• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 23 Maio, 2025
    • Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho30 Maio, 2025
    • Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”19 Maio, 2025
    • Jaime Lourenço participa em simpósio sobre jornalismo15 Maio, 2025
  • Reportagens
    • A brincar, a brincar, se mantém a tradição16 Abril, 2025
    • Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português4 Abril, 2025
    • As Passarinhas: mais do que uma adega, uma marca cultural18 Março, 2025
    • A arte como meio de crescimento pessoal: “O teatro obriga-nos a ser mais empáticos”7 Março, 2025
  • Entrevistas
      • “Precisamos sempre ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua”3 Junho, 2025
      • Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”20 Maio, 2025
      • Pedro Henriques: “Por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”11 Maio, 2025
      • André Penim: “Estejam sempre insatisfeitos”2 Maio, 2025
  • Opinião
      • Opinião
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
        • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mentalMariana Rebocho
      • Crónicas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Os jovens, afinal, gostam de política  Henrique Gussul
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • Cábulas
    • Erasmus+16 Outubro, 2018
    • O que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Rubricas
    • César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Too Spicy
          • PontoCom
          • Ponto de Vista
          • Poesia
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Frente & Verso
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Dois à Deriva
          • Confiança
          • Conferências
          • Calma
          • Café & Crime
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • Voluntários para animar uma causa
        • As “100 Mais” de 2024
        • Locutores por uma causa
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • “Precisamos sempre ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua”   |   03 Jun 2025

  • Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho   |   30 Mai 2025

  • Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”   |   28 Mai 2025

  • Voluntários para animar uma causa   |   23 Mai 2025

  • Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional    |   23 Mai 2025

  • Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”   |   20 Mai 2025

 
-Início»Entrevistas»“Precisamos sempre ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua”

“Precisamos sempre ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua”

Carolina Gageiro 03 Jun 2025 Entrevistas, Entrevistas

Daniela Campino, digital account manager na Arena Media e professora na Lisbon Digital School, partilhou a sua visão sobre o marketing digital, destacando a importância do pensamento crítico, da capacidade de adaptação e da personalização na comunicação. Uma entrevista que revela a paixão e dedicação de quem vive o digital.

Tirou o curso de Comunicação Social e especializou-se em Marketing e Publicidade. Como é que se tornou digital manager na Arena Media e também professora na Lisbon Digital School?

Fui crescendo e aprendendo com as pessoas à minha volta. Foi através de uma amiga que entrei neste mundo, na Creative Partner, uma agência de meios que tinha a hegemonia do mercado da publicidade digital. A Creative era uma espécie de outsourcing e isso permitiu-me ter contacto com muitos clientes diferentes de todas as áreas. Estou há 18 anos nesta área. Comecei como planeadora de meios, saí da Creative Partner, vim para a Arena Media e foi um processo gradual, gosto muito da parte operacional, mas ao fim de oito anos as coisas vão evoluindo e tornei-me digital account manager. A Lisbon Digital School foi um convite também assim, por acaso. Nunca tinha dado formação, não tinha os cursos de formadores. Convidaram-me a abrir um módulo só de Paid Media, que não existia. Aceitei o desafio, perdi o medo, que é mesmo assim, vamos lá experimentar. Mas tem corrido muito bem! Não estava mesmo nada à espera e é muito giro porque as turmas são sempre muito diferentes. Apanho desde jovens até clientes que já estão na área a trabalhar. Ensino-os e eles ensinam-me a mim, tem sido gratificante conciliar as duas coisas. 

Como descreveria o seu dia-a-dia como digital account manager? Quais são as principais responsabilidades e desafios?

O dia-a-dia é sempre inesperado. Nesta área do marketing não há rotinas e por muito que façamos um planeamento e tenhamos tudo organizado, geralmente foge sempre ao que está previsto. É mesmo uma área em que há muito stress, é uma área muito dinâmica, mas gosto disso, de reagir ao imprevisto, arranjar soluções quando é preciso e nesse aspecto, sem dúvida, o marketing digital e o planeamento de meios exige-nos essa capacidade de adaptação. As principais responsabilidades neste momento são mesmo coordenar a equipa de planeadores, separar o trabalho, falar com o cliente e ter o cuidado de estar presente, passar a informação e fazer a ponte.

Como professora na Lisbon Digital School, quais são os temas que mais gosta de ensinar?

Dou o módulo de Paid Media, falo de todo o ecossistema digital, mas gosto particularmente, e sempre foi a minha área forte, de branding e  awareness. Gosto daqueles formatos disruptivos, que se veem nas campanhas digitais. Dos formatos mobile, as coisas novas que já dá para fazer, de adicionar ao calendário eventos, ou seja, todo um mundo a descobrir. Aqueles banners que às vezes vemos, tipo da Nivea que, se está a sol, mostra uma peça criativa, se está a chover, mostra outra. Esse tipo de personalização é o que me fascina. O curso é de 12 horas, a última aula é totalmente prática. Recebem um briefing e depois têm de construir um plano de meios, dou-lhes um budget, e essa parte também é muito gira porque fazem trabalhos completamente diferentes e interagem como grupo.

Daniela dá formação na Lisbon Digital School

“Há muitas coisas no mercado da publicidade em que já utilizamos a inteligência artificial”

Como vê a evolução do mercado digital em Portugal?

Em Portugal, estamos um bocadinho atrasados face a outros mercados, mas sem dúvida que vamos caminhar na evolução da compra programática. É um dos aspetos que tem vindo a crescer muito. No fundo, é termos as pessoas a gerir uma plataforma, na qual podem escolher o inventário que querem comprar em função das audiências, que tipo de pessoas é que querem impactar, e vamos estar sempre a trabalhar em função da data, ou seja, da informação dos utilizadores que vai sendo recolhida e carregada na plataforma para depois chegarmos às pessoas certas. E a questão da inteligência artificial, toda esta transformação do mercado que estamos ainda a começar precocemente aqui em Portugal, mas que começa a ser uma realidade e que se vai expandir a médio e longo prazo.

Recentemente, mencionou num podcast as quatro principais tendências para 2024, com destaque para a inteligência artificial. Como vê o impacto da IA na publicidade? Em que aspetos considera que esta ferramenta poderá transformar o setor?

Há muitas coisas no mercado da publicidade em que já utilizamos a inteligência artificial, nomeadamente através dos algoritmos. As campanhas, quer as programáticas, quer em plataformas como Google e Meta, já funcionam muito com base nesta automatização. As próprias plataformas vão bebendo a informação que recebem das campanhas, vão criando históricos e podemos programar essa automatização. É um mundo que vai facilitar muito, acho que não vai substituir nunca o ser humano, não tenho receio nenhum nesse aspeto, porque precisamos sempre ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua. Ajuda a reduzir o tempo em tarefas rotineiras que temos.

Referiu no podcast que a experiência do cliente é algo muito importante. Como encara a necessidade de adaptação contínua do marketing, tendo em conta a mudança rápida da tecnologia e o surgimento constante de novas plataformas digitais?

Estive agora recentemente na Web Summit e falou-se muito dessa palavra-chave que é “personalização”. A pessoa tem de sentir que a marca é relevante para si de alguma forma e essa personalização foi uma keyword sempre falada em várias conferências. Só me vou identificar ou vou comprar um produto, se me rever nele. A publicidade digital permite isso porque consigo ir atrás daquela pessoa. Se conseguir saber que a pessoa é do sexo feminino, gosta de ouvir música do género tal, consigo impactá-la e personalizar a comunicação para essa pessoa. As marcas têm de pensar sempre nesse ponto de vista porque, se não, são só mais uma no mercado entre uma concorrência enorme.

Nos escritórios da Arena Media, onde é digital account manager.

“É muito motivador porque é sempre diferente”

Quais as competências e qualificações que considera essenciais para quem quer iniciar uma carreira na área de gestão de contas digitais?

Uma grande capacidade de organização é o fator-chave, também muita capacidade de gerir o stress porque é uma área sempre em permanente mudança. Mas é muito motivador porque é sempre diferente. Chegamos aqui um dia de manhã a achar que vamos fazer as mesmas tarefas e não, não é nada disso, há sempre coisas novas que acontecem. Se a pessoa tiver capacidade de gerir esse stress, ser também muito proativa no sentido de se interessar por ter formações fora, ver o que é que está a acontecer sobre os temas, porque efetivamente estão sempre a aparecer coisas novas.

Que conselhos daria a quem está a pensar seguir uma carreira no marketing digital, especialmente na área de gestão de contas?

Essencialmente experimentarem, não desmotivarem. Quando entrei nesta área foi a primeira oportunidade que apareceu e “bora lá” experimentar e depois acabamos por gostar muito. É uma área que quase ninguém sabe o que é, a parte de media, o que é planeamento de meios. Na faculdade, também não se vende muito esse conceito prático, e efetivamente, é muito interessante. Começar por estagiar ou mesmo experimentar numa agência de meios, ver o que há no mercado e interessar-se por saber mais, porque acho que dificilmente alguém que comece nesta área não se envolva e não goste de o fazer.

 

    
2025-06-03
João Ferreira Oliveira
Artigo anterior :

Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”

Artigos relacionados

Pedro Tochas: “Se queres uma vida artística não a podes levar como um sprint, mas sim como uma maratona”

Pedro Tochas: “Se queres uma vida artística não a podes levar como um sprint, mas sim como uma maratona”

Catarina Pereira, Inês Cunha, Inês Rodrigues, Margarida de Sousa 28 Abr 2022
Ana Marques: “Não fui uma aluna abandonada”

Ana Marques: “Não fui uma aluna abandonada”

Marta Louro 15 Jul 2015
Artur Neves: “O risco de incêndio este ano? Não é menor”

Artur Neves: “O risco de incêndio este ano? Não é menor”

Rafaela Severino​ 18 Set 2018

Veja também

Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”

Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”

Num espaço acolhedor e carregado de memórias, Sandra mostra-se acessível e franca, partilhando momentos marcantes da sua carreira e oferecendo um olhar sobre o futuro

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • “Precisamos sempre ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua”

    “Precisamos sempre ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua”

    Carolina Gageiro 03 Jun 2025
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • 25 Abril

    25 Abril

    25 Abr 2014
  • “Precisamos sempre ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua”

    “Precisamos sempre ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua”

    Carolina Gageiro 03 Jun 2025
  • Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho

    Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho

    UALMedia 30 Mai 2025
  • Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”

    Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”

    Sahil Ayoob 28 Mai 2025
  • Voluntários para animar uma causa

    Voluntários para animar uma causa

    23 Mai 2025
  • Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 

    Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 

    UALMedia 23 Mai 2025
  • Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”

    Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”

    Mariana Filipa Ferreira 20 Mai 2025
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista mariana rebocho aula poesia pontocom prática disco futebol cristina patrício academy natal academycamente joao santareno de sousa Jornalismo cinema
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

“Precisamos sempre ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua”
Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”
Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”
Pedro Henriques: “Por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”
André Penim: “Estejam sempre insatisfeitos”
Zé Vida: “Tenho descoberto uma nova versão minha, que é o Zé Morning Person”
Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 
Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho
Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”
Jaime Lourenço participa em simpósio sobre jornalismo
Maria do Carmo Piçarra participa em sessão sobre literacia fílmica na Cinemateca Portuguesa
Autónoma assina protocolo com o canal público
A brincar, a brincar, se mantém a tradição
Sandra Felgueiras: “Para mim, o jornalismo de investigação é a pedra mais preciosa de todo o jornalismo”
Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português
José Alberto Carvalho: “O jornalismo é a única força que pode travar o desvario coletivo”
Margarida Davim: “O jornalismo deixou-se contaminar por lógicas imediatistas e perdeu pé”
Filipa Fonseca Silva: “Tenho várias vozes na minha cabeça que não me largam”
O regresso nostálgico de Angry Odd Kids
As Passarinhas: mais do que uma adega, uma marca cultural
José Morgado: “Portugal não tem cultura desportiva de modalidades”
A arte como meio de crescimento pessoal: “O teatro obriga-nos a ser mais empáticos”
Filipa Martins: “Tento ser honesta em cada página que escrevo”
Professores da UAL entre os vencedores do Programa Lisboa, Cultura e Media

Últimos Podcasts

  • Café & Crime: Rei Ghob – Uma história de crime e delírio
  • Passagem de Turno: Ana Cristina Gomes
  • Academycamente: Transformação Digital – Uma nova liderança?
  • Não temos paciência: Especial Dia das Crianças
  • Café & Crime: Crime na fazenda Hinterkaifeck
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem