• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma15 Julho, 2025
    • “O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M7 Julho, 2025
    • Maria do Carmo Piçarra eleita vice-coordenadora do ICNOVA7 Julho, 2025
    • Ana Paula Lourenço coordena simpósio de Direitos Humanos das crianças e adolescentes na era digital7 Julho, 2025
  • Reportagens
    • Cidade FM: descontraída, mas profissional9 Julho, 2025
    • BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop18 Junho, 2025
    • Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar11 Junho, 2025
    • A brincar, a brincar, se mantém a tradição16 Abril, 2025
  • Entrevistas
      • Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”23 Julho, 2025
      • Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”18 Julho, 2025
      • Filipe La Féria: “Em Portugal, a arte faz-se muito para uma elite”14 Julho, 2025
      • Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”4 Julho, 2025
  • Opinião
      • Opinião
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
        • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mentalMariana Rebocho
      • Crónicas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Os jovens, afinal, gostam de política  Henrique Gussul
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • Cábulas
    • Erasmus+16 Outubro, 2018
    • O que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Rubricas
    • César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Too Spicy
          • PontoCom
          • Ponto de Vista
          • Poesia
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Frente & Verso
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Dois à Deriva
          • Confiança
          • Conferências
          • Calma
          • Café & Crime
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!
        • Voluntários para animar uma causa
        • As “100 Mais” de 2024
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”   |   23 Jul 2025

  • Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”   |   18 Jul 2025

  • Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma   |   15 Jul 2025

  • Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!   |   15 Jul 2025

  • Filipe La Féria: “Em Portugal, a arte faz-se muito para uma elite”   |   14 Jul 2025

  • Cidade FM: descontraída, mas profissional   |   09 Jul 2025

 
-Início»Reportagens»Por detrás das câmaras

Por detrás das câmaras

Ana Rodrigues 23 Ago 2015 Reportagens

Escrevem as histórias que ganham Emmys, decoram casas de contraplacado, vestem, maquilham e penteiam personagens que serão “familiares” de muitos portugueses. Aqui, os protagonistas são homens e mulheres que não se vêem, uma equipa de técnicos, criativos e produtores, que passam a atores principais nesta reportagem.

Terça-feira, 15h, 32 graus. A caminho dos bastidores da novela “A Única Mulher”, o autocarro nunca mais pára, de Lisboa até Bucelas é quase uma hora de viagem. No meio do nada, um portão: é a entrada da Plural. Mais 20 minutos a pé ou à boleia de Bruno Cabrerizo e aqui está “a terra dos sonhos”, como lhe chamam. O silêncio impera. A actriz Maria Leite, que interpreta a personagem Ana Maria, aproveita a sua pausa, sentada na esplanada do bar, para escrever. Há muitos carros estacionados e muito poucas pessoas.

Pouco se fala nos profissionais que trabalham durante meses nos bastidores, poucos sabem os seus nomes, mas eles não se importam. “Quando optamos por trabalhar nesta área, está intrínseco a escolha que se faz: trabalhar à frente da câmara ou atrás da câmara. Quando esse assunto está resolvido, não se pode considerar ingratidão. O que interessa para o espectador e no produto que estou a produzir é quem está à frente da câmara e não quem está atrás”, diz o produtor Sérgio Baptista.

A família Caiado está a gravar, outros actores começam a chegar e a preparar-se. O ambiente é de tranquilidade. O actor Bruno Cabrerizo mostra, com entusiasmo, novos passos de dança que aprendeu nos ensaios do programa “Dança com as Estrelas” a alguns elementos da equipa. A boa relação está presente e é facilmente visível. “A boa relação tem que existir mesmo, é fundamental. Somos adultos, todos temos dias menos bons, mas temos que saber gerir isso tudo, para que as coisas corram bem e fluam. É muito importante, são 12 horas de trabalho”, conta a cabeleireira Cristina Dinis.

Os verdadeiros protagonistas

As portas estão todas abertas, excepto a dos estúdios onde se está a gravar. Homens e mulheres andam por todo o lado, precisam de se movimentar rapidamente e de ter acesso a tudo o que necessitam. Fátima Alves é responsável pelo guarda-roupa e tem consigo as costureiras que a ajudam em tudo o que é necessário. O processo da escolha das roupas para cada personagem começa com o conhecimento da mesma: “Temos um perfil de personagens que nos é dado no início de cada projecto, e uma sinopse, que é basicamente o resumo de tudo o que se vai passar. Nesse perfil estão todas as características de cada personagem: idade, meio social, dicas de guarda-roupa, como clássico, moderno, trendy. Eu apresento um figurino, depois é discutido com um coordenador de projecto, e vemos se a linha está (ou não) adequada a essa personagem. Se for aprovado, é só preparar o guarda-roupa para essa personagem. Temos roupas que são confeccionadas pelas nossas costureiras, grande parte do guarda-roupa não são só patrocínios. Também compramos roupas com descontos, temos acordos com algumas empresas e o nosso guarda-roupa central, os camarins, onde vamos buscar algumas peças já utilizadas noutras novelas.”

Na porta ao lado do guarda-roupa, está a equipa da magia: cabelos e maquilhagem. Uma sala cheia de espelhos, luz, escovas, secadores, maquilhagem, pincéis, cadeiras, tudo o que é necessário para embelezar ainda mais os actores. Cristina Dinis é quase sempre a última pessoa a terminar o processo: “É-nos dada uma hora para tudo, ou seja, 10 minutos guarda-roupa, 20 minutos maquilhagem e 30 minutos cabelo. Tentamos sempre gerir esse tempo entre nós. Umas vezes, conseguimos em menos tempo, outras, precisamos de mais. É fundamental trabalhar em equipa e respeitar o tempo para não prejudicar o trabalho de ninguém.”

UAL, o cenário real

A Universidade Autónoma de Lisboa foi escolhida pela equipa de produção como um dos palcos de gravações no exterior. “Foi uma conjugação de vários factores. Acima de tudo, o look que a UAL tem em termos do edifício, na nossa história, era o que nos interessava mais. Ter um look de uma universidade que está dentro da cidade de Lisboa, que tem equipamentos modernos, mas que também transmite um local com alguma história, uma universidade com um nome implementado na sociedade”, afirma Sérgio Batista. Após essa escolha foi feito um acordo com a Universidade. Juntaram-se duas vontades: a de gravar, da produção, e a de fazer publicidade, da universidade. “Nestas situações existe o que costumamos referir como parceria estratégica, ou seja, nós necessitamos de poder ter um espaço para gravar e, do outro lado, pode existir uma vontade de conseguir a divulgação de uma marca ou de um espaço em si. Posto isto, é fácil haver uma convergência de vontades de ambas as partes. Neste caso, foi isso que aconteceu. Havia uma vontade nossa de lá gravar e também existia uma vontade da UAL de poder divulgar a sua marca e de poder ter uma visibilidade dentro e fora do ecrã. Então, foi fácil criar essa parceria”, acrescenta Sérgio Baptista.

Durante as gravações, alunos e actores podem conviver, desde que assim o queiram. Cria-se um cenário real, que evidencia o trabalho dos actores. “As pessoas da Autónoma são muito simpáticas, sinto-me em casa na Autónoma. Não há nada como estar a gravar uma cena no próprio ambiente, tudo conta para um actor. Às vezes, estou lá a passar e vejo as aulas a decorrerem e dá-me vontade de ir ver como é, como funcionam, para perceber como os alunos andam, o que conversam, como é que são os professores. Tudo inspira um bocado e gravar na UAL ajuda muito a que o meu trabalho seja melhor”, revela o actor André Nunes.

Trabalho realizado no âmbito da unidade curricular “Técnicas Redactoriais”, no ano letivo 2014-2015, na Universidade Autónoma de Lisboa.

    
2015-08-23
Autor UALMedia
Artigo anterior :

João Blumel: “Tive de fazer pela vida”

Artigo seguinte :

“Finalmente encontrámos o lugar dos Dead Combo”

Artigos relacionados

O Ninho: há sempre alguém que escuta, compreende, respeita

O Ninho: há sempre alguém que escuta, compreende, respeita

Bárbara Moreno 01 Ago 2018
Portugal no Mundo: fake news, Médio-Oriente e muita sustentabilidade

Portugal no Mundo: fake news, Médio-Oriente e muita sustentabilidade

Beatriz Rosa 08 Nov 2019
Cidade FM: descontraída, mas profissional

Cidade FM: descontraída, mas profissional

Francisco Fernandes  09 Jul 2025

Veja também

Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”

Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”

Começou na rádio em 2004, na Cidade FM, e desde então tem construído uma carreira sólida neste meio. Cidade FM, Rádio Comercial, M80… são muitas

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”

    Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”

    Matilde da Silva 23 Jul 2025
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”

    Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”

    Matilde da Silva 23 Jul 2025
  • Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”

    Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”

    Inês Mendes 18 Jul 2025
  • Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma

    Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma

    UALMedia 15 Jul 2025
  • Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!

    Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!

    15 Jul 2025
  • Filipe La Féria: “Em Portugal, a arte faz-se muito para uma elite”

    Filipe La Féria: “Em Portugal, a arte faz-se muito para uma elite”

    Marina Schmidt 14 Jul 2025
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista mariana rebocho aula poesia pontocom prática disco futebol academy cristina patrício joao santareno de sousa academycamente natal Leonor Noronha Lídia Belourico
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”
Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”
Filipe La Féria: “Em Portugal, a arte faz-se muito para uma elite”
Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma
Cidade FM: descontraída, mas profissional
Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”
“O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M
Maria do Carmo Piçarra eleita vice-coordenadora do ICNOVA
Ana Paula Lourenço coordena simpósio de Direitos Humanos das crianças e adolescentes na era digital
António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”
Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL
Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet
Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”
BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop
Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”
Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar
Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas
“Precisamos sempre de ter pensamento crítico e não há máquina que nos substitua”
Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho
Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”
Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 
Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”
Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”
Jaime Lourenço participa em simpósio sobre jornalismo

Últimos Podcasts

  • Achas é bonito ser feio? #Ep. 91
  • Dois à Deriva: Apagão, Feira Festa e IAVE Summerfest
  • PontoCom: Hot Air Balloon – “A música que nasce da cumplicidade e da vontade de experimentar”
  • Achas é bonito ser feio? #Ep. 90
  • Academycamente: Que impacto tem a formação superior na gestão desportiva?
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem