• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    •  Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas6 Junho, 2025
    • Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 23 Maio, 2025
    • Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho30 Maio, 2025
    • Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”19 Maio, 2025
  • Reportagens
    • A brincar, a brincar, se mantém a tradição16 Abril, 2025
    • Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português4 Abril, 2025
    • As Passarinhas: mais do que uma adega, uma marca cultural18 Março, 2025
    • A arte como meio de crescimento pessoal: “O teatro obriga-nos a ser mais empáticos”7 Março, 2025
  • Entrevistas
      • Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”28 Maio, 2025
      • Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”20 Maio, 2025
      • Pedro Henriques: “Por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”11 Maio, 2025
      • André Penim: “Estejam sempre insatisfeitos”2 Maio, 2025
  • Opinião
      • Opinião
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
        • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mentalMariana Rebocho
      • Crónicas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Os jovens, afinal, gostam de política  Henrique Gussul
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • Cábulas
    • Erasmus+16 Outubro, 2018
    • O que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Rubricas
    • César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Too Spicy
          • PontoCom
          • Ponto de Vista
          • Poesia
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Frente & Verso
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Dois à Deriva
          • Confiança
          • Conferências
          • Calma
          • Café & Crime
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • Voluntários para animar uma causa
        • As “100 Mais” de 2024
        • Locutores por uma causa
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  •  Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas   |   06 Jun 2025

  • “Precisamos sempre ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua”   |   03 Jun 2025

  • Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho   |   30 Mai 2025

  • Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”   |   28 Mai 2025

  • Voluntários para animar uma causa   |   23 Mai 2025

  • Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional    |   23 Mai 2025

 
-Início»Reportagens»Reportagens»Educação sem fronteiras: O papel das escolas na integração de alunos estrangeiros
Imagem de Mi Pham

Educação sem fronteiras: O papel das escolas na integração de alunos estrangeiros

Madalena Antunes   27 Out 2023 Reportagens, Reportagens

Todos os anos, milhares de famílias de diversas nacionalidades chegam a Portugal à procura de melhorar a sua qualidade de vida. Uma realidade que traz, contudo, alguns problemas de integração, desde logo entre os mais novos. Estarão as nossas escolas preparadas para os receber? Como será a comunicação entre alunos e meio escolar?

Sexta-feira, 9:30h. Uma manhã de sol. Na escola básica Dr. João das Regras, no concelho da Lourinhã, está a decorrer o intervalo da manhã. Muito barulho, uma energia contagiante, os alunos aproveitam para carregar baterias antes de enfrentarem as aulas. Entre eles, há estudantes de várias nacionalidades. Um dos maiores desafios dos alunos estrangeiros é enfrentar a língua que os separa dos restantes colegas. Zakhon Alshuk, de origem bielorrussa e aluno do 9º ano, afirma que no início usava o tradutor para falar com os colegas. “Tinha também o meu colega Maxim que sabia falar russo”, acrescenta. “Sem ele ficaria mais difícil.”

A língua inglesa é comum a quase todos e, por vezes, a salvação para criar uma ligação entre estes alunos e o meio escolar. “Muitos professores falavam inglês, porque era impossível eu perceber português”, explica Zakhon Para a maioria destes alunos, a maior dificuldade é não conseguir acompanhar a matéria, com naturais reflexos no desempenho escolar. “Há cerca de um ano não percebia a matéria toda “, confessa.

Do outro lado, o  desafio que os separa é o mesmo: a comunicação.  Ou a falta dela. Nicole Jorge, aluna do 9º ano da turma de Zakhon, explica que a fase inicial foi difícil “porque eles tinham de se adaptar e nós também tínhamos de arranjar forma de comunicar com eles”, mas depois foi-se tornando mais fácil. Admite, contudo, existirem vantagens por compartilharem o dia-a-dia com estes novos alunos de diversas origens. “Aprendemos sempre novas coisas e eles acabam por nos mostrar a realidade que acontecia na escola deles”, confessa Nicole, ressalvando a importância de incluí-los sempre da melhor forma. 

Escola básica Dr. João das Regras, no concelho da Lourinhã

Ensinar para além da língua materna 

Também os professores enfrentam muitos desafios na hora de lecionar. Para o sucesso é fundamental que os alunos colaborem, garante João Ferreira. Segundo o professor de Português, se houver empenho e derem o seu melhor, “é possível colmatar muitas dessas dificuldades” e fazer um trajeto ascendente nas suas competências comunicativas. “Muitas vezes os alunos já têm essas dificuldades e mantêm uma postura desleixada e pouco empenhada e assim é difícil conseguirem acompanhar”. A melhor forma de combater esta realidade é ajudá-los. “Eu procuro que eles se integrem o mais possível”, garante. Dependendo do nível em que se encontram em Português, a integração pode ser maior ou menor, até porque, para aqueles que não têm destreza para fazer as mesmas atividades que os colegas, “fica tudo ainda um pouco mais difícil”. 

Com todas as dificuldades que lhes são enfrentadas, estes alunos têm de ter critérios de avaliação algo distintos dos restantes. “O progresso vai-se se avaliando através dos trabalhos que vão realizando. Fazem-se algumas fichas e testes para, de alguma maneira, os pressionar a estudarem as matérias”, conta João Ferreira. Existem também casos de alunos que conseguem superar todas estas dificuldades. “O progresso é sempre lento, embora seja um aluno muito dedicado. Eu já tive casos desses, são casos raros, mas já tive alunos estrangeiros que têm ritmos de trabalho e empenho, e conseguem fazer uma progressão notável”, conclui o professor. 

Na disciplina de Educação Moral Religiosa Católica, as estratégias pedagógicas utilizadas são um pouco divergentes. Maribel Silva, professora, recorre muito às imagens. “Costumo apresentar a matéria por imagens. Depois solicito que cada um deles, à sua maneira, se manifeste e comunique sobre elas, quer seja sobre o conhecimento ou sobre as suas emoções.” O tradutor é, na maioria das vezes, a solução para o entendimento entre os alunos e os docentes. “Tive um exemplo de um aluno que tinha mais dificuldade e dei-lhe a autorização para ir ao tradutor, para traduzir aquilo que queria transmitir”, refere Maribel Silva. Sempre que possível, os professores também optam por juntar os colegas que falam a mesma língua em grupos. Quanto à avaliação, garante que há algum critério, mas que é um processo evolutivo, “até porque a participação deles é sempre um pouco mais reduzida”. 

Promover a inclusão

As funcionárias têm um papel fundamental nesta escola, com uma energia e sorriso contagiantes. Quando a integração não é bem sucedida, os intervalos podem ser um terror. “No intervalo, vou sempre ter com eles, normalmente com dois ou três alunos da turma e tento estar ali uns minutinhos. Depois, deixo o aluno encarregue aos outros colegas. Deixo também que a própria turma em si tenha essa responsabilidade de os ajudar a integrarem-se”, explica Zita Gomes.

Um trabalho que começa logo aquando da receção dos alunos. Pedro Damião, diretor da escola, garante que têm um professor que faz o acolhimento aos alunos e às famílias, “para lhes dar orientações sobre a escola e sobre o sistema educativo português”, assumindo-se este como interlocutor direto e próximo. Os recursos de apoio são, também eles, fundamentais. “O agrupamento disponibiliza aulas de apoio para estes alunos, em Português Língua Não Materna, integrando um dos grupos constituídos para o efeito”, conta Pedro Damião. O professor responsável por esta disciplina é normalmente um professor do 1.º ciclo. Se os alunos estiverem matriculados no ensino regular, terão as mesmas aulas que os restantes colegas e serão disponibilizados os mesmos recursos. A bem de todos. 

    
2023-10-27
João Ferreira Oliveira
Artigo anterior :

Síndrome de Rett: a raridade que pode estar estar próxima de qualquer um de nós

Artigo seguinte :

Israel e Palestina: A Humanidade paga o preço da discórdia

Artigos relacionados

A “galena” do Landal

A “galena” do Landal

Vasco Oliveira 12 Jan 2024
Pet Sitting: “Estabelece-se um vínculo forte, mas não convém ser demasiado profundo”

Pet Sitting: “Estabelece-se um vínculo forte, mas não convém ser demasiado profundo”

Tatiana Martins 24 Jun 2024
Este ano, a romaria não é a Fátima… é ao Coliseu dos Recreios

Este ano, a romaria não é a Fátima… é ao Coliseu dos Recreios

11 Jun 2018

Veja também

“Precisamos sempre ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua”

“Precisamos sempre ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua”

Tirou o curso de Comunicação Social e especializou-se em Marketing e Publicidade. Como é que se tornou digital manager na Arena Media e também professora

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  •  Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas

     Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas

    UALMedia 06 Jun 2025
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  •  Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas

     Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas

    UALMedia 06 Jun 2025
  • “Precisamos sempre ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua”

    “Precisamos sempre ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua”

    Carolina Gageiro 03 Jun 2025
  • Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho

    Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho

    UALMedia 30 Mai 2025
  • Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”

    Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”

    Sahil Ayoob 28 Mai 2025
  • Voluntários para animar uma causa

    Voluntários para animar uma causa

    23 Mai 2025
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista mariana rebocho aula poesia pontocom prática disco futebol cristina patrício academy natal academycamente joao santareno de sousa Jornalismo cinema
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

“Precisamos sempre ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua”
Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”
Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”
Pedro Henriques: “Por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”
André Penim: “Estejam sempre insatisfeitos”
Zé Vida: “Tenho descoberto uma nova versão minha, que é o Zé Morning Person”
 Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas
Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 
Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho
Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”
Jaime Lourenço participa em simpósio sobre jornalismo
Maria do Carmo Piçarra participa em sessão sobre literacia fílmica na Cinemateca Portuguesa
Autónoma assina protocolo com o canal público
A brincar, a brincar, se mantém a tradição
Sandra Felgueiras: “Para mim, o jornalismo de investigação é a pedra mais preciosa de todo o jornalismo”
Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português
José Alberto Carvalho: “O jornalismo é a única força que pode travar o desvario coletivo”
Margarida Davim: “O jornalismo deixou-se contaminar por lógicas imediatistas e perdeu pé”
Filipa Fonseca Silva: “Tenho várias vozes na minha cabeça que não me largam”
O regresso nostálgico de Angry Odd Kids
As Passarinhas: mais do que uma adega, uma marca cultural
José Morgado: “Portugal não tem cultura desportiva de modalidades”
A arte como meio de crescimento pessoal: “O teatro obriga-nos a ser mais empáticos”
Filipa Martins: “Tento ser honesta em cada página que escrevo”

Últimos Podcasts

  • Café & Crime: Rei Ghob – Uma história de crime e delírio
  • Passagem de Turno: Ana Cristina Gomes
  • Academycamente: Transformação Digital – Uma nova liderança?
  • Não temos paciência: Especial Dia das Crianças
  • Café & Crime: Crime na fazenda Hinterkaifeck
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem