A 4ª edição do PODES, o único festival de podcasts em Portugal, contou com a nomeação do P24, de Ruben Martins, docente da Licenciatura em Ciências da Comunicação da Autónoma. Este ano, o presidente do júri foi Miguel van-der Kellen, também docente do Departamento de Ciências da Comunicação.
Os Prémios PODES 2022 são organizados pela Associação Portcasts e a sua entrega tem como objetivo reconhecer o valor dos podcasts feitos em Portugal. O certame tem em conta o formato, a valorização da produção nacional e o reconhecimento dos produtores de conteúdos.
O P24, da autoria de Ruben Martins – docente das unidades curriculares Atelier de Rádio I e Atelier de Rádio II da Licenciatura em Ciências da Comunicação da Autónoma –, é um podcast diário do jornal Público que aborda principalmente temas ligados às secções de internacional, política e sociedade. Lançado inicialmente com financiamento do fundo Digital News Innovation Fund, da empresa Google, o podcast abriu espaço para a criação de uma estratégia de podcasting no jornal português, onde os jornalistas podem aprofundar as suas histórias através do áudio.
A edição de 2022 do PODES contou com 13 categorias a concurso, a que se juntam o Prémio do Público e o Podcast do Ano. Cada categoria teve cinco nomeados, com excepção do Podcast do Ano que foi eleito entre os podcasts vencedores das várias categorias.
Este ano, o presidente do júri foi Miguel van-der Kellen que ficou com a responsabilidade, em conjunto com o diretor do evento, Márcio Barcelos, de divulgar os podcasts nomeados nas 13 categorias decididas pelo júri do festival, assim como os cinco projetos mais votados pelos ouvintes para o Prémio do Público.