O videoclip da música “Inseguro” foi apresentado, o mês passado, e conta com quase 100 mil visualizações, no Youtube. Pérola revela, ao UALMedia, a felicidade que sente pelo sucesso e a atenção com que os portugueses têm apreciado o disco “Mais de Mim”, último trabalho editado em Portugal.
“Mais de Mim” foi o seu último trabalho discográfico, editado em Portugal no final de 2015. Como tem sido a receção do público português a este álbum?
A receção tem sido boa. Tenho verificado que as músicas têm sido consumidas pelo público português e, consequentemente, os portugueses passaram a ter uma maior perceção de quem é a Pérola.
De que forma tem recebido o carinho dos portugueses?
De diversas formas, o simples facto de ouvir a minha música a tocar numa rádio portuguesa deixa-me muito feliz, pois se ela lá está é sinal de que o público gosta e ouve. Lembro-me de no ano passado estar a abastecer o carro numa bomba de combustível e ouvir a minha música tocar no carro de um português, que não só ouvia como cantava e dançava. Recebo diariamente o carinho de vários portugueses, através das redes sociais.
“Procurei trabalhar com artistas que gosto e admiro o trabalho”
Contou neste último disco com a participação de artistas de «peso» como Ivete Sangalo, C4 Pedro e Anselmo Ralph. Como surgiram estas parcerias?
Todas estas participações tiveram e têm a sua importância para o sucesso do meu disco. Procurei trabalhar com artistas que gosto e admiro o trabalho. Trabalhar com Ivete Sangalo foi realizar um sonho antigo. Com o C4 Pedro e Djodje foi igualmente um prazer e tenho contado com o apoio e presença dos dois até hoje nos meus trabalhos. Não posso deixar de mandar um beijo a todos os outros artistas não mencionados que fazem parte deste disco.
Recentemente alguns dos seus temas integraram a banda sonora da telenovela da TVI, “A Única Mulher”. Como é ver a sua música retratada em ficção?
Foi bom, quando me fizeram a solicitação das músicas fiquei muito feliz. Não é a primeira vez que tenho músicas minhas em bandas sonoras de ficção, mas num trabalho feito por portugueses só mostra, uma vez mais, a adesão e carinho pelo meu trabalho, o qual agradeço e me sinto honrada.
É a considerada, por muitos, «a diva da música angolana». Qual é a sua ideia em relação a esta designação?
É um termo um pouco pesado devido à responsabilidade que impõe. Gosto de saber que gostam da minha música e que a identificam diretamente ao meu país. O facto de ter vencido muitos prémios de música dentro e fora do país, provavelmente, contribuiu para esta designação, mas mais que uma diva, gosto de ser considerada uma boa cantora angolana.
“A premiação durante uma carreira é sempre importante”
Já conquistou muitos prémios como modelo e cantora. Que significado é que estes reconhecimentos têm no seu percurso profissional e pessoal?
A premiação durante uma carreira é sempre importante. Serve de motivação e demonstra reconhecimento pelo trabalho a que me dedico e faço com muito carinho e responsabilidade.
Os cantores e músicos angolanos tem conquistado cada vez mais espaço na música em Portugal. Na sua opinião, o que é que motivou a receção dos portugueses por estes géneros musicais?
Houve um trabalho prévio feito por vários artistas angolanos que permitiu que as portas se abrissem à cultura angolana. Actualmente os ouvidos mais atentos percebem que o estilo musical característico de Angola pode e deve ser consumido. Refiro-me não somente à Kizomba (estilo que mais canto) mas ao Semba e também ao Kuduro.
De que maneira divide o tempo entre Portugal e Angola? Já se rendeu ao país dos célebres «pastéis de nata»?
Vou a Portugal sempre que tenho trabalhos para fazer, mas a minha base é em Angola onde tenho a minha família e a minha vida. Os pastéis de nata são deliciosos e os de Portugal são singulares, mas nada como a nossa casa.
Já tem nos planos um novo disco? O que nos pode adiantar?
Planos sim, mas ainda é muito cedo para os revelar.
Curiosidades
Pérola é o nome artístico de Jandira Sassingui Neto, natural do Huambo, em Angola. Aos 33 anos, conta com muitos sucessos na música e três discos editados, “Os Meus Sentimentos”, em 2004, “Cara & Coroa”, 2009, e por último “Mais de Mim”.
Em 2005, venceu o Kora Wards na categoria de Melhor Artista Feminina da África Austral.
Ivete Sangalo, C4 Pedro e Anselmo Ralph são alguns dos convidados do último disco, ‘Mais de Mim’, editado em Portugal em 2015.