• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Paula Lopes eleita presidente do Conselho Científico da Autónoma4 Dezembro, 2025
    • Autónoma estreita relações com entidades militares brasileiras28 Novembro, 2025
    • Luís Bernardino publica artigo sobre Brasil e a CPLP18 Novembro, 2025
    • Cármen Monereo participa no Djar Fogo International Film Festival3 Novembro, 2025
  • Reportagens
    • Web Summit: Portugal no ecrã, cultura em destaque12 Dezembro, 2025
    • Foram manifestamente exageradas as notícias sobre a morte do vinil27 Outubro, 2025
    • A economia circular chega às estantes: as livrarias em segunda mão conquistam Lisboa24 Setembro, 2025
    • Veganismo: “Não é preciso mudar tudo de uma vez”3 Setembro, 2025
  • Entrevistas
      • Proença de Carvalho: “Nunca me senti talhado para julgar pessoas, senti-me sempre vocacionado para as defender”5 Janeiro, 2026
      • Isabel Jonet: “Gostava muito que o Banco Alimentar pudesse fechar, significava que não era necessário”29 Dezembro, 2025
      • Sofia Aparício: “Prejudicou-me bastante a vida, perdi trabalho, mas nunca me arrependi”19 Dezembro, 2025
      • Nuno Gomes: “Dentro de campo são 11 contra 11 e, muitas vezes, os melhores não ganham”4 Dezembro, 2025
  • Opinião
      • Opinião
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
        • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mentalMariana Rebocho
      • Crónicas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Os jovens, afinal, gostam de política  Henrique Gussul
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • Cábulas
    • Erasmus+16 Outubro, 2018
    • O que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Rubricas
    • César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Too Spicy
          • PontoCom
          • Ponto de Vista
          • Poesia
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Frente & Verso
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Dois à Deriva
          • Confiança
          • Conferências
          • Calma
          • Café & Crime
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • As “100 Mais” de 2025
        • Rádio no Banco Alimentar
        • Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • José Luís Carneiro: “Todos os dias estamos a ser objeto de escrutínio”   |   08 Jan 2026

  • Proença de Carvalho: “Nunca me senti talhado para julgar pessoas, senti-me sempre vocacionado para as defender”   |   05 Jan 2026

  • As “100 Mais” de 2025   |   30 Dez 2025

  • Isabel Jonet: “Gostava muito que o Banco Alimentar pudesse fechar, significava que não era necessário”   |   29 Dez 2025

  • Sofia Aparício: “Prejudicou-me bastante a vida, perdi trabalho, mas nunca me arrependi”   |   19 Dez 2025

  • Web Summit: Portugal no ecrã, cultura em destaque   |   12 Dez 2025

 
-Início»Entrevistas»Filipe Marques: “Quero ir à luta e conseguir grandes resultados, mas acima de tudo quero ser uma referência mundial no paratriatlo”

Filipe Marques: “Quero ir à luta e conseguir grandes resultados, mas acima de tudo quero ser uma referência mundial no paratriatlo”

Neuza Ferreira 28 Abr 2022 Entrevistas, Entrevistas

Filipe Marques de 23 anos, natural de Amora, Seixal, é uma referência no paratriatlo português na categoria PTS5. O problema no pé esquerdo que lhe provoca perda de força muscular e limita a amplitude do tornozelo não o impediu de conquistar a medalha de bronze no Campeonato da Europa de 2021, em Valência, Espanha. Quando regressou a Portugal, o atleta do Sporting Clube de Portugal venceu a Taça do Mundo de Paratriatlo em Alhandra, a sua primeira vitória internacional.

Sempre gostou de desporto e começou no futebol. Quando era criança, sonhava ser jogador de futebol?

Em criança, sempre vi futebol e era isso que achava que queria fazer no futuro. Comecei a jogar no Seixal Futebol Clube. O meu sonho sempre foi o futebol, nunca pensei no triatlo…

Numa entrevista à Sapo afirmou: “Não fui atrás do triatlo, foi o triatlo que foi ter comigo.” Quando sentiu que o triatlo era uma opção?

Foi quando recebi um convite do meu treinador. Participei nos treinos com a equipa e, ao longo das semanas, vi que gostava do triatlo e comecei a esquecer o futebol. Nessa altura, só pensava no triatlo a nível competitivo, foi mais ou menos quando tinha 11 ou 12 anos.

Filipe Marques numa prova pelo Sporting, que serviu de preparação para o Campeonato da Europa em Valência, de 2021. Fonte: Instagram de Filipe Marques

Porque é que escolheu o paratriatlo e não apenas a natação, modalidade onde se iniciou, o ciclismo ou até o atletismo?

Eu já praticava natação, sempre gostei de andar de bicicleta e de correr, até participei nos corta-matos da escola. A modalidade em que talvez eu esteja numa melhor performance no paratriatlo é a natação, porque tem menos impacto no meu desequilíbrio e na minha limitação. Mas sempre gostei das três modalidades e juntá-las foi algo que queria muito.

Começou no paratriatlo na Associação Naval Amorense e, em 2019, foi para o Sporting Clube de Portugal. Como foi essa mudança?

Foi uma mudança necessária. As coisas não estavam bem no meu antigo clube e surgiu a oportunidade de ir para o Sporting Clube de Portugal. Agarrei-a e fiquei muito feliz, foi uma mudança para melhor. O Sporting acaba por ser um clube com outras capacidades para me apoiar e para me ajudar a evoluir. Comecei a ter outras facilidades para treinar, outro nível de equipamentos e, para além disso, o clube ajuda nas deslocações para as provas. Com esse apoio, consegui evoluir muito e é isso que quero continuar a fazer.

Esteve para deixar a modalidade, mas graças à Federação Paralímpica voltou e está a seguir os seus sonhos. De que forma o paratriatlo mudou a sua vida?

Deixei de treinar durante dois ou três meses até receber o convite da Federação de Paratriatlo para integrar o projeto paralímpico. Foi algo que mudou muito a minha vida, comecei a participar em provas internacionais e a representar Portugal. Depois, ainda recebi apoios financeiros, tanto para a modalidade como para ajudar no pagamento das propinas da faculdade.

“Para além de ter as suas limitações, um atleta paralímpico é capaz de praticar desporto, de se levantar, de ir à luta e de conseguir grandes êxitos a nível do desporto”

Tem conseguido conciliar os treinos com o curso que está a fazer na Faculdade de Motricidade Humana, a Licenciatura em Ciências do Desporto. Quando terminar o curso, pensa seguir algo nessa área e conciliar com o paratriatlo?

Sim. Ainda não sei bem o que vou fazer a seguir, mas quero continuar a minha carreira desportiva e, se conseguir, conciliar com a minha profissão. Se não, quando terminar a minha carreira desportiva, tentarei seguir algo como treinador ou professor na área do desporto.

Como consegue conciliar os estudos com os treinos?

É algo complicado, mas consigo. A faculdade é no Jamor e onde eu faço os meus treinos de natação é exatamente lá, no Complexo de Piscinas do Jamor. A corrida faço de manhã, perto de casa, e as aulas são à tarde. Por isso, consigo conciliar bem.

Em 2018, participou no Campeonato da Europa realizado na Estónia, a sua primeira prova internacional, onde alcançou o sétimo lugar. O que sentiu quando experienciou esta competição?

Estavam lá os melhores da Europa e fiquei muito feliz em ter participado. Fiquei em sétimo lugar mas, para quem estava pela primeira vez numa prova internacional, até foi muito bom o resultado. Deu-me forças para continuar e para conseguir o terceiro lugar nos Campeonatos da Europa, em 2021. Agora, quero continuar a evoluir para chegar ao primeiro lugar.

Filipe Marques no pódio com a medalha de bronze no Campeonato da Europa em Valência, Espanha, em 2021. Fonte: Instagram de Filipe Marques

Depois de conquistar a medalha de bronze no Campeonato da Europa de 2021, em Valência, regressou a Portugal e venceu a Taça do Mundo de Paratriatlo, em Alhandra, Vila Franca de Xira, a sua primeira vitória internacional. Como se sentiu e o que pensou no momento em que passou a meta?

Em relação ao Campeonato da Europa, fiquei muito feliz e um bocado surpreendido. Não achei que estivesse preparado para conseguir fazer melhor do que um quinto lugar, mas no dia senti-me capaz de alcançar o pódio. No momento em que atravessei a meta e soube que tinha ficado em terceiro lugar, fiquei muito feliz, vi que um dos meus principais objetivos, que era ficar no pódio numa grande competição, tinha sido concretizado. O primeiro lugar na Taça do Mundo foi outra grande alegria, por ter sido a minha primeira vitória internacional, ainda por cima em casa, o que é sempre especial e algo que me deu forças para continuar a seguir o meu caminho. Semanas depois, tive o Campeonato do Mundo em Abu-Dhabi, que me motivou muito para esta nova época.

Filipe Marques quando passou a meta, conquistando a Taça do Mundo de Paratriatlo, em 2021. Fonte: Federação de Triatlo Portugal

Sente que deveriam existir mais provas de paratriatletismo em Portugal, de forma a que seja mais valorizado?

Sim. Nós somos poucos atletas e é normal que não exista tanta competição a nível nacional. É difícil, mas gostava que a competição fosse maior.

Como é que se pode caracterizar um atleta paralímpico?

É alguém que tem força de vontade e, para além de ter as suas limitações, um atleta paralímpico é capaz de praticar desporto, de se levantar, de ir à luta e de conseguir grandes êxitos a nível do desporto. O Comité Paralímpico está em crescimento, em termos de marketing e de media, e as pessoas estão mais informadas e apoiam mais os paralímpicos.

Qual é o seu maior sonho enquanto atleta paralímpico?

É o mesmo de todos os atletas paralímpicos: chegar aos Jogos Paralímpicos. Neste caso, os próximos são os de Paris, em 2024, e eu não quero só chegar lá, quero tentar um grande resultado e trazer uma medalha. É algo que ambiciono muito e estou a treinar para isso. Em 2024, estarei pronto o suficiente para estar frente a frente com os melhores do mundo. Depois é continuar e ir às próximas competições. Nos Campeonatos da Europa, já consegui uma medalha, mas gostaria de melhorar esse terceiro lugar. No Campeonato do Mundo, também gostaria de receber uma medalha ou mesmo ser campeão do mundo.

Filipe Marques em competição na Taça do Mundo em Alhandra. Fonte: Federação de Triatlo Portugal

Como o sonho comanda a vida, o que ainda tem para conquistar?

Quero ir à luta e conseguir grandes resultados, mas acima de tudo quero ser uma referência mundial no paratriatlo. Ainda estou muito no início e acho que já consegui alcançar algum respeito por parte dos meus adversários, mas ainda não alcancei grandes resultados. É esse o meu foco.

    
2022-04-28
Ana Cabeças
Artigo anterior :

Pedro Tochas: “Se queres uma vida artística não a podes levar como um sprint, mas sim como uma maratona”

Artigo seguinte :

Luís Lima traduz “Proust e os Signos”, de Gilles Deleuze

Artigos relacionados

Mário Laginha: “Ganho a vida a fazer o que gosto!”

Mário Laginha: “Ganho a vida a fazer o que gosto!”

Marta Louro 13 Jul 2015
Mariana Alvim: “Não acredito que o destino esteja escrito nas estrelas, mas sim que somos nós que fazemos o nosso caminho”

Mariana Alvim: “Não acredito que o destino esteja escrito nas estrelas, mas sim que somos nós que fazemos o nosso caminho”

Ana Malta 21 Nov 2018
Alejandro Grimaldo: “Grimaldo e Benfica são agora uma união”

Alejandro Grimaldo: “Grimaldo e Benfica são agora uma união”

Sónia Cardoso 01 Jul 2020

Veja também

José Luís Carneiro: “Todos os dias estamos a ser objeto de escrutínio”

José Luís Carneiro: “Todos os dias estamos a ser objeto de escrutínio”

Como é que se comunica em tempos de crise, quando cada palavra é escrutinada ao segundo? A primeira necessidade é a verificação rigorosa dos factos.

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • José Luís Carneiro: “Todos os dias estamos a ser objeto de escrutínio”

    José Luís Carneiro: “Todos os dias estamos a ser objeto de escrutínio”

    Gabriel Fialho 08 Jan 2026
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • 25 Abril

    25 Abril

    25 Abr 2014
  • José Luís Carneiro: “Todos os dias estamos a ser objeto de escrutínio”

    José Luís Carneiro: “Todos os dias estamos a ser objeto de escrutínio”

    Gabriel Fialho 08 Jan 2026
  • Proença de Carvalho: “Nunca me senti talhado para julgar pessoas, senti-me sempre vocacionado para as defender”

    Proença de Carvalho: “Nunca me senti talhado para julgar pessoas, senti-me sempre vocacionado para as defender”

    Maria Carvalho 05 Jan 2026
  • As “100 Mais” de 2025

    As “100 Mais” de 2025

    30 Dez 2025
  • Isabel Jonet: “Gostava muito que o Banco Alimentar pudesse fechar, significava que não era necessário”

    Isabel Jonet: “Gostava muito que o Banco Alimentar pudesse fechar, significava que não era necessário”

    Mariana Silva 29 Dez 2025
  • Sofia Aparício: “Prejudicou-me bastante a vida, perdi trabalho, mas nunca me arrependi”

    Sofia Aparício: “Prejudicou-me bastante a vida, perdi trabalho, mas nunca me arrependi”

    Rute Leonor Mendonça 19 Dez 2025
  • Web Summit: Portugal no ecrã, cultura em destaque

    Web Summit: Portugal no ecrã, cultura em destaque

    Francisco Fernandes 12 Dez 2025
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista aula mariana rebocho poesia pontocom joao santareno de sousa prática disco futebol academy academycamente cristina patrício Leonor Noronha Lídia Belourico António Bernardino
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

José Luís Carneiro: “Todos os dias estamos a ser objeto de escrutínio”
Proença de Carvalho: “Nunca me senti talhado para julgar pessoas, senti-me sempre vocacionado para as defender”
Isabel Jonet: “Gostava muito que o Banco Alimentar pudesse fechar, significava que não era necessário”
Sofia Aparício: “Prejudicou-me bastante a vida, perdi trabalho, mas nunca me arrependi”
Web Summit: Portugal no ecrã, cultura em destaque
Paula Lopes eleita presidente do Conselho Científico da Autónoma
Autónoma estreita relações com entidades militares brasileiras
Nuno Gomes: “Dentro de campo são 11 contra 11  e, muitas vezes, os melhores não ganham”
UAL em destaque na Conferência Internacional sobre Reclusão
Renata Belo: “Comecei a fazer dobragens quando tinha três anos”
Luís Bernardino publica artigo sobre Brasil e a CPLP
Cármen Monereo participa no Djar Fogo International Film Festival
Foram manifestamente exageradas as notícias sobre a morte do vinil
Manuel Damásio: “O Benfica toda a vida foi um clube do povo. Eu também sou do povo”
Pedro Fernandes: “Gosto de fazer coisas que me divirtam”
Patrícia Tavares: “Aos 16 anos, já tinha ouvido muitos nãos”
A economia circular chega às estantes: as livrarias em segunda mão conquistam Lisboa
Sahima Hajat: “O meu sonho é ter um restaurante com estrela Michelin”
Teresa Faria: “Nunca meti nenhuma cunha, não sei o que é isso”
Rodrigo Saraiva: “Acredito que Portugal e os portugueses podem muito mais”
Luís Bernardino participa em colóquio sobre Angola
ALICE e Autónoma publicam “Polarización política, emociones y campañas electorales”
Sónia Sénica publica “Ordem Tripolar”
Catarina Reis: “Uma história nunca é pequena demais para ser contada”

Últimos Podcasts

  • Vinil: U2 – New years day
  • Vinil: Chris Rea – Driving home for Christmas
  • No Ar: 2025-12-18 18h
  • Achas é bonito ser feio? #Ep. 100
  • Laboratório: Polar – Histórias de uma estrela na terra
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem