• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma15 Julho, 2025
    • “O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M7 Julho, 2025
    • Maria do Carmo Piçarra eleita vice-coordenadora do ICNOVA7 Julho, 2025
    • Ana Paula Lourenço coordena simpósio de Direitos Humanos das crianças e adolescentes na era digital7 Julho, 2025
  • Reportagens
    • Cidade FM: descontraída, mas profissional9 Julho, 2025
    • BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop18 Junho, 2025
    • Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar11 Junho, 2025
    • A brincar, a brincar, se mantém a tradição16 Abril, 2025
  • Entrevistas
      • André Paulo: “Quando o Ruben me ligou, pensava que estava a brincar”29 Julho, 2025
      • Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”23 Julho, 2025
      • Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”18 Julho, 2025
      • Filipe La Féria: “Em Portugal, a arte faz-se muito para uma elite”14 Julho, 2025
  • Opinião
      • Opinião
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
        • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mentalMariana Rebocho
      • Crónicas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Os jovens, afinal, gostam de política  Henrique Gussul
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • Cábulas
    • Erasmus+16 Outubro, 2018
    • O que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Rubricas
    • César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Too Spicy
          • PontoCom
          • Ponto de Vista
          • Poesia
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Frente & Verso
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Dois à Deriva
          • Confiança
          • Conferências
          • Calma
          • Café & Crime
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!
        • Voluntários para animar uma causa
        • As “100 Mais” de 2024
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • André Paulo: “Quando o Ruben me ligou, pensava que estava a brincar”   |   29 Jul 2025

  • Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”   |   23 Jul 2025

  • Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”   |   18 Jul 2025

  • Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma   |   15 Jul 2025

  • Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!   |   15 Jul 2025

  • Filipe La Féria: “Em Portugal, a arte faz-se muito para uma elite”   |   14 Jul 2025

 
-Início»Rubricas»CineUAL: Blue Valentine: Só Tu e Eu (2010)

CineUAL: Blue Valentine: Só Tu e Eu (2010)

José Moreira 14 Fev 2019 Rubricas, Rubricas, Críticas, Criticas

Realizado por Derek Cianfrance, “Blue Valentine” é um drama romântico que retrata o realismo de uma relação, desde a paixão inicial até às dificuldades que surgem numa vida a dois. Com 9 prémios, segundo dados do Imdb, este filme independente é a segunda longa-metragem do realizador.

Cindy e Dean (Michelle Williams e Ryan Gosling) são um casal que após vários anos de casamento vê a sua relação conjugal chegar a um impasse. Determinados a salvar o seu casamento, decidem “tirar” uma noite e ir para um motel com o objetivo de tentarem reacender a chama que fez com que se apaixonassem. Durante estes dois complicados dias, e alternando entre o passado e o presente, assistimos ao contraste da relação que, à medida que passa, já nem a pequena filha consegue fazer segurar.

Derek Cianfrance consegue trazer para o ecrã o realismo que envolve uma relação e isto pode ser fruto do seu trabalho anterior como documentarista. Co-escrito por Cianfrance, Cami Delavigne e Joey Curtis, “Blue Valentine” é um filme bem conseguido neste retrato realista. A narrativa alterna entre o passado e o presente, é eficaz em demonstrar o contraste amoroso na perspetiva das duas personagens, em retratar duas diferentes fases através da cor – fundamental para perceber este processo -, a que se junta a banda sonora dos Grizzly Bear, um importante elemento na criação do sentimento melancólico. O filme vai a seu passo, sem pressas, muito calmamente, e a ideia que a narrativa tenta transmitir faz sentido.

As atuações também são boas: Ryan Gosling e Michelle Williams demonstram uma boa quimíca a contracenar e percebe-se a liberdade na realização dos papéis. A cena em que demonstram os talentos das suas personagens é o maior exemplo disso, o momento é genuíno e bonito de se ver. A pequena filha, Frankie (Faith Wladyka), também consegue parecer à vontade mesmo com a sua precoce idade.

Quanto mais o filme avança, mais percebemos o porquê da relação ter chegado a este ponto, os atores conseguem fazer-nos acreditar no rumo das suas personagens. Dean continua a pessoa que era no início da relação: talentoso, mas sem muitas ambições na vida, o que lhe importa é o amor da sua família. Cindy é totalmente o oposto, é mais séria, tem ambições e luta por concretizá-las, tem dúvidas e vê o amor de uma forma diferente da de Dean, talvez a partir da relação tóxica dos seus pais e das palavras da avó aquando da relação com o seu avô. A inesperada gravidez muda completamente o rumo do seu futuro. Ela, que tinha a ambição de ser médica, torna-se enfermeira, casa com Dean com o intuito de formar família. Se a gravidez é fruto da relação amorosa com Dean é uma dúvida, pois Cindy havia tido relações com o ex-namorado, Bobby (Mike Vogel), no mesmo período em que conhece Dean.

Talvez esta relação tenha sido mais uma paixão do que amor verdadeiro e o casamento um escape ao inesperado momento (complicado) que irá abalar aos dois. A complicação reflete-se com o passar dos anos, com a responsabilidade que os dois têm de ter. E é o que acontece no filme, com Cindy a querer mais responsabilidade e ambição em Dean, e Dean a não perceber a necessidade disso (os dois tem um diálogo em que isso é percetível). É a personalidade de duas pessoas que não se completam (se é que alguma vez se completaram totalmente): Cindy a não ver mais possibilidade na relação devido às atitudes de Dean; Dean a achar que apenas o amor é que interessa e o resto é superficial.

O encaixe da última cena é inteligente e muito eficaz naquilo que foi a ideia do filme, é linda e muito bem montada. É tocante e a sensação que fica no espectador transporta-o até ao final dos créditos.

“Blue Valentine” é um filme genuíno. É sobre a paixão que aproxima duas pessoas e os desafios de se viver uma vida a dois. O título por si é já um prenúncio daquilo que nos espera. É um retrato honesto, carregado de um realismo que falta na exploração deste género, pouco aconselhável para quem gosta (e espera) a típica história de amor de Hollywood. Em suma, é um grande filme e a prova de que com pouco se pode fazer muito, uma das coisas que o cinema independente consegue proporcionar-nos muito bem.

Veja o trailer do filme ‘Blue Valentine: Só Tu e Eu (2010)’

 

1   
2019-02-14
Ana Cabeças
Artigo anterior :

Histórias com H: a final de Istambul, em 2005

Artigo seguinte :

Maria do Carmo Piçarra fala sobre “Censura e propaganda no cinema colonial do Estado Novo português”

Artigos relacionados

CineUAL: Este País Não é para Velhos (2007)

CineUAL: Este País Não é para Velhos (2007)

José Moreira 20 Dez 2018
Histórias com H: Jesse Owens

Histórias com H: Jesse Owens

Pedro Andrade 02 Nov 2018
Boarding Gate: Carolina Gonçalves

Boarding Gate: Carolina Gonçalves

Carolina Camacho 20 Out 2018

Veja também

André Paulo: “Quando o Ruben me ligou, pensava que estava a brincar”

André Paulo: “Quando o Ruben me ligou, pensava que estava a brincar”

André Filipe Eusébio Paulo, nascido a 18 de Dezembro de 1996 em Albufeira, faz toda a formação no Algarve, praticamente sempre no Imortal, exceto o

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • André Paulo: “Quando o Ruben me ligou, pensava que estava a brincar”

    André Paulo: “Quando o Ruben me ligou, pensava que estava a brincar”

    Rodrigo Pronto 29 Jul 2025
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • André Paulo: “Quando o Ruben me ligou, pensava que estava a brincar”

    André Paulo: “Quando o Ruben me ligou, pensava que estava a brincar”

    Rodrigo Pronto 29 Jul 2025
  • Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”

    Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”

    Matilde da Silva 23 Jul 2025
  • Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”

    Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”

    Inês Mendes 18 Jul 2025
  • Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma

    Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma

    UALMedia 15 Jul 2025
  • Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!

    Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!

    15 Jul 2025
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista mariana rebocho aula poesia pontocom prática disco futebol academy cristina patrício joao santareno de sousa academycamente natal Leonor Noronha Lídia Belourico
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

André Paulo: “Quando o Ruben me ligou, pensava que estava a brincar”
Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”
Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”
Filipe La Féria: “Em Portugal, a arte faz-se muito para uma elite”
Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma
Cidade FM: descontraída, mas profissional
Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”
“O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M
Maria do Carmo Piçarra eleita vice-coordenadora do ICNOVA
Ana Paula Lourenço coordena simpósio de Direitos Humanos das crianças e adolescentes na era digital
António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”
Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL
Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet
Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”
BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop
Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”
Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar
Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas
“Precisamos sempre de ter pensamento crítico e não há máquina que nos substitua”
Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho
Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”
Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 
Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”
Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”

Últimos Podcasts

  • PontoCom: Capicua – “A proposta do disco é limparmos as lentes com que olhamos o mundo”
  • Achas é bonito ser feio? #Ep. 91
  • Dois à Deriva: Apagão, Feira Festa e IAVE Summerfest
  • PontoCom: Hot Air Balloon – “A música que nasce da cumplicidade e da vontade de experimentar”
  • Achas é bonito ser feio? #Ep. 90
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem