• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL23 Junho, 2025
    • Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet23 Junho, 2025
    • Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas6 Junho, 2025
    • Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho30 Maio, 2025
  • Reportagens
    • BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop18 Junho, 2025
    • Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar11 Junho, 2025
    • A brincar, a brincar, se mantém a tradição16 Abril, 2025
    • Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português4 Abril, 2025
  • Entrevistas
      • António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”26 Junho, 2025
      • Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”13 Junho, 2025
      • Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”20 Junho, 2025
      • “Precisamos sempre de ter pensamento crítico e não há máquina que nos substitua”3 Junho, 2025
  • Opinião
      • Opinião
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
        • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mentalMariana Rebocho
      • Crónicas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Os jovens, afinal, gostam de política  Henrique Gussul
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • Cábulas
    • Erasmus+16 Outubro, 2018
    • O que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Rubricas
    • César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Too Spicy
          • PontoCom
          • Ponto de Vista
          • Poesia
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Frente & Verso
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Dois à Deriva
          • Confiança
          • Conferências
          • Calma
          • Café & Crime
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • Voluntários para animar uma causa
        • As “100 Mais” de 2024
        • Locutores por uma causa
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”   |   04 Jul 2025

  • António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”   |   26 Jun 2025

  • Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL   |   23 Jun 2025

  • Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet   |   23 Jun 2025

  • Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”   |   20 Jun 2025

  • BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop   |   18 Jun 2025

 
-Início»Reportagens»Por detrás das câmaras

Por detrás das câmaras

Ana Rodrigues 23 Ago 2015 Reportagens

Escrevem as histórias que ganham Emmys, decoram casas de contraplacado, vestem, maquilham e penteiam personagens que serão “familiares” de muitos portugueses. Aqui, os protagonistas são homens e mulheres que não se vêem, uma equipa de técnicos, criativos e produtores, que passam a atores principais nesta reportagem.

Terça-feira, 15h, 32 graus. A caminho dos bastidores da novela “A Única Mulher”, o autocarro nunca mais pára, de Lisboa até Bucelas é quase uma hora de viagem. No meio do nada, um portão: é a entrada da Plural. Mais 20 minutos a pé ou à boleia de Bruno Cabrerizo e aqui está “a terra dos sonhos”, como lhe chamam. O silêncio impera. A actriz Maria Leite, que interpreta a personagem Ana Maria, aproveita a sua pausa, sentada na esplanada do bar, para escrever. Há muitos carros estacionados e muito poucas pessoas.

Pouco se fala nos profissionais que trabalham durante meses nos bastidores, poucos sabem os seus nomes, mas eles não se importam. “Quando optamos por trabalhar nesta área, está intrínseco a escolha que se faz: trabalhar à frente da câmara ou atrás da câmara. Quando esse assunto está resolvido, não se pode considerar ingratidão. O que interessa para o espectador e no produto que estou a produzir é quem está à frente da câmara e não quem está atrás”, diz o produtor Sérgio Baptista.

A família Caiado está a gravar, outros actores começam a chegar e a preparar-se. O ambiente é de tranquilidade. O actor Bruno Cabrerizo mostra, com entusiasmo, novos passos de dança que aprendeu nos ensaios do programa “Dança com as Estrelas” a alguns elementos da equipa. A boa relação está presente e é facilmente visível. “A boa relação tem que existir mesmo, é fundamental. Somos adultos, todos temos dias menos bons, mas temos que saber gerir isso tudo, para que as coisas corram bem e fluam. É muito importante, são 12 horas de trabalho”, conta a cabeleireira Cristina Dinis.

Os verdadeiros protagonistas

As portas estão todas abertas, excepto a dos estúdios onde se está a gravar. Homens e mulheres andam por todo o lado, precisam de se movimentar rapidamente e de ter acesso a tudo o que necessitam. Fátima Alves é responsável pelo guarda-roupa e tem consigo as costureiras que a ajudam em tudo o que é necessário. O processo da escolha das roupas para cada personagem começa com o conhecimento da mesma: “Temos um perfil de personagens que nos é dado no início de cada projecto, e uma sinopse, que é basicamente o resumo de tudo o que se vai passar. Nesse perfil estão todas as características de cada personagem: idade, meio social, dicas de guarda-roupa, como clássico, moderno, trendy. Eu apresento um figurino, depois é discutido com um coordenador de projecto, e vemos se a linha está (ou não) adequada a essa personagem. Se for aprovado, é só preparar o guarda-roupa para essa personagem. Temos roupas que são confeccionadas pelas nossas costureiras, grande parte do guarda-roupa não são só patrocínios. Também compramos roupas com descontos, temos acordos com algumas empresas e o nosso guarda-roupa central, os camarins, onde vamos buscar algumas peças já utilizadas noutras novelas.”

