A sessão inaugural, que teve lugar na Escola das Artes, contou com a presença de Duarte Azinheira.
Arrancou no dia 24 de Maio, pelas 17:30h, em Campo de Ourique, a primeira sessão do Clube de Leitura da Escola das Artes da Autónoma.
Dedicado à comunidade académica, o Aleph pretende ser um espaço informal de reflexão, de livre debate de ideias e de fomentação do pensamento crítico.
Mariana Rebocho, aluna do curso de Ciências da Comunicação, é a principal dinamizadora deste clube cujas sessões contarão com a presença de diferentes convidados, designadamente de autores e escritores lusófonos. O conceito de liberdade será o mote ao longo do primeiro ano da iniciativa, por associação aos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
Na primeira sessão o convidado foi Duarte Azinheira (administrador executivo da Imprensa Nacional Casa da Moeda, editor da Imprensa Nacional) e um dos responsáveis pelo livro “Noticiar a Liberdade” — que reúne testemunhos de jornalistas que acompanharam o fim da ditadura.
Uma conversa que foi transmitida online e que pode ser vista aqui.
“Bairro das Cruzes” de Susana Amaro Velho, uma ficção familiar fortemente marcada por acontecimentos históricos, foi a outra obra recomendada nesta sessão inaugural.
O Clube de Leitura é apoiado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no âmbito da criação da Rede de Clubes de Leitura no Ensino Superior. As sessões serão mensais.