• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Book / Brochure – B6 –  Mockup“Comunicação, Cultura e Jornalismo Cultural”, o novo ebook do NIP-C@M18 Janeiro, 2021
    • Free_Book_Mockup_2‘Manual de Reportagem – REC’ com contributos da Autónoma15 Janeiro, 2021
    • maxresdefault‘O ressurgir dos populismos na actualidade’: aula aberta com Hélder Prior14 Janeiro, 2021
    • UntitledPedro Pinto lança “Conversas Globais”6 Janeiro, 2021
  • Reportagens
    • Imagem1Celíacos: uma vida glúten free4 Dezembro, 2020
    • Captura de ecrã 2020-10-27, às 01.50.04Banco Alimentar: a esperança durante a pandemia27 Outubro, 2020
    • Loja Alvorada exteriorComércio tradicional: a alma de quem “estima vender com tradição e paixão”30 Setembro, 2020
    • Captura de ecrã 2020-09-18, às 17.18.29Lagos: Um deserto quente no barlavento algarvio22 Setembro, 2020
  • Entrevistas
      • transferirJoão Pedro Rodrigues: “A televisão é um mundo em que não há certezas de nada”6 Janeiro, 2021
      • 5Brígida Rocha Brito: “O turismo é uma área de trabalho científico muito positiva e era também uma boa oportunidade para a UAL”7 Janeiro, 2021
      • 1Carla Andrino: “Um ator precisa de acreditar naquilo que está a fazer, de calçar os sapatos da personagem e de lhe dar vida”6 Janeiro, 2021
      • Imagem1Pedro Ramos Bichardo: “Se fores fiel a ti próprio, respeitares aquilo que és e pensares ‘um dia vou conseguir!’, acaba por acontecer”4 Dezembro, 2020
  • Opinião
      • Opinião
        • Elliot-PageO nome dele é Elliot. Um guia sobre pessoas transgénero para os jornais portuguesesBeatriz Rosa
        • fotoAlice no País das TecnologiasAntónio Jorge
        • restore_your_faith_in_politics_1200x627A avó Emília e a política. 20 anos e 16 campanhas depois, continua-se a ouvir o padreMónica Costa
        • Article_6826Um circo mediático à volta da democraciaMárcia Sousa Mendes
      • Crónicas
        • Imagem: Alfredo CunhaNatal: uma calamidade desejadaLuís Carmelo
        • retrato-Alfredo-Cunha1-A liberdade problemáticaLuís Carmelo
        • Imagem: Alfredo CunhaA real vertigemLuís Carmelo
      • Críticas
        • cabanaTUaLER: “A Cabana”. Deus é uma mulher?Magda Coelho
        • banqueiroTUaLER: “O Banqueiro Anarquista”, um conto de raciocínio!Magda Coelho
        • ruapassarosTUaLER: “A Ilha na Rua dos Pássaros”, ou como fugir aos nazisMagda Coelho
  • Dossiers
    • DSC_0056-1024×683Projetos TVUALMedia
    • covid-coronaCovid-19UALMedia
    • pro-photography-equipment_1426-1771Fotogalerias da Autónoma
    • 800Depois dos IncêndiosFátima Lopes Cardoso
  • Cábulas
    • team-of-students-completing-task_23-2147666610Erasmus+16 Outubro, 2018
    • ualUniversidade Autónoma de Lisboa6 Maio, 2018
    • literaciaO que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • codigodeontologico_20180320O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
  • Artigos
    • Artigo de fundo_foto 1Pandemia de quatro patas: Das adoções por impulso ao abandono por falta de condições23 Novembro, 2020
    • SIReinventar o desporto durante a Covid-197 Setembro, 2020
    • Imagem1Gravidez precoce: escrever direito por linhas tortas7 Setembro, 2020
    • photo-1522134239946-03d8c105a0baHipnose: Do ilusionismo à realidade7 Setembro, 2020
  • Rubricas
    • Imagem1César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Imagem1Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Imagem1Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Imagem1Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • Rádio Autónoma
      • Podcasts
          • As quatro da vida airada
          • Cão com pulgas
          • Conversas de café
          • eTalks
          • RitUAL
          • Pensar nas expressões
          • Dance
          • Top 10
          • Êxitos de Sempre
          • Falando Claramente
          • ´Tàs à vontade
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Conferências
          • Lusofonia
          • No Ar
          • Psicologia Para Todos
          • Laboratório
          • Poesia
          • Disco Por Inteiro
          • PontoCom
          • Histórias Com Sons
      • Notícias
        • no ar 1920 as mais tocadas em 2020Músicas do ano: As mais rodadas em 2020
        • ra facebook horizontal mais do anoMúsicas do ano: as mais rodadas em 2019
        • Isabel Jonet na RádioUma emissão de rádio para dar ritmo e alegria por uma boa causa
      • Podcasts Antigos
          • Ready. Gap. Go!
          • Thursday´s Vibez
          • Jazz and Blues
          • Rapresentação
          • Escolhe Tu
          • Incrível
          • Entre Linhas
          • Vinil
          • Dinosaur Cataclysm
          • Crónicas & Murais
          • Cá vai disco
Últimas
  • Natal: uma calamidade desejada   |   21 Jan 2021

  • “Comunicação, Cultura e Jornalismo Cultural”, o novo ebook do NIP-C@M   |   18 Jan 2021

  • ‘Manual de Reportagem – REC’ com contributos da Autónoma   |   15 Jan 2021

  • A liberdade problemática   |   14 Jan 2021

  • ‘O ressurgir dos populismos na actualidade’: aula aberta com Hélder Prior   |   14 Jan 2021

  • Brígida Rocha Brito: “O turismo é uma área de trabalho científico muito positiva e era também uma boa oportunidade para a UAL”   |   07 Jan 2021

 
-Início»Rubricas»Clube da minha terra: Lusitano Ginásio Clube

Clube da minha terra: Lusitano Ginásio Clube

André Santos 21 Mar 2019 Rubricas, Rubricas

Clube da minha terra é uma rubrica onde desvendamos os segredos e as particularidades de vários clubes locais. Esta semana, fomos conhecer um dos mais históricos clubes de Évora – o Lusitano Ginásio Clube.

Fundado em dezembro de 1911, mais conhecido como Lusitano de Évora, o clube alentejano é dos mais conhecidos na sua região e tem um recheado palmarés. No presente momento encontra-se em primeiro lugar da Divisão de Elite de Évora, os seniores deste clube centenário encontra-se perto de dar mais um importante passo para a história do clube.

Com muitos anos de competição e formação de atletas, há coisas que mudam com o passar dos tempos. Os objetivos do clube, relativamente à formação, não fogem à regra e, segundo o responsável máximo pela coordenação da formação do Lusitano, Joel Roque, atualmente centram-se em três pilares fundamentais: o ser humano em si, o ser humano como atleta e o futebolista. “Desenvolver e respeitar todas as etapas de formação do atleta nos diferentes escalões de formação é um dos principais objetivos, bem como valorizar e criar um forte sentimento de pertença à identidade de formação de jogo, de treino, de jogador e de treinador do Lusitano” refere Joel Roque.

No que toca a valores transmitidos aos atletas como ser humano e como o desportista que é, o clube valoriza o desenvolvimento desportivo, social e académico de cada um. “Tenta-se sempre estabelecer uma cultura desportiva integral e um forte sentimento de pertença ao clube, com regras bem definidas e princípios coerentes tais como o comportamento, o empenho e a assiduidade que resultam no assumir de um compromisso. O Lusitano tem por base um modelo de jogo que, por sua vez, orienta a conceção de um modelo de treino, potenciando e desenvolvendo o seu modelo de jogador tendo em vista, a promoção de atletas para o plantel sénior”, explica o coordenador da formação do Lusitano Ginásio Clube.

Quando confrontado com o que considera ser uma “grande vitória” nos escalões de formação, o coordenador da formação do clube não hesita em responder que o acolhimento de crianças de 4/5 anos e a posterior fidelização ao clube faz com que se criem condições para o desenvolvimento no futebol. Nesta presente época desportiva, “fazem parte do plantel sénior atletas que fizeram toda a sua formação no clube”, o que deixa obviamente todos os responsáveis do clube orgulhosos, que permitirá reforçar a posição de “mais alto representante desportivo da cidade e da região”.

No que diz respeito às principais dificuldades com que se depara o clube, Joel Roque refere que a falta de investimento e apoios financeiros para a modernização do complexo desportivo são problemas sérios que o clube tem de resolver, tendo em conta que possuem uma estrutura muito pesada – desde o futebol de iniciação à equipa sénior, o clube possui um total de 15 plantéis.

Apesar de Portugal ser conhecido lá fora pela qualidade da sua formação, bem como por ter fornecido alguns tesouros ao futebol mundial, o coordenador da formação do clube do Alentejo refere que ainda existem alguns pormenores a serem melhorados, tais como o facto de se olhar cada vez mais para a formação e para os atletas como um negócio. Acredita ainda que o que se passa no futebol profissional está de certa forma a alastrar-se para o plano da formação de jovens atletas, quando numa fase de iniciação não devia existir essa pressão, o que pode prejudicar a evolução dos jovens atletas.

Para tentarmos perceber de uma forma mais eficaz qual a sensação de defender as cores deste clube, falámos também com o atleta José Quito, proveniente da formação do clube, que neste momento atua na equipa sénior. O atleta admite que vestir a camisola do Lusitano não é para qualquer um, referindo que “só veste esta camisola quem tem a responsabilidade do que é representar um clube centenário e histórico”. Por outro lado, para além de sentir uma mística enorme, considera que é um grande orgulho representar um clube conhecido e respeitado a nível nacional.

Quando questionado sobre qual a ligação dos adeptos a este clube centenário, José Quito refere que, na sua perspetiva, é exatamente esse o ponto de diferença do Lusitano para os restantes clubes da região, na medida em que os adeptos possuem uma grande proximidade com todas as equipas, salientando também que “o clube mexe com muita gente”. Desta forma, acredita que os adeptos possuem uma importância fundamental naquilo que é o trabalho diário de todos os que representam o clube, acrescentando que nos dias de jogo, independentemente de qual for o desfecho do mesmo, têm o apoio dos “Lusitanistas, que vivem o clube de uma forma muito intensa e carinhosa”.

Esta rubrica é da responsabilidade do projeto “O Desportista” e as opiniões devem ser atribuídas aos autores devidamente identificados. O UALMedia e a UAL não se responsabilizam pelos conteúdos aqui publicados.
  • 7
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
2019-03-21
Diogo Carapinha
Artigo anterior :

TUaLER: “Carry On: A História de Simon Snow”, uma paródia mágica

Artigo seguinte :

“Ter assinado pelo Benfica foi tão importante como ter sido campeão do mundo”, João Ribeiro

Artigos relacionados

Histórias com H: a final de Istambul, em 2005

Histórias com H: a final de Istambul, em 2005

Pedro Andrade 14 Fev 2019
Histórias com H: Boris Becker

Histórias com H: Boris Becker

Pedro Andrade 26 Abr 2019
TUaLER: “O Jogo de Ripper”, um mistério de personagens

TUaLER: “O Jogo de Ripper”, um mistério de personagens

Beatriz Rosa 02 Mar 2020

Veja também

Natal: uma calamidade desejada

Natal: uma calamidade desejada

Muito se escreveu já sobre a possibilidade de as baleias se suicidarem. Parece que é mesmo pura ilusão desta nossa espécie que é, ao mesmo

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Natal: uma calamidade desejada

    Natal: uma calamidade desejada

    Luís Carmelo 21 Jan 2021
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • Natal: uma calamidade desejada

    Natal: uma calamidade desejada

    Luís Carmelo 21 Jan 2021
  • “Comunicação, Cultura e Jornalismo Cultural”, o novo ebook do NIP-C@M

    “Comunicação, Cultura e Jornalismo Cultural”, o novo ebook do NIP-C@M

    UALMedia 18 Jan 2021
  • ‘Manual de Reportagem – REC’ com contributos da Autónoma

    ‘Manual de Reportagem – REC’ com contributos da Autónoma

    UALMedia 15 Jan 2021
  • A liberdade problemática

    A liberdade problemática

    Luís Carmelo 14 Jan 2021
  • ‘O ressurgir dos populismos na actualidade’: aula aberta com Hélder Prior

    ‘O ressurgir dos populismos na actualidade’: aula aberta com Hélder Prior

    UALMedia 14 Jan 2021
  • Rádio Autónoma podcast vinil no ar Entrevista atelier disco aula pontocom prática poesia cinema ca vai êxitos sons por inteiro animação Universidade laboratório lusofonia futebol Jornalismo Desporto escolhe tu
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas noticias

Natal: uma calamidade desejada
“Comunicação, Cultura e Jornalismo Cultural”, o novo ebook do NIP-C@M
‘Manual de Reportagem – REC’ com contributos da Autónoma
A liberdade problemática
‘O ressurgir dos populismos na actualidade’: aula aberta com Hélder Prior
A real vertigem
João Pedro Rodrigues: “A televisão é um mundo em que não há certezas de nada”
Brígida Rocha Brito: “O turismo é uma área de trabalho científico muito positiva e era também uma boa oportunidade para a UAL”
Pedro Pinto lança “Conversas Globais”
América
Pessoa nu
Carla Andrino: “Um ator precisa de acreditar naquilo que está a fazer, de calçar os sapatos da personagem e de lhe dar vida”
O nome dele é Elliot. Um guia sobre pessoas transgénero para os jornais portugueses
As origens não se escolhem
Pedro Ramos Bichardo: “Se fores fiel a ti próprio, respeitares aquilo que és e pensares ‘um dia vou conseguir!’, acaba por acontecer”
Rita Listing: “Temos sempre um alinhamento, mas também estamos sempre dependentes do improviso”
Celíacos: uma vida glúten free
Elogio da embriaguez
António Ferrari: “O meu dever é aproximar as audiências portuguesas à ONU”
Ana Milhazes: “É um estilo de vida, não tenho de viver cem por cento ‘zero waste’”
Ana Filipa Nunes: “O meu objetivo diário é entregar aos telespectadores as melhores histórias da forma mais correta”
Pedro Filipe Maia: “Nunca quero perder a paixão pelo que faço”
Luís Lima na organização do Porto/Post/Doc
Miguel van-der Kellen integra júri no ‘Podes 2020’

Últimos Podcasts

  • Êxitos de Sempre #43
  • As quatro da vida airada #0
  • Cão Com Pulgas #07
  • Êxitos de Sempre #42
  • Cão Com Pulgas #06
© Copyright 2021, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Grupo CEU
Escola Superior de Enfermagem