• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL23 Junho, 2025
    • Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet23 Junho, 2025
    • Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas6 Junho, 2025
    • Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho30 Maio, 2025
  • Reportagens
    • BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop18 Junho, 2025
    • Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar11 Junho, 2025
    • A brincar, a brincar, se mantém a tradição16 Abril, 2025
    • Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português4 Abril, 2025
  • Entrevistas
      • António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”26 Junho, 2025
      • Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”13 Junho, 2025
      • Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”20 Junho, 2025
      • “Precisamos sempre de ter pensamento crítico e não há máquina que nos substitua”3 Junho, 2025
  • Opinião
      • Opinião
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
        • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mentalMariana Rebocho
      • Crónicas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Os jovens, afinal, gostam de política  Henrique Gussul
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • Cábulas
    • Erasmus+16 Outubro, 2018
    • O que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Rubricas
    • César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Too Spicy
          • PontoCom
          • Ponto de Vista
          • Poesia
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Frente & Verso
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Dois à Deriva
          • Confiança
          • Conferências
          • Calma
          • Café & Crime
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • Voluntários para animar uma causa
        • As “100 Mais” de 2024
        • Locutores por uma causa
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”   |   04 Jul 2025

  • António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”   |   26 Jun 2025

  • Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL   |   23 Jun 2025

  • Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet   |   23 Jun 2025

  • Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”   |   20 Jun 2025

  • BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop   |   18 Jun 2025

 
-Início»Destaque»Atualidade e futuro da assessoria de imprensa em discussão na Autónoma

Atualidade e futuro da assessoria de imprensa em discussão na Autónoma

UALMedia 19 Dez 2024 Destaque, Notícias, Noticias

André Gerson, CEO do GCIMEDIA Group, participou no dia 13 de novembro numa aula de Assessoria de Imprensa da Licenciatura em Ciências da Comunicação na Autónoma, onde partilhou a sua vasta experiência no setor e as transformações da área nos últimos anos.

GCI, agência de estratégia de marca; Media Consulting, consultoria de comunicação; WMK, eventos e ativação de marca; Sonomage, conteúdos audiovisuais; SSI – Sustainable Society Initiative, sustentabilidade e marketing ambiental; e MERAKI, agência de comunicação em Angola, são as marcas que compõem o ecossistema GCIMEDIA Group e que combinam a experiência de mais de 50 profissionais, a energia e capacidade de inovar em comunicação. Decathlon, Henkel, OREO, MILKA, HONOR, MG Motor e PUMA são algumas das marcas clientes do GCIMEDIA Group.

Durante a aula, André Gerson abordou temas atuais como greenwashing e socialwashing, e destacou a importância de campanhas de comunicação que demonstram iniciativas autênticas e sublinham o propósito das marcas, tanto em questões ambientais como em sociais.

A assessoria de imprensa, segundo Gerson, está em constante evolução. O profissional na área da comunicação ressaltou que o setor se adapta cada vez mais aos novos media, criadores de conteúdos digitais e aos próprios meios digitais, criando assim oportunidades de formatos diversificados. “Para trabalharmos em comunicação, temos de compreender o lado de lá. Temos de compreender os media e perceber o contexto em que estes profissionais se inserem e quais as suas necessidades”, afirmou.

Outro ponto relevante foi a crise e a pressão económica que afetam os media tradicionais devido à quebra de investimento publicitário. André Gerson salientou que “infelizmente a publicidade no digital não é o garante de uma sustentabilidade financeira, uma vez que a maioria do investimento vai para as grandes plataformas internacionais e não para as nossas empresas de media. Portanto, os media procuram inovar e encontrar novas formas de gerar receita, assegurando a sua sobrevivência e continuidade no desempenho da sua função crucial para o progresso da sociedade”.

Gerson também destacou o papel cada vez mais proativo do assessor de imprensa. Com redações muitas vezes mais reduzidas, uma maior pressão da rapidez da informação, os jornalistas têm mais dificuldade em estar em tantos momentos presenciais como os eventos. Portanto, o assessor de imprensa tem de estar disponível para fornecer informações rápidas, factuais e imparciais, bem como compreender as necessidades dos media para apoiar o seu trabalho.

André Gerson destacou ainda que os assessores de imprensa devem adaptar-se ao uso crescente de criadores de conteúdos digitais na comunicação de marcas e organizações, bem como reforçar as suas competências ao nível de gestão de comunicação de crise, explicando que a prevenção e uma resposta ágil são as chaves para mitigar as mais diversas situações.

Concluindo a sua intervenção, reforçou que o jornalismo é um pilar essencial do progresso da sociedade, existindo diversos desafios como, por exemplo, o combate às fake news. A integração dos novos media com as práticas de comunicação mais tradicionais representa também uma mudança de paradigma.

A presença de André Gerson ajudou os alunos a ter uma clara visão sobre a evolução da área e a importância de se adaptarem às novas realidades do mercado.

    
2024-12-19
Jaime Lourenço
Artigo anterior :

IV Congresso Internacional do OBSERVARE

Artigo seguinte :

Luís Marques Mendes: “Candidatos a candidatos podem ser todos. Candidatos só podem ser alguns”

Artigos relacionados

Homenagem ao Reitor da Autónoma

Homenagem ao Reitor da Autónoma

Ana Medina Cabeças 09 Mar 2017
AUA! 17/18: Alunas da Autónoma conquistam 2º lugar

AUA! 17/18: Alunas da Autónoma conquistam 2º lugar

25 Out 2018
Maria do Carmo Piçarra fala sobre “Censura e propaganda no cinema colonial do Estado Novo português”

Maria do Carmo Piçarra fala sobre “Censura e propaganda no cinema colonial do Estado Novo português”

Ana Medina Cabeças 04 Fev 2019

Veja também

Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”

Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”

Concluiu os seus estudos em moda no CITEX do Porto em 1991… Sempre soube que era com a moda que queria trabalhar?  Não, nunca pensei

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”

    Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”

    Ricardo Magalhães 04 Jul 2025
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”

    Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”

    Ricardo Magalhães 04 Jul 2025
  • António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”

    António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”

    Diego Tamaian 26 Jun 2025
  • Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL

    Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL

    UALMedia 23 Jun 2025
  • Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet

    Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet

    UALMedia 23 Jun 2025
  • Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”

    Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”

    Bruna Maia 20 Jun 2025
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista mariana rebocho aula poesia pontocom prática disco futebol cristina patrício academy joao santareno de sousa academycamente natal Jornalismo Leonor Noronha
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”
António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”
Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL
Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet
Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”
BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop
Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”
Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar
Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas
“Precisamos sempre de ter pensamento crítico e não há máquina que nos substitua”
Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho
Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”
Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 
Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”
Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”
Jaime Lourenço participa em simpósio sobre jornalismo
Pedro Henriques: “Por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”
Maria do Carmo Piçarra participa em sessão sobre literacia fílmica na Cinemateca Portuguesa
André Penim: “Estejam sempre insatisfeitos”
Zé Vida: “Tenho descoberto uma nova versão minha, que é o Zé Morning Person”
Autónoma assina protocolo com o canal público
A brincar, a brincar, se mantém a tradição
Sandra Felgueiras: “Para mim, o jornalismo de investigação é a pedra mais preciosa de todo o jornalismo”
Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português

Últimos Podcasts

  • Academycamente: O que é a Programação Neuro-Linguística?
  • Taïs Reganelli: “O artista trabalha com sonhos e a gente precisa de continuar sonhando”
  • Não temos paciência: Férias
  • Academycamente: Como se prevê o futuro na Geopolítica?
  • Não temos paciência: Temas tabu
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem