O professor do Departamento de Ciências da Comunicação da Autónoma Alberto Arons de Carvalho foi eleito presidente do Conselho Geral Independente da RTP esta segunda-feira.
O docente e investigador da Autónoma já pertencia ao órgão da RTP desde 2020, indicado pelo anterior Governo. A eleição decorreu entre os atuais membros do Conselho Geral Independente da RTP: Vítor Caldeira, ex-presidente do Tribunal de Contas, Isabel Pires de Lima, ex-ministra da Cultura, Isabel Medina, atriz e encenadora, e Ana Margarida Carvalho, escritora e jornalista, ficando a faltar um nome. Este será apontado pelo Conselho de Opinião da RTP.
Alberto Arons de Carvalho foi secretário de Estado da Comunicação Social, deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República (1975 a 1983, 1987 a 1995, 2002 a 2009), vice-presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, fundador do Partido Socialista e conta com um percurso como jornalista em jornais como República e A Luta.
O Conselho Geral Independente da estação pública de televisão e rádio foi criado em 2014 e tem por responsabilidade supervisionar a RTP, definindo as linhas orientadoras da empresa e olhando para o cumprimento das obrigações de serviço público. Este é o órgão que nomeia o Conselho de Administração da RTP.
Na Autónoma, integra o corpo docente do Mestrado em Comunicação Aplicada, do Doutoramento em Media e Sociedade no Contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, da Pós-Graduação em Assessoria Política e Comunicação Estratégica, e da Pós-Graduação em Jornalismo Político e Parlamentar.