Criado nos Estados Unidos por Greg Glassman, para preparar polícias e bombeiros para as dificuldades da profissão, o crossfit conta hoje com uma legião de fãs por todo o mundo. Em Portugal, já existem mais de 50 boxes. O UALMedia foi visitar uma.
Pouco mais de 20 metros de comprimento e cinco metros de largura é o espaço suficiente para se praticar crossfit na box do Oniria, no Areeiro. O chão é todo em borracha, a parede tem uma ardósia com metade do tamanho da sala. O cronómetro está pronto, os exercícios do dia estão escritos, só falta a música para marcar o ritmo.
Os treinos começam à hora certa e é “sempre a abrir”, diz Marco, na casa dos 30 anos, que é praticante de crossfit há cerca de dois meses. Os treinos são intensos e os alunos só têm tempo para descansar quando o coach lhes dá novos exercícios para fazer.
Maria, praticante de crossfit há um ano, assume que gosta “mais de fazer crossfit, do que de ir para um ginásio normal. Aqui, os exercícios não são tão monótonos”. Já Paulo diz que gosta mais deste desporto pois “nunca sabe o que vai treinar no dia, por causa da rotatividade de treinos que existe no crossfit, ao contrário do que acontece no ginásio”.
“Todos os que experimentam o crossfit já não querem praticar outra modalidade (…) O objectivo é superares-te a ti mesmo”
Todos os que experimentam o crossfit já não querem praticar outra modalidade. Pedro conta que, há um ano e meio, andava no ginásio e os exercícios estavam a tornar-se enfadonhos. “Então procurei algo que me desse uma certa competitividade em termos de exercícios”. Continua desde então no crossfit. Sara, ex-praticante de musculação, faz crossfit porque, “quando experimentei, gostei. Combina a musculação como gosto, mas é mais desafiante e todos os dias fazemos coisas diferentes. O objectivo é superares-te a ti mesmo”. João, também praticante de crossfit, partilha da mesma opinião: “É um desporto muito bem executado, combina muitos desportos, nunca se sabe muito bem o que se vai treinar, é muito divertido e é uma comunidade.”
Qualquer pessoa pode fazer crossfit desde que tenha vontade, mesmo que tenha problemas de mobilidade e de peso.
No crossfit não há limites
Miguel Tereno, coach de crossfit há três anos – com um teste final de 98%, tirado nos Estados Unidos – explica: “O crossfit assenta em três fundamentos principais: movimentos funcionais, intensidade e a variedade de exercícios. Ao longo de uma semana ou mês, variamos esses movimentos funcionais.” Os treinos são variados para que o corpo não se habitue à repetição de exercícios e se desenvolva todo de igual forma, contrariamente ao que acontece na musculação.
Um dos grandes objectivos é ganhar força e tentar desenvolver de igual forma as dez capacidades físicas, importantes para o quotidiano: coordenação, força, resistência, flexibilidade, energia, velocidade, agilidade, equilíbrio, exactidão e vigor. Estas são as palavras de ordem que estão escritas ao longo das paredes da box.
“Mesmo sendo um desporto para todas as idades, não se começa logo a praticar com grandes pesos”
Apesar de aparentar ser um desporto difícil de praticar, Miguel afirma que “qualquer pessoa pode fazer crossfit. Mesmo aparentando ser um desporto muito forte e direcionado para atletas de elite – que são uma percentagem ínfima – deve ser adaptado para qualquer idade e qualquer pessoa”. Mesmo sendo um desporto para todas as idades, não se começa logo a praticar com grandes pesos: O coach diz que “a curva de aprendizagem é relativamente longa e requer algum tempo de evolução, mas todos conseguem aprender, desde que os exercícios e movimentos sejam adaptados a cada um”.
O mau crossfit, “mal executado claro que sim, vai causar lesões como qualquer outro desporto”, explica Miguel. Contrariamente ao que se possa pensar, mesmo sendo um desporto de grande intensidade, o crossfit não é um desporto que provoque muitas lesões. “Até costumo dizer aos meus alunos que o crossfit pode ser fisioterapia se for executado com cargas leves e muito bem controlado”, diz Miguel Tereno.
A certificação para se ser coach de crossfit
Para se ser um coach de crossfit, numa box afiliada, é necessário tirar um curso, com a marca Crossfit Inc. As formações ocorrem por todo o mundo e são dadas geralmente nos dias de fim-de-semana nos ginásios afiliados.
Em Portugal, os cursos costumam realizar-se em Sintra, na box Crossfit 2725. Actualmente, não existe nenhuma data prevista para a realização de qualquer curso em Portugal. Apesar de os cursos custarem cerca de 800€, as vagas esgotam muito rapidamente. Mesmo ficando habilitado para ensinar crossfit, todos os coachs têm que renovar os cursos ao fim de cinco anos, reduzindo para metade o valor pago.
Trabalho realizado no âmbito da unidade curricular “Técnicas Redactoriais”, no ano letivo 2014-2015, na Universidade Autónoma de Lisboa.