• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • ALICE e Autónoma publicam “Polarización política, emociones y campañas electorales”10 Setembro, 2025
    • Sónia Sénica publica “Ordem Tripolar”10 Setembro, 2025
    • Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma15 Julho, 2025
    • “O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M7 Julho, 2025
  • Reportagens
    • Veganismo: “Não é preciso mudar tudo de uma vez”3 Setembro, 2025
    • Cidade FM: descontraída, mas profissional9 Julho, 2025
    • BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop18 Junho, 2025
    • Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar11 Junho, 2025
  • Entrevistas
      • Teresa Faria: “Nunca meti nenhuma cunha, não sei o que é isso”14 Setembro, 2025
      • Rodrigo Saraiva: “Acredito que Portugal e os portugueses podem muito mais”10 Setembro, 2025
      • Catarina Reis: “Uma história nunca é pequena demais para ser contada”5 Setembro, 2025
      • Carmo Lico: “Aceito que não gostem, mas não aceito que digam que não sei fazer”31 Julho, 2025
  • Opinião
      • Opinião
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
        • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mentalMariana Rebocho
      • Crónicas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Os jovens, afinal, gostam de política  Henrique Gussul
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • Cábulas
    • Erasmus+16 Outubro, 2018
    • O que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Rubricas
    • César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Too Spicy
          • PontoCom
          • Ponto de Vista
          • Poesia
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Frente & Verso
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Dois à Deriva
          • Confiança
          • Conferências
          • Calma
          • Café & Crime
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!
        • Voluntários para animar uma causa
        • As “100 Mais” de 2024
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • Teresa Faria: “Nunca meti nenhuma cunha, não sei o que é isso”   |   14 Set 2025

  • ALICE e Autónoma publicam “Polarización política, emociones y campañas electorales”   |   10 Set 2025

  • Sónia Sénica publica “Ordem Tripolar”   |   10 Set 2025

  • Rodrigo Saraiva: “Acredito que Portugal e os portugueses podem muito mais”   |   10 Set 2025

  • Catarina Reis: “Uma história nunca é pequena demais para ser contada”   |   05 Set 2025

  • Veganismo: “Não é preciso mudar tudo de uma vez”   |   03 Set 2025

 
-Início»Rubricas»Boarding Gate: Cristiana Morgado
Fotografia | Handball Clermont Auvergne Métropole 63

Boarding Gate: Cristiana Morgado

Diogo Carapinha 30 Out 2019 Rubricas, Rubricas

Boarding Gate é uma rubrica onde destacamos desportistas portugueses espalhados pelo mundo. A convidada desta semana é Cristiana Morgado, jogadora de andebol do Handball Clermont Auvergne Métropole 63, de França.

Com familiares ligados ao andebol, Cristiana Morgado desde cedo se interessou por esta modalidade. Muito pela influência da sua irmã mais velha, decidiu ir treinar a um clube da sua região, quando ainda tinha sete anos, e ficou logo cativada com o jogo. Cristiana tentou sempre, ao longo dos anos, conciliar os estudos e o desporto, tendo-se formado em Ciências do Desporto. A formação, quase toda, foi feita no CJ Almeida Garrett, passou alguns anos no CA Leça e, no último ano em Portugal, representou o Madeira SAD. Hoje, com 24 anos, a jogadora atua pelo Clermont Auvergne, clube francês.

Porta de embarque

Após ter terminado a licenciatura em Ciências do Desporto, na Universidade do Porto, a atleta portuguesa focou-se a 100% no andebol, com o objetivo de se tornar financeiramente independente. Assim, decidiu embarcar na primeira aventura pelo estrangeiro da sua carreira, visto que, “em Portugal, o andebol não está desenvolvido o suficiente para se ser profissional”. “Mas ainda mais importante, queria ter a oportunidade de evoluir numa realidade competitiva diferente da nossa”, acrescenta a jogadora.

 

Cultura

Nada familiarizada com a língua francesa, Cristiana Morgado revela que o primeiro obstáculo foi o idioma. “Tive que frequentar aulas de francês, porque ia ser essencial, especialmente para comunicar na equipa”. Para além disso, confessa que estranhou os primeiros tempos em França, sobretudo pela diferença de hábitos. “Estranhei também os horários e número de refeições (poucas) dos franceses, porque estou habituada a comer cinco ou seis vezes ao dia”.

Apesar dos entraves iniciais, a andebolista afirma que a adaptação, tanto ao clube como ao país, foi boa. “Fui muito bem acolhida por todos na equipa. O que tornou a adaptação mais fácil foi também o facto de ter a companhia de duas jogadoras portuguesas nesta mudança”.

 

Momento mais marcante

A jogadora portuguesa revela que o momento mais marcante, em território francês, ocorreu na época passada, com a subida de divisão, que só ficou decidida na última jornada.” A cerca de 5 jornadas do fim sabíamos que tínhamos de ganhar todos os jogos porque havia outra equipa com os mesmos pontos que nós. Então não tínhamos margem de erro e a disputa foi até ao último jogo, tornando a subida mais especial”.

 

Diferenças do desporto em Portugal

Comparando a competitividade do andebol francês com o português, a desportista enumera alguns exemplos que demonstram bem a diferença entre os dois países. “Em França existe uma grande divulgação do andebol por parte da comunicação social, em todas as ligas, não só nas primeiras divisões”. Outro aspeto importante, enunciado pela mesma, é o facto das equipas de andebol em França beneficiarem dum maior apoio no pavilhão, sendo, nesse aspeto, também diferente, comparativamente com Portugal, visto que, em França, cada vila apoia as várias modalidades do seu clube. “Outro aspecto muito importante é o interesse de várias marcas em patrocinar o andebol”, refere, igualmente, a jogadora de andebol.

Outra das particularidades que Cristiana Morgado evidenciou foi o facto de, no clube atual, ter todas as condições para se dedicar inteiramente à pratica da modalidade, sendo a sua evolução significativa. “Ao mesmo tempo, a exigência e o nível muito competitivo são muito altos. Outra grande diferença é o apoio que temos nos jogos, sempre com muitos adeptos, que cria um ambiente muito bom e motivador”, argumenta.

Questionada sobre a possibilidade de voltar a Portugal, a atleta afirma que jogar nos pavilhões lusitanos, nos próximos tempos, não faz parte dos seus planos. “Tenho objetivo de continuar no estrangeiro, porque quero continuar a evoluir e gostaria ainda de atingir palcos maiores”.

Esta rubrica é da responsabilidade do projeto “O Desportista” e as opiniões devem ser atribuídas aos autores devidamente identificados. O UALMedia e a UAL não se responsabilizam pelos conteúdos aqui publicados.
    
2019-10-30
Diogo Carapinha
Artigo anterior :

TUaLER: “As Vantagens de Ser Invisível”, ansiedade e crescimento

Artigo seguinte :

Clube da minha terra: Associação Desportiva de Oeiras

Artigos relacionados

Histórias com H: Natal nas trincheiras

Histórias com H: Natal nas trincheiras

Pedro Andrade 14 Dez 2018
Boarding Gate: Carlos Vaz Pinto

Boarding Gate: Carlos Vaz Pinto

Carolina Camacho 20 Out 2018
TUaLER: “Os Olhos de Ana Marta”, a história de uma menina de porcelana

TUaLER: “Os Olhos de Ana Marta”, a história de uma menina de porcelana

Beatriz Rosa 12 Abr 2019

Veja também

Teresa Faria: “Nunca meti nenhuma cunha, não sei o que é isso”

Teresa Faria: “Nunca meti nenhuma cunha, não sei o que é isso”

A sua mãe era uma mulher da cultura. Mesmo antes do 25 de Abril, organizava festivais e tinha um colégio de artes. É a ela

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Teresa Faria: “Nunca meti nenhuma cunha, não sei o que é isso”

    Teresa Faria: “Nunca meti nenhuma cunha, não sei o que é isso”

    Francisco Vilaça 14 Set 2025
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • Teresa Faria: “Nunca meti nenhuma cunha, não sei o que é isso”

    Teresa Faria: “Nunca meti nenhuma cunha, não sei o que é isso”

    Francisco Vilaça 14 Set 2025
  • ALICE e Autónoma publicam “Polarización política, emociones y campañas electorales”

    ALICE e Autónoma publicam “Polarización política, emociones y campañas electorales”

    UALMedia 10 Set 2025
  • Sónia Sénica publica “Ordem Tripolar”

    Sónia Sénica publica “Ordem Tripolar”

    UALMedia 10 Set 2025
  • Rodrigo Saraiva: “Acredito que Portugal e os portugueses podem muito mais”

    Rodrigo Saraiva: “Acredito que Portugal e os portugueses podem muito mais”

    Matilde Quaresma 10 Set 2025
  • Catarina Reis: “Uma história nunca é pequena demais para ser contada”

    Catarina Reis: “Uma história nunca é pequena demais para ser contada”

    Daniela Brás 05 Set 2025
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista mariana rebocho aula poesia pontocom prática disco joao santareno de sousa futebol academy cristina patrício academycamente natal Leonor Noronha Lídia Belourico
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

Teresa Faria: “Nunca meti nenhuma cunha, não sei o que é isso”
Rodrigo Saraiva: “Acredito que Portugal e os portugueses podem muito mais”
ALICE e Autónoma publicam “Polarización política, emociones y campañas electorales”
Sónia Sénica publica “Ordem Tripolar”
Catarina Reis: “Uma história nunca é pequena demais para ser contada”
Veganismo: “Não é preciso mudar tudo de uma vez”
Carmo Lico: “Aceito que não gostem, mas não aceito que digam que não sei fazer”
André Paulo: “Quando o Ruben me ligou, pensava que estava a brincar”
Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”
Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”
Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma
Filipe La Féria: “Em Portugal, a arte faz-se muito para uma elite”
Cidade FM: descontraída, mas profissional
“O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M
Maria do Carmo Piçarra eleita vice-coordenadora do ICNOVA
Ana Paula Lourenço coordena simpósio de Direitos Humanos das crianças e adolescentes na era digital
Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”
António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”
Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL
Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet
Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”
BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop
Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”
Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar

Últimos Podcasts

  • Academycamente: Como a IA está a ser usada na indústria da publicidade?
  • Poesia: Mário de Sá Carneiro – Glosas
  • Vinil: Phil Collins – In The Air Tonight
  • PontoCom: Maria João Martins – “Sempre senti que o poder me cortava a possibilidade de ser criativa”
  • Vinil: Tears For Fears – Mad World
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem