O Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) da Autónoma marcou presença no XIII Congresso SOPCOM, promovido pela Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, que decorreu de 24 a 26 de janeiro.
No congresso foram apresentadas várias comunicações por docentes da Autónoma:
- “A nova direita radical portuguesa: populismo e discurso de ódio islamofóbico na retórica out-group do partido Chega”, por Hélder Prior
- “Especializações jornalísticas: uma proposta de modelo de classificação”, por Jaime Lourenço
- “O espaço da desinformação na formação contínua de professores em Literacia dos Media”, por Vítor Tomé (em co-autoria com Miguel Crespo)
- “Gestão estratégica da comunicação nas organizações de desenvolvimento rural em Portugal e em Espanha”, por Evandro Oliveira (em co-autoria com Lucia Collera Tamargo)
- “A comunicação política de Lula da Silva na campanha eleitoral de 2022. A leitura do personal branding do candidato no Instagram”, por Bruno Carriço Reis (em co-autoria com Jessica Sandes)
- “O que esperam os profissionais de um recém licenciado de Relações Públicas: insights dos profissionais portugueses”, por Evandro Oliveira e Nuno Brito
- “Jovens jornalistas portugueses: perceções de uma geração”, por Jaime Lourenço, Paula Lopes, Ruben Martins, Carlos Pedro Dias e Bruno Carriço Reis.
Hélder Prior também moderou a sessão “Populismos”, inserida no painel de Comunicação e Política.
Já na sessão de apresentação de livros, Jaime Lourenço apresentou duas obras publicadas em 2023: “Jornalismo de cinema em Portugal: uma análise à imprensa, rádio, televisão e meios online em 2019” da qual é autor e “Literacia(s) & Cidadania(s)”, da qual é cocoordenador, juntamente com Paula Lopes.
Com o tema “Comunicação, cultura e comunidades”, a 13ª edição do congresso SOPCOM teve lugar na Universidade do Minho, em Braga.