• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • “Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” é o novo livro NIP-C@M7 Julho, 2026
    • Jaime Lourenço participa no ENTR, projeto da RTP apoiado pela Comissão Europeia8 Junho, 2026
    • Autónoma recebe IV edição do seminário Pan-africanismo: Ontem e Hoje29 Maio, 2026
    • Bruno de Castro Ferreira dá aula aberta a alunos de Ciências da Comunicação20 Maio, 2026
  • Reportagens
    • Nimas: um espaço de resistência no coração de Lisboa23 Junho, 2026
    • Heartbeat Project: o DJ que voltou à sua terra para dar voz a quem raramente é ouvido1 Junho, 2026
    • Zungueiras: “O dinheiro não chega”15 Maio, 2026
    • “O nosso partido é o Estoril”8 Maio, 2026
  • Entrevistas
      • Luís Castro: “Cobrir conflitos é viver constantemente entre o medo e a obrigação de contar o que se passa”30 Junho, 2026
      • José Raposo: “O ator só desiste quando desaparece fisicamente. Quando morre”15 Junho, 2026
      • Fernando Orge: “Nunca me passou pela cabeça que o Alverca não chegasse lá”22 Maio, 2026
      • Taís Pina: “Não importa de onde vens. Consegues sempre fazer a diferença se tiveres um objetivo ou um sonho”1 Maio, 2026
  • Opinião
      • Opinião
        • O verniz que pintou o ódio de azul celesteGabriel Narciso
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
      • Crónicas
        • Reflexão sobre Ljubomir e outros chefsManuel de Beja
        • “Coita de Amor” enquanto pilar televisivoManuel de Beja
        • A segunda vida da torradaGabriel Narciso
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • PontoCom
          • Poesia
          • Passaporte Académico
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Muda aos cinco, acaba aos dez
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Conversa em dia
          • Conferências
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • Voltamos a dar voz à solidariedade na campanha de maio do Banco Alimentar
        • As “100 Mais” de 2025
        • Rádio no Banco Alimentar
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Too Spicy
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Ponto de Vista
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Frente & Verso
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Dois à Deriva
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Confiança
          • Cão com pulgas
          • Calma
          • Café & Crime
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • “Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” é o novo livro NIP-C@M   |   07 Jul 2026

  • Reflexão sobre Ljubomir e outros chefs   |   02 Jul 2026

  • Luís Castro: “Cobrir conflitos é viver constantemente entre o medo e a obrigação de contar o que se passa”   |   30 Jun 2026

  • Nimas: um espaço de resistência no coração de Lisboa   |   23 Jun 2026

  • José Raposo: “O ator só desiste quando desaparece fisicamente. Quando morre”   |   15 Jun 2026

  • Autónoma acolhe debate sobre cinema   |   11 Jun 2026

 
-Início»Rubricas»Raio-X ao Futebol: Sporting ‘bateu’ em casa o Paços de Ferreira e regressa ao quarto lugar
Dedicatória de Jovane Cabral a Bruno Fernandes, após o golo.

Raio-X ao Futebol: Sporting ‘bateu’ em casa o Paços de Ferreira e regressa ao quarto lugar

Jaime Silva 15 Jun 2020 Rubricas, Rubricas

Os leoninos receberam e venceram os castores por uma bola a zero, num jogo bastante difícil para a equipa da casa.

O jogo começou com um domínio claro do Sporting. O conjunto de Rúben Amorim, com a ajuda da linha de três centrais, assumiu desde cedo a posse de bola e o controlo do jogo. Com o decorrer do primeiro tempo, a bola foi, maioritariamente, disputada a meio campo e o jogo tornou-se bastante faltoso e com pouca qualidade, com a primeira e única oportunidade de golo surgindo apenas aos 38 minutos (falhanço de Sporar isolado). Perto do intervalo, Vietto saiu lesionado.

O intervalo fez melhor à equipa que viajou desde Paços de Ferreira do que ao Sporting. Os castores revelaram-se melhor coletivamente, com mais agressividade, mais entrega e sobrepuseram-se ao conjunto leonino. Apesar dessa melhoria do conjunto de Pepa, foi o Sporting que chegou ao golo. Livre direto perto da área marcado por Jovane, com a bola a bater na barra e depois dentro da baliza, deixando algumas dúvidas iniciais. Um grande golo do jovem português. Estava feito o primeiro contra a corrente do jogo. Esta desvantagem não desanimou o Paços, que reagiu instantaneamente e foi à procura do empate. Cinco minutos depois do golo de Jovane, polémica na área sportinguista. João Amaral, isolado, pede penálti, depois de falhar o golo. Rui Costa concorda e dá grande penalidade, por falta de Borja. Um lance que deixou muitas dúvidas e que levou Rui Costa reavaliar o lance na televisão. Inverteu a decisão (e bem) e retirou a grande penalidade, apesar de muitos protestos da equipa visitante. O Paços continuou a reagir e esteve mesmo perto do golo por várias vezes, com “Max” a segurar a vantagem mínima da equipa. Nota final para uma grande oportunidade do Sporting, ao cair do pano, mas desperdiçada por Jovane Cabral.

Com esta vitória arrancada a ferros, o Sporting ultrapassa o Famalicão na corrida pelo quarto lugar e coloca pressão no Braga, atual terceiro classificado.

Sporting CP:

Maximiano (4) – Segurou a vantagem dos leões com algumas defesas importantes. Bom jogo.

Camacho (2) – Muitas dificuldades com o novo esquema tático e com o que Ruben Amorim lhe pede para fazer naquela posição. Jogo bastante apagado.

Eduardo Quaresma (4) – Mais um excelente jogo do jovem central. Apesar de algumas dificuldades a segurar Douglas Tanque, foi exímio no passe e fez muito bem as coberturas aos seus colegas. Túnel impressionante a Douglas Tanque na primeira parte.

Coates (3) – A jogar no eixo da defesa a três, foi o que teve menos trabalho. Contudo, bastante seguro e impetuoso quando tinha de intervir. Bom jogo.

Borja (2) – Como Camacho, teve dificuldades a adaptar-se à nova posição. A jogar a central do lado esquerdo, cometeu muitos erros e deixou bastante espaço na sua zona. Jogo um pouco abaixo da média.

Acuña (2) – Esteve um pouco apagado do jogo, com falta de fulgor ofensivo e perdeu demasiadas vezes a posse de bola. Apesar disso, sempre muito aplicado e trabalhador.

Matheus Nunes (3) – Melhorou bastante com bola em relação ao jogo frente ao Guimarães, mas esteve bastante faltoso e com dificuldades a defender. Jogo muito esforçado.

Wendel (4) – Teve várias incursões incríveis com a bola nos pés e forte a defender. Excelente jogo do médio brasileiro.

Vietto (3) – Estava a jogar bem, até sair lesionado perto do intervalo.

Jovane (4) – Marcou um grande golo e teve o golo nos pés, perto do final. Apesar de algumas perdas de bola, foi o elemento mais perigoso do jogo.

Sporar (2) – Bastante distanciado do resto da equipa, teve pouca bola e poucos duelos ganhou. Falhou um golo na cara do guarda redes. O pior em campo do lado do Sporting.

Gonzalo Plata (2) – Entrou para o lugar do lesionado Vietto, mas nunca teve influência no jogo. Péssima entrada.

FC Paços de Ferreira:

Ricardo Ribeiro (2) – Pouco trabalho teve, fazendo apenas uma única defesa no jogo inteiro. Falhou vários passes.

Jorge Silva (3) – Correu muito no corredor direito, mas falhou bastante na definição no último terço do campo.

Marcelo (4) – Revelou bastante maturidade, segurando várias incursões do ataque leonino. Excelente jogo.

Maracás (3) – Devido a um mau posicionamento, permitiu que Sporar se isolasse. A partir desse erro, e com a ajuda de Marcelo, melhorou bastante e segurou a defesa pacense.

Oleg (3) – Esteve seguro defensivamente, mas teve bastantes dificuldades com a bola no pé (18 perdas de bola).

Diaby (4) – O melhor em campo dos ‘castores’. Neutralizou vários ataques do conjunto sportinguista e fenomenal com a bola nos pés. Pede outros voos…

Murilo (2) – Teve muitas dificuldades desde o início, muito por “culpa” de Eduardo Quaresma. Jogo bastante apagado, de um jogador interessante.

Vasco Rocha (3) – Esforçou-se bastante o jogo inteiro, ganhando vários duelos e sendo alvo de várias faltas. Bom jogo.

Pedrinho (3) – Sem ser muito brilhante, é sempre um jogador de classe, fundamental na manobra ofensiva do conjunto pacense.

João Amaral (3) – Esforço incrível do extremo português. Aos 80 minutos, ainda fazia ‘sprints’ até ao corredor contrário. Podia ter finalizado muito melhor, quando falha isolado no lance em que foi assinalado grande penalidade.

Douglas Tanque (3) – Esforçou-se bastante, como o resto da equipa, mas teve várias dificuldades tecnicamente. Deu muito trabalho à defesa leonina.

Hélder Ferreira (2) – Entrou para o lugar de Murilo, mas não foi feliz no jogo. Perdeu várias vezes a posse de bola e poucos duelos ganhou.

    
Desporto futebol 2020-06-15
Jaime Lourenço
Tags Desporto futebol
Artigo anterior :

Raio-X ao Futebol: Encarnados vencem em Vila do Conde e juntam-se ao Porto na liderança

Artigo seguinte :

A avó Emília e a política. 20 anos e 16 campanhas depois, continua-se a ouvir o padre

Artigos relacionados

Boarding Gate: Reinaldo Ventura

Boarding Gate: Reinaldo Ventura

Carolina Clemente 28 Nov 2018
Boarding Gate: Tamila Holub

Boarding Gate: Tamila Holub

Diogo Carapinha 04 Abr 2019
Boarding Gate: João Freitas Pinto

Boarding Gate: João Freitas Pinto

Diogo Carapinha 26 Abr 2019

Veja também

André Horta: “A renovação foi uma prova de amor pelo clube e do meu compromisso com o clube”

André Horta: “A renovação foi uma prova de amor pelo clube e do meu compromisso com o clube”

Costumava jogar futebol em miúdo? Como é que o futebol apareceu na sua vida? Claro que sim. O futebol apareceu naturalmente através do meu avô

Rádio em direto.

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • “Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” é o novo livro NIP-C@M

    “Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” é o novo livro NIP-C@M

    07 Jul 2026
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • “Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” é o novo livro NIP-C@M

    “Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” é o novo livro NIP-C@M

    07 Jul 2026
  • Reflexão sobre Ljubomir e outros chefs

    Reflexão sobre Ljubomir e outros chefs

    Manuel de Beja 02 Jul 2026
  • Luís Castro: “Cobrir conflitos é viver constantemente entre o medo e a obrigação de contar o que se passa”

    Luís Castro: “Cobrir conflitos é viver constantemente entre o medo e a obrigação de contar o que se passa”

    João Magalhães 30 Jun 2026
  • Nimas: um espaço de resistência no coração de Lisboa

    Nimas: um espaço de resistência no coração de Lisboa

    Mariana Silva 23 Jun 2026
  • José Raposo: “O ator só desiste quando desaparece fisicamente. Quando morre”

    José Raposo: “O ator só desiste quando desaparece fisicamente. Quando morre”

    Constança Borges 15 Jun 2026
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista aula mariana rebocho poesia pontocom joao santareno de sousa futebol academy prática academycamente disco Leonor Noronha Lídia Belourico António Bernardino cristina patrício
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

“Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” é o novo livro NIP-C@M
Reflexão sobre Ljubomir e outros chefs
Luís Castro: “Cobrir conflitos é viver constantemente entre o medo e a obrigação de contar o que se passa”
Nimas: um espaço de resistência no coração de Lisboa
José Raposo: “O ator só desiste quando desaparece fisicamente. Quando morre”
Autónoma acolhe debate sobre cinema
Jaime Lourenço participa no ENTR, projeto da RTP apoiado pela Comissão Europeia
Heartbeat Project: o DJ que voltou à sua terra para dar voz a quem raramente é ouvido
Autónoma recebe IV edição do seminário Pan-africanismo: Ontem e Hoje
“Coita de Amor” enquanto pilar televisivo
Fernando Orge: “Nunca me passou pela cabeça que o Alverca não chegasse lá”
Isabel Nery no Festival Literário de Alcanena
Bruno de Castro Ferreira dá aula aberta a alunos de Ciências da Comunicação
Zungueiras: “O dinheiro não chega”
“O nosso partido é o Estoril”
Taís Pina: “Não importa de onde vens. Consegues sempre fazer a diferença se tiveres um objetivo ou um sonho”
Marta Gabriel: “O escrutínio sobre a mulher é maior e não é preciso fazer muito. Basta estarmos fardadas”
Maria João Faustino: “Há uma nova caixa de pandora”
Jordan van der Gaag: “Estou numa das melhores fases da carreira”
Ucranianos em Portugal: a união como refúgio
Alexandre Poço: “Ser primeiro-ministro seria um sonho”
Cifrão: “A dança deu-me tudo o que tenho”
O silêncio das lojas que fecham: a última geração do comércio tradicional em Ponte de Lima
Estudantes de Ciências da Comunicação visitam agência F5C – First Five Consulting

Últimos Podcasts

  • Muda aos cinco, acaba aos dez: Nandinho – “Gostaria de ter um projeto de I Liga em Portugal, mas temos de trabalhar onde nos querem”
  • PontoCom: Rita Laranjeira: “Só paro quando encher uma arena só para mim”
  • Vinil: Bonnie Tyler – Here she comes
  • Muda aos cinco, acaba aos dez: Frederico Bártolo — “Tirar Ronaldo foi uma decisão corajosa por estatuto, mas foi a decisão certa e até pecou por tardia”
  • PontoCom: Mizzy Miles – “O som que fez explodir a minha vida foi o Europa”
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem