O Departamento de História, Artes e Humanidades da Universidade Autónoma promoveu a receção ao projeto ‘Era uma vez… Brasil’. Mais de 60 alunos de escolas secundárias públicas brasileiras visitaram, esta terça-feira, o Palácio dos Condes de Redondo com o objetivo de fomentar o intercâmbio cultural entre o Brasil e Portugal.
O projeto ‘Era uma vez… Brasil’ pretende promover o enriquecimento dos 63 alunos de escolas públicas brasileiras envolvidos na iniciativa, com diferentes linguagens artístico-culturais. A receção dos alunos decorreu no Auditório 1, onde assistiram a alguns dos trabalhos vencedores do programa.
A edição deste ano tem como tema “A transferência da família real e da corte portuguesa para o Brasil”, tendo como base o livro 1808, do escritor Laurentino Gomes. Os alunos podem vivenciar um intercâmbio cultural de dez dias na capital de Portugal, Lisboa, percorrendo os caminhos da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil, em 1808.
A relação histórica entre Portugal e o Brasil é o foco principal das atividades, que são oferecidas aos melhores alunos que concluíram, este ano, o Ensino Fundamental II e aos docentes de escolas públicas das cidades de Salvador, Mata de São João, Lençóis Paulista, Macatuba e Belo Jardim.
O projeto “Era uma vez… Brasil” foi criado pela Origem Produções com patrocínio do Grupo Lwart, Grupo Estácio, RTE Rodonaves, Tivoli EcoResort e Baterias Moura, por meio da Lei Rouanet e com apoio das embaixadas de Portugal e do Brasil para valorizar a importância da disciplina de História nas escolas públicas brasileiras.
Conheça as cidades e escolas participantes aqui.
Veja a fotogaleria do UALMedia