• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • ALICE e Autónoma publicam “Polarización política, emociones y campañas electorales”10 Setembro, 2025
    • Sónia Sénica publica “Ordem Tripolar”10 Setembro, 2025
    • Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma15 Julho, 2025
    • “O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M7 Julho, 2025
  • Reportagens
    • Veganismo: “Não é preciso mudar tudo de uma vez”3 Setembro, 2025
    • Cidade FM: descontraída, mas profissional9 Julho, 2025
    • BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop18 Junho, 2025
    • Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar11 Junho, 2025
  • Entrevistas
      • Sahima Hajat: “O meu sonho é ter um restaurante com estrela Michelin”18 Setembro, 2025
      • Rodrigo Saraiva: “Acredito que Portugal e os portugueses podem muito mais”10 Setembro, 2025
      • Catarina Reis: “Uma história nunca é pequena demais para ser contada”5 Setembro, 2025
      • Carmo Lico: “Aceito que não gostem, mas não aceito que digam que não sei fazer”31 Julho, 2025
  • Opinião
      • Opinião
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
        • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mentalMariana Rebocho
      • Crónicas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Os jovens, afinal, gostam de política  Henrique Gussul
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • Cábulas
    • Erasmus+16 Outubro, 2018
    • O que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Rubricas
    • César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Too Spicy
          • PontoCom
          • Ponto de Vista
          • Poesia
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Frente & Verso
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Dois à Deriva
          • Confiança
          • Conferências
          • Calma
          • Café & Crime
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!
        • Voluntários para animar uma causa
        • As “100 Mais” de 2024
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • Sahima Hajat: “O meu sonho é ter um restaurante com estrela Michelin”   |   18 Set 2025

  • Teresa Faria: “Nunca meti nenhuma cunha, não sei o que é isso”   |   14 Set 2025

  • ALICE e Autónoma publicam “Polarización política, emociones y campañas electorales”   |   10 Set 2025

  • Sónia Sénica publica “Ordem Tripolar”   |   10 Set 2025

  • Rodrigo Saraiva: “Acredito que Portugal e os portugueses podem muito mais”   |   10 Set 2025

  • Catarina Reis: “Uma história nunca é pequena demais para ser contada”   |   05 Set 2025

 
-Início»Rubricas»Boarding Gate: Diogo Neves
Fotografia | Brunello Michele

Boarding Gate: Diogo Neves

Diogo Carapinha 21 Mar 2019 Rubricas, Rubricas

Boarding Gate é uma rubrica onde destacamos desportistas portugueses espalhados pelo mundo. O convidado desta semana é Diogo Neves, jogador de hóquei em patins do Hockey Bassano, de Itália.

O hóquei em patins surgiu na vida de Diogo Neves através do seu irmão. No Hóquei Clube “Os Tigres de Almeirim”, Diogo deu os primeiros passos na modalidade, aprendendo as primeiras técnicas com o stick. Depois de três anos no clube da sua terra, foi chamado para representar o Sporting Clube de Portugal, onde jogou oito anos, e, de seguida, atuou pelo Sport Lisboa e Benfica, clube ao qual esteve ligado contratualmente até 2018. Sem nunca descurar os estudos, sendo o mesmo licenciado em Desporto, pela Universidade Lusófona, fez um ano, no escalão de sénior, com a equipa principal do Benfica e jogou ainda pelo Clube Desportivo de Paço de Arcos. Com a oportunidade de ir jogar para o estrangeiro, o hoquista português aceitou e passou uma época em Espanha, no Shum Maçanet. Atualmente com 24 anos, o jogador cumpre a sua terceira época ao serviço dos italianos do Hockey Bassano.

Porta de embarque

Afirmando que “o número de vagas que permitem um jovem ser jogador profissional de hóquei em patins em Portugal é muito limitado”, Diogo recebeu uma proposta, há quatro anos, de Espanha, e não hesitou. Reconhece que outra das razões que o levou a sair do país foi a curiosidade de experimentar outros campeonatos, sobretudo o hóquei espanhol e italiano. A experiência no estrangeiro fê-lo crescer como jogador e pessoa.

