• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma15 Julho, 2025
    • “O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M7 Julho, 2025
    • Maria do Carmo Piçarra eleita vice-coordenadora do ICNOVA7 Julho, 2025
    • Ana Paula Lourenço coordena simpósio de Direitos Humanos das crianças e adolescentes na era digital7 Julho, 2025
  • Reportagens
    • Cidade FM: descontraída, mas profissional9 Julho, 2025
    • BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop18 Junho, 2025
    • Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar11 Junho, 2025
    • A brincar, a brincar, se mantém a tradição16 Abril, 2025
  • Entrevistas
      • Carmo Lico: “Aceito que não gostem, mas não aceito que digam que não sei fazer”31 Julho, 2025
      • André Paulo: “Quando o Ruben me ligou, pensava que estava a brincar”29 Julho, 2025
      • Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”23 Julho, 2025
      • Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”18 Julho, 2025
  • Opinião
      • Opinião
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
        • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mentalMariana Rebocho
      • Crónicas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Os jovens, afinal, gostam de política  Henrique Gussul
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • Cábulas
    • Erasmus+16 Outubro, 2018
    • O que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Rubricas
    • César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Too Spicy
          • PontoCom
          • Ponto de Vista
          • Poesia
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Frente & Verso
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Dois à Deriva
          • Confiança
          • Conferências
          • Calma
          • Café & Crime
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!
        • Voluntários para animar uma causa
        • As “100 Mais” de 2024
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • Carmo Lico: “Aceito que não gostem, mas não aceito que digam que não sei fazer”   |   31 Jul 2025

  • André Paulo: “Quando o Ruben me ligou, pensava que estava a brincar”   |   29 Jul 2025

  • Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”   |   23 Jul 2025

  • Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”   |   18 Jul 2025

  • Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma   |   15 Jul 2025

  • Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!   |   15 Jul 2025

 
-Início»Entrevistas»“Precisamos sempre de ter pensamento crítico e não há máquina que nos substitua”

“Precisamos sempre de ter pensamento crítico e não há máquina que nos substitua”

Carolina Gageiro 03 Jun 2025 Entrevistas, Entrevistas

Daniela Campino, digital account manager na Arena Media e professora na Lisbon Digital School, partilhou a sua visão sobre o marketing digital, destacando a importância do pensamento crítico, da capacidade de adaptação e da personalização na comunicação. Uma entrevista que revela a paixão e dedicação de quem vive o digital.

Tirou o curso de Comunicação Social e especializou-se em Marketing e Publicidade. Como é que se tornou digital manager na Arena Media e também professora na Lisbon Digital School?

Fui crescendo e aprendendo com as pessoas à minha volta. Foi através de uma amiga que entrei neste mundo, na Creative Partner, uma agência de meios que tinha a hegemonia do mercado da publicidade digital. A Creative era uma espécie de outsourcing e isso permitiu-me ter contacto com muitos clientes diferentes de todas as áreas. Estou há 18 anos nesta área. Comecei como planeadora de meios, saí da Creative Partner, vim para a Arena Media e foi um processo gradual, gosto muito da parte operacional, mas ao fim de oito anos as coisas vão evoluindo e tornei-me digital account manager. A Lisbon Digital School foi um convite também assim, por acaso. Nunca tinha dado formação, não tinha os cursos de formadores. Convidaram-me a abrir um módulo só de Paid Media, que não existia. Aceitei o desafio, perdi o medo, que é mesmo assim, vamos lá experimentar. Mas tem corrido muito bem! Não estava mesmo nada à espera e é muito giro porque as turmas são sempre muito diferentes. Apanho desde jovens até clientes que já estão na área a trabalhar. Ensino-os e eles ensinam-me a mim, tem sido gratificante conciliar as duas coisas.

Como descreveria o seu dia-a-dia como digital account manager? Quais são as principais responsabilidades e desafios?

O dia-a-dia é sempre inesperado. Nesta área do marketing não há rotinas e, por muito que façamos um planeamento e tenhamos tudo organizado, geralmente foge sempre ao que está previsto. É mesmo uma área em que há muito stress, é uma área muito dinâmica, mas gosto disso, de reagir ao imprevisto, arranjar soluções quando é preciso e, nesse aspecto, sem dúvida, o marketing digital e o planeamento de meios exige-nos essa capacidade de adaptação. As principais responsabilidades neste momento são mesmo coordenar a equipa de planeadores, separar o trabalho, falar com o cliente e ter o cuidado de estar presente, passar a informação e fazer a ponte.

Como professora na Lisbon Digital School, quais são os temas que mais gosta de ensinar?

Dou o módulo de Paid Media, falo de todo o ecossistema digital, mas gosto particularmente, e sempre foi a minha área forte, de branding e  awareness. Gosto daqueles formatos disruptivos, que se veem nas campanhas digitais. Dos formatos mobile, as coisas novas que já se podem fazer, de adicionar ao calendário eventos, ou seja, todo um mundo a descobrir. Aqueles banners que às vezes vemos, tipo da Nivea que, se está sol, mostra uma peça criativa, se está a chover, mostra outra. Esse tipo de personalização é o que me fascina. O curso é de 12 horas, a última aula é totalmente prática. Recebem um briefing e depois têm de construir um plano de meios, dou-lhes um budget, e essa parte também é muito gira porque fazem trabalhos completamente diferentes e interagem como grupo.

Daniela dá formação na Lisbon Digital School

“Há muitas coisas no mercado da publicidade em que já utilizamos a inteligência artificial”

Como vê a evolução do mercado digital em Portugal?

Em Portugal, estamos um bocadinho atrasados face a outros mercados, mas sem dúvida que vamos caminhar na evolução da compra programática. É um dos aspetos que tem vindo a crescer muito. No fundo, é termos as pessoas a gerir uma plataforma, na qual podem escolher o inventário que querem comprar em função das audiências, que tipo de pessoas é que querem impactar, e vamos estar sempre a trabalhar em função da data, ou seja, da informação dos utilizadores que vai sendo recolhida e carregada na plataforma para depois chegarmos às pessoas certas. E a questão da inteligência artificial, toda esta transformação do mercado que estamos ainda a começar precocemente aqui em Portugal, mas que começa a ser uma realidade e que se vai expandir a médio e longo prazo.

Recentemente, mencionou num podcast as quatro principais tendências para 2024, com destaque para a inteligência artificial. Como vê o impacto da IA na publicidade? Em que aspetos considera que esta ferramenta poderá transformar o setor?

Há muitas coisas no mercado da publicidade em que já utilizamos a inteligência artificial, nomeadamente através dos algoritmos. As campanhas, quer as programáticas, quer em plataformas como Google e Meta já funcionam muito com base nesta automatização. As próprias plataformas vão bebendo a informação que recebem das campanhas, vão criando históricos e podemos programar essa automatização. É um mundo que vai facilitar muito, acho que não vai substituir nunca o ser humano, não tenho receio nenhum nesse aspeto, porque precisamos sempre de ter pensamento crítico e não há máquina que nos substitua. Ajuda a reduzir o tempo em tarefas rotineiras que temos.

Referiu no podcast que a experiência do cliente é algo muito importante. Como encara a necessidade de adaptação contínua do marketing, tendo em conta a mudança rápida da tecnologia e o surgimento constante de novas plataformas digitais?

Estive agora recentemente na Web Summit e falou-se muito dessa palavra-chave que é ‘personalização’. A pessoa tem de sentir que a marca é relevante para si de alguma forma e essa personalização foi uma keyword sempre falada em várias conferências. Só me vou identificar ou vou comprar um produto, se me rever nele. A publicidade digital permite isso porque consigo ir atrás daquela pessoa. Se conseguir saber que a pessoa é do sexo feminino, gosta de ouvir música do género tal, consigo impactá-la e personalizar a comunicação para essa pessoa. As marcas têm de pensar sempre nesse ponto de vista porque, se não, são só mais uma no mercado entre uma concorrência enorme.

Nos escritórios da Arena Media, onde é digital account manager

“É muito motivador porque é sempre diferente”

Quais as competências e qualificações que considera essenciais para quem quer iniciar uma carreira na área de gestão de contas digitais?

Uma grande capacidade de organização é o fator-chave, também muita capacidade de gerir o stress porque é uma área sempre em permanente mudança. Mas é muito motivador porque é sempre diferente. Chegamos aqui um dia de manhã a achar que vamos fazer as mesmas tarefas e não, não é nada disso, há sempre coisas novas que acontecem. Se a pessoa tiver capacidade de gerir esse stress, ser também muito proativa no sentido de se interessar por ter formações, ver o que é que está a acontecer sobre os temas, porque efetivamente estão sempre a aparecer coisas novas.

Que conselhos daria a quem está a pensar seguir uma carreira no marketing digital, especialmente na área de gestão de contas?

Essencialmente experimentarem, não desmotivarem. Quando entrei nesta área foi a primeira oportunidade que apareceu e ‘bora lá’ experimentar e depois acabamos por gostar muito. É uma área que quase ninguém sabe o que é, a parte de media, o que é planeamento de meios. Na faculdade, também não se vende muito esse conceito prático e, efetivamente, é muito interessante. Começar por estagiar ou mesmo experimentar numa agência de meios, ver o que há no mercado e interessar-se por saber mais, porque dificilmente alguém que comece nesta área não se envolva e não goste de o fazer.

 

    
2025-06-03
João Ferreira Oliveira
Artigo anterior :

Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho

Artigo seguinte :

Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas

Artigos relacionados

Carina Leitão: “Com o Filipe La Féria, há uma exigência grande, mas positiva”

Carina Leitão: “Com o Filipe La Féria, há uma exigência grande, mas positiva”

Carolina Piedade 15 Jun 2019
Ricardo Paz: “Nunca vou parar de lutar pelo mastro chinês”

Ricardo Paz: “Nunca vou parar de lutar pelo mastro chinês”

Rita Torrao 22 Mai 2016
Catarina Carvalho: “Ajudar é tão fácil”

Catarina Carvalho: “Ajudar é tão fácil”

Celina Madureira 03 Ago 2015

Veja também

Carmo Lico: “Aceito que não gostem, mas não aceito que digam que não sei fazer”

Carmo Lico: “Aceito que não gostem, mas não aceito que digam que não sei fazer”

Entrou na Universidade Autónoma e licenciou-se em Ciências da Comunicação. O que a levou a escolher a área da comunicação? Porquê Comunicação? Não sei. No

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Carmo Lico: “Aceito que não gostem, mas não aceito que digam que não sei fazer”

    Carmo Lico: “Aceito que não gostem, mas não aceito que digam que não sei fazer”

    Joana Teixeira 31 Jul 2025
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • 25 Abril

    25 Abril

    25 Abr 2014
  • Carmo Lico: “Aceito que não gostem, mas não aceito que digam que não sei fazer”

    Carmo Lico: “Aceito que não gostem, mas não aceito que digam que não sei fazer”

    Joana Teixeira 31 Jul 2025
  • André Paulo: “Quando o Ruben me ligou, pensava que estava a brincar”

    André Paulo: “Quando o Ruben me ligou, pensava que estava a brincar”

    Rodrigo Pronto 29 Jul 2025
  • Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”

    Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”

    Matilde da Silva 23 Jul 2025
  • Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”

    Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”

    Inês Mendes 18 Jul 2025
  • Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma

    Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma

    UALMedia 15 Jul 2025
  • Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!

    Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!

    15 Jul 2025
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista mariana rebocho aula poesia pontocom prática disco futebol academy cristina patrício joao santareno de sousa academycamente natal Leonor Noronha Lídia Belourico
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

Carmo Lico: “Aceito que não gostem, mas não aceito que digam que não sei fazer”
André Paulo: “Quando o Ruben me ligou, pensava que estava a brincar”
Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”
Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”
Filipe La Féria: “Em Portugal, a arte faz-se muito para uma elite”
Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma
Cidade FM: descontraída, mas profissional
Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”
“O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M
Maria do Carmo Piçarra eleita vice-coordenadora do ICNOVA
Ana Paula Lourenço coordena simpósio de Direitos Humanos das crianças e adolescentes na era digital
António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”
Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL
Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet
Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”
BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop
Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”
Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar
Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas
“Precisamos sempre de ter pensamento crítico e não há máquina que nos substitua”
Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho
Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”
Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 
Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”

Últimos Podcasts

  • PontoCom: Capicua – “A proposta do disco é limparmos as lentes com que olhamos o mundo”
  • Achas é bonito ser feio? #Ep. 91
  • Dois à Deriva: Apagão, Feira Festa e IAVE Summerfest
  • PontoCom: Hot Air Balloon – “A música que nasce da cumplicidade e da vontade de experimentar”
  • Achas é bonito ser feio? #Ep. 90
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem