• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL23 Junho, 2025
    • Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet23 Junho, 2025
    • Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas6 Junho, 2025
    • Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho30 Maio, 2025
  • Reportagens
    • BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop18 Junho, 2025
    • Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar11 Junho, 2025
    • A brincar, a brincar, se mantém a tradição16 Abril, 2025
    • Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português4 Abril, 2025
  • Entrevistas
      • Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”13 Junho, 2025
      • Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”20 Junho, 2025
      • “Precisamos sempre de ter pensamento crítico e não há máquina que nos substitua”3 Junho, 2025
      • Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”28 Maio, 2025
  • Opinião
      • Opinião
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
        • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mentalMariana Rebocho
      • Crónicas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Os jovens, afinal, gostam de política  Henrique Gussul
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • Cábulas
    • Erasmus+16 Outubro, 2018
    • O que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Rubricas
    • César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Too Spicy
          • PontoCom
          • Ponto de Vista
          • Poesia
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Frente & Verso
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Dois à Deriva
          • Confiança
          • Conferências
          • Calma
          • Café & Crime
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • Voluntários para animar uma causa
        • As “100 Mais” de 2024
        • Locutores por uma causa
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”   |   26 Jun 2025

  • Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL   |   23 Jun 2025

  • Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet   |   23 Jun 2025

  • Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”   |   20 Jun 2025

  • BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop   |   18 Jun 2025

  • Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”   |   13 Jun 2025

 
-Início»Rubricas»Boarding Gate: Catarina Pinheiro

Boarding Gate: Catarina Pinheiro

Diogo Carapinha 10 Jan 2019 Rubricas, Rubricas

O Boarding Gate é uma rubrica onde entrevistamos desportistas portugueses que se encontram no estrangeiro. A convidada desta semana é Catarina Pinheiro, jogadora de futsal da Lázio, de Itália.

Influenciada pelo irmão a seguir o mundo do futebol, Catarina Pinheiro entrou em contacto com o futsal quando tinha 11 anos, ingressando numa equipa da sua cidade. Após passar por vários clubes, consequência das suas escolhas pessoais e profissionais, tais como a Associação Desportiva Flaviense, a Restauradores Avitenses ou a Diogo Cão, surgiu o convite da Novasemente, transferindo-se para Espinho. Tendo acabado a sua formação académica, rumou a Itália (duas épocas no Thienese e uma época no Nápoles). Sempre seguindo a sua tão importante e prestigiante carreira académica, voltou a Portugal para representar o Sporting Clube de Portugal, aproveitando para finalizar o seu projeto de Mestrado no IMM. Hoje, com 29 anos, voltou às terras transalpinas, representado esta época a Lázio.

Porta de embarque

Depois de ter percorrido vários pavilhões nacionais e tendo um gosto enorme por novas aventuras, a antiga atleta do Sporting afirma que a sua mudança para Itália foi “apenas e exclusivamente pela experiência”. O campeonato italiano é sempre competitivo e apelativo e isso motivou-a, novamente, a rumar a Itália.

Cultura

Apesar de Itália e Portugal terem as suas parecenças e serem países ocidentais, existiram, no seu entender, alguns contrastes e dificuldades. “O maior é a alimentação, pois é diferente”. Apesar disso, a atleta revela que a sua adaptação foi bastante rápida e saudável, tendo apenas encontrado alguns entraves, “no início encontrei poucas pessoas que falavam inglês, e isso dificultou um pouco, mas aprendi bastante rápido a língua italiana”. Diz ainda que se habitou rapidamente ao estilo de vida italiano, que “não é muito diferente do nosso”.

Momento mais marcante

A jogadora portuguesa assinala um momento inesquecível e bastante comovente. “No meu primeiro ano, treinei uma equipa de meninos com deficiências, e eles entravam muitas vezes connosco em campo. O momento que mais me marcou foi quando os pais deles nos disseram que quando sabiam que entravam connosco em campo, não conseguiam dormir no dia anterior”, revela.

Diferenças do desporto em Portugal

A profissionalização da modalidade e, consequentemente, das equipas é um factor que difere do que se passa em Portugal. Para além disso, afirma que existe um maior investimento, mediatismo e divulgação da modalidade, e é que a faz a crescer. No que toca aos aspectos mais táticos, a qualidade em Itália é grande “porque a quantidade de jogadoras estrangeiras é enorme”. “A competitividade e o número de equipas a jogar no campeonato nacional é outro dos pontos que marcam a diferença”, revela. Tem uma visão pessimista, no que ao futsal feminino em Portugal diz respeito, visto que a profissionalização das equipas “é uma realidade que, em Portugal, será muito difícil, senão impossível, na minha opinião”.
Contudo, elogia a qualidade do nosso futsal e o esforço que se tem feito na divulgação e promoção do futsal feminino: “em termos de qualidade, penso que estamos a um nível muito alto (comprovado com os resultados da seleção nacional); em termos de competitividade estamos a crescer (…) nos últimos anos têm-se feito um grande trabalho no que toca em divulgação e promoção do futsal feminino”.

Ao abordarmos o regresso a Portugal, mostra-se indecisa, “é a pergunta mais difícil”. “Encontro-me bem aqui, no entanto está sempre presente a hipótese de voltar a Portugal, depende sempre de vários fatores, mas com qualquer uma das hipóteses, fico contente a 100%”, confessa a atleta.

Esta rubrica é da responsabilidade do projeto “O Desportista” e as opiniões devem ser atribuídas aos autores devidamente identificados. O UALMedia e a UAL não se responsabilizam pelos conteúdos aqui publicados.
4   
2019-01-10
Diogo Carapinha
Artigo anterior :

Os melhores de 2018: músicas mais tocadas

Artigo seguinte :

A virtude dos fora de jogo

Artigos relacionados

TUaLer: “Como Parar o Tempo”, a vida e memórias de um semi-imortal

TUaLer: “Como Parar o Tempo”, a vida e memórias de um semi-imortal

Beatriz Rosa 10 Jan 2019
Boarding Gate: Carlos Vaz Pinto

Boarding Gate: Carlos Vaz Pinto

Carolina Camacho 20 Out 2018
TUaLER: “O Banqueiro Anarquista”, um conto de raciocínio!

TUaLER: “O Banqueiro Anarquista”, um conto de raciocínio!

Magda Coelho 17 Abr 2020

Veja também

António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”

António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”

Licenciou-se em Gestão do Desporto na Faculdade de Motricidade Humana. De que forma esta formação influenciou a sua abordagem ao jornalismo de desporto? Não influenciou muito.

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”

    António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”

    Diego Tamaian 26 Jun 2025
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”

    António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”

    Diego Tamaian 26 Jun 2025
  • Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL

    Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL

    UALMedia 23 Jun 2025
  • Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet

    Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet

    UALMedia 23 Jun 2025
  • Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”

    Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”

    Bruna Maia 20 Jun 2025
  • BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop

    BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop

    Maria Leonor Cunha 18 Jun 2025
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista mariana rebocho aula poesia pontocom prática disco futebol cristina patrício academy joao santareno de sousa academycamente natal Jornalismo Leonor Noronha
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”
Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL
Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet
Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”
BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop
Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”
Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar
Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas
“Precisamos sempre de ter pensamento crítico e não há máquina que nos substitua”
Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho
Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”
Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 
Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”
Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”
Jaime Lourenço participa em simpósio sobre jornalismo
Pedro Henriques: “Por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”
Maria do Carmo Piçarra participa em sessão sobre literacia fílmica na Cinemateca Portuguesa
André Penim: “Estejam sempre insatisfeitos”
Zé Vida: “Tenho descoberto uma nova versão minha, que é o Zé Morning Person”
Autónoma assina protocolo com o canal público
A brincar, a brincar, se mantém a tradição
Sandra Felgueiras: “Para mim, o jornalismo de investigação é a pedra mais preciosa de todo o jornalismo”
Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português
José Alberto Carvalho: “O jornalismo é a única força que pode travar o desvario coletivo”

Últimos Podcasts

  • Academycamente: O que é a Programação Neuro-Linguística?
  • Taïs Reganelli: “O artista trabalha com sonhos e a gente precisa de continuar sonhando”
  • Não temos paciência: Férias
  • Academycamente: Como se prevê o futuro na Geopolítica?
  • Não temos paciência: Temas tabu
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem