• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • “O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M7 Julho, 2025
    • Maria do Carmo Piçarra eleita vice-coordenadora do ICNOVA7 Julho, 2025
    • Ana Paula Lourenço coordena simpósio de Direitos Humanos das crianças e adolescentes na era digital7 Julho, 2025
    • Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL23 Junho, 2025
  • Reportagens
    • Cidade FM: “Há imenso espaço para improviso […] Muitas vezes, esses momentos acabam por ser os mais engraçados e espontâneos.”9 Julho, 2025
    • BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop18 Junho, 2025
    • Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar11 Junho, 2025
    • A brincar, a brincar, se mantém a tradição16 Abril, 2025
  • Entrevistas
      • António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”26 Junho, 2025
      • Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”20 Junho, 2025
      • Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”13 Junho, 2025
      • “Precisamos sempre de ter pensamento crítico e não há máquina que nos substitua”3 Junho, 2025
  • Opinião
      • Opinião
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
        • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mentalMariana Rebocho
      • Crónicas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Os jovens, afinal, gostam de política  Henrique Gussul
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • Cábulas
    • Erasmus+16 Outubro, 2018
    • O que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Rubricas
    • César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Too Spicy
          • PontoCom
          • Ponto de Vista
          • Poesia
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Frente & Verso
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Dois à Deriva
          • Confiança
          • Conferências
          • Calma
          • Café & Crime
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • Voluntários para animar uma causa
        • As “100 Mais” de 2024
        • Locutores por uma causa
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • Cidade FM: “Há imenso espaço para improviso […] Muitas vezes, esses momentos acabam por ser os mais engraçados e espontâneos.”   |   09 Jul 2025

  • “O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M   |   07 Jul 2025

  • Maria do Carmo Piçarra eleita vice-coordenadora do ICNOVA   |   07 Jul 2025

  • Ana Paula Lourenço coordena simpósio de Direitos Humanos das crianças e adolescentes na era digital   |   07 Jul 2025

  • Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”   |   04 Jul 2025

  • António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”   |   26 Jun 2025

 
-Início»Artigos»Estimular contra a indiferença

Estimular contra a indiferença

Crianças e jovens com necessidades educativas especiais

Beatriz Oliveira 25 Set 2018 Artigos

Têm direito a aprender com qualidade, mas os responsáveis pela sua educação em ambiente escolar consideram que o Ministério da Educação não tem investido o suficiente nestas crianças. Apoiados por professores e auxiliares, que se desdobram em esforços para responder às suas necessidades cognitivas, os alunos com necessidades educativas especiais precisam de mudanças urgentes para potencializar o seu desenvolvimento cognitivo.

Ser professor e lidar com crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE) é uma realidade em todas as escolas do país e, de acordo com os dados da Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), o número destes alunos aumentou, a partir do momento em que a escolaridade obrigatória foi definida até aos 18 anos. As tentativas de ajuda e apoio a jovens que, no seu tempo escolar, necessitam de uma atenção especial por parte do meio escolar envolvente são diversas e envolvem uma equipa multidisciplinar que inclui professores, auxiliares, técnicos de apoio psicológico e motor.

O termo “Necessidades Educativas Especiais” inclui, como divulga a European Agency for Special Needs and Inclusive Education, crianças e adolescentes que, durante o percurso escolar, necessitam de uma educação destinada a facilitar a aprendizagem feita por profissionais. Necessitam de apoio adicional e métodos pedagógicos que se adaptem à sua aprendizagem de forma a atingir os seus objetivos no programa educativo. Cada vez são mais, segundo as estatísticas da DGEEC, o número de alunos do ensino básico e secundário com estas condições tem vindo a aumentar. A subida foi notória do ano letivo 2016/2017 de 81.672 para 87.081, no ano letivo em curso. Por consequência, o número de professores com a formação indicada para acompanhar estes alunos aumentou. No entanto, o mesmo não aconteceu com os técnicos que acompanham dia após dia a evolução destas crianças e jovens, que diminuiu.

Sem os apoios necessários

Atualmente, os alunos com NEE de carácter permanente têm direito (Dec. Lei 3/2008) a estar integrados numa turma com um número de alunos reduzido. No máximo, mantém-se os 20 alunos e, nas matrículas, o Ministério da Educação possibilita aos encarregados de educação de alunos com necessidades educativas especiais, a inscrição dos filhos na escola mais conveniente, sendo as NEE a primeira prioridade para a escola aceitar a inscrição do aluno.

Vanda Varela, professora de Inglês, critica o facto de não ver qualquer esforço da parte do Ministério da Educação para auxiliar os professores a lidar com o aumento de alunos com NEE. “Não observei esforço do ME no sentido de auxiliar os professores a lidar com o aumento de alunos NEE nas escolas.” A mesma docente considera também que a formação inicial que é dada a todos os professores não é suficiente: “Não nos prepara para dar respostas adequadas a estes alunos, nem a saber especificamente como trabalhar com eles. O tema da educação especial continua a ter lacunas nas ofertas de formação contínua, não só para professores, mas também para os auxiliares de ação educativa.”

Auxiliares, um apoio constante

Os auxiliares de ação educativa ensinam o que sabem e tentam ajudar o máximo possível. Estes profissionais têm representado um papel fundamental na atenção que as escolas prestam a estas crianças e jovens. A presença quase omnipresente dos auxiliares de educação é mencionada pelos próprios, que todos os dias lidam com a incapacidade dos professores em dar resposta a estes casos: “Na falta de pessoas com formação adequada especializada, nós estamos cá para acompanhar estas crianças e jovens no seu percurso escolar, pois é impossível para um professor com uma turma de aproximadamente 25 alunos ter de dar toda a sua atenção para um aluno com NEE.” Miguel Silva, professor de Educação Física, corrobora o apoio imprescindível destes funcionários: “Alguns auxiliares têm formação para lidar com a problemática das crianças. No entanto, acredito que outros auxiliares, noutras escolas, não a terão e ajudam na base da boa vontade e no cumprimento de ordens da direção ou coordenação das escolas.”

A necessidade de colocarem psicólogos e técnicos especializados nestas escolas é algo mencionado pelos professores e auxiliares. Miguel Silva denuncia ainda que “há alunos que não têm o apoio a que têm direito, em muitos casos, por falta de técnicos habilitados para trabalhar as problemáticas concretas dos alunos”.

Nas salas de aula

Para que os docentes consigam preparar, transmitir e ensinar a matéria, em turmas com alunos com necessidades especiais, existem técnicas pedagógicas que ajudam os docentes no acompanhamento destas situações. As formas diferentes de ensinar dependem da problemática e das limitações de cada aluno e também da quantidade de jovens que existe em cada turma – pode variar entre os 20 e 30 alunos.
Cada professor adapta o plano curricular da unidade pedagógica lecionada individualmente, quer à criança como à turma onde está integrada. Miguel Silva refere que, na sua prática de docente, “a técnica mais utilizada é a realização de um trabalho individualizado com tarefas mais simples. Habitualmente, colaboramos com professores de outras áreas em conjunto com um acompanhamento em sala de aula e fora desta com terapeutas e professores especializados em Educação Especial”. A professora de Inglês Vanda Varela revela que “é necessário adequar ou simplificar os objetivos curriculares às capacidades dos alunos, diversificar as tarefas e adaptar a forma destes estudantes demonstrarem as aprendizagens efetuadas”. Porém, conclui, “quando se trata de disciplinas em que implica um nível de atenção mais elevado, como acontece nas teóricas, o professor não deve adotar abordagens rotineiras, pouco diversificadas e iguais para todos os alunos”.

A lei da mudança

Avizinham-se tempos de mudança no que se refere ao assunto da educação especial, com a introdução de uma nova lei e preparação de mudanças que reformulam todo o sistema eduacativo, A proposta de lei apresentada pelo Governo pretende promover a inclusão escolar, o conhecimento das barreiras à aprendizagem de cada aluno de modo a eliminá-las. A alteração na forma como a escola e as estruturas de apoio se encontram organizadas, também é outra proposta. Esta pretende a revogação do Decreto-Lei n.º 3/2008. Porém, a entrada em vigor não será para breve, uma vez que a Federação Nacional dos Professores (FENPROF) está a adiar esta reforma e prevê estas mudanças para meio do ano letivo de 2018/2019.

9   
crianças educação escola jovens necessidades educativas especiais 2018-09-25
Beatriz Oliveira
Tags crianças educação escola jovens necessidades educativas especiais
Artigo anterior :

Cuca Roseta: “Acredito que o fado muda a vida de quem o ouve”

Artigo seguinte :

Os fins últimos e a pasta medicinal Couto

Artigos relacionados

Reality show: a realidade encenada para os ecrãs

Reality show: a realidade encenada para os ecrãs

Carlota Silva 30 Jul 2020
Doença bipolar: dois mundos opostos numa só pessoa

Doença bipolar: dois mundos opostos numa só pessoa

Maria Ana Rafael 28 Jul 2020
Ativar a mente e o corpo em tempos de pandemia

Ativar a mente e o corpo em tempos de pandemia

Margarida Rana 30 Jul 2020

Veja também

Jovens, Jornalismo e Política em debate na Autónoma

Jovens, Jornalismo e Política em debate na Autónoma

O relógio marca 14:50h e os universitários começam a chegar ao Auditório 2 da Autónoma. Curiosidade e entusiasmo reconhecem-se nos rostos dos alunos de Ciências

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Cidade FM: “Há imenso espaço para improviso […] Muitas vezes, esses momentos acabam por ser os mais engraçados e espontâneos.”

    Cidade FM: “Há imenso espaço para improviso […] Muitas vezes, esses momentos acabam por ser os mais engraçados e espontâneos.”

    Francisco Fernandes  09 Jul 2025
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • Cidade FM: “Há imenso espaço para improviso […] Muitas vezes, esses momentos acabam por ser os mais engraçados e espontâneos.”

    Cidade FM: “Há imenso espaço para improviso […] Muitas vezes, esses momentos acabam por ser os mais engraçados e espontâneos.”

    Francisco Fernandes  09 Jul 2025
  • “O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M

    “O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M

    UALMedia 07 Jul 2025
  • Maria do Carmo Piçarra eleita vice-coordenadora do ICNOVA

    Maria do Carmo Piçarra eleita vice-coordenadora do ICNOVA

    UALMedia 07 Jul 2025
  • Ana Paula Lourenço coordena simpósio de Direitos Humanos das crianças e adolescentes na era digital

    Ana Paula Lourenço coordena simpósio de Direitos Humanos das crianças e adolescentes na era digital

    UALMedia 07 Jul 2025
  • Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”

    Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”

    Ricardo Magalhães 04 Jul 2025
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista mariana rebocho aula poesia pontocom prática disco futebol cristina patrício academy joao santareno de sousa academycamente natal Jornalismo Leonor Noronha
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

Cidade FM: “Há imenso espaço para improviso […] Muitas vezes, esses momentos acabam por ser os mais engraçados e espontâneos.”
Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”
“O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M
Maria do Carmo Piçarra eleita vice-coordenadora do ICNOVA
Ana Paula Lourenço coordena simpósio de Direitos Humanos das crianças e adolescentes na era digital
António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”
Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL
Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet
Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”
BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop
Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”
Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar
Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas
“Precisamos sempre de ter pensamento crítico e não há máquina que nos substitua”
Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho
Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”
Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 
Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”
Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”
Jaime Lourenço participa em simpósio sobre jornalismo
Pedro Henriques: “Por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”
Maria do Carmo Piçarra participa em sessão sobre literacia fílmica na Cinemateca Portuguesa
André Penim: “Estejam sempre insatisfeitos”
Zé Vida: “Tenho descoberto uma nova versão minha, que é o Zé Morning Person”

Últimos Podcasts

  • Academycamente: Que impacto tem a formação superior na gestão desportiva?
  • PontoCom: Libra – “O álbum é sobre mim, mas é sobre todas nós, sobre tudo aquilo que temos de lidar pelo simples facto de termos vindo ao mundo mulheres”
  • Academycamente: O que é a Programação Neuro-Linguística?
  • Taïs Reganelli: “O artista trabalha com sonhos e a gente precisa de continuar sonhando”
  • Não temos paciência: Férias
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem
BESbswyBESbswyBESbswyBESbswy