A Rádio Autónoma volta a participar na campanha do Banco Alimentar, nos dias 27 e 28 de novembro. Após um ano de pausa nesta atividade devido à pandemia, o objetivo é voltar a dar ânimo e ritmo aos voluntários durante o fim de semana, com uma emissão de rádio ao vivo.
A partir de um estúdio montado no armazém de Lisboa do Banco Alimentar, desde a abertura até ao fecho, grupos de professores, alunos e ex-alunos da Universidade Autónoma de Lisboa vão assegurar que a animação seja uma constante entre os voluntários que ajudam a montar esta campanha de recolha de alimentos em mais de 1.200 lojas e 21 bancos alimentares em todo o país. Esta é maior ação de voluntariado em Portugal, participam cerca de 20.000 voluntários.
Participar na campanha é simples, basta na ida às compras aceitar um saco do Banco Alimentar e, nele colocar bens alimentares, produtos não perecíveis como leite, conservas, azeite, açúcar, farinha ou massas. À saída do estabelecimento, entrega-se esse saco aos voluntários. Os produtos doados são encaminhados para os armazéns dos 21 Bancos Alimentares em atividade na região onde são doados, e aí pesados, separados e acondicionados. No final, e ainda com recurso ao voluntariado, o resultado é distribuído localmente a pessoas com carências alimentares.
Recorde-se que no ano passado, em plena pandemia, os 21 Bancos Alimentares distribuíram 29.939 toneladas de alimentos, num movimento médio de 120 toneladas por dia útil, prestando assistência a 2.700 instituições e entidades que contribuíram para a alimentação de 450 mil pessoas com carências comprovadas.
Em 2019, a campanha do Banco Alimentar reuniu 2.125 toneladas de alimentos. A ajuda dos bancos alimentares chega atualmente a cerca de 400.000 pessoas, através de mais de 2.400 instituições.
Durante a emissão da campanha de dezembro de 2017, o Presidente da República teve a oportunidade de mostrar o seu apoio a esta ação de solidariedade e, aos microfones da Autónoma, afirmou que os portugueses “não se esqueceram das centenas de milhar de pessoas que vivem todos os dias em pobreza e que precisam de não ser esquecidos”.
Marcelo Rebelo de Sousa na emissão da Autónoma
Desde 2006 que a rádio da Universidade Autónoma está presente nesta campanha. A emissão de rádio, em direto do Banco Alimentar de Lisboa, pode ser seguida no player da página da Rádio Autónoma no UALMedia.