos na escola mais conveniente, sendo as NEE a primeira prioridade para a escola aceitar a inscrição do aluno.

Vanda Varela, professora de Inglês, critica o facto de não ver qualquer esforço da parte do Ministério da Educação para auxiliar os professores a lidar com o aumento de alunos com NEE. “Não observei esforço do ME no sentido de auxiliar os professores a lidar com o aumento de alunos NEE nas escolas.” A mesma docente considera também que a formação inicial que é dada a todos os professores não é suficiente: “Não nos prepara para dar respostas adequadas a estes alunos, nem a saber especificamente como trabalhar com eles. O tema da educação especial continua a ter lacunas nas ofertas de formação contínua, não só para professores, mas também para os auxiliares de ação educativa.”

Auxiliares, um apoio constante

Os auxiliares de ação educativa ensinam o que sabem e tentam ajudar o máximo possível. Estes profissionais têm representado um papel fundamental na atenção que as escolas prestam a estas crianças e jovens. A presença quase omnipresente dos auxiliares de educação é mencionada pelos próprios, que todos os dias lidam com a incapacidade dos professores em dar resposta a estes casos: “Na falta de pessoas com formação adequada especializada, nós estamos cá para acompanhar estas crianças e jovens no seu percurso escolar, pois é impossível para um professor com uma turma de aproximadamente 25 alunos ter de dar toda a sua atenção para um aluno com NEE.” Miguel Silva, professor de Educação Física, corrobora o apoio imprescindível destes funcionários: “Alguns auxiliares têm formação para lidar com a problemática das crianças. No entanto, acredito que outros auxiliares, noutras escolas, não a terão e ajudam na base da boa vontade e no cumprimento de ordens da direção ou coordenação das escolas.”

A necessidade de colocarem psicólogos e técnicos especializados nestas escolas é algo mencionado pelos professores e auxiliares. Miguel Silva denuncia ainda que “há alunos que não têm o apoio a que têm direito, em muitos casos, por falta de técnicos habilitados para trabalhar as problemáticas concretas dos alunos”.

Nas salas de aula

Para que os docentes consigam preparar, transmitir e ensinar a matéria, em turmas com alunos com necessidades especiais, existem técnicas pedagógicas que ajudam os docentes no acompanhamento destas situações. As formas diferentes de ensinar dependem da problemática e das limitações de cada aluno e também da quantidade de jovens que existe em cada turma – pode variar entre os 20 e 30 alunos.
Cada professor adapta o plano curricular da unidade pedagógica lecionada individualmente, quer à criança como à turma onde está integrada. Miguel Silva refere que, na sua prática de docente, “a técnica mais utilizada é a realização de um trabalho individualizado com tarefas mais simples. Habitualmente, colaboramos com professores de outras áreas em conjunto com um acompanhamento em sala de aula e fora desta com terapeutas e professores especializados em Educação Especial”. A professora de Inglês Vanda Varela revela que “é necessário adequar ou simplificar os objetivos curriculares às capacidades dos alunos, diversificar as tarefas e adaptar a forma destes estudantes demonstrarem as aprendizagens efetuadas”. Porém, conclui, “quando se trata de disciplinas em que implica um nível de atenção mais elevado, como acontece nas teóricas, o professor não deve adotar abordagens rotineiras, pouco diversificadas e iguais para todos os alunos”.

A lei da mudança

Avizinham-se tempos de mudança no que se refere ao assunto da educação especial, com a introdução de uma nova lei e preparação de mudanças que reformulam todo o sistema eduacativo, A proposta de lei apresentada pelo Governo pretende promover a inclusão escolar, o conhecimento das barreiras à aprendizagem de cada aluno de modo a eliminá-las. A alteração na forma como a escola e as estruturas de apoio se encontram organizadas, também é outra proposta. Esta pretende a revogação do Decreto-Lei n.º 3/2008. Porém, a entrada em vigor não será para breve, uma vez que a Federação Nacional dos Professores (FENPROF) está a adiar esta reforma e prevê estas mudanças para meio do ano letivo de 2018/2019.

9   
crianças educação escola jovens necessidades educativas especiais 2018-09-25
Beatriz Oliveira
Tags crianças educação escola jovens necessidades educativas especiais
Artigo anterior :

Cuca Roseta: “Acredito que o fado muda a vida de quem o ouve”

Artigo seguinte :

Os fins últimos e a pasta medicinal Couto

Artigos relacionados

Perfil: Joana Cruz, uma alma por detrás da voz

Perfil: Joana Cruz, uma alma por detrás da voz

Laura Simões e Sérgio Neves 19 Jul 2019
Quando os medos se tornam limitadores

Quando os medos se tornam limitadores

Sara Porto 19 Set 2018
Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão

Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão

João Domingues 29 Jun 2023

Veja também

Jovens, Jornalismo e Política em debate na Autónoma

Jovens, Jornalismo e Política em debate na Autónoma

O relógio marca 14:50h e os universitários começam a chegar ao Auditório 2 da Autónoma. Curiosidade e entusiasmo reconhecem-se nos rostos dos alunos de Ciências

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Voluntários para animar uma causa

    Voluntários para animar uma causa

    23 Mai 2025
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • Voluntários para animar uma causa

    Voluntários para animar uma causa

    23 Mai 2025
  • Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 

    Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 

    UALMedia 23 Mai 2025
  • Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar.”

    Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar.”

    Mariana Filipa Ferreira 20 Mai 2025
  • Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”

    Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”

    UALMedia 19 Mai 2025
  • Jaime Lourenço participa em simpósio sobre jornalismo

    Jaime Lourenço participa em simpósio sobre jornalismo

    UALMedia 15 Mai 2025
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista mariana rebocho aula poesia pontocom prática disco futebol cristina patrício academy natal academycamente Jornalismo joao santareno de sousa cinema
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar.”
Pedro Henriques: “Por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”
André Penim: “Estejam sempre insatisfeitos”
Zé Vida: “Tenho descoberto uma nova versão minha, que é o Zé Morning Person”
Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 
Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”
Jaime Lourenço participa em simpósio sobre jornalismo
Maria do Carmo Piçarra participa em sessão sobre literacia fílmica na Cinemateca Portuguesa
Autónoma assina protocolo com o canal público
A brincar, a brincar, se mantém a tradição
Sandra Felgueiras: “Para mim, o jornalismo de investigação é a pedra mais preciosa de todo o jornalismo”
Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português
José Alberto Carvalho: “O jornalismo é a única força que pode travar o desvario coletivo”
Margarida Davim: “O jornalismo deixou-se contaminar por lógicas imediatistas e perdeu pé”
Filipa Fonseca Silva: “Tenho várias vozes na minha cabeça que não me largam”
O regresso nostálgico de Angry Odd Kids
As Passarinhas: mais do que uma adega, uma marca cultural
José Morgado: “Portugal não tem cultura desportiva de modalidades”
A arte como meio de crescimento pessoal: “O teatro obriga-nos a ser mais empáticos”
Filipa Martins: “Tento ser honesta em cada página que escrevo”
Professores da UAL entre os vencedores do Programa Lisboa, Cultura e Media
João Mira Gomes: “A Europa não será um ator global se se fechar sobre si própria”
José Pedro Aguiar-Branco: “Um Governo sem jornais, isso nunca”
Sport Queijas e Benfica: “Somos muito mais do que um pequeno clube de formação, somos uma família”

Últimos Podcasts

  • Não temos paciência: As atitudes que nos tiram a paciência (parte 2)
  • Café & Crime: Katherine Knight, a assassina que chocou a Austrália
  • Academycamente: O que é a nova lei dos solos?
  • Calma: Match ou Block? Relacionamentos no Séc. XXI
  • Não temos paciência: Familiares
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem