Os professores do Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) da Autónoma Alberto Arons de Carvalho e Jaime Lourenço assinam capítulos no recém-publicado “Media e jornalismo em tempos de ditadura: censura, repressão e resistência”.
No capítulo “A censura prévia na ditadura de Salazar e Caetano: antecedentes, enquadramento jurídico-político, actuação e objectivos”, Alberto Arons de Carvalho dedica-se a uma análise do longo percurso de experiências censórias existentes em Portugal, desde 1937 até ao fim do Estado Novo, caracterizando a actuação da censura à imprensa, agências noticiosas, rádio e televisão.
Por sua vez, Jaime Lourenço apresenta, no capítulo “’A amplitude e a liberdade possíveis’: o Cinéfilo, a censura e o fim da ditadura”, a história da revista Cinéfilo que cobre, além do cinema, uma vasta área cultural e de espectáculos de música, teatro, bailado, televisão, etc. durante os últimos meses de ditadura e as primeiras semanas de revolução.
Este livro, coordenado por Pedro Marques Gomes e Suzana Cavaco, surge na sequência do II Seminário de História da Comunicação, organizado pelo Grupo de Trabalho de História da Comunicação da SOPCOM, realizado em novembro de 2022 na Fundação Mário Soares e Maria Barroso, onde os professores do DCC apresentaram os trabalhos que agora são publicados.