Resultado do projeto de investigação “Academia de Cidadania Digital”, desenvolvido na Autónoma com coordenação de Vítor Tomé e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Programa Academias Gulbenkian do Conhecimento, foi editado, pela Direção-Geral da Educação, o livro “Fazer o Mundo Inteiro – Atividades de STEAM e Literacia dos Media do Pré-Escolar ao 2º ciclo”.
Com o objetivo de assinalar o início do trabalho de terreno do projeto “Academia de Cidadania Digital”, que inclui a formação contínua e acreditada de professores em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEAM, no acrónimo inglês), em articulação com Literacia dos Média, na sequência do qual os docentes criam e implementam workshops com os seus alunos, a Direção-Geral de Educação publicou “Fazer o Mundo Inteiro”. Este livro explica o percurso do projeto que irá decorrer até dezembro de 2022, em Caneças, no concelho de Odivelas, mas também apresenta os resultados da formação de docentes realizada, bem como um conjunto de planificações de workshops criados pelos professores para desenvolver com os alunos.
O projeto pretende contribuir para desenvolver competências sociais e emocionais, em crianças dos três aos 12 anos, em termos de comunicação e resolução de problemas, criando condições para que intervenham através dos média e adquiram a capacidade de implementar estratégias empreendedoras.
Para José Vítor Pedroso, diretor-geral da Educação, “o trabalho coordenado pelo professor Vítor Tomé desenvolve um caminho ou um conjunto de propostas para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais necessárias à construção de uma cidadania global e inclusiva, futuro que se pretende para a educação”.
Este projeto é enquadrado no âmbito do Programa Academias Gulbenkian do Conhecimento e concretizado por uma equipa de investigadores da Universidade Autónoma de Lisboa, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Caneças e a União das Freguesias da Ramada e de Caneças. Colaboram ainda ativamente a Direção-Geral da Educação, o Sindicato dos Jornalistas e o Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas.
O livro está disponível online com acesso aberto aqui.