Na porta ao lado do guarda-roupa, está a equipa da magia: cabelos e maquilhagem. Uma sala cheia de espelhos, luz, escovas, secadores, maquilhagem, pincéis, cadeiras, tudo o que é necessário para embelezar ainda mais os actores. Cristina Dinis é quase sempre a última pessoa a terminar o processo: “É-nos dada uma hora para tudo, ou seja, 10 minutos guarda-roupa, 20 minutos maquilhagem e 30 minutos cabelo. Tentamos sempre gerir esse tempo entre nós. Umas vezes, conseguimos em menos tempo, outras, precisamos de mais. É fundamental trabalhar em equipa e respeitar o tempo para não prejudicar o trabalho de ninguém.”

UAL, o cenário real

A Universidade Autónoma de Lisboa foi escolhida pela equipa de produção como um dos palcos de gravações no exterior. “Foi uma conjugação de vários factores. Acima de tudo, o look que a UAL tem em termos do edifício, na nossa história, era o que nos interessava mais. Ter um look de uma universidade que está dentro da cidade de Lisboa, que tem equipamentos modernos, mas que também transmite um local com alguma história, uma universidade com um nome implementado na sociedade”, afirma Sérgio Batista. Após essa escolha foi feito um acordo com a Universidade. Juntaram-se duas vontades: a de gravar, da produção, e a de fazer publicidade, da universidade. “Nestas situações existe o que costumamos referir como parceria estratégica, ou seja, nós necessitamos de poder ter um espaço para gravar e, do outro lado, pode existir uma vontade de conseguir a divulgação de uma marca ou de um espaço em si. Posto isto, é fácil haver uma convergência de vontades de ambas as partes. Neste caso, foi isso que aconteceu. Havia uma vontade nossa de lá gravar e também existia uma vontade da UAL de poder divulgar a sua marca e de poder ter uma visibilidade dentro e fora do ecrã. Então, foi fácil criar essa parceria”, acrescenta Sérgio Baptista.

Durante as gravações, alunos e actores podem conviver, desde que assim o queiram. Cria-se um cenário real, que evidencia o trabalho dos actores. “As pessoas da Autónoma são muito simpáticas, sinto-me em casa na Autónoma. Não há nada como estar a gravar uma cena no próprio ambiente, tudo conta para um actor. Às vezes, estou lá a passar e vejo as aulas a decorrerem e dá-me vontade de ir ver como é, como funcionam, para perceber como os alunos andam, o que conversam, como é que são os professores. Tudo inspira um bocado e gravar na UAL ajuda muito a que o meu trabalho seja melhor”, revela o actor André Nunes.

Trabalho realizado no âmbito da unidade curricular “Técnicas Redactoriais”, no ano letivo 2014-2015, na Universidade Autónoma de Lisboa.

    
2015-08-23
Autor UALMedia
Artigo anterior :

João Blumel: “Tive de fazer pela vida”

Artigo seguinte :

“Finalmente encontrámos o lugar dos Dead Combo”

Artigos relacionados

O “Casal” da memória

O “Casal” da memória

Joana Santos 18 Jan 2020
Último adeus, em tempos de Covid-19

Último adeus, em tempos de Covid-19

Margarida Rodrigues 08 Jul 2020
A arte como meio de crescimento pessoal: “O teatro obriga-nos a ser mais empáticos”

A arte como meio de crescimento pessoal: “O teatro obriga-nos a ser mais empáticos”

Carolina Gageiro 07 Mar 2025

Veja também

Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”

Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”

Concluiu os seus estudos em moda no CITEX do Porto em 1991… Sempre soube que era com a moda que queria trabalhar?  Não, nunca pensei

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”

    Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”

    Ricardo Magalhães 04 Jul 2025
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”

    Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”

    Ricardo Magalhães 04 Jul 2025
  • António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”

    António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”

    Diego Tamaian 26 Jun 2025
  • Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL

    Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL

    UALMedia 23 Jun 2025
  • Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet

    Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet

    UALMedia 23 Jun 2025
  • Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”

    Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”

    Bruna Maia 20 Jun 2025
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista mariana rebocho aula poesia pontocom prática disco futebol cristina patrício academy joao santareno de sousa academycamente natal Jornalismo Leonor Noronha
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”
António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”
Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL
Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet
Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”
BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop
Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”
Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar
Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas
“Precisamos sempre de ter pensamento crítico e não há máquina que nos substitua”
Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho
Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”
Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 
Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”
Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”
Jaime Lourenço participa em simpósio sobre jornalismo
Pedro Henriques: “Por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”
Maria do Carmo Piçarra participa em sessão sobre literacia fílmica na Cinemateca Portuguesa
André Penim: “Estejam sempre insatisfeitos”
Zé Vida: “Tenho descoberto uma nova versão minha, que é o Zé Morning Person”
Autónoma assina protocolo com o canal público
A brincar, a brincar, se mantém a tradição
Sandra Felgueiras: “Para mim, o jornalismo de investigação é a pedra mais preciosa de todo o jornalismo”
Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português

Últimos Podcasts

  • Academycamente: O que é a Programação Neuro-Linguística?
  • Taïs Reganelli: “O artista trabalha com sonhos e a gente precisa de continuar sonhando”
  • Não temos paciência: Férias
  • Academycamente: Como se prevê o futuro na Geopolítica?
  • Não temos paciência: Temas tabu
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem