• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • caboverde2Carmen Zita Monereo oradora em Cabo Verde28 Novembro, 2023
    • WhatsApp Image 2023-11-24 at 18.10.36Alunos da Autónoma visitam Grupo BertrandCírculo28 Novembro, 2023
    • Free_Book_Mockup_2“Turismo Digital” é o novo livro da coleção Livros NIP-C@M17 Outubro, 2023
    • 3 Books_MockupJaime Lourenço publica “Jornalismo de Cinema em Portugal”17 Outubro, 2023
  • Reportagens
    • IMG_9387Sporting vs Dumiense: Dia de jogo, dia de goleada5 Dezembro, 2023
    • Banca de Carlos CarmoMercado do Livramento: o dia a dia num dos melhores mercados de peixe do mundo23 Novembro, 2023
    • Comer fruta, sim, mas com regras e moderação10 Novembro, 2023
    • mi-pham-xtd3zYWxEs4-unsplashEducação sem fronteiras: O papel das escolas na integração de alunos estrangeiros27 Outubro, 2023
  • Entrevistas
      • tatanka3Tatanka: “Quero provar que os portugueses também conseguem ter sucesso lá fora a fazer música anglo-saxónica”25 Novembro, 2023
      • Elisa 3Elisa: “Temos de estar no sítio certo à hora certa, mas também temos que fazer por isso”8 Novembro, 2023
      • 12006440_10206117695396055_2571458758845948764_oJoão Cunha: “O que me enchia o olho era poder contar uma história sem a ajuda de imagens”16 Novembro, 2023
      • IMG-20231031-WA0015João Kopke: “Às vezes aparecia com uma prancha no Conservatório de Música”1 Novembro, 2023
  • Opinião
      • Opinião
        • 879755AC-FC52-4712-899F-DCA17B4F0E6FA Lua de Joana: Um aviso para a saúde mentalMariana Rebocho
        • 60A8E3F8-0A30-428B-8878-CCAD497FE53DA Criada: A magia de Freida McfaddenMariana Rebocho
        • WhatsApp-Image-2021-07-05-at-16.25.04-1020×600Eu, mulher. Eu, mulher, tenho vozCarolina Mendes
        • Elliot-PageO nome dele é Elliot. Um guia sobre pessoas transgénero para os jornais portuguesesBeatriz Rosa
      • Crónicas
        • 879755AC-FC52-4712-899F-DCA17B4F0E6FA Lua de Joana: Um aviso para a saúde mentalMariana Rebocho
        • IMG_4298“Amo-te”Lourenço Catarino
        • thumbnail_IMG_3796“Ah…”Lourenço Catarino
      • Críticas
        • cabanaTUaLER: “A Cabana”. Deus é uma mulher?Magda Coelho
        • banqueiroTUaLER: “O Banqueiro Anarquista”, um conto de raciocínio!Magda Coelho
        • ruapassarosTUaLER: “A Ilha na Rua dos Pássaros”, ou como fugir aos nazisMagda Coelho
  • Dossiers
    • IMG_1503Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Sem TítuloConferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • DSC_0056-1024×683Projetos TVUALMedia
    • pro-photography-equipment_1426-1771Fotogalerias da Autónoma
  • Cábulas
    • team-of-students-completing-task_23-2147666610Erasmus+16 Outubro, 2018
    • literaciaO que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • codigodeontologico_20180320O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • computador_20160222Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • 1542110Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Imagem1Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
    • laptop-g65699b9ad_1920Viver com perturbação obsessivo-compulsiva: o caso português9 Fevereiro, 2022
    • imageGrão a grão, em prol da sustentabilidade4 Abril, 2021
  • Rubricas
    • Imagem1César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Imagem1Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Imagem1Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Imagem1Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Palavra Certa
          • Bola ao centro
          • Academycamente
          • Lá na zona
          • Malucos na Uni
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Girls Like Sports 2
          • Amargo & Doce
          • Poddemos Descomplicar
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Frente & Verso
          • Pessoas e Pessoas
          • Confiança
          • RitUAL
          • Falando Claramente
          • Trepadeira
          • Conferências
          • Lusofonia
          • No Ar
          • Psicologia Para Todos
          • Laboratório
          • Poesia
          • PontoCom
          • Vinil
          • Histórias Com Sons
      • Notícias
        • ba 2023 dez notíciaUma rádio por uma causa
        • vinil q ROLLING STONES – Let ir bleedVinil: Rolling Stones – Gimmie Shelter
        • ra horizontal mais do ano 2022bAs mais rodadas em 2022
      • Podcasts Antigos
          • Educadores
          • Reflexões da Ana
          • Triângulo com quatro lados
          • Duas à Sexta
          • 2000 Watts
          • Sundown
          • As quatro da vida airada
          • Cão com pulgas
          • Conversas de café
          • eTalks
          • Pensar nas expressões
          • Dance
          • Top 10
          • Êxitos de Sempre
          • ´Tàs à vontade
          • Trendy News
          • Ready. Gap. Go!
          • Thursday´s Vibez
          • Jazz and Blues
          • Rapresentação
          • Escolhe Tu
          • Incrível
          • Entre Linhas
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Crónicas & Murais
          • Cá vai disco
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • Depois da tempestade, veio o trabalho. E a bonança   |   08 Dez 2023

  • Sporting vs Dumiense: Dia de jogo, dia de goleada   |   05 Dez 2023

  • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mental   |   30 Nov 2023

  • Uma rádio por uma causa   |   30 Nov 2023

  • Carmen Zita Monereo oradora em Cabo Verde   |   28 Nov 2023

  • Alunos da Autónoma visitam Grupo BertrandCírculo   |   28 Nov 2023

 
-Início»Opinião»Israel e Palestina: A Humanidade paga o preço da discórdia
Imagem: Freepick

Israel e Palestina: A Humanidade paga o preço da discórdia

Cheila Lafayette 03 Nov 2023 Opinião, Crónicas

Mais de sete décadas de conflito. Se é pelo território, pela cultura, pela religião, pela política ou por qualquer outro fator, não se sabe ao certo. Talvez seja por todos estes motivos e mais alguns. 

“A guerra é o maior dos crimes, mas não existe agressor que não disfarce o seu crime com pretexto de justiça.” As palavras são de Voltaire, escritas no século XVIII. Como é possível um escritor ter previsto aquilo que se passaria três séculos depois? Só pode ter sido visionário… Ou será o Homem um ser retrógrado incapaz de progredir? A guerra como forma de justiça…

A Segunda Guerra Mundial deu palco a episódios que marcarão para sempre a História. O Holocausto consistiu no genocídio de cerca de seis milhões de judeus por parte dos nazis — que os encaravam como causadores de todos os males apenas por serem judeus. Tamanha desumanidade revoltou, à data, a população europeia. Aumentou o apoio internacional para a criação de um estado judaico como refúgio seguro para os sobreviventes do Holocausto.   

A Palestina foi o território escolhido para a sua fixação, território que detém importância histórica e religiosa para o judaísmo, local das antigas terras bíblicas de Israel. Em 1947, a ONU propôs a partilha da Palestina entre o estado de Israel e o estado da Palestina. Mas a ideia de partilha não agradou tanto à Palestina como aos países vizinhos. 

Em 1948 começaria a guerra, que nunca terminou. Mas como agora há bombas a explodir, mais pessoas a morrer, miséria e destruição quase absolutas, o assunto voltou a estar em cima da mesa. 

A Palestina tinha uma casa e agora vive num quarto. Israel tinha um quarto e agora vive na casa que era da Palestina. Quartos e casas sem mobília, porque estão a destruir tudo, inclusive a esperança.  

Quando já nada se tem, já nada se pode perder. O Hamas diz-se a “resistência”. A palavra árabe significa “Movimento de Resistência Islâmica”. Querem garantir que o pouco que resta da Palestina não acabe e que Israel desapareça. Que morra. 

Tem vindo a morrer muita gente, de ambos os lados. Gente de bem, que não escolheu a guerra. Bebés decapitados, mulheres violadas, crianças feitas reféns, inúmeros desalojados, mortes e mais mortes. A ”resistência” está a ir longe demais. Israel também. O mundo, uma vez mais, permitiu que se ultrapassassem todos os limites.  

Israel ordenou a saída dos palestinianos do norte da Faixa de Gaza para o sul, no prazo máximo de 24 horas. O Hamas pediu à população para ficar. Mas o ultimato de Israel foi claro: ou saem ou morrem. As pessoas estão a deixar as suas casas para sobreviverem sem qualquer tipo de dignidade, onde nem sequer sabem se estarão seguras. A Faixa de Gaza encontra-se bloqueada pelo Governo israelita, que impede ou limita a chegada de água, eletricidade, alimentação, medicação e outros suplementos, indispensáveis à vida humana. A violação do Direito Internacional Humanitário intensifica-se. 

O Hamas e Israel parecem incapazes de chegar a um acordo mútuo. O mundo tem de intervir e procurar a paz. Caso contrário, a perda humana será devastadora e o conflito só terá fim quando não restar um único palestiniano ou israelita. 

    
2023-11-03
João Ferreira Oliveira
Artigo anterior :

João Kopke: “Às vezes aparecia com uma prancha no Conservatório de Música”

Artigo seguinte :

João Cunha: “O que me enchia o olho era poder contar uma história sem a ajuda de imagens”

Artigos relacionados

Conto de natal por ser Maio

Conto de natal por ser Maio

Luís Carmelo 27 Mai 2021
Trevo

Trevo

Luís Carmelo 30 Jul 2021
As duas águas: Orwell vs. Rorty

As duas águas: Orwell vs. Rorty

Luís Carmelo 18 Fev 2021

Veja também

Depois da tempestade, veio o trabalho. E a bonança

Depois da tempestade, veio o trabalho. E a bonança

Quem bate à porta do BangStudio depara-se com Hugo Mosca e Diogo Pinto, dois dos cinco amigos e proprietários do estúdio de fotografia localizado no

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Depois da tempestade, veio o trabalho. E a bonança

    Depois da tempestade, veio o trabalho. E a bonança

    Vasco Bica 08 Dez 2023
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • Depois da tempestade, veio o trabalho. E a bonança

    Depois da tempestade, veio o trabalho. E a bonança

    Vasco Bica 08 Dez 2023
  • Sporting vs Dumiense: Dia de jogo, dia de goleada

    Sporting vs Dumiense: Dia de jogo, dia de goleada

    Francisco Marques 05 Dez 2023
  • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mental

    A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mental

    Mariana Rebocho 30 Nov 2023
  • Uma rádio por uma causa

    Uma rádio por uma causa

    João de Sousa 30 Nov 2023
  • Carmen Zita Monereo oradora em Cabo Verde

    Carmen Zita Monereo oradora em Cabo Verde

    28 Nov 2023
  • Rádio Autónoma podcast no ar vinil animação joão de sousa Universidade ualmedia Entrevista atelier poesia pontocom aula disco prática natal cinema futebol Jornalismo cristina patrício companhia nacional psicologia êxitos 2000 watts
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas noticias

Depois da tempestade, veio o trabalho. E a bonança
Sporting vs Dumiense: Dia de jogo, dia de goleada
A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mental
Tatanka: “Quero provar que os portugueses também conseguem ter sucesso lá fora a fazer música anglo-saxónica”
Carmen Zita Monereo oradora em Cabo Verde
Alunos da Autónoma visitam Grupo BertrandCírculo
Mercado do Livramento: o dia a dia num dos melhores mercados de peixe do mundo
A Criada: A magia de Freida Mcfadden
Comer fruta, sim, mas com regras e moderação
Elisa: “Temos de estar no sítio certo à hora certa, mas também temos que fazer por isso”
João Cunha: “O que me enchia o olho era poder contar uma história sem a ajuda de imagens”
Israel e Palestina: A Humanidade paga o preço da discórdia
João Kopke: “Às vezes aparecia com uma prancha no Conservatório de Música”
Educação sem fronteiras: O papel das escolas na integração de alunos estrangeiros
Síndrome de Rett: a raridade que pode estar estar próxima de qualquer um de nós
Vicente Valentim: “Investir na Educação torna-se a melhor forma de garantir a qualidade da democracia”
José Diogo Quintela: “O humor nasce da deformação da realidade”
“Turismo Digital” é o novo livro da coleção Livros NIP-C@M
Jaime Lourenço publica “Jornalismo de Cinema em Portugal”
Sem-abrigo: “Às vezes, as pessoas só precisam de não se sentirem invisíveis”
Daniel Rodrigues: “As pessoas falam-me todas do World Press, mas sou o primeiro a dizer que foi sorte”
Bastidores da Emissão de TV
André Horta: “A renovação foi uma prova de amor pelo clube e do meu compromisso com o clube”
Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão

Últimos Podcasts

  • Vinil: GNR – Pós modernos
  • No Ar: 2023-23-07 18h
  • No Ar: 2023-12-07 11h
  • No Ar: 2023-12-07 10h
  • Vinil: Radar Khadafi – 40 graus a sombra
© Copyright 2022, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem