“Ordem Tripolar: o mundo dos grandes poderes” é o título do novo livro de Sónia Sénica, professora do Departamento de Relações Internacionais da Autónoma e comentadora de política internacional na CNN Portugal.
O livro apresenta uma análise sobre o reposicionamento das três grandes potências do nosso tempo face aos desafios do presente: os Estados Unidos da América, a Federação Russa e a República Popular da China. Propõe compreender os motivos, estratégias e visões de cada um dos principais atores da política internacional contemporânea, dando foco à invasão da Ucrânia e ao reforço do eixo sino-russo, passando pela fragilidade das instituições multilaterais e o impacto das novas formas de guerra híbrida.
Em entrevista à revista AUTÓNOMA em 2022, Sónia Sénica afirmava que este é um período fértil para o estudo e análise das Relações Internacionais: “este será um estudo daqueles que vão suscitar anos de análise e de avaliação, consideração, exatamente como aconteceu com a União Soviética, o fim da Guerra Fria. Não há dúvida que a guerra da Ucrânia é um campo fértil pelas várias dimensões que encerra, as implicações que tem, as eventuais consequências, mas sobretudo porque nenhum de nós consegue antecipar o fim. Talvez seja a maior preocupação nesta fase, seja perceber qual será o fim, de que forma poderá ser pacificado este conflito, quais as consequências, as exigências aos vários atores envolvidos e qual será́ o mundo que teremos em termos de ordem internacional”.
A sessão de apresentação decorreu no Chiado a 4 de setembro com os professores da Autónoma Nuno Severiano Teixeira e Carlos Gaspar, o Embaixador Francisco Seixas da Costa e o Major-General Filipe Arnaut Moreira.