Reginaldo Rodrigues de Almeida é o novo diretor do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Lisboa. Paula Lopes e Carlos Pedro Dias assumem a coordenação científica e laboratorial.
O Professor Doutor Reginaldo Rodrigues de Almeida é o novo diretor do departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma. A Doutora Paula Lopes vai assumir a Coordenação Científica e Pedagógica e o Dr. Carlos Pedro Dias terá a seu cargo a Coordenação Laboratorial das Estruturas de Rádio e Televisão.
Biografia de Reginaldo Rodrigues de Almeida
Licenciou-se em História na Universidade Autónoma de Lisboa em 1986 e doutorou-se em Ciências da Informação na Universidade Complutense de Madrid em 2003 (título registado em Portugal na Universidade Nova de Lisboa no ano de 2004).
Secretário-geral da Universidade Autónoma de Lisboa entre os anos de 1993 e 2006, onde colabora desde 1989.
Administrador da Universidade Autónoma de Lisboa com os pelouros de Comunicação e das Relações Externas e de Ação Social.
É professor na Universidade Autónoma de Lisboa no Departamento de Ciências da Comunicação, assim como professor convidado da Pontifícia Universidade de Salamanca (Campus de Madrid) no 3º ciclo.
É professor convidado do Instituto Superior de Estudos Militares.
É membro da cátedra Unesco, através do Grupo de Comunicação da Comissão Espanhola.
É investigador da área das ciências da informação e publica com regularidade na imprensa escrita sob o mote da “Sociedade da Informação”.
É autor das monografias: “Sociedade Bit, da Sociedade da Informação à Sociedade do Conhecimento” e “Voo da Borboleta, Crónicas da Sociedade da Informação”.
Membro dos conselhos Científico e Pedagógico da Universidade Autónoma de Lisboa.
Biografia de Paula Lopes
Doutorada em Sociologia pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Autónoma de Lisboa, pós-graduada em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo ISCTE-IUL, licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Autónoma de Lisboa e bacharel em Marketing pelo IADE.
Foi jornalista, formadora de jornalismo no Cenjor, assessora/consultora de comunicação/imagem e programadora cultural. Investigadora integrada do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, é professora na UAL – Departamento de Ciências da Comunicação, desde Outubro de 1996.
Biografia de Carlos Pedro Dias
Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa, pós-graduado em Sociologia do Trabalho e das Organizações pelo ISCSP e doutorando em Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL. Frequentou, em 2005, o curso WAN-IFRA Newsplex, na Universidade da Carolina do Sul, EUA.
Começou a sua carreira na RTP em 1987 tendo depois sido um dos fundadores da SIC em 1992. Foi editor, produtor, realizador, jornalista, coordenador de produção e realização e finalmente coordenador-geral da SIC Notícias. Em paralelo foi formador no Cenjor, na ETIC e na RNA – Rádio Nacional de Angola e professor na UAL e na Universidade Europeia (IADE). Trabalhou como consultor da administração da TPA- Televisão Pública de Angola. Foi também diretor de Programas e Informação em dois canais portugueses.