• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • “O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M7 Julho, 2025
    • Maria do Carmo Piçarra eleita vice-coordenadora do ICNOVA7 Julho, 2025
    • Ana Paula Lourenço coordena simpósio de Direitos Humanos das crianças e adolescentes na era digital7 Julho, 2025
    • Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL23 Junho, 2025
  • Reportagens
    • BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop18 Junho, 2025
    • Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar11 Junho, 2025
    • A brincar, a brincar, se mantém a tradição16 Abril, 2025
    • Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português4 Abril, 2025
  • Entrevistas
      • Filipe La Féria: “O teatro não é uma arte de elites”14 Julho, 2025
      • Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”4 Julho, 2025
      • António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”26 Junho, 2025
      • Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”20 Junho, 2025
  • Opinião
      • Opinião
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
        • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mentalMariana Rebocho
      • Crónicas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Os jovens, afinal, gostam de política  Henrique Gussul
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • Cábulas
    • Erasmus+16 Outubro, 2018
    • O que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Rubricas
    • César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Too Spicy
          • PontoCom
          • Ponto de Vista
          • Poesia
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Frente & Verso
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Dois à Deriva
          • Confiança
          • Conferências
          • Calma
          • Café & Crime
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • Voluntários para animar uma causa
        • As “100 Mais” de 2024
        • Locutores por uma causa
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • Filipe La Féria: “O teatro não é uma arte de elites”   |   14 Jul 2025

  • Cidade FM: “Há imenso espaço para improviso […] Muitas vezes, esses momentos acabam por ser os mais engraçados e espontâneos.”   |   09 Jul 2025

  • “O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M   |   07 Jul 2025

  • Maria do Carmo Piçarra eleita vice-coordenadora do ICNOVA   |   07 Jul 2025

  • Ana Paula Lourenço coordena simpósio de Direitos Humanos das crianças e adolescentes na era digital   |   07 Jul 2025

  • Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”   |   04 Jul 2025

 
-Início»Rubricas»Boarding Gate: Catarina Pinheiro

Boarding Gate: Catarina Pinheiro

Diogo Carapinha 10 Jan 2019 Rubricas, Rubricas

O Boarding Gate é uma rubrica onde entrevistamos desportistas portugueses que se encontram no estrangeiro. A convidada desta semana é Catarina Pinheiro, jogadora de futsal da Lázio, de Itália.

Influenciada pelo irmão a seguir o mundo do futebol, Catarina Pinheiro entrou em contacto com o futsal quando tinha 11 anos, ingressando numa equipa da sua cidade. Após passar por vários clubes, consequência das suas escolhas pessoais e profissionais, tais como a Associação Desportiva Flaviense, a Restauradores Avitenses ou a Diogo Cão, surgiu o convite da Novasemente, transferindo-se para Espinho. Tendo acabado a sua formação académica, rumou a Itália (duas épocas no Thienese e uma época no Nápoles). Sempre seguindo a sua tão importante e prestigiante carreira académica, voltou a Portugal para representar o Sporting Clube de Portugal, aproveitando para finalizar o seu projeto de Mestrado no IMM. Hoje, com 29 anos, voltou às terras transalpinas, representado esta época a Lázio.

Porta de embarque

Depois de ter percorrido vários pavilhões nacionais e tendo um gosto enorme por novas aventuras, a antiga atleta do Sporting afirma que a sua mudança para Itália foi “apenas e exclusivamente pela experiência”. O campeonato italiano é sempre competitivo e apelativo e isso motivou-a, novamente, a rumar a Itália.

Cultura

Apesar de Itália e Portugal terem as suas parecenças e serem países ocidentais, existiram, no seu entender, alguns contrastes e dificuldades. “O maior é a alimentação, pois é diferente”. Apesar disso, a atleta revela que a sua adaptação foi bastante rápida e saudável, tendo apenas encontrado alguns entraves, “no início encontrei poucas pessoas que falavam inglês, e isso dificultou um pouco, mas aprendi bastante rápido a língua italiana”. Diz ainda que se habitou rapidamente ao estilo de vida italiano, que “não é muito diferente do nosso”.

Momento mais marcante

A jogadora portuguesa assinala um momento inesquecível e bastante comovente. “No meu primeiro ano, treinei uma equipa de meninos com deficiências, e eles entravam muitas vezes connosco em campo. O momento que mais me marcou foi quando os pais deles nos disseram que quando sabiam que entravam connosco em campo, não conseguiam dormir no dia anterior”, revela.

Diferenças do desporto em Portugal

A profissionalização da modalidade e, consequentemente, das equipas é um factor que difere do que se passa em Portugal. Para além disso, afirma que existe um maior investimento, mediatismo e divulgação da modalidade, e é que a faz a crescer. No que toca aos aspectos mais táticos, a qualidade em Itália é grande “porque a quantidade de jogadoras estrangeiras é enorme”. “A competitividade e o número de equipas a jogar no campeonato nacional é outro dos pontos que marcam a diferença”, revela. Tem uma visão pessimista, no que ao futsal feminino em Portugal diz respeito, visto que a profissionalização das equipas “é uma realidade que, em Portugal, será muito difícil, senão impossível, na minha opinião”.
Contudo, elogia a qualidade do nosso futsal e o esforço que se tem feito na divulgação e promoção do futsal feminino: “em termos de qualidade, penso que estamos a um nível muito alto (comprovado com os resultados da seleção nacional); em termos de competitividade estamos a crescer (…) nos últimos anos têm-se feito um grande trabalho no que toca em divulgação e promoção do futsal feminino”.

Ao abordarmos o regresso a Portugal, mostra-se indecisa, “é a pergunta mais difícil”. “Encontro-me bem aqui, no entanto está sempre presente a hipótese de voltar a Portugal, depende sempre de vários fatores, mas com qualquer uma das hipóteses, fico contente a 100%”, confessa a atleta.

Esta rubrica é da responsabilidade do projeto “O Desportista” e as opiniões devem ser atribuídas aos autores devidamente identificados. O UALMedia e a UAL não se responsabilizam pelos conteúdos aqui publicados.
4   
2019-01-10
Diogo Carapinha
Artigo anterior :

Os melhores de 2018: músicas mais tocadas

Artigo seguinte :

A virtude dos fora de jogo

Artigos relacionados

Histórias com H: Natal nas trincheiras

Histórias com H: Natal nas trincheiras

Pedro Andrade 14 Dez 2018
CineUAL: Parasitas (2019)

CineUAL: Parasitas (2019)

José Moreira 12 Dez 2019
Raio-X ao Futebol: Porto derrapa em Famalicão e pode perder a liderança do campeonato

Raio-X ao Futebol: Porto derrapa em Famalicão e pode perder a liderança do campeonato

Jaime Silva 04 Jun 2020

Veja também

Filipe La Féria: “O teatro não é uma arte de elites”

Filipe La Féria: “O teatro não é uma arte de elites”

Iniciou a sua carreira na década de 60, durante o Estado Novo. Como foi começar a fazer teatro num contexto da censura?  Ainda há censura

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Filipe La Féria: “O teatro não é uma arte de elites”

    Filipe La Féria: “O teatro não é uma arte de elites”

    Marina Schmidt 14 Jul 2025
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • Filipe La Féria: “O teatro não é uma arte de elites”

    Filipe La Féria: “O teatro não é uma arte de elites”

    Marina Schmidt 14 Jul 2025
  • Cidade FM: “Há imenso espaço para improviso […] Muitas vezes, esses momentos acabam por ser os mais engraçados e espontâneos.”

    Cidade FM: “Há imenso espaço para improviso […] Muitas vezes, esses momentos acabam por ser os mais engraçados e espontâneos.”

    Francisco Fernandes  09 Jul 2025
  • “O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M

    “O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M

    UALMedia 07 Jul 2025
  • Maria do Carmo Piçarra eleita vice-coordenadora do ICNOVA

    Maria do Carmo Piçarra eleita vice-coordenadora do ICNOVA

    UALMedia 07 Jul 2025
  • Ana Paula Lourenço coordena simpósio de Direitos Humanos das crianças e adolescentes na era digital

    Ana Paula Lourenço coordena simpósio de Direitos Humanos das crianças e adolescentes na era digital

    UALMedia 07 Jul 2025
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista mariana rebocho aula poesia pontocom prática disco futebol cristina patrício academy joao santareno de sousa academycamente natal Jornalismo Leonor Noronha
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

Filipe La Féria: “O teatro não é uma arte de elites”
Cidade FM: “Há imenso espaço para improviso […] Muitas vezes, esses momentos acabam por ser os mais engraçados e espontâneos.”
Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”
“O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M
Maria do Carmo Piçarra eleita vice-coordenadora do ICNOVA
Ana Paula Lourenço coordena simpósio de Direitos Humanos das crianças e adolescentes na era digital
António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”
Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL
Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet
Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”
BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop
Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”
Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar
Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas
“Precisamos sempre de ter pensamento crítico e não há máquina que nos substitua”
Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho
Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”
Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 
Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”
Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”
Jaime Lourenço participa em simpósio sobre jornalismo
Pedro Henriques: “Por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”
Maria do Carmo Piçarra participa em sessão sobre literacia fílmica na Cinemateca Portuguesa
André Penim: “Estejam sempre insatisfeitos”

Últimos Podcasts

  • PontoCom: Hot Air Balloon – “A música que nasce da cumplicidade e da vontade de experimentar”
  • Academycamente: Que impacto tem a formação superior na gestão desportiva?
  • PontoCom: Libra – “O álbum é sobre mim, mas é sobre todas nós, sobre tudo aquilo que temos de lidar pelo simples facto de termos vindo ao mundo mulheres”
  • Academycamente: O que é a Programação Neuro-Linguística?
  • Taïs Reganelli: “O artista trabalha com sonhos e a gente precisa de continuar sonhando”
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem