Sinopse:
“Zack Magiezi mergulha no universo e na aura femininos e revela nuances, facetas e matizes. Dos picos de solidão noite adentro às alegrias ensolaradas à beira-mar; dos cheiros e tatos da inocência às expectativas que ora se cumprem ora se quebram; dos sonhos que reconfortam à realidade que lapida. Os vislumbres e as impressões; sentimentos e sensações; gestos, fotos, livros, discos, pessoas: nada foge ao autor. “Notas sobre Ela” é, em essência, sobre o amor e sobre todas elas. Os textos datilografados de Zack Magiezi conquistaram uma legião de fãs, falando sobre sentimentos, medos e dores, amores e perdas, tudo o que de mais profundo toca as pessoas. A sua narrativa é delicada e brinca com as palavras, cria neologismos e conquista os corações ao dialogar diretamente com cada um dos seus leitores.”
Crítica:
Ler “Notas sobre Ela” de Zack Magiezi, autor brasileiro que ganhou renome de poeta através do Facebook e do Instagram, é como encontrar uma caixa antiga cheia de pequenos bilhetes de amor. O poeta conta um romance (ou vários, dependendo da interpretação do leitor) com cada curto poema. Tanto as palavras utilizadas como a estética datilográfica dão um charme romântico ao livro, e é inevitável sorrir enquanto as lemos.
Os títulos dos poemas de Magiezi repetem-se. Os mais frequentes são “Notas sobre Ela”, que descrevem a Mulher, mas os melhores são “Diálogos” que, como o título indica, são conversas em forma poética, que brincam com as palavras de forma criativa. Há ainda “Para o Amor que Vai Chegar”, poemas um pouco mais longos e metafóricos (não tão diretos e curtos como a típica poesia moderna) que acabam sempre num PS que parece não estar relacionado com o poema, mas que, no entanto, quando são lidos todos juntos sugerem a pessoa à qual são dirigidos. Há poemas que falam de um “Eu”, poemas que falam de uma relação, e finalmente, poemas que falam de uma “Ela”. Durante todas as “Notas sobre Ela” nunca são utilizados nomes, fazendo com que o “Ela” se aplique tanto a uma só mulher, como a todas. Esta “Ela” é uma mulher forte e destemida, meiga e graciosa. O autor apresenta as características da mulher com admiração e amor, e conseguimos ler nas páginas mulheres que conhecemos. Poder-se-ia dizer até que a mulher é quase colocada num pedestal, sendo que todos os poemas acabam por ser uma declaração de amor a esta “Ela”.
Infelizmente, o livro não “mergulha no universo e na aura femininos e revela suas nuances” como se lê na sinopse. Existiu uma pretensão óbvia do autor, mas, com a tentativa de descrever características gerais, de modo a que qualquer mulher se conseguisse identificar ao ler os poemas, Zack Magiezi acaba por apenas demostrar superficialmente o que é ser mulher. O livro romantiza a feminilidade, o que era de esperar pois, sendo o autor um homem, percebe o que é amar uma mulher e não aquilo que verdadeiramente ela é.
No entanto, Magiezi consegue contar uma boa história de amor: os poemas que se focam neste amor chegam a ser mais profundos do que os que procuram palavras para descrever a tal “Ela”. Damos por nós a visualizar a narrativa poética mentalmente, completando os espaços entre cada poema até ficarmos com um romance completo. Conseguimos imaginar-nos tanto como o “Eu” como com o “Ela”. Sorrimos ao ler as palavras amorosas de Magiezi, e choramos ao ler os poemas mais emotivos e tocantes.
Como obra de poesia moderna, o livro está bem conseguido, ainda que o tema do amor na poesia esteja já muito “desgastado”. Os poemas têm estruturas diferentes e criativas, mesclando vários estilos de escrita que fazem com que o leitor volte a cada poema (pelo menos) duas vezes; estão abertos à interpretação, conseguindo ser ao mesmo tempo diretos e reflexivos. Algumas metáforas e expressões presentes na obra são já algo banalizadas, no entanto, no seu todo, os poemas conseguem ser amorosos e apaixonantes.
“Notas sobre Ela” é uma celebração e demonstração de paixão para todas as mulheres do mundo. Um ótimo livro para quem quer começar a ler poesia moderna e uma leitura bastante intuitiva. Magiezi é um ótimo poeta que consegue sugerir uma história na cabeça do leitor. Recomendo esta obra poética especialmente a todas as “Elas” e a todos os que já amaram uma “Ela”, pois suscitará memórias e sentimentos que irão provocar o desejo de ler mais do que uma ou duas vezes.
Se gostaste de “Notas sobre Ela”, também gostarás de “Leite e Mel” de Rupi Kaur.