Um grupo de licenciados em Ciências da Comunicação da Autónoma está entre os 10 finalistas do Prémio Oeiras Valley 2022.
Margarida Sousa, Pedro Gonçalves, Mariana Alves e Catarina Pereira desenvolveram, sob orientação do professor Georg Dutschke, o projeto “Smart Trash Oeiras”. O trabalho consiste numa forma inovadora de promover a reciclagem.
Pretendeu-se aliar o conceito de smart cities à sustentabilidade e desenvolver no município de Oeiras caixotes e ecopontos inteligentes de modo a otimizar as rotas dos serviços municipalizados e promover a reciclagem. Para isso, a ideia resulta em ecopontos inteligentes e uma aplicação exclusiva para o concelho que, além de alertar para a lotação dos ecopontos da área, também oferece descontos e mais-valias aos cidadãos que reciclem.
O Prémio Oeiras Valley distingue projetos inovadores com impacto a nível local, nacional ou internacional, de modo a potenciar a capacidade de inovação do município de Oeiras e das organizações que nele se encontram. Privilegia áreas estratégicas como soluções sustentáveis de mobilidade, cidades inteligentes, economia e mar, gestão territorial inteligente, cibersegurança, etc.