• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 23 Maio, 2025
    • Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho30 Maio, 2025
    • Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”19 Maio, 2025
    • Jaime Lourenço participa em simpósio sobre jornalismo15 Maio, 2025
  • Reportagens
    • A brincar, a brincar, se mantém a tradição16 Abril, 2025
    • Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português4 Abril, 2025
    • As Passarinhas: mais do que uma adega, uma marca cultural18 Março, 2025
    • A arte como meio de crescimento pessoal: “O teatro obriga-nos a ser mais empáticos”7 Março, 2025
  • Entrevistas
      • Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”20 Maio, 2025
      • Pedro Henriques: “Por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”11 Maio, 2025
      • André Penim: “Estejam sempre insatisfeitos”2 Maio, 2025
      • Zé Vida: “Tenho descoberto uma nova versão minha, que é o Zé Morning Person”28 Abril, 2025
  • Opinião
      • Opinião
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
        • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mentalMariana Rebocho
      • Crónicas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Os jovens, afinal, gostam de política  Henrique Gussul
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • Cábulas
    • Erasmus+16 Outubro, 2018
    • O que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Rubricas
    • César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Too Spicy
          • PontoCom
          • Ponto de Vista
          • Poesia
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Frente & Verso
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Dois à Deriva
          • Confiança
          • Conferências
          • Calma
          • Café & Crime
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • Voluntários para animar uma causa
        • As “100 Mais” de 2024
        • Locutores por uma causa
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho   |   30 Mai 2025

  • Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”   |   28 Mai 2025

  • Voluntários para animar uma causa   |   23 Mai 2025

  • Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional    |   23 Mai 2025

  • Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”   |   20 Mai 2025

  • Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”   |   19 Mai 2025

 
-Início»Reportagens»Por detrás das câmaras

Por detrás das câmaras

Ana Rodrigues 23 Ago 2015 Reportagens

Escrevem as histórias que ganham Emmys, decoram casas de contraplacado, vestem, maquilham e penteiam personagens que serão “familiares” de muitos portugueses. Aqui, os protagonistas são homens e mulheres que não se vêem, uma equipa de técnicos, criativos e produtores, que passam a atores principais nesta reportagem.

Terça-feira, 15h, 32 graus. A caminho dos bastidores da novela “A Única Mulher”, o autocarro nunca mais pára, de Lisboa até Bucelas é quase uma hora de viagem. No meio do nada, um portão: é a entrada da Plural. Mais 20 minutos a pé ou à boleia de Bruno Cabrerizo e aqui está “a terra dos sonhos”, como lhe chamam. O silêncio impera. A actriz Maria Leite, que interpreta a personagem Ana Maria, aproveita a sua pausa, sentada na esplanada do bar, para escrever. Há muitos carros estacionados e muito poucas pessoas.

Pouco se fala nos profissionais que trabalham durante meses nos bastidores, poucos sabem os seus nomes, mas eles não se importam. “Quando optamos por trabalhar nesta área, está intrínseco a escolha que se faz: trabalhar à frente da câmara ou atrás da câmara. Quando esse assunto está resolvido, não se pode considerar ingratidão. O que interessa para o espectador e no produto que estou a produzir é quem está à frente da câmara e não quem está atrás”, diz o produtor Sérgio Baptista.

A família Caiado está a gravar, outros actores começam a chegar e a preparar-se. O ambiente é de tranquilidade. O actor Bruno Cabrerizo mostra, com entusiasmo, novos passos de dança que aprendeu nos ensaios do programa “Dança com as Estrelas” a alguns elementos da equipa. A boa relação está presente e é facilmente visível. “A boa relação tem que existir mesmo, é fundamental. Somos adultos, todos temos dias menos bons, mas temos que saber gerir isso tudo, para que as coisas corram bem e fluam. É muito importante, são 12 horas de trabalho”, conta a cabeleireira Cristina Dinis.

Os verdadeiros protagonistas

As portas estão todas abertas, excepto a dos estúdios onde se está a gravar. Homens e mulheres andam por todo o lado, precisam de se movimentar rapidamente e de ter acesso a tudo o que necessitam. Fátima Alves é responsável pelo guarda-roupa e tem consigo as costureiras que a ajudam em tudo o que é necessário. O processo da escolha das roupas para cada personagem começa com o conhecimento da mesma: “Temos um perfil de personagens que nos é dado no início de cada projecto, e uma sinopse, que é basicamente o resumo de tudo o que se vai passar. Nesse perfil estão todas as características de cada personagem: idade, meio social, dicas de guarda-roupa, como clássico, moderno, trendy. Eu apresento um figurino, depois é discutido com um coordenador de projecto, e vemos se a linha está (ou não) adequada a essa personagem. Se for aprovado, é só preparar o guarda-roupa para essa personagem. Temos roupas que são confeccionadas pelas nossas costureiras, grande parte do guarda-roupa não são só patrocínios. Também compramos roupas com descontos, temos acordos com algumas empresas e o nosso guarda-roupa central, os camarins, onde vamos buscar algumas peças já utilizadas noutras novelas.”

Na porta ao lado do guarda-roupa, está a equipa da magia: cabelos e maquilhagem. Uma sala cheia de espelhos, luz, escovas, secadores, maquilhagem, pincéis, cadeiras, tudo o que é necessário para embelezar ainda mais os actores. Cristina Dinis é quase sempre a última pessoa a terminar o processo: “É-nos dada uma hora para tudo, ou seja, 10 minutos guarda-roupa, 20 minutos maquilhagem e 30 minutos cabelo. Tentamos sempre gerir esse tempo entre nós. Umas vezes, conseguimos em menos tempo, outras, precisamos de mais. É fundamental trabalhar em equipa e respeitar o tempo para não prejudicar o trabalho de ninguém.”

UAL, o cenário real

A Universidade Autónoma de Lisboa foi escolhida pela equipa de produção como um dos palcos de gravações no exterior. “Foi uma conjugação de vários factores. Acima de tudo, o look que a UAL tem em termos do edifício, na nossa história, era o que nos interessava mais. Ter um look de uma universidade que está dentro da cidade de Lisboa, que tem equipamentos modernos, mas que também transmite um local com alguma história, uma universidade com um nome implementado na sociedade”, afirma Sérgio Batista. Após essa escolha foi feito um acordo com a Universidade. Juntaram-se duas vontades: a de gravar, da produção, e a de fazer publicidade, da universidade. “Nestas situações existe o que costumamos referir como parceria estratégica, ou seja, nós necessitamos de poder ter um espaço para gravar e, do outro lado, pode existir uma vontade de conseguir a divulgação de uma marca ou de um espaço em si. Posto isto, é fácil haver uma convergência de vontades de ambas as partes. Neste caso, foi isso que aconteceu. Havia uma vontade nossa de lá gravar e também existia uma vontade da UAL de poder divulgar a sua marca e de poder ter uma visibilidade dentro e fora do ecrã. Então, foi fácil criar essa parceria”, acrescenta Sérgio Baptista.

Durante as gravações, alunos e actores podem conviver, desde que assim o queiram. Cria-se um cenário real, que evidencia o trabalho dos actores. “As pessoas da Autónoma são muito simpáticas, sinto-me em casa na Autónoma. Não há nada como estar a gravar uma cena no próprio ambiente, tudo conta para um actor. Às vezes, estou lá a passar e vejo as aulas a decorrerem e dá-me vontade de ir ver como é, como funcionam, para perceber como os alunos andam, o que conversam, como é que são os professores. Tudo inspira um bocado e gravar na UAL ajuda muito a que o meu trabalho seja melhor”, revela o actor André Nunes.

Trabalho realizado no âmbito da unidade curricular “Técnicas Redactoriais”, no ano letivo 2014-2015, na Universidade Autónoma de Lisboa.

    
2015-08-23
Autor UALMedia
Artigo anterior :

João Blumel: “Tive de fazer pela vida”

Artigo seguinte :

“Finalmente encontrámos o lugar dos Dead Combo”

Artigos relacionados

Rádio Autónoma: “injeção” de esperança

Rádio Autónoma: “injeção” de esperança

Bianca Silva 06 Fev 2023
Lojas sol: um projeto pró-ambiental, pró-social e pró-comunitário

Lojas sol: um projeto pró-ambiental, pró-social e pró-comunitário

Catarina Custódio 02 Ago 2016
A arte no metro de Lisboa

A arte no metro de Lisboa

André Moreno, João Pedro Soares e Pedro Gomes 19 Mai 2021

Veja também

Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”

Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”

Num espaço acolhedor e carregado de memórias, Sandra mostra-se acessível e franca, partilhando momentos marcantes da sua carreira e oferecendo um olhar sobre o futuro

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho

    Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho

    UALMedia 30 Mai 2025
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho

    Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho

    UALMedia 30 Mai 2025
  • Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”

    Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”

    Sahil Ayoob 28 Mai 2025
  • Voluntários para animar uma causa

    Voluntários para animar uma causa

    23 Mai 2025
  • Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 

    Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 

    UALMedia 23 Mai 2025
  • Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”

    Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”

    Mariana Filipa Ferreira 20 Mai 2025
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista mariana rebocho aula poesia pontocom prática disco futebol cristina patrício academy natal academycamente Jornalismo joao santareno de sousa cinema
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”
Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”
Pedro Henriques: “Por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”
André Penim: “Estejam sempre insatisfeitos”
Zé Vida: “Tenho descoberto uma nova versão minha, que é o Zé Morning Person”
Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 
Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho
Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”
Jaime Lourenço participa em simpósio sobre jornalismo
Maria do Carmo Piçarra participa em sessão sobre literacia fílmica na Cinemateca Portuguesa
Autónoma assina protocolo com o canal público
A brincar, a brincar, se mantém a tradição
Sandra Felgueiras: “Para mim, o jornalismo de investigação é a pedra mais preciosa de todo o jornalismo”
Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português
José Alberto Carvalho: “O jornalismo é a única força que pode travar o desvario coletivo”
Margarida Davim: “O jornalismo deixou-se contaminar por lógicas imediatistas e perdeu pé”
Filipa Fonseca Silva: “Tenho várias vozes na minha cabeça que não me largam”
O regresso nostálgico de Angry Odd Kids
As Passarinhas: mais do que uma adega, uma marca cultural
José Morgado: “Portugal não tem cultura desportiva de modalidades”
A arte como meio de crescimento pessoal: “O teatro obriga-nos a ser mais empáticos”
Filipa Martins: “Tento ser honesta em cada página que escrevo”
Professores da UAL entre os vencedores do Programa Lisboa, Cultura e Media
João Mira Gomes: “A Europa não será um ator global se se fechar sobre si própria”

Últimos Podcasts

  • Café & Crime: Crime na fazenda Hinterkaifeck
  • Academycamente: Como se ensina a arte de levar os museus a um público?
  • Não temos paciência: As atitudes que nos tiram a paciência (parte 2)
  • Café & Crime: Katherine Knight, a assassina que chocou a Austrália
  • Academycamente: O que é a nova lei dos solos?
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem