O que significa a sigla A3ES?
A sigla A3ES corresponde a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.
Como surgiu a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)?
A A3ES foi instituída pelo Estado através do Decreto-Lei nº 369/2007, de 5 de novembro. Esta é uma fundação de direito privado, constituída por tempo indeterminado, dotada de personalidade jurídica e reconhecida como de utilidade pública. É independente no exercício das suas competências, sem prejuízo dos princípios orientadores fixados legalmente pelo Estado.
Para que serve a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)?
A A3ES é responsável por garantir a qualidade do ensino superior em Portugal, através da avaliação e acreditação das instituições de ensino superior e dos seus ciclos de estudos, bem como no desempenho das funções inerentes à inserção de Portugal no sistema europeu de garantia da qualidade do ensino superior. A A3ES avalia ainda todos os cursos já existentes numa determinada instituição como as licenciaturas, os mestrados ou doutoramentos. Não inclui os cursos técnicos superiores profissionais ministrados nos politécnicos com duração de dois anos.
No decorrer do processo de avaliação de um determinado curso, para a A3ES acreditar, este mesmo, avalia, também, outros aspetos da instituição. Como, se as instalações físicas são adequadas ou não, se o grupo de docentes é suficiente e qualificado, se há laboratórios, caso haja necessidade, e bibliotecas. Pelo que, um curso que não seja aprovado pela A3ES não pode ser lecionado, devendo ser encerrado em caso de já existir.
A A3ES tem ainda a missão de tornar público os resultados da avaliação e acreditação, bem como promover a internacionalização do sistema de ensino superior português, elaborando estudos e pareceres, seja por iniciativa própria ou a pedido do Estado, entre outras funções.
A3ES possui um Código Ético que regula todos os seus colaboradores.
Bibliografia:
A3ES disponível em: http://www.a3es.pt/pt/o-que-e-a3es. [Consultado a 20 de setembro de 2018]
Público. PT. Disponível em: https://www.publico.pt/2018/09/18/sociedade/noticia/nunca-abriram-tao-poucos-cursos-no-ensino-superior-1844335. [Consultado em 20 de setembro de 2018]