Cultura

O jogador português refere que não teve nenhum choque cultural significativo. O fato de ter sido muito bem recebido pelos clubes por onde passou, fê-lo adaptar mais facilmente aos idiomas e ao estilo de vida dos países por onde esteve. “Tem sido extremamente enriquecedor e gratificante conhecer outras culturas, outras maneiras de pensar, aprender a falar espanhol, catalão e italiano. Tive a sorte de ter tido sempre ajuda e apoio de pessoas que se preocuparam com o meu bem estar e com a minha adaptação, o que fez com que tudo se tornasse mais fácil”, afirma convictamente.

Quanto à sua adaptação desportiva, destaca o primeiro ano no campeonato espanhol, visto que “foi um ano inesquecível, relativamente ao nível e qualidade, que era muito elevado, o que fez com que demorasse algum tempo a adaptar-me (também devido à minha falta de experiência em competições no escalão sénior), mas acabou por ser um ano positivo, onde aprendi muito e cresci bastante como jogador”. Já em Itália, Diogo não teve grandes dificuldades de adaptação, devido à experiência acumulada que trouxe de Portugal e de Espanha.

Momento mais marcante

O hoquista português refere que o momento que marca sua presença em Itália aconteceu no seu primeiro ano a competir no campeonato italiano. Diogo, nessa mesma época, chegou à final da Copa de Itália, sendo que o mesmo confirma que a sua equipa era considerada os “underdog” do torneio, o que lhe deu um prazer e uma felicidade adicional.

Diferenças do desporto em Portugal

Comparando os dois estilos de jogo, Diogo Neves é da opinião que o hóquei português é mais “intenso, físico e, consequentemente, menos pensado”. O mesmo argumenta que “talvez devido ao fato de que em Portugal todos os plantéis são formados por 7/8 jogadores de qualidade semelhante, permite aos treinadores gerirem a equipa de forma a nunca baixarem o ritmo de jogo”, enquanto que em Itália apenas existem 4/5 jogadores de topo, que obriga a que o próprio jogo seja diferente. Ligando este aspeto à competitividade, o jovem atleta diz que, no campeonato português, existe uma grande discrepância das primeiras quatro equipas face às restantes. O campeonato italiano “é mais nivelado e volátil, o que faz com que ocorram resultados surpresa constantemente”. Seguindo a mesma lógica da espetacularidade e da improbabilidade, Diogo considera que o hóquei em Itália é vivido e seguido mais intensamente, “existindo um grande ambiente em todos os pavilhões”.

Convicto que há muito para melhorar a nível de divulgação e transmissão de jogos, “fazendo algo à semelhança do que se faz em Itália, em que todos os jogos são transmitidos via streaming“, o hoquista declara-se um enorme adepto do campeonato português, dizendo mesmo que, neste momento, o campeonato português é o melhor campeonato do mundo, tendo a modalidade se tornado na “NBA do hóquei em patins”, cada vez mais amada pelos portugueses. Apesar disso, chama atenção para o excesso de jogadores estrangeiros, que aumentam a competitividade, mas diminuem o protagonismo dos jogadores portugueses, sendo um problema que poderá ter repercussões na seleção nacional, num futuro breve. Diogo vê em restringir o número de estrangeiros por equipa uma medida capaz de inverter a tendência do “desacreditar o hóquei português e na dificuldade em ganhar Mundiais e Europeus”. Termina o assunto mencionado que “somos uma das melhores nações do mundo, com os melhores jogadores do mundo… deveríamos ser mais fiéis à nossa nação e à nossa escola de hóquei em patins”.

Por fim, e abordando um regresso ao nosso país, o mesmo expõe que gostaria de voltar a Portugal brevemente, para junto da sua família, integrando um projeto válido.

Esta rubrica é da responsabilidade do projeto “O Desportista” e as opiniões devem ser atribuídas aos autores devidamente identificados. O UALMedia e a UAL não se responsabilizam pelos conteúdos aqui publicados.
3   
2019-03-21
Diogo Carapinha
Artigo anterior :

“Ter assinado pelo Benfica foi tão importante como ter sido campeão do mundo”, João Ribeiro

Artigo seguinte :

Professor da Autónoma organiza livro sobre Dilma Russeff

Artigos relacionados

Raio-X ao Futebol: Dragões voltam a vencer e estão a um ponto do título

Raio-X ao Futebol: Dragões voltam a vencer e estão a um ponto do título

Jaime Silva 14 Jul 2020
TUaLER: “As Vantagens de Ser Invisível”, ansiedade e crescimento

TUaLER: “As Vantagens de Ser Invisível”, ansiedade e crescimento

Beatriz Rosa 29 Out 2019
Boarding Gate: José Pedro Jardim

Boarding Gate: José Pedro Jardim

Carolina Camacho 05 Dez 2018

Veja também

Sahima Hajat: “O meu sonho é ter um restaurante com estrela Michelin”

Sahima Hajat: “O meu sonho é ter um restaurante com estrela Michelin”

A sua relação com a cozinha começou em casa, com a mãe e a avó. Ainda se lembra do primeiro prato que preparou sozinha e

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Sahima Hajat: “O meu sonho é ter um restaurante com estrela Michelin”

    Sahima Hajat: “O meu sonho é ter um restaurante com estrela Michelin”

    Sahil Ayoob
 18 Set 2025
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • Sahima Hajat: “O meu sonho é ter um restaurante com estrela Michelin”

    Sahima Hajat: “O meu sonho é ter um restaurante com estrela Michelin”

    Sahil Ayoob
 18 Set 2025
  • Teresa Faria: “Nunca meti nenhuma cunha, não sei o que é isso”

    Teresa Faria: “Nunca meti nenhuma cunha, não sei o que é isso”

    Francisco Vilaça 14 Set 2025
  • ALICE e Autónoma publicam “Polarización política, emociones y campañas electorales”

    ALICE e Autónoma publicam “Polarización política, emociones y campañas electorales”

    UALMedia 10 Set 2025
  • Sónia Sénica publica “Ordem Tripolar”

    Sónia Sénica publica “Ordem Tripolar”

    UALMedia 10 Set 2025
  • Rodrigo Saraiva: “Acredito que Portugal e os portugueses podem muito mais”

    Rodrigo Saraiva: “Acredito que Portugal e os portugueses podem muito mais”

    Matilde Quaresma 10 Set 2025
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista mariana rebocho aula poesia pontocom prática disco joao santareno de sousa futebol academy cristina patrício academycamente natal Leonor Noronha Lídia Belourico
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

Sahima Hajat: “O meu sonho é ter um restaurante com estrela Michelin”
Teresa Faria: “Nunca meti nenhuma cunha, não sei o que é isso”
Rodrigo Saraiva: “Acredito que Portugal e os portugueses podem muito mais”
ALICE e Autónoma publicam “Polarización política, emociones y campañas electorales”
Sónia Sénica publica “Ordem Tripolar”
Catarina Reis: “Uma história nunca é pequena demais para ser contada”
Veganismo: “Não é preciso mudar tudo de uma vez”
Carmo Lico: “Aceito que não gostem, mas não aceito que digam que não sei fazer”
André Paulo: “Quando o Ruben me ligou, pensava que estava a brincar”
Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”
Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”
Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma
Filipe La Féria: “Em Portugal, a arte faz-se muito para uma elite”
Cidade FM: descontraída, mas profissional
“O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M
Maria do Carmo Piçarra eleita vice-coordenadora do ICNOVA
Ana Paula Lourenço coordena simpósio de Direitos Humanos das crianças e adolescentes na era digital
Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”
António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”
Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL
Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet
Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”
BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop
Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”

Últimos Podcasts

  • Academycamente: Como a IA está a ser usada na indústria da publicidade?
  • Poesia: Mário de Sá Carneiro – Glosas
  • Vinil: Phil Collins – In The Air Tonight
  • PontoCom: Maria João Martins – “Sempre senti que o poder me cortava a possibilidade de ser criativa”
  • Vinil: Tears For Fears – Mad World
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem