Hélder Prior, docente do Departamento de Ciências da Comunicação da Autónoma, é um dos autores e organizadores da obra “(Des)construindo Uma Queda. A Mídia e o Impeachment de Dilma Rousseff”, agora lançada no Brasil pela Editora Insular.
Dilma Rousseff foi destituída da Presidência da República do Brasil em agosto de 2016, após votação em plenário no Senado Federal. O processo de impeachment de Dilma contou com uma ampla cobertura mediática e uma forte repercussão nas redes sociais. Organizada pelos professores Liziane Guazina (UnB), Hélder Prior (UAL) e Bruno Araújo (UFMT), esta obra é o sexto volume da Série Jornalismo e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília, em parceria com a Editora Insular.
O livro, que conta com pesquisas dos autores Anita Hoffmann (Cásper Líbero), António Fausto Neto (Unisinos), Bruno Araújo (UFMT), Carla Cândida Rizzotto (UFPR), Eurico Matos (UFBA), Heitor Costa Lima da Rocha (UFPE), Hélder Prior (UAL), José Luiz Aidar Prado (PUC-SP), Kelly Prudêncio (UFPR), Laís Cristine Ferreira Cardoso (UFPE), Liziane Guazina (UnB), Luãn José Vaz Chagas (UERJ), Pedro Mesquita (UFBA), Tatiana Dourado (UFBA) e Vinicius Prates (UPM), mostra como os meios de comunicação e as redes sociais atuaram durante o impeachment. Os organizadores desta obra entendem a destituição de Dilma Rousseff como um golpe parlamentar e revelam os mecanismos de construção mediática da queda, a constituição de um cenário de opinião favorável ao impedimento e de desconstrução da imagem pública do Partido dos Trabalhadores, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente eleita.
Esta investigação pretende esclarecer a queda de Dilma Rousseff e os desdobramentos político-económicos que ainda hoje são sentidos, a partir de pesquisas centradas na observação empírica e na análise sobre a atuação dos meios de comunicação tradicionais e das redes sociais no processo político-mediático, pode ler-se no site da editora.
A obra está já disponível para venda online, na Editora Insular, e será lançada oficialmente durante o 8º Congresso da Associação Nacional dos Pesquisadores em Comunicação e Política – COMPOLÍTICA, de 15 a 17 de maio, na Universidade de Brasília.
Fontes: Editora Insular / Jornalistas Livres
Biografia:
Doutor em Ciências da Comunicação (2013) pela Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, Portugal, com a classificação de Excelente por unanimidade e menção de “Doutor Europeu”. Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior com a classificação final de Muito Bom. Realizou investigação de pós-doutoramento na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, com bolsa do Plano Nacional de Pós-Doutorado (PNPD-CAPES/2013), entre Maio de 2014 e Dezembro de 2015, integrado na linha de Jornalismo e Sociedade e estágio doutoral na Universidade Autónoma de Barcelona, com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2008-2011). Actualmente, é bolseiro de Pós-Doutoramento na Fundação para a Ciência e a Tecnologia, desenvolvendo investigação no Centro Comunicação, Filosofia e Humanidades (LabCom), da Universidade da Beira Interior. No âmbito das actividades de pós-doutoramento, foi investigador visitante na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (2017) e na Facultat de Comunicació de Universitat Autónoma de Barcelona (2018). Em 2016, foi Professor Convidado do Mestrado em Ciência Política da Universidade da Beira Interior e, desde 2018, é professor no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Lisboa (Mestrado e Licenciatura). É investigador integrado no centro de investigação Comunicação, Filosofia e Humanidades (LabCom.Ifp) da Universidade da Beira Interior, investigador colaborador no Observatorio Iberoamericano de la Comunicación da Universidade Autónoma de Barcelona, onde realizou períodos de investigação de Doutoramento entre 2008 e 2012, e investigador colaborador estrangeiro no Núcleo de Marketing da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e no Núcleo de Estudo em Mídia e Política da Universidade de Brasília. É vogal executivo da Junta Directiva da Asociación Latinoamericana de Investigadores en Campañas Electorales (ALICE) desde 2012 e membro do editorial board das revistas: “Rhêtorikê” (LabCom – UBI), “Más Poder Local” (Fundación Ortega y Gasset – Madrid”) e Estudos em Comunicação (LabCom). É autor do livro “Esfera Pública e Escândalo Político” (2016), editado pela Media XXI, e co-organizador, com Liziane Guazina e Bruno Araújo, das obras “Diálogos Lusófonos em Comunicação e Política” (2016), editada pelos Livros LabCom, e “(Des)Construindo Uma Queda: a Mídia e o Impeachment de Dilma Rousseff” (2018), editado pela Insular.